Guerra: Drones russos voltam a fazer estragos na Ucrânia

11 Comentários

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia não tem fim à vista e os ataques continuam. Depois da Ucrânia ter referido que abateu 45 drones russos, informações já desta segunda-feira indicam que os mais recentes ataques com drones russos danificaram infraestruturas críticas em Kiev.

A força aérea ucraniana referiu que se tratou de um “ataque massivo” durante a noite.

Guerra: Drones russos voltam a fazer estragos na Ucrânia


Moscovo afirmou ter atingido instalações de fabrico de drones

A capital da Ucrânia foi hoje de madrugada alvo de novo ataque aéreo, após um dia de Ano Novo marcado por dezenas de bombardeamentos russos que fizeram pelo menos quatro mortos em Kiev e noutros pontos do país, segundo revela um artigo da Lusa.

Os bombardeamentos ocorridos pouco antes e após a passagem de ano para 2023, a Kiev e mais sete regiões, tinham já feito pelo menos quatro mortos e 50 feridos, segundo as autoridades ucranianas.

Por sua vez, Moscovo afirmou ter atingido instalações de fabrico de ‘drones’ (aeronaves não-tripuladas).

No centro de Kiev, um míssil destruiu, na noite da passagem de ano, a fachada de um hotel, ao passo que o chefe da polícia local, Andriï Nebitov, divulgou uma fotografia na rede social Facebook mostrando o que parece ser o que resta de um ‘drone’ com as palavras “Bom Ano” escritas em russo.

A Força Aérea ucraniana, por seu lado, anunciou ter abatido, durante a noite de sábado para domingo, 45 ‘drones’ explosivos Shahed, produzidos pelo Irão e lançados pela Rússia, sem precisar se alguns deles tinham atingido os respetivos alvos.

“Os russos estão a perder. Os ‘drones’, os mísseis e tudo o resto não os ajudarão. Porque nós estamos unidos”, reagiu no domingo à noite o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Guerra: Drones russos voltam a fazer estragos na Ucrânia

Neste momento, 17,7 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa – justificada pelo Presidente Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra, que hoje entrou no seu 313.º dia, 6.884 civis mortos e 10.947 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dalex
    Dalex

    O ocidente a apoiar militarmente a Ucrânia e o Irão a apoiar a Russia.

  2. Avatar de A.Santo
    A.Santo

    Onde anda o meu post? Continua a opressão e censura sobre quem tem uma opinião contrária?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, comentários teus com insultos e a tentar limitar a informação é que não são de todo permitidos. Primeiro… educação. Depois não queiras que se molde a informação à tua vontade. Por fim… sugestões manipuladoras não são toleradas. Não confundas liberdade de expressão com libertinagem de opinião. Bom ano.

      1. Avatar de jaquim
        jaquim

        Gente dessa merece ser censurada definitivamente…

      2. Avatar de A.Santo
        A.Santo

        Pronto… Ficámos a saber o que quando o vitor se refere a ” liberdade de expressão”, é basicamente tudo o que seja contra a SUA OPINIÃO.

        1. Avatar de Vítor M.

          Isso é a sua visão. Deturpada, com comentários mal educados e que querem sempre condicionar a opinião de terceiros. Se forem bem educados e não atacarem a opinião de terceiros com argumentos acéfalos… está tudo bem, aliás, não faltam em cada tema os vários lados da barricada e é salutar. Mas tem de haver respeito caro Santo, é um lugar de todos e para todos… os utilizadores respeitosos.

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Infelizmente ele tem razão. Aquilo a que chamas de visão deturpada não é mais que o pretexto daqueles que não têm argumentos. A realidade porém é outra.

          2. Avatar de Vítor M.

            Conversa anda o mundo cheio. Os factos, mesmo que sejam os que tu ou ele não gostem, têm de ser ditos. Se tiveres mais informação, com rigor, podes não gostar dela, até pode ser contra o que tu queres que seja, mas tens a realidade dos factos. Depois, conversa fiada… serve para distrair. Factos, a Rússia invadiu um país soberano, destrói e mata sem qualquer problema, uma vontade animalesca de matar. E por vezes esse sangue derramado dos inocentes parece excitar alguns doentes. Que se colocam ao lado destes crimes. Totalmente uma visão doente e deturpada.

  3. Avatar de PQOP
    PQOP

    Uma coisa é certa – pelo menos 60 militares russos foram mortos na passagem de ano, num ataque com foguetes de artilharia de alta mobilidade (HIMARS). Foi o que a Rússia anunciou.
    A Ucrânia, que não reivindicou o ataque, diz que foram 400 mortos e mais de 300 feridos. PQOP.

  4. Avatar de joao matos
    joao matos

    Aquilo que na realidade me intristece é ver todos os dias na televisão gente que perdeu familiares, gente que tinha casa e deixou de ter casa, gente que passa fome e frio. Certo…nós queixamo-nos do preço dos alimentos, mas penso que apesar de tudo, reclamamos de “barriga cheia”, mesmo apesar das dificuldades. Infelizmente é uma guerra necessária…Nato e Americanos perceberam isso. Caso contrário, teríamos Putin a desfilar num tanque de combate em Paris (representação em caricatura óbviamente).

  5. Avatar de DDaio
    DDaio

    quando atacavam os americanos toda a midia no silencio , ninguem falava nada , hipocresia