Gasolina sobe 13,3 cêntimos e gasóleo sobe 9,1 esta semana

60 Comentários

O ano de 2022 fica marcado pelo “sobe e desce” de preços dos combustíveis (gasóleo e gasolina). A começar o ano, as notícias não são animadoras, pois os valores dos combustíveis vão disparar bastante.

A culpa é da matéria-prima, mas também do aumento da carga fiscal.

Gasolina sobe 13,3 cêntimos e gasóleo sobe 9,1 esta semana


Gasóleo passa a custar 1,698 euros por litro e gasolina 1,733 euros por litro

Esta semana, quando for abastecer a sua viatura, deverá passar a pagar 1,698 euros por litro de gasóleo simples e 1,733 euros por litro de gasolina simples 95, refere o ECO.

Face a este aumento, o litro de gasolina volta a ficar mais caro do que o do gasóleo. Em causa está a maior subida, pelo menos, desde abril de 2015 (início da série estatística) no caso da gasolina e desde 17 de outubro no caso do gasóleo (9,8 cêntimos). Por outro lado, os preços dos combustíveis não estavam tão elevados desde 21 de novembro de 2022 no caso do diesel e 14 de novembro no da gasolina.

Estes valores resultam, por um lado, de uma redução do desconto do ISP em 1,3 cêntimos por litro de gasóleo e em 1,2 cêntimos por litro de gasolina, revela o jornal.

Por outro a ter em conta também a manutenção da suspensão da atualização da taxa de carbono, que “resulta num desconto adicional de 13,4 cêntimos por litro no gasóleo e de 12,2 cêntimos por litro na gasolina, face à taxa de carbono que seria fixada em 2023, com base na evolução dos preços do comércio europeu dos leilões de licenças de emissão de gases de efeito de estufa” explica o Ministério das Finanças em comunicado, na sexta-feira.

“Considerando todas as medidas em vigor, a diminuição da carga fiscal é, assim, de 35,9 cêntimos por litro de gasóleo e 32,5 cêntimos por litro de gasolina”, precisa o ministério liderado por Fernando Medina. Valores que comparam com a carga fiscal de 27,3 cêntimos por litro de gasóleo e 24,7 cêntimos por litro de gasolina em vigor em dezembro.

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    “Considerando todas as medidas em vigor, a diminuição da carga fiscal é, assim, de 35,9 cêntimos por litro de gasóleo e 32,5 cêntimos por litro de gasolina”

    É suposto agradecer?

    1. Avatar de Trolha Men
      Trolha Men

      Na ideia do António Costa Solidário devemos ficar muito gratos, é o chamado desconto como fazem as grandes superfícies etc, o tuga gosta e ilude-se com estes malabarismos.

  2. Avatar de Daniel Santos
    Daniel Santos

    Segundo o vosso artigo anterior, seria de 5.5 e 1 cêntimo respetivamente no passado dia 30/12/22

    https://pplware.sitedev.pt/motores/combustiveis-precos-vao-subir-na-primeira-semana-de-2023-saiba-quanto/

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Esses valores não estavam a refletir as alterações à taxa de carbono e ISP.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        quem inventou os valores dessas ‘alterações’?

  3. Avatar de JS
    JS

    1,733 euros por litro de gasolina simples 95?
    Quem dera ainda á pouco a passar pelo posto de Abastecimento estava em 1.825€
    A realidade é essa e não a noticia fala-se nesses preços na C Social e os preços são outros
    È triste o Barril andar pelos $82 e os preços nos Postos bem altos

    1. Avatar de Bruno R.
      Bruno R.

      devia ser gasolina especial de corrida

      1. Avatar de JS
        JS

        Até parece que você não vive em Portugal

    2. Avatar de Blurb
      Blurb

      O que é habitualmente comunicado são os valores de referência, cada marca e cada posto de combustível aplica depois como entende.

      O que mais importa é que está tudo bem.

  4. Avatar de Cyberon
    Cyberon

    Foi lapso da ECO, podem actualizar os valores:
    “Com as alterações a gasolina deverá subir cerca de seis cêntimos e o gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, 1,8 cêntimos.”

  5. Avatar de costathepigy
    costathepigy

    as sancoes estao a fazer bastante efeito

    1. Avatar de z-life
      z-life

      As sanções são para os europeus. Graças a elas a Rússia e China estão a desenvolver muita tecnologia e parcerias enquanto a europa cavalga na inflação e impostos. Bravo!

