França vai dar 4 mil euros a cada cidadão que troque o seu carro por uma bicicleta elétrica

74 Comentários

A eletrificação dos transportes tem ganho diferentes facetas em vários países, com muitos casos de sucesso ao longo dos últimos anos. Ainda não existe uma fórmula de sucesso, mas França parece agora apostar numa nova vertente.

Este país vai apostar nas bicicletas elétricas e vai premiar os cidadãos que decidam por este transporte. Tem 4 mil euros para dar a quem decidir trocar o seu carro por esta alternativa, acelerando o processo de mudança que será necessário.

França bicicleta elétrica carro incentivo

Este pode não parecer um negócio real, mas a verdade é que o governo francês parece apostado em acelerar o processo de eletrificação dos transportes no país. Tem um incentivo especial para dar aos cidadãos que decidam dar esse passo e optem por alternativas mais limpas e ecológicas.

Do que foi revelado pelo governo francês, o país vai dar 4 mil euros a cada cidadão que decida abandonar o seu carro e opte por uma bicicleta elétrica. Esta medida não se limita a uma pessoa por família, mas poderá ser aproveitado por qualquer um dos elementos de um agregado.

França bicicleta elétrica carro incentivo

Este é, na verdade, o valor máximo deste incentivo, que será atribuído a famílias de rendimentos mais baixos e que morem em zonas urbanas de baixa emissão. Os restantes cidadãos têm acesso a estes incentivos, mas em valores mais reduzidos.

Curiosamente, os apoios não se limitam apenas às bicicletas elétricas e podem ser gastos noutras propostas mais tradicionais. Assim, na verdade, qualquer bicicleta que não tenha presente um motor de combustão auxiliar pode ser adquirida com estas verbas de França.

França bicicleta elétrica carro incentivo

Este subsídio foi introduzido pela primeira vez no ano passado em França e foi recentemente aumentado após as autoridades perceberem o que eram necessárias mais medidas para aumentar os números de veículos elétricos no país. O governo francês quer que 9% do país mude para bicicletas até 2024, em comparação com os 3% atuais.

O governo de Emmanuel Macron também disse que investiria 250 milhões de euros para tornar a cidade de Paris totalmente acessível por bicicletas. E a presidente da câmara da cidade, Anne Hidalgo, ganhou a reeleição no ano passado com a promessa de adicionar mais 130 quilómetros de ciclovias seguras nos próximos cinco anos.

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    não consigo deixar de questionar estas medidas… isto traz quase sempre água no bico.

    1. Avatar de deepturtle
      deepturtle

      a maior parte das pessoas não “dá” nada a ninguém; muito menos os estados!

    2. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Não compares o governo francês com o português. Pelo que sei o índice de corrupção em França é muito menos que o índice de corrupção em Portugal.

      1. Avatar de GM
        GM

        Descobriu alguma mina de ouro ou diamantes? O Governo, mesmo o francês, não dá nada. Simplesmente transfere de um lado para o outro. Para ficar bem na fotografia, vai cravar a uma, não interessa agora a quem, para dar a outros, neste caso depreendo que ao cidadão comum .

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Em cidades grandes como Paris, só tem carro quem é doido.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Ou quem não gosta de transportes, vivi em Paris 6 meses e andava sempre de taxi, não tinha carro porque não justificava o valor.

  3. Avatar de Juvenal
    Juvenal

    Trocar carro por bicicleta? Só quem for mesmo muito burro.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Realmente o pessoal dos países do centro da Europa é tudo uma cambada de burros…

    2. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      o ZÉ Tuga é que tem razão, não compra uma bicicleta, mas tem um carro para o trabalho, um carro para o sábado e outro para o domingo, só para mostrar a fachada…

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Isso é conversa de invejoso. Eu nunca iria vender um carro para o estado dar-me 4mil euros para comprar uma bicicleta

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Depende, quem vive em grandes cidades e faz vida cosmopolita, prefere transportes publicos e uber para se deslocar ao fim-de-semana e alugar quando saem da cidade.

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    E depois nas férias como levam as malas? E nos dias de fortes chuvas? E nos dias de fortes calores? 🙂

    1. Avatar de ASilva
      ASilva

      Nas férias e com o dinheiro que poupaste em gasolina podes alugar um carro. Nos dias de chuva e ou chuva forte, usam as mesmas proteções que usam o pessoal que anda de mota. Nos dias de calor aguentam o calor como agentam todas as pessoas que nesses dias nao se encontram dentro de carros. 🙂

      1. Avatar de GM
        GM

        Deves ser jovem e viver sozinho. Caso contrário não terias esses argumentos. Se haverão situações muito particulares e quase isoladas que a bicicleta resolve, já a esmagadora maioria, não. Numa saída de carro posso levar um dos filhos á escola, de seguida ir fazer um trabalho ( sou profissional liberal), no regresso passo pelo supermercado, aproveitando a deslocação, e resolver mais uns assuntos domésticos. De bicicleta, nem nada do que disse.

