Adeus SMS! Portugal vai ter sistema rápido de alertas…

34 Comentários

Quando existe perigo de incêndio ou a previsão de algum tipo de intempérie, costumamos receber uma SMS da Proteção Civil com informações. Mas o novo sistema de aviso vai funcionar por difusão celular. Saiba o que é.

Adeus SMS! Portugal vai ter sistema rápido de alertas...


Portugal terá novo sistema “cell broadcast” permite envio de mensagens em tempo real

Portugal vai finalmente ter um novo sistema de avisos à população. Este sistema é mais rápido, ficando assim para trás o serviço de SMS usado já há muitos anos. Falamos do novo sistema de aviso por difusão celular (“cell broadcast”), que permite o envio de alerta de emergência para milhares de utilizadores em simultâneo em poucos segundos.

O sistema “cell broadcast” permite o envio de alertas de emergência para todas as redes móveis, 2G, 3G, 4G e 5G. Além disso, este sistema não causa saturação na rede móvel, pois as mensagens são recebidas de acordo com a localização do cidadão no momento. Permite que a informação chegue aos cidadãos de outros países na região afetada, no idioma desejado, e quase em tempo real (4 a 10 segundos), segundo o que foi revelado.

Adeus SMS! Portugal vai ter sistema rápido de alertas...

De acordo com o Despacho n.º 3376/2023, de 15 de março, a Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva 2030 concretiza, entre outros, o objetivo estratégico de «melhorar a preparação face à ocorrência de riscos para uma resposta efetiva», que, no âmbito da área prioritária «Monitorização, Alerta e Aviso», torna imprescindível o reforço dos mecanismos de aviso e alerta precoce para situações de emergência, porquanto este aumenta o grau de preparação para catástrofes.

Segundo a portaria, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) e a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) iniciem, em conjunto, as ações conducentes à implementação, em Portugal, de um sistema de aviso por difusão celular («cell broadcast»), nomeadamente:

  • a) Identificar os constrangimentos associados à implementação e propor as medidas aptas à respetiva solução;
  • b) Determinar as necessidades de upgrade tecnológico;
  • c) Avaliar a necessidade de alteração do enquadramento legal;
  • d) Apresentar um cronograma, com o elenco das ações a desenvolver, para o processo de implementação;
  • e) Apresentar uma estimativa do investimento financeiro necessário.

A ANEPC, a SGMAI e a ANACOM têm de apresentar ao Ministro da Administração Interna e ao Ministro das Infraestruturas um relatório final, com as conclusões do seu trabalho e a formulação de propostas, no prazo de 90 dias.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    Como é que num Portugal, cheio de inovações tecnológicas esta treta só chega agora ao nosso país?
    Estive na Roménia, país bem mais atrasado, num supermercado quando de repente todos os telemóveis começaram a tocar e avisar de uma intempérie que ai vinha. Não percebo este país.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Não me parece que a Roménia esteja ainda tão atrasada…

      1. Avatar de Joao miguel
        Joao miguel

        A romenia j ultrapassou portugal em pib lol

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Porque SMS’s significava que os operadores recebiam muito dinheiro.

    3. Avatar de Sergio
      Sergio

      Se esteve na Romenia deve saber que é um dos melhores países europeus na parte das telecomunicações, até no meio de um amontanha em brasov tem rede e boa velocidade

  2. Avatar de Helder Pinto
    Helder Pinto

    Finalmente acordaram… só foi preciso gastarem uns milhões primeiro em sistemas obsoletos que já se sabia à partida que não iriam funcionar… mas pronto… mais vale tarde do que nunca… e assim ainda deu para alguns meterem algum ao bolso…

  3. Avatar de Condutor do Meio
    Condutor do Meio

    “Novo” sistema ou seja aquilo que a MEO usa há séculos para colocar a zona onde estamos tipo: “21 Lisboa”?

    1. Avatar de Roberta Martins
      Roberta Martins

      +1

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Essa tecnologia de nova geração era do tempo da Telecel…

  4. Avatar de Pereira
    Pereira

    Só não percebo como é que isto é novo, ainda me lembro no meu velhinho “calhau” Motorola em que ativava-mos a difusão celular e ficava aparecer no ecrã o indicativo da área ( 244 LRA, 21 Lisboa…) portanto a infraestrutura já está pronta a ser usada pelo menos à 15, 20 anos, só não se usa porque é sempre melhor aprovar “projetos” em que determinado politico receba algo.
    Já para não falar no RDS dos rádios dos carros, que funciona mal e porcamente e em outros países da europa mesmo em viaturas mais velhas apresentava todas as informações de transito, obras, acidentes, etc em tempo real, em Portugal como o tuga se vai acomodado e desenrascando vai-se andando e empurrando com a barriga as coias.

  5. Avatar de Eu
    Eu

    Em 98 já existia está tecnologia, agora foram desenterra la

    1. Avatar de Helio
      Helio

      Confirmo.
      O meu 1º tlm foi um Nokia 5110 da Optimus e já a difusão celular funcionava.
      A TMN e Telecel de então, também tinham.
      Acho que o objetivo da Difusão Celular era mesmo esse dar avisos.

