Portugal: Conheça já todos os novos sinais de trânsito

43 Comentários

Foram hoje publicadas em Diário da República alterações ao regulamento de sinalização de trânsito. A partir de 1 de abril de 2020 não poderão ser colocados novos sinais que não cumpram as normas agora aprovadas.

Os novos sinais têm como objetivo indicar zonas de residência e de circulação de veículos com emissões reduzidas de poluentes. Vamos conhecê-los.

Portugal: Conheça já todos os novos sinais de trânsito


Será já em abril de 2020 que serão colocados nas estradas portuguesas um novo sinal de trânsito e novos sinais de informação. O novo regulamento, já publicado em Diário da Repúblicacria sinais de trânsito a indicar zonas de residência ou de coexistência de viaturas e peões, assim como zonas de emissões reduzidas, onde só podem circular veículos menos poluentes.

Novos Sinais de Trânsito

Segundo o Público, a principal novidade é a introdução de um sinal de fundo azul que sinalizará as zonas de residência ou de coexistência, concebidas para utilização partilhada por peões e veículos, e “onde vigoram regras especiais de trânsito”. Os sinais H46 (zona residencial ou de coexistência) e H47 (fim da zona em questão) serão utilizados dentro das localidades, sendo que o primeiro será colocado em todos os acessos à zona residencial ou de coexistência. 

Portugal: Conheça já todos os novos sinais de trânsito

Será também introduzido um sinal que assinala as zonas de emissões reduzidas, onde só podem circular veículos menos poluentes.

Portugal: Conheça já todos os novos sinais de trânsito

Entre os sinais de perigo, surgem a aproximação de uma passagem para velocípede, o aviso de que a via pode ser atravessada por linces-ibéricos e por anfíbios.

Portugal: Conheça já todos os novos sinais de trânsito

Há também novos sinais de obrigação que indicam uma via obrigatória para motociclos e uma via reservada a veículos com alta taxa de ocupação.

Portugal: Conheça já todos os novos sinais de trânsito

Passam a estar igualmente previstos sinais de alerta, no pavimento da estrada, dos limites de velocidade em locais onde “possam ocorrer situações de especial perigosidade”, em complemento com a sinalização vertical existente, designadamente a que indica a proibição de circulação acima de 30 quilómetros por hora, segundo a Lusa.

Quanto às marcas de sinalização no pavimento, foram introduzidas as suas dimensões com vista “à sua uniformização”.

Todos os novos sinais de trânsito

A nova lei entra em vigor daqui a 180 dias, em março de 2020.

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eh pá, mesmo ontem a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade disse que temos que retirar todo o tipo sapos por causa dos ciganos, e agora metem essa nova sinalização com sapos?

    1. Avatar de censo
      censo

      Esse sinal já existe há algum tempo .

    2. Avatar de luis borges
      luis borges

      Porque os batraquios sao perigosos… batraquios e elefantes 😀

    3. Avatar de Woot!
      Woot!

      Pode ser que ajude na redução dos mesmos. O André Ventura já encomendou uns quantos para por em Loures.

  2. Avatar de roberto
    roberto

    A Zona ZER quer dizer condomínio fechado ou coutada reservada a alguns.

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Alguém sabe qual é a definição de “veículos menos poluentes”?

      1. Avatar de machete
        machete

        Penso que todos os carros de 2000+

      2. Avatar de Titanio
        Titanio

        No DR:
        G5c — Zona de emissões reduzidas (ZER): indicação de entrada numa zona onde é proibido o trânsito de veículos cujas emissões são superiores a um nível definido em painel adicional

        1. Avatar de MMendez
          MMendez

          Continuo a dizer ZER acesso reservado ou Condomínio fechado ou coutada reservada a alguns.
          isto da poluição tem muito que se lhe diga também devem ir colocar estes sinais ali na baixa para os paquetes não entrarem em Lisboa.
          Corrupção no seu melhor 2 pesos e 2 medidas.

  3. Avatar de PedroC
    PedroC

    É da minha vista ou as imagens estão com uma definição ridícula? Alguém consegue ler isto?

    1. Avatar de Joaquim Alcobia
      Joaquim Alcobia

      indeed!

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      É só aumentar a percentagem no documento PDF do Diário da República onde estão publicados e irá ver bem, aqui funcionou.

  4. Avatar de Não Exagerem Na Quantidade de Sinais
    Não Exagerem Na Quantidade de Sinais

    Linces ibéricos? Anfíbios? Porque não porcos-espinho, roedores,…

    1. Avatar de rui
      rui

      porque não há nenhuma espécie dessas protegida em Portugal

  5. Avatar de Maike
    Maike

    Obras de 1 km no IC2 (Sem ninguém a trabalhar) perto de Leiria com limite a 30km/h é totalmente estúpido. Nem a policia vai a essa velocidade. Deveriam ter posto mais 50 e um aviso dos trabalhadores, mas não, puseram assim e está feito, que se f*** o resto. Não vi ninguém a ir ao máximo 30km/h nem querem ir (fui a 30km/h e só se ouvia buzinas atrás de mim e nunca mais saia daí).