      1. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        Podes sempre mudar-te para a Russia e tirar proveito de tal desenvolvimento.

        1. Avatar de Z-life
          Z-life

          Sou europeu, apenas gostava de não ter de levar com decisões de gente que o povo não elegeu.

          1. Avatar de Keyboardcat
            Keyboardcat

            Deves estar a falar da abstenção, mas esses podem sempre votar caso queiram. Eu tive a oportunidade de votar, como todos os cidadãos legais.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Paciência! Os ucranianos também sentem o mesmo…

  6. Avatar de Ab
    Ab

    Calma que dia 5 de cada mês o desgoverno revê a carga fiscal a aplicar.

    E já agora quando a China abrir, aí e que vamos ver a escalada do preço

  7. Avatar de Mb
    Mb

    Ainda na semana passada enchi o depósito em Espanha com o gasóleo a custar 1.49l… Somos muito bem enganados…

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Repara que o preço em Espanha esta assim devido ao desconto de 20 cêntimos pelo governo. Agora que esse apoio desapareceu, os preços estão taco a taco com Portugal

      1. Avatar de JS
        JS

        Mas mesmo assim continua mais barato além deles ganharem mais que Nos
        https://www.dieselogasolina.com/

      2. Avatar de Mb
        Mb

        Mas os nossos preços ainda têm um descontozinho dos impostos ou não? Já nem sei…

  8. Avatar de PQOP
    PQOP

    Parece que a gasolina e o gasóleo só sobem, não descem.
    Para se saber ao certo, a melhor comparação é a dos gráficos dos preços médios diários da Direção-Geral de Energia e Geologia.
    Os combustíveis estão hoje mais baratos do que antes da invasão da Ucrânia e há uma tendência para descer.

    Escolham data de início 23/02/2022 (a invasão da Ucrânia foi a 24), gasolina simples e gasóleo simples:
    Gasolina: 1,816€ em 23/02/2022 – 1,607€ em 01/01/2023
    Gasóleo: 1,66 em 23/02/2022 – 1,602 e 01/01/2023
    https://precoscombustiveis.dgeg.gov.pt/estatistica/preco-medio-diario/

  9. Avatar de Trolha
    Trolha

    Godzilla had a stroke trying to read that

  10. Avatar de Xuxas
    Xuxas

    Viva o Xuxialismo… Muito geladinho na testa. Agora é só aguentar mais 4 anos. Passa rápido!

    1. Avatar de jaquim
      jaquim

      Até parece que isto contece com governos “Xuxalistas” como diz. E certamente irá subir mais no futuro, não há volta a dar

  11. Avatar de Linus
    Linus

    Mudem para eletrico. Ha 3 anos que carrego o meu tesla model 3 de borla. Sempre que vou ao lidl ou a empresa deixo a carregar, não tenho garagem e não pago um centimo

    1. Avatar de RC
      RC

      Ui, vai ser atacado. 😀

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      A empresa tb paga o combustível nos carros a combustão, ou não?

      Por aqui pratica-se 0,40€/km se o carro for propriedade do funcionário. Quando lhe dão a si para além dos kWh que tem ‘a borla”?

      1. Avatar de RC
        RC

        Ahahahahaahahaha

    3. Avatar de Infinity
      Infinity

      Compras-me um?

      1. Avatar de RC
        RC

        e um a hidrogénio, compra-me ?

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          preocupa-te, primeiro, que alguém te pague o hidrogénio…

          1. Avatar de RC
            RC

            Segundo os especialistas que aparecem por aqui, ela vem do universo. assumo que dado por alguma divindade…..

            Sim, e ao preço que está, ninguém os quer, por isso no ano de 2022 foram vendidos 77 em toda a europa, ao contrário dos 1180 que foram vendidos em 2021.

  12. Avatar de Hali
    Hali

    Façam como eu.
    Comprei o Tesla S Plaid foi só 145.000€

    Poupo imenso em gasolina.
    Hummm pera lá !!! Será que 100.000€ a mais da quanto em gasolina?

    1. Avatar de RC
      RC

      A mais ? onde posso comprar um com 1000cv por 45 mil ?

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        Para andares a 120km/h nas autoestradas? ou para a bateria durar 50km?

        1. Avatar de RC
          RC

          Onde dizem que dura 50 kms ?