  6. Avatar de Carlos Manuel
    Carlos Manuel

    Pessoalmente, NUNCA recebi qualquer tipo de alerta que menciona a peça. Refiro-me apenas às últimas cheias em Lisboa, já para não falar de outros acontecimentos.+

    1. Avatar de Helio
      Helio

      Tenho SMS do remetente “AvisoPROCIV” desde o verão de 2020.
      As que refere em Dezembro de 2022, recebi 2 de chuva forte na sua região (vivo perto de Lisboa) a 12 e 19/12, e 1 de continuação de risco de cheias a 13/12.
      Creio que só quem se encontrava na região de Lisboa recebeu estas, e outras devem ter sido também enviadas em regiões que estavam em situação de risco.
      Se não as recebeu, podem estar na pasta de Spam da aplicação das mensagens

  7. Avatar de SMGor
    SMGor

    Isto é “Andar de cavalo para burro”. Os smartphones não têm difusão celular, acho eu.

    1. Avatar de Condutor do Meio
      Condutor do Meio

      Têm sim, pelo menos o meu tem, mas não é configurável, está escondido sobre emergency cenas

      1. Avatar de SMGor
        SMGor

        O meu A12 diz que tem. Estava escondido no Alertas de emergência sem fios na parte de sms. Mas duvido que seja viável pois se não tiveres o GPS ligado vais receber de outros sítios como Guia, já agora onde é que é Guia?

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Isso funciona sem GPS.

          Basta escolheres o canal de mensagens ativo (1 por exemplo) e a antena no raio do alerta difundem a mensagem para todos os que possuem receção para o canal 1, daí se chamar de “difusão celular”…

        2. Avatar de john
          john

          Guia, há uma no Algarve (concelho de Albufeira)

  8. Avatar de Henrique Tomasl
    Henrique Tomasl

    O pior é que para receber mensagens por difusão celular, temos que ativar o serviço no telemóvel. Acred8to que a maior parte das pessoas nem sabe que tem o serviço disponível no telemóvel quanto mais activar o serviço.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      É mesmo, onde se configura isso?

      1. Avatar de Pereira
        Pereira

        Isso por norma já está configurado, porque nos outros países funciona mesmo com pessoas que só estejam lá de ferias.
        Mas no android vai as definições e procura por difusão celular, quando entrares no menu vais ver que está tudo ativo por defeito, o importante é estar o “Mostrar alertas ÂMBAR” ativo, e depois configuras, mas por norma está tudo ativo.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Alertas âmbar é para child abduction

        2. Avatar de SMGor
          SMGor

          A difusão já vem ativa por defeito pelo menos na Samsung e não precisas de ter o alerta Âmbar ativo mas tens de ter a app “Alerta de emergência sem fios” ou algo parecido dependendo smartphone, a app já vem no smartphone quando o compras em Portugal.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            não é app, é nativo e já vem activo por defeito, em PT não está activo porque não tem serviço, assim que entras num país com operadores com essa função vai aparecer a opção de desactivar.
            e convém voltar a frisar, alertas ambar é só e apenas para child abduction.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Já vem activo por defeito em qualquer telm com 10 anos, no meu caso desactivo sempre os amber alerts, que praga, principalmente nos US

  9. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Preparem as carteiras… vem aí o novo “ SIRESP “…

  10. Avatar de Mais um
    Mais um

    Quero é saber, como é que NÃO recebo esse spam.

    1. Avatar de SMGor
      SMGor

      Vai a procura de algo que diga emergência e lá tens a opção de desligar alertas. Mas se existir um terramoto não vais receber o alerta. Existe uma falha perto de Portugal Continental que está acumular energia quando for libertada vai ser um tipo 1755 e não vai ser só Lisboa que vai ser afetada o resto do país vai levar com ele ou com um maremoto.

  11. Avatar de LM Almeida
    LM Almeida

    Mais uma “ferramenta” da treta para compor o ramalhete da mentira e do crime encapuçados. A Primavera está à porta e daí ao Verão é um pulinho. Já estão a sentir os frémitos de excitação e o frenesi alucinado com a trágica abertura de mais uma época de atentados às florestas e matas deste malfadado país.

  12. Avatar de Joao miguel
    Joao miguel

    Em iphone ja se recebe alertas via satélite. Sendo o tlm mais usado na Europa entao não há problema

    1. Avatar de Repara
      Repara

      Não se recebe. Envia-se.

  13. Avatar de Repara
    Repara

    O despacho só indica as entidades que vão estudar o assunto. Depois, deve ser preciso um despacho para criar o grupo de trabalho, com representantes dessas entidades. Lá para o fim do ano haverá um relatório. O relatório vai ter que ser apreciado a nível do Governo. Se for preciso dinheiro do Estado, o Ministro das Finanças vai dizer que não há, ou que há mas está cativo. As operadoras vão ter que fazer alterações aos sistemas e vão dizer que não têm dinheiro. O próximo ano, 24, é bissexto. Lá para 28 está tudo pronto.

  14. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    É coisa só para estar pronta para o ano que vem, e apenas terá uma consola de onde enviam as mensagens, se o edifício colapsar, ou algo acontecer com o equipamento de transmissão não existe alternativa… enfim, protecção civil no seu melhor.