Mercedes-Benz compara carros elétricos e térmicos com iPhone e BlackBerry. Entenda!

34 Comentários

O CEO da Mercedes-Benz tentou, através de uma analogia, explicar a atual situação do mercado automóvel: “primeiro estranha-se, depois entranha-se”.

Mercedes-Benz

No início do ano, a Mercedes-Benz estabeleceu objetivos ambiciosos, no sentido de garantir que, até 2025, metade das suas vendas globais correspondiam a modelos elétricos e híbridos plug-in. Contudo, o abrandamento da procura obrigou a fabricante a adiar as suas previsões.

Esse desacelerar não significou, contudo, uma desistência. A empresa continua a ver nos elétricos a solução para o futuro.

Ola Källenius, CEO da Mercedes-Benz
Ola Källenius, CEO da Mercedes-Benz

Aliás, numa entrevista, o CEO da Mercedes-Benz, Ola Källenius, explicou a atual situação do mercado automóvel, por via de uma analogia:

Quando saiu o primeiro iPhone, muita gente achou que era muito pesado. Eles gostaram mais do BlackBerry. Mas mais tarde com o iPhone 3, todos perceberam que era o melhor smartphone.

Na sua perspetiva, “é melhor investir agora e estar preparado”.

Estamos comprometidos com a descarbonização. O carro elétrico é a principal forma [de conseguir isso] e estamos a investir muito em novas arquiteturas elétricas. Do Classe S ao CLA, teremos uma gama de produtos eletrificados.

Tendo em conta que a transição elétrica não acontecerá de forma homogénea, a Mercedes-Benz optará por uma abordagem flexível, podendo tornar-se 100% elétrica nos países que o exijam já a partir de 2030, mas deixando espaço para uma mudança mais lenta naqueles que assim o decidirem.

Para responder a este processo, as suas fábricas foram projetadas para fabricar modelos térmicos e elétricos.

Na opinião do diretor tecnológico da Mercedes-Benz, Markus Schäfer, “sempre soubemos que haveria incertezas, mas para nós a […] linha é clara: focamos em desenvolvimentos totalmente elétricos”.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Robin
    Robin

    Mercedes a marca que perdeu as raízes e passou a seguir as modas tornou-se mais uma igual as outras.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Indica-me UMA marca que não esteja a apostar nos eléctricos.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Mais um fabricante que não entende nada sobre o assunto. Outra marca a boicotar

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Diz assim ( que a minha carteira não pode comprar) 🙂

        Amigo o Eléctrico é o presente e o Futuro mas obviamente que vamos ter automóveis a combustão mais 15 a 20 anos, mas vai ser como as charretes depois só os vamos ver nos museus.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Acho que ele estava a ser irónico 🙂

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        É. Eu também vou continuar o meu boicote à Mercedes…até porque nem tenho guito para um:)

      3. Avatar de Grunho
        Grunho

        Uma marca a boicotar por natureza pelos 90 e tal % de baixo do proletariado e classe média salariada, pela simples razão de que não têm guita para comprar. Pouco lhes interessa, desde que a burguesia exploradora não boicote.

      4. Avatar de ppp
        ppp

        e tu deves entender muito sobre o assunto…

    3. Avatar de Realista
      Realista

      A Mercedes é das marcas que mais historial têm em veículos elétricos, aliás em 1906 a Mercedes tinha carros híbridos…

      Aquele disparate de dizer que a Marca perdeu as raízes é cómico.

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    O sumo a retirar desta questão, é q está td a fazer marcha atrás.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Eu acho que tens graves problemas de interpretação de texto…

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      E a pegar de marcha atrás…!!!

    3. Avatar de JL
      JL

      Está ? então ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Quantas marcas quer que adiaram os objectivos de vendas de elektros?
        A Mercedes é só mais uma a juntar ao rol.

        1. Avatar de JL
          JL

          Nenhuma, porque não existe.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem ai uma série de casos já confessados para se entreter e reflectir.
            General Motors,  Ford , Tesla, VW Honda etc…https://www.razaoautomovel.com/noticias/industria-akio-toyoda-procura-eletricos-desacelera/

          2. Avatar de JL
            JL

            Para ele desacelerou sim, tem 2 carros eléctricos há venda que são autênticas obras do passado, caros e nem chegam nem de perto à concorrência.

            Isso é um caso confirmado ? desde quando ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não é dele. É deles , vá la ler|ver|abrir os links. E neste artigo do Pplware tem a mercedes a confessar o mesmo.

          4. Avatar de JL
            JL

            Segundo a acea desacelerou para todos.

            Ele está a dizer uma grande mentira, até agora não houve aposta total em eléctricos, ao contrário do que ele queria fazer. Quem está mal é ele, que apostou em alternativas que não vende.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            No caso dos elektros o assunto é particularmente grave pq por esta altura estes já deviam estar a ganhar terreno e o que se verifica é o contrário.

          6. Avatar de JL
            JL

            E estão a ganhar terreno, cada vez mais.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ganhar terreno onde? O aumento de vendas de carros a combustão representa maior nr. de unidades vendidas que todas as unidades vendidas no universo elektro.
            Escolha o ano que quiser, o mês que quiser, a semana que quiser, a triste realidade elektra é essa.

          8. Avatar de JL
            JL

            Por isso eu ter dito que estão a ganhar terreno, já se vendem mais que diesel.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tenha juizo. Muito electrificado PHEV que praí anda é na realidade um carro a Diesel.
            Na Alemanha até perderam os subsídios por causa disso.

          10. Avatar de JL
            JL

            Quem falou em hibridos ?

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Muitos são a gasóleo e não são contados como tal. Sao contados como elektros como a industria elektra gosta de fazer lool

          12. Avatar de JL
            JL

            Errado, ou são híbridos ou não.

            Só entram nas contas dos eletrificados, e não dos 100% eléctricos.

            Aceite que doi menos, escusa de fazer propaganda do rebanho.

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    Enquanto uma bateria durar menos que um motor a combustão nunca será viavel! Agora fazer futurologia, todos podem fazer que nao passam apenas de opinioes!

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Já duram mais, muito mais. Claro que primeiro é preciso pagá-las, e é aí que as coisas se complicam.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Grunho – Uma bateria dura mais que um motor a combustão??? Mas existe algum electrico que faça meio milhao de km com a mesma bateria, por exemplo??? ahhh se calhar até fazem, mas depois essa bateria faz 50km LOL

        1. Avatar de Luís Silva
          Luís Silva

          Quantos carros fazem mais de 500.000 km na sua vida!? Em relação às baterias, não fale do que não sabe….

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Todos.

          2. Avatar de JL
            JL

            Ou poucos, segundo as estatísticas, a idade média de abate anda nos 22.5 anos, se fazem em média 9000 kms por ano, é fazer é a conta como dizia o Gueterres.

        2. Avatar de JL
          JL

          Existem até vários. Em Portugal há um com 700 mil.