Apple confirma: se quer um iPhone 14 Pro ou Pro Max, vai ter que esperar

21 Comentários

As notícias em torno da produção do iPhone 14 nas fábricas da China têm sido notícia. A China continua com uma política de restrições elevadas para conter a propagação da COVID-19 e isso tem vindo a afetar, não só a Apple, como muitas outras empresas que dependem da China.

A Apple veio agora confirmar o que há muito se falava: quem quiser um iPhone 14 Pro ou Pro Max vai enfrentar “tempos de espera mais longos”.

Apple confirma: se quer um iPhone 14 Pro ou Pro Max, vai ter que esperar


A Apple afirmou em comunicado de imprensa que quem quiser um iPhone 14 Pro ou 14 Pro Max vai ter que enfrentar “tempos de espera mais longos”. A empresa explicou que as restrições impostas pelo governo chinês no combate à COVID-19 estão a afetar a fábrica dedicada à produção de iPhones em Zhengzhou, e que, atualmente, está “a operar com uma capacidade significativamente reduzida”.

Continuamos a ter uma forte procura pelos modelos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max. No entanto, agora estamos com remessas dos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max mais baixas do que prevíamos anteriormente e os clientes terão tempos de espera mais longos para receber os seus novos produtos

Pode ainda ler-se que a Apple afirma estar a trabalhar em estreita colaboração com o seu fornecedor para retomar os níveis normais de produção, garantindo a saúde e a segurança de todos os trabalhadores.

Em outubro, a Reuters revelou que a produção do iPhone poderia cair pelo menos 30% devido às rígidas restrições por causa da COVID-19 que afetam a Foxconn, a fábrica taiwanesa que a Apple usa para construir os seus novos iPhones. Há poucos dias, foram várias as notícias que deram a conhecer que os 200.000 trabalhadores da Foxconn foram forçados a ficar dentro do prédio durante um surto, com alimentos e abastecimentos limitados por vários dias, levando os trabalhadores a fugir das instalações em massa.

[vídeo original no YouTube]
A verdade é que a pressão do governo chinês no combate à pandemia tem feito com que várias gigantes tecnológicas estejam à procura de alternativas para a produção dos seus produtos. Aliás, a Apple já começou a transferir parte da produção da China para a Índia, sendo que o iPhone 14 já é lá produzido desde setembro..

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís
    Luís

    Já estou à espera do meu desde o dia 30 de Setembro, comprado na worten e até hoje ainda não o recebi. Estou a pensar cancelar a encomenda. Mas depois vai ser outro problema para me colocarem o dinheiro na conta….acho que na worten nunca mais compro. Péssima logística.

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      No OLX há tantos….

    2. Avatar de Rui
      Rui

      E eu pela PCDIGA desde dia 14 (pré-reserva) e nada de iPhone no dia de lançamento… Não adianta pedir devolução porque para encomendar novamente noutra loja irá ser o mesmo.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Mas pela pcdiga ainda há pouco dias vi que tinham stock na loja…agora resta saber qual a cor pedida e o armazenamento…

      2. Avatar de Zeze
        Zeze

        Eu fiz a minha compra na pcdiga no dia de lançamento praticamente 1 minuto depois das 13h e recebi no dia 26 de Outubro sem problema.

    3. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      comprei final de setembro Apple store online e recebi um mes depois. impecavel

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Pois…eu só comprei na worten porque deram-me 700 euros pelo iphone antigo…mas não volto a comprar lá. Tenho um amigo meu que comprou na rádio popular uns dias depois da pré reserva e passado 5 dias tinha o pro max 14 na mão…dá para entender isto? Acho que o problema é mesmo má gestão

    4. Avatar de Fusion
      Fusion

      Porque compraste na Worten? Tinhas feito a encomenda no site da Apple e já o tinhas neste momento

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    Ui, a Apple produz na China?

  3. Avatar de António II
    António II

    A Apple produza na China e na Índia. Por estas razões, e por outras, são potencias económicas! Exploração de mão de obra!

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, a Apple tem componentes de todo o mundo nos seus dispositivos. Por exemplo, ao nível dos componentes de áudio, eles são fabricados no Reino Unido, China, Coreia do Sul, Taiwan, Japão e Singapura. Ao usar partes fabricadas pela Qualcomm, estas poderão ser fabricadas em unidades da Austrália, Brasil, China, Índia, Indonésia, Japão, Coreia do Sul e mais de uma dúzia de locais na Europa e América Latina.

      Depois, o iPhone, por exemplo, tem componentes (sensores) produzidos na Suíça, Holanda, Canadá, Espanha, Hungria, Alemanha, França, Itália e Finlândia.

      Como são muitos componentes, é natural que haja uma panóplia grande de fábricas a servir a “assemblagem”, essa sim é feita sobretudo na China e na índia (apesar da Foxconn ter unidades já no México, Brasil, entre outros.

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Tanta conversa, quando na verdade percebeu muito bem o que o Antonio II quis dizer com “produza” e no final, acabou por lhe dar razão quando refere que, citando, «“assemblagem”, essa sim é feita sobretudo na China e na índia».

