Mais um escândalo? Toyota assume irregularidades em motores

28 Comentários

Como diz o ditado popular, “anda meio mundo a enganar outro meio”. Depois do escândalo Dieselgate, do grupo Volkswagen, outras marcas têm assumido também irregularidades na sua ação. A mais recente foi a Toyota.

Escândalo? Toyota assume irregularidade em motores a gasóleo


Modelos em causa da Toyota: Land Cruiser Prado, Land Cruiser 300, Hilux, Fortuner e a carrinha Hiace

De acordo com as informações mais recentes, a Toyota assumiu que a filial Toyota Industries Corporation (TICO) cometeu várias irregularidades nas medições de potência de três motores a gasóleo. Estes motores estão instalados em 10 dos modelos da marca  veículos vendidos a nível mundial.

Em comunicado a marca japonesa já veio referir que decidiu suspender temporariamente as exportações dos motores e dos modelos equipados com os mesmos componentes.

No que diz respeito a motores, estão em causa os modelos Land Cruiser Prado, o Land Cruiser 300, a Hilux, o Fortuner e a carrinha Hiace.

Escândalo? Toyota assume irregularidade em motores a gasóleo

A empresa pede desculpas pelos “incómodos e preocupações causados” e refere que “Não é necessário deixar de utilizar os motores ou os veículos”. Segundo é referido, as irregularidades consistiam no facto de, durante os testes de certificação, a Toyota Industries Corporation (TICO) medir o desempenho da potência utilizando um programa de computador diferente do utilizado na produção em série, mostrando resultados que apresentavam menos variações.

Este é mais um problema, de escala global, que se junta a uma série de irregularidades relacionadas com o controlo da qualidade dos veículos da Toyota.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O esquema das baixas emissões anda por todo o lado…

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O que é que a potência dos motores tem a ver com emissões?

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Tem tudo a ver, pois as certificações declaram x cavalos para y emissões o que não estava a acontecer, tiraram potência para ir de encontro as emissões desejadas.

      2. Avatar de JL
        JL

        Tudo, potência traduz-se consumo, consumo são emissões.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Não concordo.
          2005 Peugeot Partner 2.0 HDI 90 CV Emissões de CO2 :152 g/km
          2018 Peugeot 3008  2.0 HDI  180 cv Emissões de CO2 :124 g/km

          1. Avatar de JL
            JL

            Por foram aldrabadas, não há como consumir gasóleo sem haver emissões.

          2. Avatar de NelsonR
            NelsonR

            Um tem filtro de particulas e o outro não, será?

          3. Avatar de JL
            JL

            Filtro de partículas não reduz CO2.

          4. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Estás a comparar carros de gerações completamente diferentes com pesos diferentes com normas de emissões completamente diferentes, a partner é Euro 4 não tem sequer filtro de partículas o 3008 é Euro 6 já com filtro de partículas. A evolução dos motores em termos de emissões é praticamente nula os motores a combustão já têm muito pouco para evoluir o que se faz é espetar para lá filtros coisas que só prejudicam a vida do carro

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “não há como consumir gasóleo sem haver emissões.”
            @Basta incorporar biocombustível, solução que vc teima em chutar para canto.

            @Gonçalo, como já foi dito pelo @JL, a função desses filtros não é reter o CO2!
            Podes comparar motores de capacidade semelhante em carros do mesmo segmento e marca que os resultados não vão falhar. O Carro mais recente e mais potente vai emitir sempre menos que o seu equivalente mais antigo e menos potente:
            2006 A4 (B7) 2.0 TDI 170 cv Emissões de CO2 154 g/km
            2015 A4 (B9) 2.0 TDI 190 cv Emissões de CO2 106 g/km
            Portanto maior cavalagem não é sinónimo de maiores emissões.!

          6. Avatar de JL
            JL

            E também não há como consumir biocombustíveis sem ter emissões, a diferença é que o saldo não é tão negativo, mas elas contam na mesma para esses números.

            “Portanto maior cavalagem não é sinónimo de maiores emissões.!”

            Não, é só sinonimo que a aldrabice continua.

          7. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            @Yamahia isso são os valores verdadeiros ou são os valores aldrabados da VW?

      3. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Tudo a falcatrua é mesmo essa

  2. Avatar de Simão
    Simão

    A VW é que era o vilão, mas isso fazem todos, mesmo que de maneiras diferentes

  3. Avatar de JL
    JL

    “ah e tal temos soluções de baixas emissões, cof cof cof”

    1. Avatar de opah
      opah

      lá vem o cego…

      1. Avatar de JL
        JL

        E surdo, senão há já sabíamos disto há muito tempo.

        Bom dia Hugo

  4. Avatar de Antonio+Vasco
    Antonio+Vasco

    Mais 1 prego no caixão dos fumarentos.
    Hoje ouvi mais uma mentira que até doi:
    Um vendedor de uma marca top alemã, que até vende eléctricos, a desincentivar um cliente de comprar electrico porque se bater e os airbags dispararem, a bateria tem que ser trocada, e no caso do carro em questão, só a bateria custava entre 30 e 40,000€.
    Já ouviram falar disto?

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Já. De facto há casos de carros elektros semi-novos cujas baterias são deitadas no lixo, em resultado de pequenos toques no trânsito, devido à impossibilidade de reparação em consequência das marcas não disponibilizarem informação de acesso à bateria.
      Uma das marcas mais visadas neste particular é a Tesla!

      1. Avatar de JL
        JL

        Há? Mostre lá onde está esse lixo ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Procure na Hydrovolt ou no fundo do mar!

          1. Avatar de JL
            JL

            Ah bem me parecia que era nos seus sonhos.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Porra diz me já onde é que elas andam estou à procura de uma bateria dessas para pôr em casa e não há em lado nenhum se for de um tesla ainda melhor

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Uma vez também fui a um stand de uma alemã bem conhecida interessado num hibrido plug-in e o homem esteve 1 hora a lixar-me a cabeça contra os elétricos, inacreditável o pessoal leva isto como se fosse benfica sporting, naquela altura acabei mesmo por comprar o hibrido plug in e agora 7 anos depois estou muito satisfeito investimento mais do que pago com a poupança no dia a dia

  5. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu logo vi lá como cá a culpa é sempre ou do TICO é do TECO 🙂 🙂

  6. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Mas o que me deixa mais preocupado são os terroristas, agora como é que vão ultrapassar o trauma / sentimento de culpa por andarem a dar cabo do planeta com as belas Pick-up Hilux a cagar mais poluição do que devia 🙂 🙂
    Nem imagino nos remorsos que esta gente deve de ter 🙂

  7. Avatar de Tiago
    Tiago

    Que o JL não entende nada de motores electricos já todos sabem, mas pelos vistos nem motores a combustão.
    Quem sabe um dia se mostre um entendido de patins em linha

    1. Avatar de JL
      JL

      Refute o que disse de errado e assim podemos dialogar, não é Hugo ?