        1. Avatar de RC
          RC

          Portanto para a maioria das pessoas dá.

          Por cá é tudo muito rico, todos levam as crianças à escola, em paises pobres como França, são recolhidos por carrinhas das escolas,

          1. Avatar de GM
            GM

            Vem para cidades a 100km de Lisboa, em que parte dos alunos vivem em aldeias e têm um autocarro de manhã e outro á tarde, e logo dizes se a bicicleta é solução.

          2. Avatar de RC
            RC

            Os que são de fora, os da cidade não.

            Mas quem disse que era para todos, nem sequer o incentivo abrange toda a gente.

          3. Avatar de GM
            GM

            Mas, essas pessoas fora das cidades são menos cidadãs que as residentes nas cidades, pequenas ou grandes?

          4. Avatar de RC
            RC

            Quem disse isso ?

        2. Avatar de Roger
          Roger

          Eu uso muito mais a minha bicicleta do que o carro, não para lazer, mas para o dia a dia. Tenho 51 anos, 4 filhos e moro no centro de Lisboa.
          Venho a abdicar progressivamente do carro, pois simplesmente não há maneira de circular e estacionar o carro em Lisboa e porque a bicicleta me traz uma paz, liberdade e exercício físico muito naturais.
          Tenho vindo também a notar um crescente civismo por parte d@s condutor@s, o que é – a meu ver – um motivo de orgulho para tod@s @s cidad@s.
          Penso que estas medidas são fundamentais para as exigências produtivas de quem vive na cidade e com claros benefícios ecológicos, com vista a uma sustentabilidade possivel.
          A escolha pelo automóvel simplesmente já não é possível. As cidades não têm capacidade de albergar o funcionamento automóvel de tod@ @s cidad@s ativ@s e esta opção sim, tende a ser cada vez mais pontual.
          A mudança parece difícil, mas já está a acontecer e é inevitável. É tão inevitável, que continuamos aqui nestes comentários a centrar-nos no tema bicicleta, quando as opções de mobilidade alternativa são hoje em dia tão diversificadas.

          1. Avatar de ThST
            ThST

            É pena não ter mudado do carro para transportes públicos e mudou de um transporte individual para outro transporte individual. Tem vindo a notar cada vez um maior civismo dos condutores. É uma pena não podermos dizer o mesmo dos ciclistas.

      2. Avatar de oh
        oh

        Agora adiciona isso e levar garotos às escolas e afins, é a tua tralha e a deles..
        Não me entendas mal, eu concordo com esta medida a 100% quem dera que cá fosse assim (so que houvessem ciclovias proprias como é na Alemanha já estava bem)

        Mas é preciso avaliar isto

        1. Avatar de RC
          RC

          Em França também levam os miúdos para a escola ?

          1. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Só em algumas localidades, e só se a residência do aluno não tiver transportes públicos acessíveis (perto).

          2. Avatar de RC
            RC

            Pois, por cá é tudo rico, nem nessa condição.

  5. Avatar de dfs
    dfs

    um carro dá jeito para a maior parte das famílias. Contudo a maior parte tem mais de um carro.. A maior parte das famílias poderia ter apenas um carro e utilizar depois outros métodos de transporte como transportes públicos, bicicletas elétricas, TVDE, etc.

  6. Avatar de xxx0pt
    xxx0pt

    Isto na tuga era o pessoal a por carros velhos em nome dos filhos para depois venderem e comprarem um Mercedes ou BMW para eles com o valor dos subsídios.

  7. Avatar de Zé

    Hahaha boa piada. Só que não.

