Inédito: Venda de carros electrificados ultrapassa os diesel na Europa

74 Comentários

As dúvidas de que o futuro do segmento automóvel passa pela eletrificação são cada vez menores. As vendas de carros eletrificados (onde se incluem os híbridos, híbridos plug-in e 100% elétricos) têm vindo a crescer significativamente e em setembro registou-se um momento inédito.

A venda de carros eletrificados ultrapassou os com motor a diesel na Europa. Conheçam os números.

Inédito: Venda de carros electrificados ultrapassa os diesel na Europa


O ano de 2020 tem sido muito turbulento para o mercado automóvel à escala global, e particularmente na Europa. Embora a emissão de matrículas (vendas) para automóveis tenham caído 29% durante os primeiros nove meses do ano – para 8,54 milhões de unidades – há sinais claros de que a Europa está pronta para uma revolução elétrica. De acordo com os números da JATO de setembro de 2020, essa revolução já começou.

Vendas de carros eletrificados batem os com motor a diesel

Segundo a consultora JATO Dynamics, em setembro, o número de matrículas para carros eletrificados foi superior às dos veículos com motor diesel. Além disso, de acordo com a análise de mercado, a procura de carros a gasolina e diesel registou uma quebra de dois dígitos em setembro de 2020, face ao período homólogo de 2019.

As matrículas de carros a gasolina representaram 47% do volume total do mercado europeu, ou seja, uma quebra de 12% face a 2019. Relativamente aos automóveis com motor a diesel, a quebra foi de 4%. O número de matrículas para carros eletrificados disparou (de 11% para mais de 25%).

Inédito: Venda de carros electrificados ultrapassa os diesel na Europa

É verdade que os valores são mínimos, mas o número de matrículas para veículos eletrificados ultrapassou mesmo o número de matrículas para carros com motor a diesel. No total foram matriculados 327 800 unidades de carros eletrificados em setembro (um crescimento de 139%).

Na tabela seguinte é possível ver o TOP de vendas das diversas marcas por segmento.

Ainda segundo a consultora, foram matriculados em setembro 1,3 milhões de veículos nos 27 países da Europa. Tais números revelam que houve um aumento de 1% face a 2019 para igual período.

Jato

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    Cá em Portugal só não acontece isso devido aos preços elevados dos impostos e o fraco apoio na compra de veículos elétricos comparado com o resto da Europa.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Meu caro, os impostos elevados pesam muito mais num veículo diesel que num eléctrico que até tem isenção de alguns impostos, como por exemplo o ISV que pesa e muito no preço de um diesel!!!!!

      Nós, devido ao nosso muito menor poder de compra, compramos o que é mais barato ou económico (nem sempre sinónimos) e os eléctricos dificilmente encaixam nestes adjectivos!!!!!!

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Por essa ordem de ideias comprávamos muito mais carros a gasolina, 1.0 e 1.1 do que carros a diesel.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          É só ler o meu último parágrafo, eu transcrevo, é mais fácil: “compramos o que é mais barato ou económico”

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Toca a comprar eléctricos. Isso é o futuro.
    Deixem os diesel para a malta como eu.

    1. Avatar de Abreu
      Abreu

      Já agora faz uma reprogramação para pintares a traseira de preto. Fica bonito!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Sabes lá tu o que é uma repro bem feita. Resume-te á tua insignificância mecânica.
        Sabes quantos modelos vêm de origem com repro? Vai pensar…

        1. Avatar de Abreu
          Abreu

          A minha insignificância mecânica levou a adquirir um eletrico novo. Como não tem partes mecânicas e não pago IA, o meus dois neurónios levaram me para esse caminho.

          1. Avatar de Mintas
            Mintas

            Felizes aqueles que ainda acreditam no Pai Natal.
            Na marca do carro que compras-te vai lá ver os preço que te cobram por cada UT em V. eléctricos e compara com os térmicos.
            Queres ver que os carros eléctricos não têm revisões…
            Se for carro para empresa vale a pena por causa das vantagens fiscais se for particular, é melhor esquecer mais vale os motores térmicos.
            É começar a poupar já para trocar as baterias, ou então trocar de carro de x em x anos.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Nao tem partes mecanicas? Deve ser uma nuvem mágica então.
            Que ignorância meu deus…

        2. Avatar de IonFan
          IonFan

          Nenhum vem com “repro” de origem. “repro” é a abreviatura de reprogramação (da centralina). Os carros de origem vêm com a centralina programada. Não vêm com a centralina re-programada…