          1. Avatar de Infinity
            Infinity

            Já vi um vídeo onde pegam num Tesla Model 3 a uma velocidade constante de 160km/h numa pista estilo nascar, a bateria nem dura 40km

          2. Avatar de RC
            RC

            Então mostre lá o video.

          3. Avatar de RC
            RC

            Tem aqui um feito a 200 kmh na autobah, 133.3 kms e sobrou 53 kms para andar a velocidades comuns quando sair dela.

            https://www.youtube.com/watch?v=EiuIyHORZi8

          4. Avatar de RC
            RC

            Já agora tem aqui aquele que tanto gosta, numa pista rápida no Japão, já que em 24 conseguiu fazer menos de metade das voltas que conseguiu o vencedor.

            Conseguiu uma média em pista (sem contar com os abastecimentos, avarias e trocas de piloto) de 137 kmh.

            Resultados:

            – Distance driven: 1,634km (358 laps)

            – Driving time: 11 hours 54 minutes

            – Pitting time: 12 hours 6 minutes (Repair/checks: 8h 1m, Hydrogen refueling: 4h 5m)

            – Number of times refueled: 35

            O que lhe dá uma média por abastecimento de 45 kms.

            https://toyotatimes.jp/en/report/hpe_challenge_2021/150.html

          5. Avatar de RC
            RC

            Claramente esse é o video mais esclarecedor que vi até hoje. LOOOOL

            Portanto faz 40 kms com uma bateria cheia quando esta já está a 65%. LOOOL

          6. Avatar de Infinity
            Infinity

            com os 65% fez 18 milhas ou seja menos de 30km, se aplicares um pouco de matematica (tipo uma regra de 3 simples) para uma estimativa, os 100% dá pouco mais de 40km

          7. Avatar de RC
            RC

            Para a versão com menos autonomia, não sendo a uma velocidade constante como disse, até porque pode ver no gráfico do carro em como não foi.

            Do vídeo, apesar de ser pouco ou nada credível só tiro uma informação interessante, é que o model 3 a 160 kmh gasta menos que os outros carros a metade da velocidade.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Realmente é de escangalhar a rir eheheh

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Por isso é que o outro qd vai para os testes na AE nc passa dos 120, mesmo assim, salvo raras excepções, os consumos são um susto.
            Agora percebo ahahah

          10. Avatar de RC
            RC

            São um susto, então ? consomem 1/3 do que o seu consome nas mesmas condições.

          11. Avatar de RC
            RC

            Realmente ri-me muito, queriam acabar com a bateria do tesla e afinal o que tiveram de empurrar foram os charutos.

            LOOOOOOL

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Normal
          O MI4 de 500 cv acaba com a bateria em 153 km a uma media de 150 kms/h. Esse com 1000 cv a 160 não me admira nada que só ande 50 kms.
          Isto cada vez está melhor. Só rir eheheh

          1. Avatar de RC
            RC

            Pois, mas não, que tem os cavalos a ver com a velocidade ? eles pesam no carro ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É preciso mais palha

          3. Avatar de RC
            RC

            Para fazer o mesmo não, para chegar lá mais depressa, sim.

            Aliás, o plaid é gasta menos que o M4, seja a que velocidade for, coisa que só a tesla consegue.

  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    O costa e os amigos que venham aqui a Suíça compar e levar para Portugal eu não sei porquê essas palhaçada de preços com tudo ai em Portugal como e possível virmos as compras aqui na suiça e pagar mos o mesmo ou até mais barato por certos produtos portuenses e ainda sao bastantes…. mais a triste ideia de dizer que a culpa e da Ucrânia para o aumento de tudo em Portugal e depois terem acoragem de vir a tv dizer que é igual em toda a europa o que é uma verdadeira mentira… Portugal e os portugueses so vão mudar de rumo quando tiverem tomates no sítio como os franceses tiveram quando eles quiseram brincar com eles …..

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    O nosso governo xuxalista… o valor do brent está a cair quase a pique, mas os combustiveis sobem desproporcionalmente

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Começa o fandango

      Galp da “minha rua” _ LOURES Gasolina 95 simples 1,759€
      Galp a caminho de Almeria _ AYAMONTE Gasolina 95 simples 1,539€

      Dif já vai em 22 cents/l. Os hermanos baixam, os tugas sobem. Este ano vai ser lindo.

  15. Avatar de ManuelMacedo
    ManuelMacedo

    Para um povo adormecido,está sempre tudo bem