Escolas não têm dinheiro para pagar reparações de portáteis

42 Comentários

As escolas portuguesas têm cada vez mais computadores avariados e fora da garantia. Os computadores foram cedidos pelo Ministério aos alunos. Quando avariam, os pais deslocam-se à escola para que tentem reparar os equipamentos.


Há pais a pagar mais de 100 euros para reparação dos portáteis

Segundo revela o JN, os diretores de escolas garantem que não têm meios financeiros e a CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais diz que há pais que já pagaram mais de 100 euros para reparar computadores. Segundo as informações mais recentes, o Governo está já a criar “processo de assistência”.

O programa Escola Digital incluiu a distribuição de computadores a alunos e professores, a capacitação de docentes e a disponibilização de “recursos pedagógicos digitais”. O programa era para ser cumprido “de forma faseada”, tendo como meta chegar a “todos os alunos e docentes das escolas públicas”.

No âmbito deste programa foram distribuídos 600 mil computadores pelos alunos. Os primeiros computadores começaram a ser distribuídos em janeiro de 2022. No ano letivo de 2021, o Ministério da Educação distribuiu cerca de 450 mil computadores e hotspots de internet, segundo um programa que começou por se focar nos alunos mais carenciados (com Apoio Social Escolar).

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PEDRO ALMEIDA
    PEDRO ALMEIDA

    Eu sou da zona centro e precisei de reparar o computador do meu filho e depois do susto que me deram na escola para reparar, fiz uma pesquisa na internet e encontrei uma loja em felgueiras que me fez a reparação por um preço jeitoso, abaixo dos 100€.
    Eles recolheram o portátil nem tive de la ir.

  2. Avatar de Pois
    Pois

    É aquela base tuga. Há dinheiro para pagar as aquisições iniciais de tudo mas nunca se pensa na manutenção das coisas. Das infraestruturas e equipamentos de transportes aos equipamentos mais básicos

    1. Avatar de Luís Marques
    2. Avatar de filipe
      filipe

      Não há escolas profissionais onde tiram um curso deste tipo. Fazem um parceria e os alunos/futuros profissionais poderiam reparar estes. E se calhar a maioria nem precisa de tanto

      1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
        NegacionistaPorqueDáJeito

        +1000 Os alunos ganhavam imensa experiência.

      2. Avatar de domdiego
        domdiego

        Há cerca de um mês atrás, uma amiga minha pediu-me para repor o Portátil da filha, para poder entregar à escola. Embora estivesse funcional, conseguir prender a ficha de alimentação ao sacana do portátil, só mesmo com uma pinça de crocodilo. De outra maneira não tinha alimentação. Se calhar, algumas dessas falhas, serão deste nível. Não necessitarão substituição de peças na board, mas se não houver maneira fácil de substituir o contacto da ficha de alimentação, estão bons para abate. É pena.

  3. Avatar de oDeFora
    oDeFora

    Prioridades… para as jornadas da juventude não faltou qualquer dinheiro…

    1. Avatar de César Oliveira
      César Oliveira

      +1000

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Amigo foram 10 mil milhões para o Hidrogénio verde, muito bolso fundo!

      A PSP hoje já vai em 40 buscas, os Jornalistas estão todos admirados porque é que não foi a PJ a fazer buscas, não sei onde vai parar este País só podridão por todo lado.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Tanta guita? Para produzir hidrogénio basta um galã que lamba.

    3. Avatar de Mr. X
      Mr. X

      E se calhar não serviu para nada!

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Foram mais de 10 mil milhões para o tal de Hidrogênio verde que fica 10x mais cara que o gaz natural e que todos sabiam que não tinha lógica…
    Estes números dos 10 mil milhões são uma vergonha, na aposta que outros países estão a abandonar.

    Ai Costa, Costa ,Galamba e companhia de amigos…
    E ainda nos querem lixar no IUC com aumento de 1000%?

