Mégane E-Tech Electric: A Renault tem uma nova proposta no mercado dos carros elétricos

35 Comentários

As grandes marcas mundiais estão a acompanhar o crescimento do mercado dos carros elétricos e ajustam-se com as suas propostas. A Renault foi uma das primeiras a dar esse passo, com o conhecido Zoe, que tanto sucesso tem feito.

A marca francesa não parou à sombra desta sua proposta e tem agora algo completamente novo para apresentar. O Mégane E-Tech Electric é a sua próxima proposta e quer competir com o que as restantes marcas apresentaram, numa área cada vez mais ativa e interessante.

Mégane E-Tech Electric Renault carro elétrico

Foi no Salão de Munique que a Renault revelou a sua mais recente proposta no mercado dos carros elétricos. Pegou no seu conhecido Mégane e utilizou a sua plataforma CMF-EV para criar uma proposta que foi buscar inspiração no seu conceito Morphoz.

Este é um carro com dimensões exteriores menores e que no interior tem uma área muito interessante. O novo E-Tech chega com 4,21 metros de comprimento, com uma distância entre eixos de 2,7 metros, 1,78 metros de largura e 1,5 metros de altura, com um volume de mala de 440 litros.

https://videos.sapo.pt/OPH5NL7CqSB7akOzBacM

No que toca a motorizações, a Renault apresenta o Mégane E-Tech Electric com 2 propostas. A marca promete uma autonomia de 470 km, mas para o modelo com a bateria de 60 kWh e 218 CV. O modelo mais básico tem 300 km de autonomia, com uma bateria de 40 kWh e 130 CV.

Além disso, há alguns recursos que se destacam como o ecrã central sensível ao toque de 12 polegadas combinado com outro de 12,3 polegadas, que compõem o painel separados pela saída de ar e são configuradas em “L” invertido.

Mégane E-Tech Electric Renault carro elétrico

No total, eles oferecem uma área de exibição de 774 cm², 321 cm² para a tela de 12,3 polegadas (1.920 x 7,20 pixels) e 453 cm² para a tela de 12 polegadas (1.250 x 15,62 pixels). Claro, na faixa normal, a tela multimédia tem 9 polegadas (1250 x 834 pixels, formato paisagem).

O sistema de infotainment OpenR Link é baseado no Android Automotive OS, o que dará acesso às apps da Google e ao Google Assistant. Durante uma viagem mais longa, o sistema pode ajudar a localizar estações de recarga que minimizam o tempo de viagem, revela a Renault.

Mégane E-Tech Electric Renault carro elétrico

No campo da segurança, a Renault trouxe uma novidade com o Mégane E-Tech Electric. Um código QR presente no vidro permitirá aos bombeiros ter informações na hora sobre este carro. Assim conseguem saber a localização das baterias ou de outros elementos para poderem agir mais rapidamente.

O novo Mégane E-Tech já está em produção e estará à venda no primeiro trimestre de 2022. Por enquanto não há preço oficial, mas sabe-se que poderá começar nos 30.000 e nos 34.000 euros. O objetivo é claro e aponta este modelo ao que as marcas alemãs já apresentaram recentemente.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mitra
    Mitra

    Neste momento acho que a Renault/Dacia vai mexer e bem com o mercado dos eléctricos.

    Para mim o Dacia Spring com autonomia de 295Km e com garantia de 8 anos de baterias e fica por 13.000€ com apoio do governo senão fica a volta dos 16.000€ vai bater recorde de vendas em Portugal em 2022, como segundo carro ou até como citadino pois a média de kms dos Portugueses é de 30Km dia um carro destes dá para uma semana sem carregar.
    Eu faço para o trabalho todos os dias cerca de 15km é ideal para mim.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Não vai ter grandes vendas… 1º a notoriedade da marca Dacia, 2º as pessoas olham para os 45CV e para o 19seg dos 0-100kmh e acham logo que nem pensar, 3º grande parte dos que vivem na cidade não têm garagem para carregar e os postos de carregamento atuais continuam a ser poucos ou estão com problemas.

      1. Avatar de Mitra
        Mitra

        É um citadino e os cvs não são o mais importante mas sim o binário, dá em autoestrada 130km.
        Para a maioria das pessoas chega e sobra como segundo carro.