    2. Avatar de TRaveller
      TRaveller

      Quando só tu tiveres diesel vais atestar o carro no sitio que eu cá sei ou vais ter varias bombas de combustível só para ti

      1. Avatar de Milarilas
        Milarilas

        Sim, daqui a 50 anos quando já nenhum de nós cá estiver.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Já os carolas como tu do passado, diziam que a esta altura já não era para haver diesel…á muito tempo.
        Vai pensando que o tempo vai passando 🙂

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Pra mim não é surpresa nenhuma, as empresas renovam a sua frota por viaturas plugin com ajudas do estado, mas que na verdade são usadas como se fossem apenas a gasolina ou diesel pois raramente são carregadas, ou seja altas máquinas com altos consumos mas que por ter lá onde ligar o cabo, são “amigas do ambiente” e entram para o grupo dos “eletrificados”

    1. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      Generalizar não é correto se algumas fazem não quer dizer que todas façam conheço várias pessoas com carros de frota híbridos plug in que fazem uso normal da viatura ou seja usam sempre que possível (viatura carregada) a parte elétrica.

      1. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Eu também usaria, a curto espaço estou a poupar dinheiro mas o elétrico ainda deixa a desejar, principalmente pelas baterias, então se lhe deres o uso que dás a um a diesel, em 1 ano tens que comprar baterias novas. Depois infraestruturas, ainda são fracas

        1. Avatar de Abreu
          Abreu

          Tá se a ver que não percebes nada da matéria.

          1. Avatar de rui
            rui

            Sendo assim, se não te importares, explica essa matéria.

        2. Avatar de Hugo Sá
          Hugo Sá

          Hahaha trocar beterias de ano em ano você tem um piada. As baterias que vão passar a vir com os novos tesla dão para mais de 1 000 000 de km espero que saiba contar os zero. As baterias de agora já dão para 8 anos. Comece a aprender a fazer contas.

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      A grande maioria dos híbridos carrega a bateria quando anda a combustível, como é que vai dar a volta a esse comentário?

      1. Avatar de Mintas
        Mintas

        Todos os híbridos carregam a baterias.
        A questão que o Rui expôs é que “renovam a sua frota por viaturas plugin” ou seja PHEV – Plug-in Hybrid Electric Car, que para terem autonomia via baterias, estas têm que ser carregadas externamente, numa tomada, pois o carregamento das baterias em andamento é relativamente residual, e ao não efectuarem esse carregamento lógico que não estão a tirar partido da locomoção eléctrica usando assim só o motor térmico.

  4. Avatar de Milarilas
    Milarilas

    Esses carros são péssimo investimento. Não duram mais de 5 anos. Depois a bateria custa o mesmo que o carro. Mais uma vez, os compradores não percebem nada do que estão a comprar e pensam que são ricos. Quem comprou um Tesla há 5 anos já está completamente obsoleto e a bateria degradada ao ponto de não compensar o preço inicial. Deixem os elétricos para os ricos a sério que podem comprar carros de 2 em 2 anos. A tecnologia evoluirá consoante a vontade deles. A classe média que se preocupe em viver à escala e a comprar com qualidade e não porque está na moda ter um Tesla ou um Nissan. Enfim… Vivemos num mundo em que só trabalham para curto prazo e para aproveitar os benefícios fiscais e meter ao bolso, depois a empresa vai à falência e a administração aproveitou os benefícios todos mas não deu retorno nenhum.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      99,9% dos carros são péssimos investimentos.

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        100% dos carros não são investimento. Esse é o maior erro de todos. Comprar carro é consumo. E é isso que se quer com toda a nova geração de carros a pilhas. Consumir, consumir, consumir.

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Entao eu sou excepcao, tenho um eletrico desde 2014 sempre a dar-lhe, já com mais de 300 mil km.

      E sim é um Tesla.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Por curiosidade, que modelo é e com que degradação estão as baterias depois de 6 anos e 300mil km?

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Model S 75D, a autonomia anunciada de origem é 380km a real anda a volta de 340/350km dependendo de vários factores tais como o percurso e o pé claro.

          A bateria neste momento está em cerca de 87% da capacidade total, e consigo por norma fazer cerca de 320km numa carga.

