Lancia Ypsilon Rally 4 HF: um ícone do passado que regressa à competição

14 Comentários

Quem se lembra do Lancia Delta Integrale a espalhar magia pelos traçados de rally? São memórias que a marca italiana, fundada em Turim no ano de 1906, parece não querer deixar cair no esquecimento. O Lancia Ypsilon Rally 4 HF é a proposta mais desportiva do novo utilitário que está prestes a regressar ao mercado europeu. Mas, há também novidade nos elétricos!


Ypsilon Rally 4 HF… o novo carro de rally da Lancia

A marca italiana vai regressar ao Campeonato do Mundo de Rally 4 da FIA com o Lancia Ypsilon Rally 4 HF, a versão mais radical do novo modelo que será fabricado em Espanha. A empresa automóvel Lancia, pertencente ao grupo Stellantis, anunciou esta semana o seu regresso à competição mais de três décadas após o seu adeus aos ralis.

O Diretor-Geral da marca italiana, Luca Napolitano, anunciou a notícia durante uma conferência de imprensa realizada em Turim, na companhia do Diretor-Geral da Stellantis, Carlos Tavares.

A empresa italiana, que após 32 anos de ausência da competição continua a ser a marca mais bem sucedida de todos os tempos no mundo dos ralis, participará a partir de 2026 na categoria R4 com o Lancia Ypsilon Rally 4 HF, do qual apenas foi revelada uma antevisão.

O Lancia Ypsilon Rally 4 HF será a versão mais radical do novo Ypsilon a ser produzida em Figueruelas (Saragoça).

Esta versão será equipada com um motor turbo de 1,2 litros, 3 cilindros e 4 válvulas, conseguindo uma potência máxima de 212 cv.

Equipado com tração dianteira, transmissão mecânica de 5 velocidades e um diferencial autoblocante, o modelo terá como objetivo a vitória no Grupo 4 do Campeonato do Mundo de Rallys (WRC).

É um novo começo ao perfeito estilo da Lancia, caracterizado pela ambição, pragmatismo e humildade.

Afirmou Napolitano, que recordou o passado glorioso da Lancia no mundo das corridas: 15 campeonatos mundiais de ralis, três campeonatos mundiais de resistência para construtores, uma vitória na Mille Miglia, duas na Targa Florio (Giro di Sicilia) e outro título na Carrera Panamericana.

Lancia lança-se nos elétricos

A Lancia também apresentou na segunda-feira o novo Ypsilon HF, a versão de alto desempenho do Ypsilon 100% elétrico, o primeiro automóvel da nova era da marca que chegará ao mercado em maio de 2025.

Alimentado por um motor elétrico de 240 cv e acelerando dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos, o novo Lancia Ypsilon HF terá uma suspensão rebaixada, uma via alargada e uma forma agressiva e musculada, inspirada nos automóveis icónicos mais radicais que fizeram a história da marca.

O Ypsilon não será o único modelo Lancia a receber uma versão HF. Depois do Ypsilon HF, o Lancia Gamma e o Lancia Delta também terão uma versão de alta performance com o logótipo HF, que significa High-Fidelity e foi criado em 1960 por um grupo de clientes fiéis da marca.

A Lancia voltará a dispor de uma gama completa e elegante, com uma oferta financeira que lhe permitirá posicionar-se no centro do mercado para oferecer exclusividade ao grande público.

Conclui Napolitano.

Esta proposta, o Ypsilon Rally 4 HF, irá permitir a Lancia regressar à competição, procurando repetir sucessos como os que ficaram na história, entre eles o Stratos, 037, Delta S4 e Delta Integrale.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís
    Luís

    É apenas um 208 com outra roupa. Não vale nada.

  2. Avatar de saul
    saul

    O Lancia Delta Integrale é mais carro com 40 anos que a vasta maioria do lixo que se compra hoje.

  3. Avatar de Simão
    Simão

    As marcas estão a “estragar” as nomenclaturas com história.
    Se querem fazer carros a pilhas com carácter desportivo ( seja ele qual for ) ao menos que lhes metam outra nomenclatura.
    Neste caso estar a meter o HF nestes modelos é estar dar cabo de anos de história e sucesso dos antigos modelos HF.

    1. Avatar de JL
      JL

      A lancia não está a fazer nenhum a pilhas.

      Sabe o que quer dizer HF ?

      1. Avatar de Fred
        Fred

        Eu não, e provavelmente muitos outros também não.
        Será que podes explicar? Agradecido.

        1. Avatar de JL
          JL

          High Fidelity, não tem nada a ver com som, mas são carros para cativar a fidelidade dos clientes.

        2. Avatar de Blackbit
          Blackbit

          Nada que o chatGPT não possa esclarecer:
          “As letras “HF” no Lancia Delta HF significam “High Fidelity”. Esta sigla foi usada pela Lancia para denotar os seus modelos de alto desempenho, enfatizando a precisão e a qualidade na engenharia e no desempenho do veículo. O termo “High Fidelity” originalmente vem do campo da tecnologia de áudio, onde significa reprodução sonora de alta qualidade e sem distorções, mas no contexto dos carros Lancia, simboliza uma elevada fidelidade em termos de performance e experiência de condução.”

          1. Avatar de BP
            BP

            Coisas que o chatgpt não diz: HF, era o clube de cliente mais fieis da Lancia, maior parte fazia corridas e rally, mais tarde passou a ser designada Squadra Corse, dando ao inicio da equipa de rally oficial da Lancia, isto no tempo do Lancia Fulvia e anteriores

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Se fosse “Turbo” ou “GTI” ainda te dava razão, mas agora HF – significa alta fidelidade – não faz sentido estares a barafustar até porque é uma sigla que é transversal a vários modelos de carros e não apenas um.

  4. Avatar de Dinis
    Dinis

    A Lancia volta aos Rallys. O Y é um ícone mas nunca competiu… O título do artigo estaria bem se fosse, por exemplo, o Delta.

    1. Avatar de Vítor M.

      O HF 😉 aliás, fiz questão de escrever para os que não sabiam “O Ypsilon não será o único modelo Lancia a receber uma versão HF. Depois do Ypsilon HF, o Lancia Gamma e o Lancia Delta também terão uma versão de alta performance com o logótipo HF, que significa High-Fidelity e foi criado em 1960 por um grupo de clientes fiéis da marca.” basta ler 😉 está lá tudo.

      1. Avatar de Dinis
        Dinis

        “Lancia Ypsilon Rally 4 HF: um ícone do passado que regressa à competição” não dá a entender que o ícone é o “HF” e não o Ypsillon… O português não é o melhor é só isso…

        1. Avatar de Vítor M.

          É uma questão de interpretação. Pois, nenhum carro HF é o mesmo que o anterior e sempre foram ícones nos ralis. Este será mais um HF e, como tal, agora num Ypsilon, pisa as peugadas dos seus antepassados. Não podes levar tudo à letra, mas sim no contexto. Mas também é verdade que muitas vezes as pessoas não percebem e querem tirar o assunto só pelo título. Está errado, porque não se pode meter tudo no título.