    Meter estes tipos todos lá dentro!

  5. Avatar de o de sempre
    o de sempre

    Enfim o Guerra Junqueiro é que tinha razão.

  6. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    PêSe! PêSe! PêSe! PêSe! PêSe!

    1. Avatar de PoPeY
      PoPeY

      Correção: “PêÉSSE!”

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Tem razão. Curvo-me perante a sua sabedoria!:)

        1. Avatar de Jose
          Jose

          A humildade é tão linda.

      2. Avatar de TiagoR
        TiagoR

        Dpende da zona do País a entoação :)) Ambas válidas !

        1. Avatar de gambuzino
          gambuzino

          lol, touchê 🙂

  7. Avatar de Prof.Cunha
    Prof.Cunha

    Na altura os cursos profissionais de informática realizavam manutenção dos computadores da escola, reparando-os e fazendo horas de estágio.

    Não havendo dinheiro para a reparação não é mau pensado fazer o mesmo.

  8. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Engana-se quem pensa que vivemos numa democracia em Portugal.
    Os Portugueses vivem na ditadura da dependência.
    Como assim César, que asneiras dizes tu ?
    Sim, o governo dá umas codeas ao povo e o povo vota no PS.

    Muito dificilmente nos veremos livres da maldição socialista.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Não achas estranho que o Ministério Público confirmou a pouco que participaram 140 agentes da PSP e confirmou que o Tribunal de Instância superior está a investigar o Primeiro Ministro porque eles não podem.

      Mas não é a PJ que tem todo o equipamento softiscado para analizar comunicações, desencriptar equipamentos etc… e a procudoria não confiou na PJ?

      Das duas uma ou o Ministério Público sabe que a PJ anda metida com o PS, ou então mandaram a PSP para isto não dar em nada, já que está polícia não tem os meios tecnológicos para este tipo de caso.

      Estou parvo.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Eu costumo chamar de ditadura moderna, uma ditadura mais refinada…

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Se realmente é uma ditadura não está a fazer um bom trabalho porque o ditador demitiu-se…

        1. Avatar de César Oliveira
          César Oliveira

          Demitiu-se para lá colocar outro igual. Ou tu achas que Portugal se vai ver livre do PS ?

          O

      2. Avatar de César Oliveira
        César Oliveira

        Portugal está pouco melhor do que o Brasil em termos ditaduras de esquerda.

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Eu também não gosto deste governo e sim ganhamos umas codeas de vez enquando, é certo… mas o mal nao é isso, o MAL é que a alternativa, nem codeas nos dao! essa é a diferença, infelizmente para nós.

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Quais alternativas ? Queres dizer os mesmos de sempre PS vs PSD ? Ha mais vida para alem desses partidos.

        1. Avatar de César Oliveira
          César Oliveira

          Pá, não gostam do PSD, votem na IL.

          Está provado e mais do que provado que os partidos de direita são melhores para criar riqueza para o país.

          Os partidos de esquerda geram um estado rico, poderoso, opressor e um povo miserável.

          Está na hora de acordar para essa realidade.

          Não seria melhor baixar os impostos, IRC, IRS e aumentar o salário para os 1000 Euros do que o governo andar a dar umas codeas ao povo enquanto eles comem caviar ?

      2. Avatar de César Oliveira
        César Oliveira

        Nuno, estou a ver que és mais uma vitima desta ditadura da dependência.
        O socialismo dá-te as codeas e come o caviar.
        O socialismo dá-te as codeas e tira-te por outro lado com impostos monstruosos.

        Nuno, está provado e mais do que provado de que socialismo é miséria para o povo.

        Está provado e mais do que provado de que a direita cria mais riqueza para o pais.

        Em vez de te darem codeas não seria melhor que o governo baixasse o IRS, o IRC e o salário mínimo subir para os 1000 Euros ?
        É claro que as empresas preferiam pagar muito menos de IRC e os trabalhadores passassem a ganhar 1000 Euros de salário mínimo.

