Ubuntu Budgie 19.10: Para quem quer um Ubuntu ainda mais fofinho

21 Comentários

O Ubuntu Budgie passou a fazer parte da família Ubuntu há uns anos. Esta distribuição vem com o elegante e moderno ambiente gráfico Budgie Desktop, que tem algumas semelhanças com o macOS da Apple.

Recentemente foi lançado o Ubuntu Budgie 19.10 que é baseado na última versão do Ubuntu ‘Eoan Ermine’. Conheçam as novidades.

Ubuntu Budgie 19.10: Para quem quer um Ubuntu ainda mais fofinho


Para quem ainda não ouviu falar, o Budgie (anteriormente designado de Budgie Remix) é um ambiente gráfico de trabalho limpo e fluído que constitui uma alternativa perfeita aos populares projetos nesta área. Tal como o Ubuntu “tradicional”, o Ubuntu Budgie dispõe de várias ferramentas nativas para gestão do sistema e para simplificar algumas ações.

Ubuntu Budgie 19.10: Para quem quer um Ubuntu ainda mais fofinho

Principais novidades do Ubuntu Budgie 19.10

O Ubuntu Budgie 19.10 traz algumas novidades interessantes aos utilizadores. Como referido, esta nova versão é baseada no novo Ubuntu 19.10 e terá suporte durante 9 meses (até julho de 2020). Quem pretender uma versão Long Term Support (LTS), deve instalar o Ubuntu Budgie 18.04.

Esta nova versão vem com o budgie-desktop versão 10.5 que corre sobre o GNOME 3.34. O suporte para gráficas NVIDIA foi melhorado, sendo estas (na generalidade) reconhecidas automaticamente. O driver encontra-se integrado na própria imagem ISO desta distribuição.

Ubuntu Budgie 19.10: Para quem quer um Ubuntu ainda mais fofinho

Esta versão passa também a suportar o sistema de ficheiros ZFS (Zettabyte File System). Este sistema de ficheiros foi desenvolvido pela Sun Microsystems (atualmente Oracle) para uso no Unix.

Destaque ainda para o facto de vir com o Linux kernel v5.3 e com o LibreOffice 6.3. Todas as novidades desta distribuição podem ser consultadas aqui.

Se procuram uma distribuição ainda mais robusta que o Ubuntu então experimentem este novo Ubuntu Budgie 19.10. O desempenho desta distribuição é muito interessante e a fluidez de todo o ambiente gráfico garante e melhor experiência aos utilizadores.

Ubuntu Budgie 19.10

Leia também…

Chegou o novo Ubuntu 19.10 ‘Eoan Ermine’! Será desta?

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Linux
    Linux

    Conheço muito pouco sobre Linux, mas nunca entendi quem é que o desenvolve. Gosto sempre de saber quem é que desenvolve as coisas antes de as instalar no computador e mesmo assim sei que existem riscos.

    1. Avatar de Anal Queques
      Anal Queques

      linux parece um programa mas é virus. formata já o computador!

    2. Avatar de luis borges
      luis borges

      Estar vivo ‘e um risco. Sobre o linux:
      1 – linux ‘e um kernel
      2 – distro (distribuicao)’e um conjunto de pacotes que trabalham em cima do kernel
      3 – google it

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      É que deves mesmo saber quem sao todos os fornecedores de software que tens instalado…..

    4. Avatar de Tekman
      Tekman

      A tua dúvida é legítima, mas como já deves ter reparado não conseguem articular uma resposta em termos.
      Não sou especialista em Linux, mas pelo menos posso dizer-te que o Ubuntu é uma distribuição Linux disponibilizada pela empresa Canonical Ltd, que é quem dá a cara e presta suporte. O facto de o código open-source ser desenvolvido por uma comunidade de programadores a nível global não é um problema, porque o código é validado na comunidade e por entidades como empresas e fundações.

    5. Avatar de RM
      RM

      Curiosamente, poderás saber quem desenvolveu cada pedaço código de um sistema GNU/Linux. O código é livre, a fonte está disponível e podes descarregá-lo. Lá encontrarás os autores.
      Podes ainda consultar os repositórios de gestão de versões e identificar quem fez cada alteração.
      Acresce que a discussão de cada alteração de fundo é tida em fóruns abertos e assim poderás saber quais são os motivos para cada orientação e quem as defende.
      Já de sistemas como o Windows ou o OS X não fazemos a mínima ideia quem fez, se compraram ou se plagiaram alguma linha de código.
      Se a dúvida é mais se tem chancela de alguma empresa, tb se sabe que muitas linhas do Linux têm origem em grandes marcas como a IBM ou a Oracle, para dizer apenas duas.

  2. Avatar de UserX
    UserX

    Linux fofinho… Onde é que isto vai parar…
    Pedro Pinto, mas tu achas que alguém escolhe usar Linux por ser “fofinho”? E é fofinho porquê exactamente?

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      Pq é rosinha e cute cute

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Também tive umas vizinhas muito fufinhas…
      Será que já usavam Ubuntu Budgie…?

  3. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Seria mais semelhante ao MacOs se utiliza-se as Appimages .