  8. Avatar de Luis Fonseca
    Luis Fonseca

    Isso é um jogo de Yo-yo comercial, criando toneladas de lixo para mudar o mercado e acentuar o consumo.
    Eu já tenho 2 bicicletas enferrujada, uma outra foi para o lixo uma quarta foi dada, tenho também uma elétrica que pouco uso pois roubaram a bateria, uma trotinete elétrica que comprei nova com uma câmara de ar furada que arranjei eu mesmo para ver a dificuldade de todo o processo de reparação.
    Viajamos ao sol, à chuva e de forma frágil (convém usar óculos contra mosquitos)
    Quando saímos de casa não sabemos onde deixar a bicicleta para ir a uma loja, a um café, ou tratar um assunto nas finanças.
    A bicicleta é um objecto de lazer, em países pobres também é um objeto útil pois ninguém rala com as bicicletas espalhadas na rua, ninguém rala com 3 indivíduos na mesma bicicleta ou aquele que transporta um frigorífico na cabeça em cima de uma bicicleta.
    Onde há limitações há interesses, no mundo moderno de consumo o grande interesse é criar grandes mudanças para motivar o consumo.
    Os preços das bicicletas têm preços absurdamente caros, mas como se véhicula uma moda acentuada de uma obrigação os aproveitadores financeiros.. Aproveitam. São ele que mais ganham no negócio e todos esses subsídios caiem direntinho no bolso deles diretamente ou indirectamente.
    Tenham juízo e vejam o que fazem com o que é vosso, quando der e puder usarei carro elétrico. Quando der e puder usarei bicicleta é quando der e puder viajarei em véhiculo voador.
    Só mais uma coisa à intenção desses governos pseudo-ecológicos. A câmara de Cascais fornece transporte gratuito para os seus residentes, trabalhadores e estudantes do concelho = carro en casa e bicicleta na loja.

    1. Avatar de Sigsegv
      Sigsegv

      Opinião bastante ponderada. Parabéns. Também concordo que estes incentivos só servem para criar mais lixo e fomentar de forma artificial uma nova economia. Lbrem se que os carros velhos têm que ir para algum lado. Não desaparecem na natureza de forma “ecologica’….

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Bom texto mas a Camara de Cascais não oferece transporte gratuito. Os Contribuintes pagam.

      1. Avatar de GM
        GM

        Tal e qual nas áreas metropolitanas. Para que esses passageiros possam usufruir de passes sociais socialistas, a restante população do país, nomeadamente as regiões não servidas por transportes públicos com elevada frequência, contribuem para essas mordomias. Na cidade onde resido, tos transporte urbano, 4 linhas, de segunda a sábado até às 13h. A frequência nas melhores horas é de 30 em 30min. Nas piores, de hora em hora. E os títulos não são subsidiados, tanto quanto sei. Aliás, o sistema tem alguma contribuição da câmara municipal, mas só.

  9. Avatar de Jon
    Jon

    E quem não souber andar de bicicleta?

    1. Avatar de Carlos
      1. Avatar de Jon
        Jon

        A estragar as bicicletas e sujeito a partir uma perna

  10. Avatar de Jon
    Jon

    Esperem la eu mesmo vou andar de bicicleta forçar me feito cão em subidas consideráveis enquanto tenho um carro que me leva a qualquer lado

  11. Avatar de Vasco
    Vasco

    E está aqui um vídeo muito breve, com o Primeiro Ministro de um dos países mais desenvolvidos do mundo apanhado por acidente a caminho do trabalho, em cima da sua bicicleta
    https://youtube.com/shorts/u4haKovQX6c?feature=share
    Mais palavras para quê?

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não digas isso porque vão dizer que é tudo populismo.

      Concordo que a bicicleta não será viável em todos os contextos nem para todas as pessoas mas acredito que num futuro próximo, em quase todas as maiores cidades europeias, haverá cada vez mais ciclovias e menos trânsito automóvel. Isso à custa de um maior consumo de bicicletas (eléctricas ou não) e trotinetes, e ainda, de uma melhor rede de transportes públicos e TVDE.
      Essa mentalidade já está bem implementada nos países do centro e do norte da Europa e por cá também acontecerá…

    2. Avatar de GM
      GM

      Essa cidade é quase igual a Lisboa. Igualmente plana como a nossa capital.

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    Sinto-me triste a ler os comentários que aqui foram feitos. Mas vocês vivem em que mundo?

    Onde eu vivo existe um problema ambiental enorme e os governos finalmente começaram a ser forçados a compreender que é preciso mudanças enormes na forma com vivemos. A meu ver, essas mudanças têm obviamente que passar pelo nosso quotidiano, com alterações na forma como nos transportamos, como nos alimentamos, como consumimos bens matérias, etc. etc.
    É certo que a responsabilidade não estará toda no dia a dia do cidadão comum e que haverá muita coisa a fazer em negociações governamentais e no sector privado. No entanto, não vejo como é que algo deste género poderá ser mau.