        Porque te contentas com migalhas se podes comer pão ?

  9. Avatar de Filipe
    Filipe

    Mais uma gestão à Partido Socialista. Dá-se tudo e depois logo se vê. Tapar os olhos com a areia…

  10. Avatar de João
    João

    Mas para as medidas de confinamento e vacinas continuamos a confiar no governo, certo? certo?

  11. Avatar de Venenino
    Venenino

    Nada de admirar, equipamentos de fraca qualidade em maioria e dar marca Insys .
    Mas também acendo outros pontos como falta de informação do uso desses e cuidado a ter para sua preservação.
    Como obio tudo que seja equipamentos eléctricos avariam, já quando planeiam a compra ter um planeamento adequado para reparação e manutenção deste equipamentos.

    Mas como tudo neste país ou com estes governos que fazem as coisas para bonito e depois dizerem que fizeram. Mas só dizem os números gastos não como são gastos de que forma esse valor investido terá o retorno e seus resultados isto já para crítica em geral.

    1. Avatar de Peace
      Peace

      Os da Insys são maus, mas os do 1º ciclo (nem sei a marca) têm uma estrutura tipo casca de ovo, de tão frágil que aquilo é.

  12. Avatar de Zé

    Eu recusei o PC da escola. Preferi comprar um usado bem melhor, mais resistente e onde eu faço o que me apetece.
    Curiosamente, meio ano depois de ter informado (no formulário respetivo) que não queria o computador da escola, fui informado que tinha um computador para levantar. Fiz ver que eu tinha indicado que não precisava. Diz-me a escola para ir levantar e deixar de lado sem usar. Fiz ver a escola que exigia que o dinheiro dos impostos fosse tratado com rigor… nem responderam.
    Para acrescentar que durante um ano letivo inteiro houve PCs que nunca funcionaram e não tiveram resolução. Para as provas de aferição, tem de se levar internet de casa que a escola não tem. Parece um país atrasado como a Roménia ou assim…

  13. Avatar de São Pedro
    São Pedro

    Pessoalmente sou contra a opção do governo ter dado 600 mil computadores mais hotspots. Talvez dar aos alunos mais necessitados mas muito critiriosamente. Deve-se dar valor ao que se conquista, claro que assim mesmo que fossem à prova de bala muitos deles iriam aparecer avariados pois não custou a ganhar. Outra reparação que devo fazer é que já é tempo das escolas sempre que possível usarem software livre e deixarem o ciclo vicioso de formatar os alunos para sistemas pagos. Quantos desses alunos sabem o que é uma linha de comando, só conhecem bonequinhos.

  14. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Olhem, que os vendam na feira da Ladra e similares como aqui há uns anos atrás com os chamados “Magalhães”. Vendam-nos às peças já que eles não dão para mais nada. Pobres escolas em Portugal que não prestais para nada.

  15. Avatar de Ísis
    Ísis

    Eu sou estudante de 18 anos e mandaram o orçamento do portátil que era na volta de 500 euros, ainda não tenho um trabalho fixo para poder pagar o portátil, e preciso do dinheiro para outras propriedades.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      podia ser pior, podias ter 18 anos e já não ser estudante..
      vocês hoje ficam à espera que caia tudo de mão beijada, eu com 15 anos já trabalhava em biscates para ter dinheiro para as minhas coisas, com 18 já trabalhava full time para ter dinheiro para pagar propinas, quarto e alimentação.. guess what, nunca me faltou dinheiro para um portátil e andava na faculdade de mac, numa altura que em PT poucos tinham macs

  16. Avatar de VTPC213
    VTPC213

    Compraram material fraco agora olha…

  17. Avatar de AnonymousGuyAlex
    AnonymousGuyAlex

    O costume…. Construir para obter subsídios e depois manter funcional enquanto existe esquece….