Conheça a Telosa: cidade futurista que funcionará com energia 100% renovável

14 Comentários

Já imaginou viver numa cidade tecnológica, revestida pelo verde das árvores, onde trabalha perto de casa e tem à sua disposição um vasto leque de opções de transporte? E além disso, preocupações como a criminalidade, que muitas vezes assolam as grandes cidades, são coisas do passado? Pois bem, há quem a queira tornar realidade. Conheça a Telosa.


Essa cidade é o sonho de Marc Lore, bilionário que ficou conhecido por fundar a startup de e-commerce Jet.com, que foi adquirida pelo Walmart em 2016. Após o negócio, o empreendedor tornou-se líder de vendas online e obteve resultados inesperados. No entanto, em 2021, decidiu deixar o cargo.

Depois de quatro anos e meio a trabalhar para o Walmart, Lore estava pronto para assumir um novo empreendimento. O empresário de sucesso queria dedicar o resto da sua vida ao desenvolvimento de “uma cidade do futuro sustentada por uma visão reformada do capitalismo”. A cidade de 400 mil milhões de dólares basear-se-ia num novo modelo social.

Trata-se de Telosa City, um projeto que, segundo o seu site oficial, será construído no Nevada, Utah, Idaho, Arizona ou Texas. O “farol da cidade” será o seu edifício mais avançado e importante, a Equitism Tower. Terá um telhado cheio de painéis solares que ajudarão a cumprir o objetivo de uma cidade alimentada a 100% por energia renovável.

Telosa: cidade acolherá 5 milhões de pessoas

Tudo na cidade funcionará segundo um modelo económico chamado “equitismo”, que é apresentado como uma proposta de crescimento inclusivo em que os residentes estão diretamente envolvidos na cidade em que vivem e têm acesso a serviços de alto nível. O conceito diz que “à medida que a cidade melhora, os residentes melhoram”.

Telosa City tem como objetivo acolher 5 milhões de pessoas e proporcionar igualdade de oportunidades a todos os residentes. A cidade terá um Departamento de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) que desempenhará um papel de liderança no desenvolvimento deste novo sistema social.

Ao nível da habitação, a cidade promete desenvolver um esquema urbano sustentável com inovação arquitetónica e “estética vibrante”. Haverá um programa de acesso à hipoteca para permitir que os residentes tenham acesso a habitação a preços acessíveis. O sistema de saúde terá clínicas e hospitais abertos a todos os residentes.

Em termos de economia, Telosa City promete ter zonas económicas especiais, embora o desenho urbano deva garantir que nenhuma pessoa tenha de se deslocar mais de 15 minutos para chegar ao trabalho. A cidade pretende eliminar o conceito de condução de automóveis através da introdução de veículos totalmente autónomos.

Os veículos autónomos serão elétricos, mas não serão o único meio de transporte disponível na cidade. Haverá também a possibilidade de optar por bicicletas elétricas ou táxis voadores. Paralelamente, o transporte de mercadorias será efetuado principalmente em carris subterrâneos que serão escondidos da vista dos habitantes.

Como se pode ver, é um projeto realmente ambicioso. A grande questão é saber como será concretizado. O objetivo é que Telosa City receba os primeiros habitantes em 2030.

 

Leia também:

Baterias feitas com água salgada podem resolver um problema das energias renováveis

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de nope
    nope

    Mais tabaco e menos moonshine…

  2. Avatar de João
    João

    Utopias comunistas, enfim.

    1. Avatar de João+Tavares
      João+Tavares

      Não sejas reacionário,fica-te mal…

  3. Avatar de Lucas
    Lucas

    Em teoria isto soa muito bom e bonito. Mas o mais provável é que esta “cidade” acabe por se tornar em mais um Slab City.

    1. Avatar de Joaquim Afonso
      Joaquim Afonso

      yahhh.
      um habitante de lá: “estou numa depressão enorme faz 2 semanas. Alguém roubou o meu gato”
      LOLOL

  4. Avatar de Joaquim Afonso
    Joaquim Afonso

    Departamento de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)
    LOLOLOL

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Basta ver bem a primeira foto e o “wokeismo” está lá todo.

      1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
        NegacionistaPorqueDáJeito

        Completamente, nota-se que tiveram o cuidade de picar todas as checkboxes, e mesmo assim vai haver gente ofendida porque não se viu ali representada.

  5. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Comuna Amish, mas invertida

  6. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Isto seria possível se o dinheiro fosse ilimitado mas como não é nunca na vida poderia funcionar a não ser que os investidores do projeto estivessem dispostos a perder toneladas de dinheiro

    1. Avatar de Eu
      Eu

      A ter em conta com o que os EUA exportam a sua inflação, pode dizer-se que sim.
      Todo o FIAT hoje é infinito.
      Se ainda pensam que o dinheiro que vocês têm no bolso se vale alguma coisa, é só ter a noção que ele é criado absolutamente do nada.

  7. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    seria alta em taxas de suicido

  8. Avatar de Doo
    Doo

    Construir grandes cidades do nada e’ para regimes ditatoriais e normalmente o desfecho são cidades fantasma. A razão e’ que para as pessoas se instalarem precisam de emprego e para as empresas se instalarem precisam de pessoas, como estes dois princípios demoram um tempo (meses, anos) e’ a razão pela qual estes projetos falham. Podemos muito bem implementar essas melhorias nas cidades já existentes, basta querer.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      US são peritos nisso, umas funcionam outras viram fantasmas, olha Las Vegas.