  6. Avatar de Pintor
    Pintor

    Se vir um sapo paro o carro para ele passar?

    Tem é de ser um sapo bem grande paro o ver sentado dentro do carro.

  7. Avatar de coiro
    coiro

    Estamos fo di dos com esta mer da de cabroes que em vez de governarem como deve ser só andam com merdas para passarem o tempo afo der os cornos ao Zé.c

    1. Avatar de Edexote
      Edexote

      Não há moderadores para tratar do comentário acima?

  8. Avatar de LSousa
    LSousa

    Essa dos veículos com alta taxa de ocupação o que significa? Só podem circular veículos com quantas pessoas?

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Depende, se disser 2+ só pode circular com 2 ou mais pessoas p.ex.

      Já existem várias vias reservadas assim na Europa, em Portugal, desconheço. É uma espécie de faixa “bus” teoricamente mais vazia para quem faz car sharing, no fundo, é isso.

    2. Avatar de albino negro
      albino negro

      Compras uma boneca insuflável… Enches… Poes uma peruca… E ja podes circular la nessa via…

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Tecnicamente uma boneca insuflável não é um ser humano, embora existam muitos seres humanos considerados boneco(a)s (sem vida interior).

  9. Avatar de fak
    fak

    só eu é que acho que portugal tem sinalização a mais? é sinal para isto e para aquilo, daqui a bocado tá a sair um sinal de aviso a dizer que há traças e mosquitos nas autoestradas…
    meter os sinais em locais de fraca visibilidade, como um sinal de passagem de nivel antes de uma curva apertada até concordo, mas em retas de 100 metros com perfeita visibilidade para a passagem de nivel? é gasto desnecessário da sinalética…
    devo ser só eu, mais ninguém reclama disto, mas às vezes fico a pensar se o estado não acha que eu viro stevie wonder para o que se passa fora dos limites da estrada…

    1. Avatar de Rakso
      Rakso

      Nem sempre as condições de visibilidade são as melhores…

  10. Avatar de Fixo
    Fixo

    Não há um sinal que diga “Estrada com sinais de trânsito tapados pela vegetação”?

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Já apanhei uma multa por causa de um stop com uma folha de palmeira (ou algo parecido) à frente!! 😛

  11. Avatar de Samuel
    Samuel

    Mais sinais de trânsito mas os que são necessários não são criados e são muitos.

  12. Avatar de Saqueador de bits lord
    Saqueador de bits lord

    O sinal do sapo é uma referência ao assapanço e na prática representa o risco de queda de fibra de postes para a estrada.

  13. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Tantos sinais, tantas leis… e continua-se a conduzir na faixa do meio nas autoestradas sem serem multados… enfim… é tuga…

  14. Avatar de Tiago C
    Tiago C

    O Sinal H46 (zona residencial ou de coexistência) já existe nas ruas, pelo menos eu, já vi em dois locais em VN Gaia.
    Um delas, está ao lado da ponte Luís I, no inicio para a nova avenida que fizeram recentemente.

  15. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Devíamos era tirar todos as carta, mas é aprender a conduzir e não tirar a carta 😀

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Tanta coisa com a carta, é só comprar um envelope, escrever qualquer coisa e meter dentro do envelope e já têm a carta.

  16. Avatar de nao
    nao

    então ninguém fala do “local romântico” ? é o sitio onde se vai para fazer o amor…

    1. Avatar de Rui
  17. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Se entendi bem, as zonas residenciais vão ser diferenciadas das “localidades” e com limite de velocidade reduzido para 30? Boa medida! Boa medida é também a de vias para carros com alta ocupação (mais de 2!) em vez de vias reservadas para transportes públicos onde se incluem táxis que são mais poluentes que um um carro pessoal.

  18. Avatar de Tiago Vital
    Tiago Vital

    Impressionante como esse governo gosta de complicar e controlar a vida do cidadão.
    Veículo com alta taxa de ocupação.
    Talvez devesse investir mais nos transportes públicos para tornar eles mais atrativos.

  19. Avatar de PeterSnows
    PeterSnows

    Alguém anda a ganhar muito dinheiro com tanto sinal. Ou existe um estúpido a mandar colocá-los lá.
    É tanto sinal que já nem olho para nenhum deles.
    Quando me quero divertir, e prestar atenção aos sinais, dou-me conta que: de x em x metros na auto estrada tem um sinal de sentido único; ou de proibido virar direita (nas entradas) … existem rotundas com mais de 6 sinais (teria de parar antes de entrar, pensar durante 1 minuto, entender todos os sinais e depois entrar na rotunda).
    E sinais luminosos em rotundas sem quase nenhum transito, onde uma pessoa fica minutos à espera do verde sem nenhum carro dentro da rotunda ….

    Sou só eu que acho que algo está muito mal ?