        Aconselho a ver esta review.
        https://www.youtube.com/watch?v=m565KFES5b8

    2. Avatar de Cata
      Cata

      Sim e verdade …. so na empresa estamos a espera de 4 ….vao vender como bolinhos quentes ….

  2. Avatar de klimane
    klimane

    Para mim não serve. Faço todos os dias 310 km e ia ficar à rasquinha.

    1. Avatar de Mitra
      Mitra

      Para esses kms a gasoleo é a unica solução, mas a média dos Portugueses a semana é de 30km por dia.

      Eu por exemplo faço 15km, para mim um eléctrico é uma boa solução e ainda por cima tenho paineis solares, praticamente fica a 0€ 100KM 🙂

      1. Avatar de GM
        GM

        Para esses km’s, GPL é a opção mais racional face ao diesel.

      2. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        Algo ai ta mal explicado, se trabalhar de noite e carregar de dia sim faz sentido, agora se sair de manha e voltar ao final do dia os painéis solares nao ajudam muito a nao ser se tiver baterias para acumular a energia solar produzida ai sim faz sentido.

        1. Avatar de darksantacruz
          darksantacruz

          E mesmo se tiver baterias para acumular como são tão caras e o ROI não é garantido devido a vida útil das baterias vs valor de compra não vejo vantagem.

        2. Avatar de Mitra
          Mitra

          Trabalho no segundo turno, entro as 14, mas o fim de semana chega para carregar o carro, com 15 km por dia a bateria dá para quase 2 semanas, mas aqui na empresa temos também carregadores “grátis” também energia de painéis se precisar.

          Futuro é assim…

          1. Avatar de darksantacruz
            darksantacruz

            Sim no seu caso e claramente vantajoso!

  3. Avatar de Matreco
    Matreco

    30.000€ a 36.000€ de valor base, mais os nossos impostos, taxas e taxinhas e é isto os eléctricos. O Zé Povinho vai ter de voltar a andar de burro porque os carros a combustão vão ser proibidos e um eléctrico novo pelos vistos custa no mínimo metade de um apartamento. Um Mégane, meu Deus… A não ser que nos transformemos numa nova ex-república soviética e passemos a andar todos de Dacia. Mas ao menos seremos políticamente correctos e ecológicos

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Parece me uma boa proposta 470 km é mais que suficiente para 95% das pessoas vamos é ver o preço diria que 35/40 mil seria aceitavel

  5. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Esperem pelo aumento do preço da eletrecidade.

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Eletricidade.

      1. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        Esperar?! Num ano a eletricidade aumentou 3x!!! E para mim é só o começo!

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          só 3 ? quantas aumentou a gasolina?

          1. Avatar de darksantacruz
            darksantacruz

            sim mas os carros a combustão não vão ser proibidos? portanto a discussão na minha opinião deve centrar-se já no futuro e o futuro é o preço da eletricidade que obviamente já começou a aumentar descaradamente.

        2. Avatar de AlexS
          AlexS

          Claro que é só o começo,
          Quando os Governos deixarem de poder mamar nos impostos dos produtos petrolíferos os custos da electricidade irão por aí acima.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Quando aumentarem o pessoal começa a fazer continhas a vida metem 2 paineis solares e mandam a EDP comer gelados com a testa, o problema dos combustiveis é mesmo esse o pessoal não pode fazer petroleo em casa porque se pudesse podes ter a certeza que os preços não estavam como estão.

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        O problema dos painéis solares é o rendimento durante o inverno… ou para não falar que para mandares a EDP comer gelados com a testa, precisas de investir em mais do que 2 painéis solares, em baterias (caríssimas ainda) para ter armazenamento para manteres o consumo da casa à noite por ex. E isto é falando de vivendas… porque em prédios é outro filme…. Portanto as EDP da vida vão continuar a aumentar os preços o mais que poderem para sacar o maior lucro possível, porque para o Zé as alternativas que há ou são caríssimas ou complicadas de instalar.