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      O que appimages tem a ver com macos?

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        AppImage é um método de distribuição de software semelhante aos ficheiros .DMG da Apple .
        https://docs.appimage.org/user-guide/mac.html

  4. Avatar de Lucas
    Lucas

    Quer dizer que o Ubuntu Budgie agora é bom para quem tem laptops (ou como vocês chamam: portáveis) com placa híbrida? Tipo, Nvidia + Intel? Como é o controle? Nada de bumblebee?

  5. Avatar de JCFB
    JCFB

    ewww usar graficas da nvidia no linux…
    Pra linux so mesmo amd ou graficas integradas da intel

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Não passe informação incorreta , as drivers proprietárias da NIVidia sempre foram superiores as da AMD .
      Hoje em dia já é possível utilizar facilmente placas GPU híbridas , mas para isso é preciso ter conhecimento .
      As empresas são as principais culpadas em não dar suporte aos sistemas GNU/Linux , mas isso já começa ser raro de acontecer , uns dos problemas drivers proprietárias pois leva a manipulação de performance em diversos sistemas operativos com fins de interesse monopólio.

      1. Avatar de UserX
        UserX

        Tudo certo no teu comentário. Apenas um reparo, como eu, acredito que muita gente usa um portátil, o que significa que todos esses têm as chamadas placas híbridas (sim o nome é incorrecto e sei como funciona), e se usarem Nvidia, vão cair no chamado Optimus mode.
        A questão é que, ou usam o bumblebee, que é uma solução que funciona “out of the box”, em que basta lançar a aplicação via primusrun ou optirun wrapper. O contra é performance, e como muitas distros estão a adoptar Wayland ainda agrava mais a performance. Além de que eu não acho que seja muito apelativo ter de manualmente andar a lançar assim aplicações.
        A outra opção é O chamado NVIDIA prime, em que a placa gráfica está constantemente ligada. Em tudo seria uma melhor solução do que usar bumblebee, melhor performance, também funciona “out of the box”, e dá para usar o X11. O problema óbvio é que drena a bateria num instante.
        Para usar o NVIDIA cuda, há outras complicações, mas isso já são utizadores pro que sabem o que fazer e onde procurar.
        Portanto, não há uma realmente boa solução, do género, ligar o portátil e usar, e o próprio SO usar a gráfica sempre que fosse necessário, e assim que deixasse de o ser, não usar, para baixar o consumo de energia.
        E há ainda outro “problema”, há portáteis que têm um botão físico que permite, usando Windows e com os drivers da marca da placa, “ligar” e “desligar” a gráfica, e isso em Linux nunca funcionou.
        E é isto, as marcas são movidas por outros interesses que não os utilizadores, daí isto ainda ser problema.

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      Eu uso a minha placa Nvidia sempre que quero e sem problemas em todas as distribuições que uso, portanto não entendi o teu comentário.

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        Nvidia costuma dar problema com screen tearing e stuttering

        1. Avatar de CMatomic
          CMatomic

          Isso não é um problema mas sim ma configuração por parte do utilizador , deve-se lembrar quem compra um portátil já vem com tudo instalado e configurado , por isso quem instala um sistema GNU/Linux vai ter que fazer as configurações por sua conta , mas se as empresas disponibilizarem pacotes de configuração para sistemas GNU/Linux ou unix , esses problemas de configuração seriam reduzidos ao mínimo .
          Os sistemas GNU/Linux conseguem fornecer um sistema operativo completo , com baixos recursos financeiros , nenhuma distro Linux tem o capital da Microsoft , e nem a Microsoft fornece na raiz ” kernel do windows ” todas as drivers.

  6. Avatar de Mário Jorge
    Mário Jorge

    Utilizo o Windows há muitos, muitos anos.
    Estou cada vez mais farto do windows.
    Quero migrar para o Linux.
    Mas, há um mas.
    .Não percebo nada de informática. Por tanto; não percebo nadinha de linhas de código.
    Devido a isto, quanto mais simples for um SO para mim, melhor. Quanto mais amigável for um SO, para mim, melhor.
    E infelizmente um SO como o Linux, não é para pessoas que não percebem nada de informática.
    Depois, a simples instalação de programas windows, no linux, segundo a busca de informação que já fiz, é uma dor de cabeça. Utiliza linhas de código, e o wine, para o instalar. Mas para tudo, precisa de linhas de código.
    Ou seja; o Linux é uma verdadeira dor de cabeça, a não ser para quem entende de informática!

  7. Avatar de Sardinha enlatada
    Sardinha enlatada

    Phoneix quem nunca usou linux e fala assim sem conhecimento de causa ? Isso de usar linha de codigo seja la o que isso for, e um mito. O linux consegue ser tao userfriendly como o windows. E so escolheres a distribuicao e instalar. Eu pessoalmente sempre usei o zenwalk e nunca me queixei tambem e bastante userfriendly, poderao haver outras distros ainda mais userfriendly e so escolher. Vai em frente e nao tenhas medo. Aquilo que se ouve de negativo no linux nao existe. Sao mitos que as pessoas criam sabe-se la porque.