          A bateria que está no carro já nao é a original, foi trocada ao fim de 2 anos(se nao me engano) já fora da garantia (devido aos km percorridos) pela Tesla como se estivesse em garantia.
          Este carro foi um dos primeiros a ser vendidos na Europa, e como tal na altura ainda haviam alguns problemas e defeitos de fabrico, que sempre foram prontamente resolvidos pela marca.

          Estava a confirmar, o carro neste momento mostra 239 mil milhes, quase 400 mil km percorridos.

          Como uso regularmente os superchargers da Tesla, quase sem gastar dinheiro em eletricidade.

          Total gasto até agora em manutencao e pecas que tive eu de trocar (sem contar com penus) mais ou menos £1600.

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            E entretanto, ninguém mais respondeu. Engraçado comparar factos com mitos não é?

          2. Avatar de Milarilas
            Milarilas

            > A bateria que está no carro já nao é a original, foi trocada ao fim de 2 anos <

            Aí está. E não preciso de dizer mais nada. Tiveste sorte por ser comprador de primeira geração e a Tesla estar a dar lucro. Para os modelos recentes, daqui a 2 anos nem a Tesla nem a Renault vai oferecer substituição de bateria.

          3. Avatar de IonFan
            IonFan

            @Milarilas, com 2 anos, sendo que o carro já tem mais 4 em cima e, mantendo o mesmo ritmo desde o inicio, 266.000kms…

            Além disso a Tesla não troca as baterias por novas. Troca por baterias redireccionadas com degradação semelhante 😉

    3. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Ouvem a dica de que uma bateria de um carro custou uma exorbitância. Usam essa dica para sempre, sobre todo e qualquer carro eléctrico. Tesla com 5 anos obsoleto é de morrer a rir.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Sim. Porque vêm-se muitos Teslas antigos a circular…

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Esta malta dos electricos troca de carros de 5 em 5 anos, ara eles um carro com 10 anos é velho e fora de moda.
          Esta gente são uns verdadeiros ecologistas kkkkkkkkk

          1. Avatar de Abreu
            Abreu

            Tem mal em ser ecologista?

            Sinseramente Miguel acho que tens inveja dos elétricos.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Um carro é para durar no mínimo 25 a 30 anos.

    4. Avatar de Hugo Sá
      Hugo Sá

      Leia o comentário que eu escrevi lá em cima para o migas e veja se aprende algo sobre elétricos. Depois falamos.

  5. Avatar de O pirata
    O pirata

    Não há nada como o Diesel. Quem compra eléctrico hoje em dia vai atras da “moda” ou de uma ilusão que é o marketing

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ora nem mais, diesel com selo antigo, dos fiáveis com uma boa repro, FAP e EGR anulados. Máquina.

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Miguel não esquecer da fumarada preta que fica lindo para quem vai na via. O meu sonho era ter um desses com cento e duzentos cavalos!

        1. Avatar de Milarilas
          Milarilas

          Sabes lá do que falas.

          1. Avatar de Abreu
            Abreu

            E tu? Comentários sem suporte viridico. A inveja mata!

    2. Avatar de Paulo Favinha
      Paulo Favinha

      Portanto os elétricos são moda? Velhos do Restelo…
      Eu comprei o meu por vários motivos, mas um dos principais foi não contribuir para a degradação do meio ambiente. Sim, são mesmo menos poluentes, nem vale a pena por isso em questão.
      Ainda bem que as marcas vão parar de fazer carros a diesel rapidamente.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Eu acho que deverias era de comprar um unicórnio cor-de-rosa.
        Se não encontrasses andavas de transporte público como aqueles que realmente querem proteger o ambiente.

        1. Avatar de João Duarte
          João Duarte

          Que argumento ridículo. Ter um carro não significa que não te preocupes com o meio ambiente. Se todos nós tivéssemos um elétrico o meio ambiente estava bem melhor. Isso não tem discussão. Podes preocupar-te com o ambiente e ter um veículo automóvel. Até porque nem toda a gente tem possibilidade de ir para o trabalho de transporte público. O meu é a diesel porque infelizmente os elétricos são caríssimos e porque a tecnologia ainda não está no ponto ideal para ser prático financeiramente sustentável. No dia que for não tenho dúvida que é uma alternativa muito mais amiga do ambiente do que os veículos a combustão, pelo menos com as tecnologias atuais.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Transporte Público também produz poluição.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Mas é a dividir por muitos, e já há transportes publicos a gás ou electricos.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Continuam a ser poluentes. Logo não se está a cortar a poluição só a reduzir.

