Portagens: Todos os carros de Bombeiros passam a estar isentos do pagamento

27 Comentários

Já há muito que se pedia que as viaturas de bombeiros passassem a estar isentas do pagamento das portagens. Segundo a Liga dos Bombeiros Portuguesas (LBP), todas as viaturas das corporações dos bombeiros voluntários passam agora a estar isentas do pagamento de portagens.

A LBP foi notificada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) que as viaturas dedicadas ao transporte de doentes afetas aos bombeiros passam também a estar isentas de pagamento de taxas de portagens.

Portagens: Carros de Bombeiros passam a estar isentos do pagamento

Isenção de Portagens: “ordem” veio do Secretário de Estado das Infraestruturas

Segundo a LBP, estas viaturas dedicadas ao transporte de doentes foram há 10 anos excluídas da isenção do pagamento de portagens.

A LBP considera a reposição uma medida justa, uma vez que estas viaturas são utilizadas não só para o transporte de doentes para consultas, exames ou fisioterapia, como também para a retirada de populações em risco e para transporte de bombeiros para os vários teatros de operações, nomeadamente incêndios, revela a Lusa.

Portagens: Carros de Bombeiros passam a estar isentos do pagamento

A decisão do IMT surge na sequência “de instrução recebida do gabinete do secretário de Estado das Infraestruturas”, tendo esta entidade notificado as concessionárias para “procederem à atribuição de isenção de pagamento de taxas de portagens aos veículos dedicados ao transporte de doentes” afetos às associações detentoras de corpos de bombeiros, refere um ofício do IMT enviado à LBP.

O IMT deu ainda instruções às concessionárias para que procedam “à extinção de todos os processos de contraordenação e de execução fiscal pendentes por falta de pagamento de taxas de portagens” daqueles veículos dos bombeiros.

O fim das portagens para todos os veículos dos bombeiros voluntários era uma das reivindicações da LBP.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de z-life
    z-life

    Em 2022 isto é só triste!

    1. Avatar de Paulo Pedroso
      Paulo Pedroso

      +1…

      Algo que deveria ser desde sempre …

  2. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    E o resto dos veículos de emergência?

    1. Avatar de ricardo lopes
      ricardo lopes

      mas qual emergência? esses nunca pagaram
      isto é uma medida para travar a queda do monopólio das ambulâncias
      se requisitares um transporte nos “voluntários/empresa” fica quase por 200€
      se requisitares numa empresa sem ser da Liga offshore voluntários pagas 50€

  3. Avatar de André Lopes
    André Lopes

    Só agora?! Pensava que isso já estava em vigor.. triste!

    Agora basta saber se estão “realmente” isentos ou o estado dá aquele toquinho extra para compensar “custos”…

    1. Avatar de ricardo lopes
      ricardo lopes

      meu caro, sempre foram intentos em pedido socorro Inem fogos etc
      Isto é uma lei para dar $$$ aos charutos cubanos da Liga dos offshores voluntarios
      de voluntários nao tem nada
      nao passa de uma empresa privada

  4. Avatar de SamuelMGor
    SamuelMGor

    Isto já devia ter sido quando a primeira portagem apareceu!! Peca por tardio.

  5. Avatar de SteveStation
    SteveStation

    Mas isto é a sério!
    Sempre pensei que já estivessem isentos, isto é mesmo vergonhoso.

    1. Avatar de ricardo lopes
      ricardo lopes

      sempre foram isentos
      isto é para outros destinos offshore, informa-se

  6. Avatar de Nuno Bejinha
    Nuno Bejinha

    As viaturas dos bombeiros sempre tiveram isenção de pagamento de portagens. O título é enganador.
    A isenção que tinha sido retirada há anos, e que foi agora reposta, é sobre as viaturas de transporte de doentes.

  7. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    Isso é mesmo verdade?

    Segundo o Decreto lei 44-G/2010:
    https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/44-g-2010-510863

    Temos isenção de portagens a:

    «g) Veículos de protecção civil, de bombeiros, ambulâncias e outros veículos de emergência a estes equiparáveis, quando devidamente identificados;»

    1. Avatar de RC
      RC

      O Nuno já explicou atrás, era uma isenção que tinha sido retirada para transporte de doentes.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Sim, foi falha minha. No artigo especifica que é para “transporte de doentes para consultas, exames ou fisioterapia, …” que não sabia que não encaixavam no critério para isenção.

  8. Avatar de aj
    aj

    E a GNR e PSP também paga? E os BMW e Mercedes-Benz subsidiamos por o contribuinte e utilizado por o governo, também pagam portagens ?