        Não entendo é o porque da primeira palavra do seu comentário ter sido “Não” a negar a afirmação dele. Enfim. Acho que há um sketch dos Gato Fedorento que brinca com este tipo de resposta.

        1. Avatar de Vítor M.

          Porque grande parte das pessoas não sabem que o iPhone não é de fabrico chinês. Montagem é uma coisa, produção é outra. E provavelmente nem o FAR sabia 😉 logo, a conversa é importante para instruir. Hoje já aprendeu algo. Fico contente com isso.

          Não seja “fedorento”, aprenda e entenda a utilidade da informação.

          1. Avatar de FAR
            FAR

            “Porque grande parte das pessoas não sabem que o iPhone não é de fabrico chinês”
            São opiniões, suponho. E se quisermos ser realmente minuciosos com os verbos e termos usados é possível dizer-se que “o iphone é de fabrico chinês” sem se estar a mentir partindo apenas do pressuposto de que este é montado na china. Lingua manhosa, a nossa 🙂

            Sabia que não era de fabrico chinês, mas não sabia com o detalhe que o Vitor esclareceu para cada componente. Agradeço (em meu nome e de todos os que não sabiam e ficaram a saber) a informação.

            O que apontei foi o “Não” logo ali a negar toda a afirmação do Antonio II, que estava mais virada para a crítica à exploração da mão de obra do que propriamente nos detalhes verbais de ‘produção’ vs ‘montagem’, que foi o que no fundo o Vitor apontou e que fazem sentido ser apontados mas não da forma que fez.

            Sinceramente, o que me aborreceu foi o facto de ter sido o Vitor (com todo o peso que o seu nome e posição implicam aqui) a fazer essa invalidação do comentário do Antonio. Mas pronto, não mate a cabeça com isso. Ficamos amigos na mesma (sem fedores pelo meio)

          2. Avatar de Vítor M.

            “São opiniões, suponho”… é a sua suposição e a minha certeza, face ao que leio sempre que o assunto deriva para o fabrico destes dispositivos 😉

            “E se quisermos ser realmente minuciosos com os verbos e termos usados é possível dizer-se que “o iphone é de fabrico chinês” sem se estar a mentir partindo apenas do pressuposto de que este é montado na china. Lingua manhosa, a nossa” Mas se quisermos ser verdadeiros e deixar mais informação, deixamos o que deixei, uma série de países que fazem parte do fabrico dos componentes que depois são assemblados na China. E assim somos mais verdadeiros e corretos, que é o que pretendemos ser 🙂

            “Sabia que não era de fabrico chinês, mas não sabia com o detalhe que o Vitor esclareceu para cada componente. Agradeço (em meu nome e de todos os que não sabiam e ficaram a saber) a informação.” Se aprendeu alguma coisa, a informação já foi útil. Já estou contente. Assim sabe que o iPhone é montado na China e na Índia, mas que tem fabrico os componentes pelos 4 catos do planeta. Portanto, é fabricado no mundo e assemblado na China, para sermos mais corretos.

            “O que apontei foi o “Não” logo ali a negar toda a afirmação do Antonio II, que estava mais virada para a crítica à exploração da mão de obra do que propriamente nos detalhes verbais de ‘produção’ vs ‘montagem’, que foi o que no fundo o Vitor apontou e que fazem sentido ser apontados mas não da forma que fez.” O “Não” foi para intervir por forma a deixar mais informação de uma ideia preconcebida que alguns utilizadores têm. Até porque há cada vez mais fábricas dos atuais fornecedores da Apple no México, por exemplo, no Brasil, na Índia, além de outras dedicadas a componentes para os AirPods, como acontece no Vietname.

            O comentário do António não foi invalidado, foi composto. Não deixei de referir que o iPhone tem assemblagem e fabrico de vários componentes nos países que o António falou. E a forma simplista da explicação do António não estava correta na sua totalidade. Só isso.

            Abraço.

          3. Avatar de António II
            António II

            Que são feitos ou fermentados ou apenas montados na China e na Índia é um facto. Se são apenas montados e não fabricados, e se isso é um pecado menor ou se nos pesa menos na consciência, tudo bem! Mas fico a pensar, porquê na China?

  4. Avatar de Fan
    Fan

    A worten so da 700 euros para um 13 pro. No olx vendi o meu por 950. Comprei o 14 pro no site da apple, veio com ecra amarelado e auto brilho fraco. Telefonei para o suporte no dia seguinte estava um iphone 14 pro novo a minha porta. Usem o site oficial que e muito melhor

  5. Avatar de Jk
    Jk

    prefiro espera pelo 15 pro max
    mais vale

  6. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    Sim o 15 max pro vai ser totalmente diferente e inovador! Vai ter um 5 em vez de 4 ahahha

  7. Avatar de FAR
    FAR

    Incrivel como praticamente nenhum comentário aborda a forma desumana como os trabalhadores, que são mostrados no video deste mesmo artigo, são tratados. A maioria só se sabe chorar de ainda não ter o seu brinquedo novo de 1000€ nas mãos.

    Simplesmente espetacular!

  8. Avatar de V.T.
    V.T.

    Prefiro esperar pelo Samsung Galaxy S23, não tenho culpa de ser exigente no que toca a smartphones… 😉