        3. Avatar de Milarilas
          Milarilas

          São todos pseudo-ambientalistas… Olhem para mim! Estou na moda porque comprei um carro com uma pegada ambiental enorme em minas de lítio estrangeiras. Podia andar de autocarro? Sim, mas olhem para mim! Sim! Eu sou o esplendor da raça humana! A Humanidade vai melhorar porque comprei um carro por 100k e um telemóvel que não vem carregador, mas tenho de comprar à parte, gastando mais o ambiente com mais embalagens e transporte!

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            +1
            Mais vale carro a combustível. Carro vem do stand e o combustível da fonte debaixo do posto de abastecimento

    3. Avatar de Louro
      Louro

      Se me viesses dizer gasolina ainda era mais ou menos discutivel, agora diesel?

      Estou a ver que há muito agricultor em Portugal

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Além do diesel ser mais barato, arranja-me lá um carro segmaneto C ou D com mais de 140cv 300nm e consumo de 6tl a gasolina.

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          O meu carro é do segmento D, tem 450cv e 500nm (medido no dínamo) e gasta o equivalente a menos de 1.5l/100km 😉

      2. Avatar de Mintas
        Mintas

        Caso não saibas o motor Diesel é o mais eficiente. É por isso que é muito usado.

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Por essa lógica vamos andar todos de carro eléctrico. Um motor a diesel moderno tem cerca de 45% de eficiência enquanto um motor eléctrico tem mais de 95%.

  6. Avatar de LA
    LA

    É sinal que há dinheiro com fartura.

    1. Avatar de Mintas
      Mintas

      Pois claro, temos um Governo que nos deixa enriquecer.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Repito o que escrevi em cima:
    Nós, devido ao nosso muito menor poder de compra, compramos o que é mais barato ou económico (nem sempre sinónimos) e os eléctricos dificilmente encaixam nestes adjectivos!!!!!!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Como é óbvio, os milhões de tuctuc com motores a dois tempos altamente poluentes que andam na India, não são comprados porque os indianos gostam deles.
      Há excelentes caaros diesel a 10.000 e 15.000 euros nos usados.

  8. Avatar de ZeDasCabras
    ZeDasCabras

    quanto tempo costumam dar de garantia ás baterias destes veículos ?

    1. Avatar de TRaveller
      TRaveller

      O que tenho visto no minimo são 5 anos

      1. Avatar de ZeDasCabras
        ZeDasCabras

        e quanto custa uma bateria para um carrito destes ?

        1. Avatar de Mintas
          Mintas

          Quase que dá para comprar um carro do segmento B, motor combustível ou comprar um do segmento A.
          O preço das baterias depende da marca do carro, então a do BMW I3 dá para comprar 2 carros combustível do segmento B.

    2. Avatar de Abreu
      Abreu

      No meu Zoe vem com 8 anos.

      1. Avatar de Mintas
        Mintas

        8 anos ou 160.000 km.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          8 anos ou 160.000km isso é considerado um semi-novo

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Ainda não entendi essa dos “semi-novos”, no meu conceito há novos e usados, isso é conversa de vendedor para otários.
            Um carro com 160.00 km semi-novo 🙂 🙂 🙂

    3. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      De lembrar que garantia não cobre Kms percorridos.

    4. Avatar de Hugo Sá
      Hugo Sá

      10 anos nos tesla

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Não são elétricos. São eletrificados, ou seja, são os elétricos e os híbridos.

    Em bom rigor está-se a trocar diesel por SUVs híbridos de alta cilindrada que nunca são usados no modo elétrico. E com bons apoios fiscais, mas só para empresários…

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    Eu quero ver é quando quiserem vender os seus elétricos quem é que vai pegar neles… Não vejo grande futuro para o mercado de usados pelo menos com esta geração de baterias.

    1. Avatar de Mintas
      Mintas

      Quem vende um eléctrico é porque não quer arcar com o preço das baterias, quem era o papalvo que ia comprar um usado para depois investir nas baterias ? Ainda por cima são baratas…

    2. Avatar de TRaveller
      TRaveller

      Por isso no estudo de um site conhecido de vendas de carros usados não são os mais procurados e os que estão menos tempo para ser vendidos.
      E acho que daqui a 5 anos vai ser é bastante mais difícil vender um carro a diesel.