        1. Avatar de Mitra
          Mitra

          Para carregar os carros precisas de 2.4k eu tenho em paineis 3.5K autoconsumo e ficou por 1.900€ sem baterias porque não gosto disso reduzi a factura da EDP em 80% em 2 anos pago o sistema.
          Quanto a noite não consumo quase nada, mas tenho tarifário bi horario para a noite ser mais barato, basta deixar o carro a carregar ao fim de semana durante o dia e dá para a semana toda e na empresa tambem tem carregador.

          1. Avatar de GM
            GM

            Tens 3,5KW de potência, mas é potência de pico, quando o sol está na posição óptima face aos painéis. Portanto, na realidade tens menos. Muito menos. Com baterias, esbatias a diferença, e aproveitavas deveras toda a produção potencial do sistema. Mas claro, esse já é outro investimento. E ainda outro aspecto: pondo por hipótese que os ditos 3,5kW de potência instalada produzem esse valor de forma ininterrupta, o que não acontece, seguramente não estás a consumir esse valor de forma ininterrupta. Significa isso que alguém esfrega as mãozinhas de contente pela energia injectada na RESP de forma gratuita, que depois vai vender a outros consumidores. Em casa tenho apenas um colector de 255Wp. Significa isto que o equipamento poderia produzir, se tivesse a orientação óptima e sem perdas, os ditos 255W. Mas não é o que acontece. Por volta das 14h, consegue, em dias de verão sem nuvens, 234Wp (valor medido por mim). Mas é variável ao longo do dia. Portanto, os consumos residuais que tenho em casa, ou alguns não tão residuais, esgotam a produção existente. Há-de haver alguns momentos do dia que, face à produção existente, mínima, e aos consumos que possam não estar a acontecer (arca congeladora e frigorífico sem o compressor a funcionar), o diferencial está a ser injectado na RESP. Mas, lá está, como a produção não é muita, o que é “oferecido” de bandeja à rede também não é grande perca.

          2. Avatar de Mitra
            Mitra

            @GM Tenho 3.5K e preciso 2.4K e maior parte do dia anda nos 2.8K chegando várias vezes a 3.4K, mas não seja por isso mais 500 paus meto mais 1K, o material anda ao preço da chuva se souberem comprar 😉

            Estou na mesma situação o que produzo a mais vai para a rede mas de forma gratuita.

        2. Avatar de Américo Mendes
          Américo Mendes

          Verdade o que escreve, mas, existe uma alternativa para apartamentos que não vejo discutida.
          Uma bateria de, diria, 5 kWs, a carregar durante a noite (bi-horário) para consumo durante o dia seguinte.
          Desta forma, consegue-se reduzir em 50% (algo menos, por conta dos impostos) o consumo.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Aumento porque? Paises onde existe mais carros electricos a electricidade é mais barata.
      Alguns até possuem tarifas especificas para para veiculos electricos com preços bastante reduzidos.

      1. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        sim nós até nem estamos em Portugal…

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Exactamente. O aumento nao está relacionado com o facto de existirem carros electricos, mas sim porque querem e podem

  6. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Tem de ter pelo menos mais 90% de autonomia, para compensar as deslocações dos milhares de portugueses que fazem diariamente Viseu-Faro-Viseu em trabalho, nos seus carros a diesel que consomem 1 litro por cada 750km.

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      *900%

  7. Avatar de TiGaSPT
    TiGaSPT

    Mais um EV para encher chouriços, mais vale a malta aguentar com os carros a gasolina ate haver carros a hidrogenio e combustiveis sintéticos

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Se quiseres pagar exatamente o mesmo que pagas pelo combustivel agora sim o melhor é espares se quiseres algo mais barato são eletricos

    2. Avatar de FAR
      FAR

      Já cá faltava o comentário do empelastro do hidrogénio 😀

      1. Avatar de GM
        GM

        Está à espera da central de Sines….

    3. Avatar de driving.algarve
      driving.algarve

      TiGaSPT tem por aí uma cadeira bem confortável? Então pode ficar sentado uns bons 10 a 15 anos à espera dos a hidrogénio a um preço recomendável… Duvida? pesquise no Youtube por “QUÉ COCHE COMPRAR? La CRUDA realidad del mercado”. Ligue as legendas para português pois está em espanhol.