  9. Avatar de AlexS
    AlexS

    Todos devem pagar portagens.

    Deste modo cada vez mais temos expeculação financeira em que a integridade dos preços cada vez mais representa um indicador não válido.

    Se a sociedade considera o valor dos bombeiros, deve-lhes dar o que precisam para pagar as portagens.

    1. Avatar de ricardo lopes
      ricardo lopes

      isto é para mais alguns milhares da liga offshore “voluntarios/empresa” andarem a passear à nossa pala

  10. Avatar de Fernanda Silva
    Fernanda Silva

    E os carros dos bombeiros usados em serviços particulares…….

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      São esses que vão ficar isentos.
      As ambulâncias e carrinhas de transporte de doentes.
      Até 1 de Janeiro de 2023, esses veículos não eram isentos, porque não eram considerados veículos de emergência, desde 1 de Julho de 2012. O governo, da altura, removeu os veículos de comando e ambulâncias “sem pirilampos”, da lista de equiparados a veículos da protecção civil. Agora vão voltar para lá.

      1. Avatar de JP
        JP

        …e os carros que alguns “benfeitores” doam aos bombeiros, mas depois ficam com eles para uso pessoal, aproveitando todas as benesses proprias de um carro de Bombeiros.

  11. Avatar de ricardo lopes
    ricardo lopes

    que tanga
    bombeiros voluntários só de nome
    quando pedirem os serviços deles, também apresentam a factura
    Esta medida é uma Farsa para os “”voluntários/empresa”” roubarem ainda mais dinheiro

  12. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Era melhor acertarem a informação, é que 99,9999% dos comentadeiros são membros dos partidos de direita e não conseguem ler mais do que as letras gordas e verem as imagens…
    Os veículos que estavam isentos eram os de transporte de doentes, não urgentes, carros de comando (os veículos dos bombeiros que não são para combate ou coordenação) e as carrinhas de abastecimentos.
    A 1 de Julho de 2012, o governo decidiu que esses não eram veículos de emergência e passaram a pagar portagens. Os bombeiros tinham pedido que voltassem a ter isenção pois são usados para acesso a meios hospitalares e como abastecimento aos bombeiros que estejam no terreno. Foi isso que o governo reconheceu como válido. Daí passarem a ficar isentos e as cooperações terem de enviar os dados ao IMTT, para serem emitidas as cédulas para a isenção.

  13. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Antes de se entusiasmarem com o facto dos bombeiros deixarem de pagar em alguns dos seus outros veículos também utilizados para servir a população (directa ou indirectamente), vale lembrar que isto são associações humanitárias cuja maioria anda a maior parte do tempo com a corda no pescoço, financeiramente falando. Qualquer coisa que baixe os custos é bem vindo. E para o Estado é IMENSAMENTE mais barato ter instituições humanitárias a prestar este serviço, que ser o próprio Estado a prestá-lo, e houve uma altura que começaram a ponderar ser o Estado a prestar esse serviço devido a uns conflitos com as associações, mas alguém deve ter feito as contas e rapidamente se calaram com essa ideia maravilhosa… que provavelmente corresponderia a encerrar as forças militares, para ter dinheiro para ter os serviços +/- equivalentes aos prestados pelos bombeiros voluntários… sem falar que se algo corre mal é nos políticos que cai a responsabilidade se for algo integrado no Estado.

    1. Avatar de ricardo lopes
      ricardo lopes

      IMENSAMENTE mais barato ter instituições humanitárias a prestar este serviço
      deve ser para rir ou fazes parte da Liga lol
      só quando precisamos dos transportes dessas associações que se proclamam Voluntarios, até devia ser proibido usarem esse nome
      é que vemos Xulisse que anda nesse País
      O estado já presta pede auxilio ao privados e paga mais barato, do offshore voluntarios

      1. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        Estás á “20 comentários” a dizer que isto é para “engordar” offshores….
        Onde isso está escrito? Provas? Documentos?…
        Ou a fonte é “juro por deus”??

  14. Avatar de Chico Esperto
    Chico Esperto

    Onde posso adquirir uma viatura destas?
    Pode ser um jipe ou uma carrinha de 9 lugares . Tem é que ter a decoração e os acessórios dos bombeiros completamente original.
    É que os meus filhos adoram! Já me imagino a ouvir “pai, pai, liga o tinoni”
    Assim junta-se o útil ao agradável 🙂

  15. Avatar de paulo
    paulo

    De que forma posso ser operadir privado de ambulancia? Mesmo que não me interesse transportar doentes?

  16. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Peca por tardia…