    Pela noticia que li, o governo Francês não está a obrigar ninguém a participar no programa, sendo este apenas um incentivos a fazer a troca. Até porque se tens um bom carro, provavelmente mesmo querendo passar totalmente para um uso de bicicleta, mas te vale vender e comprar com esse dinheiro, uma bicicleta elétrica e ainda sobra.

    Como experiencia pessoal, posso-vos dizer que eu há já alguns anos que vou diariamente trabalhar de bicicleta e acho que primeiro estranha-se e depois entranha-se. No inicio tinha vários problemas, desde furos semana sim, semana sim, problemas onde e como deixar a bicicleta, etc. Hoje em dia, a experiência, reduziu esse tipo de problemas em mais de 90%.

    Resumindo, só tenho inveja do nosso governo não fazer o mesmo e invista mais em iniciativas como esta de micro mobilidade sustentável.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      “sustentável”

      Vai se ver daqui a 30 ou 40 anos.

      1. Avatar de João
        João

        Mas uma pessoa que troca de carro de 5 em 5 anos é ecológico. É “green” como gostam de lhe chamar.

  13. Avatar de Cmartins
    Cmartins

    Posso ir ao McDrive de ginga?

  14. Avatar de Cosa fare?
    Cosa fare?

    Estas medidas são diretamente para habitantes de grandes cidades. Ninguêm da provincia deixa o carro, nem sequer uber tem.

  15. Avatar de secalharya
    secalharya

    E se andarem a pé dão 100.000€.

  16. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Isto cá na Tugalandia ia ser giro.
    Era tudo a irr às sucatas comprar chassos velhos por 500 euros e depois dizer ao estado, olhe façabor, são 4000 euros para o je
    Obrigado e até para a semana que vem, à mesma hora…
    Fico a aguardar que o Macron dê o exemplo e ande de bicicleta.
    Ai espera , gente fina é outra coisa

  17. Avatar de pj
    pj

    só mesmo quem não sabe nada é que faz comentários como os que aqui aparecem. portugal não é lisboa, onde são consumidos recursos infinitos. a maior parte da população ptecisa mesmo de carro proprio.

    1. Avatar de RC
      RC

      E França não é só Paris, mas quem disse que tem de ser para todo o país ? É um incentivo para os que podem e querem.

      Eu moro na aldeia é grande parte das deslocações sao feitas de bicicleta.

      Óbvio que aqui não posso simplesmente abdicar do carro, se vivesse numa cidade com transportes, não tinha carro, se precisasse para férias alugava.

      1. Avatar de GM
        GM

        Os que podem, e querem, não precisam de incentivo. Pagam do bolso deles. Já os que querem, precisam, mas não podem por insuficiência económica, esses sim , precisam do incentivo, leia-se subsídio.

        1. Avatar de RC
          RC

          Incentivo é diferente de subsídio, como a palavra indica, serve para incentivar a mudança , se fosse subsídio pagavam apenas a bicicleta, a grande maioria delas não custa 4 mil euros.

          1. Avatar de GM
            GM

            Até se pode chamar de assobio. Não deixa de ser o que é.

          2. Avatar de RC
            RC

            É um incentivo, e não um subsídio. É que nem um se enquadra no outro.

  18. Avatar de OBravo
    OBravo

    O retrocesso da inteligência natural é evidente na classe politica actual.

    1. Avatar de RC
      RC

      Ou não, isto sim é ser inteligente.

  19. Avatar de César Gomes
    César Gomes

    Esteve disponível um subsidio semelhante em Portugal, o apoio era semelhante na aquisição de bicicletas elétricas. Não foi publicitado, mas vi um artigo sobre o assunto.

  20. Avatar de Zé tuga
    Zé tuga

    Esqueceram-se de pôr em conjunto nesta noticia que França vai matricular as bicicletas todas, coisas que já foi aqui anunciado .. Vou adorar
    o mais engraçado é que de forma natural sem tendências opinativas minhas, há pessoas que só podem andar de carro, dada a sua mobilidade!
    Em Tóquio só tem carro quem tiver garagem e quem quiser andar tem de nadar em Keycars durante o dia e à noite a história muda;
    Tudo pela mesma tabela nunca deu resultado e opções nunca interessa pô-las, como é costume e em Portugal os tipos das trotinetes até foram apanhados no meio da ponte sobre o Tejo pela polícia e os carros todos parados por causa deles;
    Abusos dum lado, abusos do outro..

    1. Avatar de RC
      RC

      Abusos à lei não tem nada a ver com a questão, também andam por aí muito de carro, sem carta e sem seguro, e não deviam andar.

    2. Avatar de RC
      RC

      Já agora, pode deixar aí a notícia que em França vão matricular as bicicletas ?

