Porsche confirma que o icónico Cayenne passará a ser 100% elétrico

17 Comentários

As fabricantes estão a seguir o caminho dos elétricos, respondendo às imposições e, em parte, à vontade dos consumidores. O anúncio chega da Porsche e dá a saber que o seu Cayenne passará a ser 100% elétrico.

Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid


Durante a apresentação dos resultados financeiros da Porsche, o também CEO do grupo Volkswagen, Oliver Blume, deu detalhes sobre o futuro da aposta elétrica e confirmou que o icónico Cayenne adotará um “novo conceito de veículo”, combinando alto desempenho com características avançadas de condução autónoma.

Vemos as receitas neste segmento a crescer a passos largos, especialmente na China e nos EUA.

A empresa pretende que, até 2030, 80% das suas vendas sejam de modelos elétricos. Assim sendo, o recorde de lucros e receitas que o ano de 2022 garantiu, trata de impulsionar os seus planos de eletrificação.

Oliver Blume, CEO da Porsche
Oliver Blume, CEO da Porsche

A par das novidades relativas ao Cayenne (2026), a Porsche também atribuiu horizontes temporais à eletrificação de outros modelos: Macan (2024), 718 Cayman/Boxster (2025). Todos eles passarão por um período de coexistência com as suas versões com motor de combustão, sendo estes últimos atualizados, para que se mantenham atuais até ao seu desaparecimento definitivo antes de 2030.

Conforme assegurou o executivo, a eletrificação do Macan e do Cayenne será fundamental para os planos da Porsche, na medida em que estes são os carros mais vendidos da marca. No ano passado, das 309.884 unidades vendidas pela Porsche, 95.604 corresponderam ao Cayenne e 86.724 ao Macan. Os dois carros representaram quase 59% das vendas anuais.

 

Leia também:

Pesquisa revela que apenas 39% consideram que os elétricos vão dominar em 2040

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    Estou admirado como uma marca como a Porsche conhecida pelo seu com característico e pelas mudanças manuais apostar tão rapidamente e fortemente no segmento eléctrico.

    1. Avatar de RC
      RC

      Simples, penso que seja porque os que ligam a isso não são os que compram. LOL

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Bom ponto de vista 🙂

      2. Avatar de KeyboardWarrior
        KeyboardWarrior

        Resposta certeira. Eu não acho o Porsche Cayenne esteticamente bontito, mas eles estão-se a marimbar para a minha opinião. Preferem dar mais atenção à daqueles que compram o Cayenne 🙂

        1. Avatar de Ivan
          Ivan

          são carros como o cayenne e o macan que permitem que carros como o GT3 e o GT2 possam existir assim como os primeiros modelos do cayenne e do boxster permitirem o desenvolvimento do Carrera GT há uns 20 anos atrás. A Porsche já afirmou que por enquanto o 911 continuará a ser de combustão e esse é o carro que os entusiastas querem saber

  2. Avatar de RC
    RC

    Opahhh, mais um que não vai ser a combustíveis sintético. 😀

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Quando vires o preço do combustível sintético dizes que queres ir a pé…

    2. Avatar de Stanley
      Stanley

      E a produção do eFuel no Chile, só laboratório. lol

      1. Avatar de JL
        JL

        Por agora é, mesmo com a estimativa de virem a produzir até 550 milhões de litros por ANO em 2030, isso dá para quê ? para os classicos da porsche ?

        Sim, até porque foi para esses que a porsche prometeu este projecto.

        Mas para quem espera combustíveis a 3 ou 4x vezes o preço dos convencionais, esses são os ideais. LOL

  3. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    E a autonomia ?

  4. Avatar de P38
    P38

    De iconico tem muito pouco. Porsche é o 911, o resto são vendas.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Este nem sequer é Porsche. É um Touareg com grelha de Porsche.

    2. Avatar de Mais um
      Mais um

      Concordo a 100% com a sua afirmação. Mas se calhar icónico já significa outra coisa. ;))

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Não venha com tangas, Porsche é o Carrera GT…

  5. Avatar de Grunho
    Grunho

    Da porsche só se pode esperar aldrabices. Para eles motor de combustão com e fuel já é eléctrico. “Ah, e tal, é para não dar choque”.

  6. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    Money talks louder!

  7. Avatar de Realista
    Realista

    Só quem nunca experimentou um veículo elétrico é que diz que os veículos de combustão interna são superiores em tudo, mas não é o caso.

    Os VCI são mais lentos, com custos de manutenção mais elevados e estão sujeitos a flutuações no preço do combustível e os VE apenas perdem para já em duas questões: Autonomia e tempo de carregamento.

    Assim é apenas uma questão de escolha:

    – Se necessitas de autonomia e rapidez a solução é um VCI.
    – Se não necessitas e tens locais onde carregar a solução é um VE.

    Existe ainda uma terceira solução os Híbridos, mas o problema desses é que ficam com as desvantagens dois dois para além de não serem muito eficientes – (a bateria em cidade é pequena e os consumos são mais elevados em AE quando comparados à versão VCI porque levam mais peso).