  21. Avatar de pj
    pj

    a matrícula das bicicletad devia ser obrigatória, bem como o seguro. estou à vontade para falar, porque ando de bicicleta, é o meu hobby, e os pequenos acidentes podem acontecer e nem todos são conscientes e sérios. daí até ser meio de transporte vai uma grande distância, eu por exemplo trabalho a 50 kms de casa e não há qualquer transporte. a solução para a mobilidade passa pelo automóvel, pequeno, económico, e feito de forma reciclada. a bicicleta como transporte, tem de ter três rodas, para circular em segurança no inverno.

    1. Avatar de besta
      besta

      Ó PJ: Claro que a matricula da bicicleta deveria ser obrigatória, assim como o imposto de circulação e já agora as carroças e carros de bois terem matriculas e todos pagarem imposto de circulação e todos os que usam isqueiro terem de ter licença para o usarem e as pessoas terem de pagar o imposto para andarem na rua tal como se pagava no tempo de Salazar, mas no tempo de Salazar as licenças eram umas ninharias, tal como o era as contribuições prediais e a maior parte dos prédios estavam isentos, só os de luxo ou de um alto valor é que pagavam, mas hoje, hoje é tudo ao contrário – os pequenos pagam e os grandes que até podem ter torneiras de ouro, pagam uma mer++ ou nada. Já agora, escreva lá ao importante dono da França, se ele passa a andar de bicicleta com a segurança atrás dele e de bicicleta e se já tem chapéus de chuva especiais para quando chove etc.. Talvez este artista tenha cota em alguma fábrica de bicicletas! Sabe que estas coisas são sempre lançadas por grandes interesses económicos, porque ninguém vai ao mato sem corda. Olhe meu caro: Estes tipos lutam para ocupar estes cargos, não é para beneficiar o povo, o povo é considerado um animal abaixo de cão. Olhe, ainda agora morreu um presidente de um país tão rico e onde a miséria é tanta e na televisão vi a casita… onde ele vivia ( ! ), uma provocação, humilhação ao povo que o rodeava a viver em tanta miséria. Vi por aqui, ontem, uma foto de alguns ministros deste país onde noticiava a fortuna deles ! Escandaloso ! É caso para perguntar: Onde arranjaram tanto e em tão pouco tempo mesmo com os ordenados escandalosos que têm!!!! Olhe paro por aqui, porque creio que este meu reparo vai ser apagado, mas pelo menos disse aqui algo que me indigna.

      1. Avatar de pj
        pj

        estamos a confundir alhos com bogalhos…

    2. Avatar de RC
      RC

      Para 50 kms há veículos bem melhores que um carro.

  22. Avatar de Joao
    Joao

    O consumo médio de um carro elétrico para percorrer 100km é de 16kw,esses mesmos 16kw dão para suportar uma habitação por 31dias….
    Agora escolham o que preferem…
    Ter electricidade em casa ou ir de bicicleta ou carro elétrico atrás de falsas corruptas e destrutivas evoluções…
    Que de verde só o nome..assim foi em 1950 quando chamaram de revolução verde há introdução de químicos na agricultura…e todos de uma maneira ou de outra estamos e vamos pagar por isso…

    1. Avatar de RC
      RC

      Ena, so paga 2 euros de electricidade por mês ?

      Sim, apesar de serem melhores que os diesel verdes e azuis.

  23. Avatar de Fábio
    Fábio

    A malta vai começar a trocar os corsas por 4mil euros e uma bicicleta. Depois compram outro corsa. E ainda ganham guito.

  24. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    E depois vem um camião a emitir 500g/km trazer-me a casa as compras do supermercado que entretanto tive que comprar online por não ter carro para as ir buscar!

    1. Avatar de RC
      RC

      Entao mas afinal tem um carro ou um camião para ir ao supermercado ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @RC se aderisse ao plano de trocar o carro pela bicicleta como iria fazer as compras quizenais no supermercado?
        Claro que tinha que contratar serviços para entrega em casa, certo?
        Normalmente, pelo que observo, essas entregas sao feitas com um camião

        1. Avatar de RC
          RC

          Da mesma forma que fazia quando nao tinha carro, ou de bicicleta ou no mercado tradicional que foi morto à conta dos super que vendem caro.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Exacto mas de momento não me estou a ver a ir ás compras de bicicleta. Mesmo que esta seja electrica.(opção que condeno. As bici’s fizeram-se para dar ao pedal)

          2. Avatar de RC
            RC

            Simples, leve um atrelado.

            Para pessoas complicadas, há soluções simples. Ehehehe