Portugal: Estado vai dar 250€ para compra de bicicleta elétrica

95 Comentários

De acordo com dados do Governo, em 2018 foram atribuídos apoios para a compra de 1.170 novos veículos elétricos. No entanto, o Estado já fez saber que vai deixar de apoiar a compra de carros elétricos acima de 62 500 euros.

Das novas regras de incentivos à compra de veículos elétricos fazem agora parte as bicicletas. O Estado tem 250€ por cada contribuinte.


Estado incentiva compra de bicicletas elétricas

Pela primeira vez em Portugal, a compra de bicicletas elétricas vai passar a ter apoio do Estado. De acordo com a Antena 1, este  apoio cifra-se nos 250 euros a cada contribuinte até esgotar o valor previsto para esta medida.O incentivo será distribuído por ordem de chegada de cada candidatura.

Para se candidatar a este incentivo, o Secretário de Estado Adjunto da Mobilidade, José Mendes, refere que existe apenas uma regra, “o contribuinte terá de entregar a fatura que justifique a compra e também uma declaração do vendedor que refira que se trata de uma bicicleta elétrica para meios urbanos e citadinos, e não uma bicicleta destinada ao desporto (por exemplo, uma bicicleta de montanha com suspensão integral)”.

3 milhões para apoiar compra de VE

Segundo José Mendes, o Estado tem 3 milhões de euros para quem pretender adquirir veículos elétricos, sejam carros, motas e também bicicletas. Para os particulares, o apoio pode chegar aos 3 mil euros e para as empresas mantém-se nos 2250 euros por veículo, mas para um máximo de quatro veículos e não de cinco como era até agora.

Como referido, só são considerados os veículos com preço inferior a 62 500 euros. Neste caso, o Estado considera que não são “veículos utilitários” e tendo em conta as verbas para o apoio à mobilidade elétrica é preferível canalizá-las para veículos de custo mais baixo.

Aumento considerável na compra de VE

De referir que as vendas de veículos elétricos registou em Portugal um salto de 148% de 2017 para 2018. Com os novos incentivos, o Estado tem pretensões para apoiar até 1000 carros.

Para as motas a fasquia do Governo baixa para as 250, devido à pouca procura. No caso das motas o inventivo é de 20% do preço total até um limite máximo de 400 euros. Relativamente aos híbridos não há alterações.

Este é um dos incentivos à mobilidade elétrica previsto nas novas regras que vão ser publicadas nos próximos dias.

Comentários

95

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fc
    fc

    Não entendo porque é que o incentivo não é para a compra de bicicletas na generalidade, tendo apenas a limitação que devam ser bicicletas destinadas à mobilidade e não ao desporto. Podia comprar uma bicicleta urbana de qualidade a cima da média por 500€ e sou “obrigado” a comprar uma bicicleta eléctrica de qualidade duvidosa pelo dobro para ter um incentivo de 250€.
    Há mais de 10 anos que a bicicleta é o meu meio de transporte preferencial em Lisboa e nunca senti falta de uma bicicleta eléctrica. Quando é a subir vou um pouco mais lento, nas calmas.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Não és obrigado a nada, se queres uma bibicleta dita “normal” não podes utilizar fundos destinados a mobilidade eletrica. Faz parte do bom censo comum.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Não há “bicicletas de desporto” eletricas, o que existem são bicicletas de BTT eletricas.

        1. Avatar de fc
          fc

          Carlos existem bicicletas eléctricas de BTT mas também existem de estrada como por exemplo esta https://www.wiggle.co.uk/cube-agree-hybrid-c62-sl-disc-e-bike-2019/

      2. Avatar de fc
        fc

        Estou confuso, se não entendeu quando eu escrevi “obrigado” (assim mesmo entre aspas) como é que quer que eu entenda quando escreve “normal” com as mesmas aspas.

      3. Avatar de fc
        fc

        Estou confuso, se não entendeu quando eu escrevi “obrigado” (assim mesmo entre aspas) como é que quer que eu entenda quando escreve “normal” com as mesmas aspas.

    2. Avatar de PGomes
      PGomes

      Realmente seria preferível dar incentivos para bicicletas normais do que elétricas.
      São muito mais amigas do ambiente e mais amigas do exercício físico.
      Também ajudava que houvesse mais fundos para construir vias para ciclistas, que separem e protejam quem anda de bicicleta.
      Infelizmente estamos em Portugal e este tipo de medidas é apenas reflexo da mediocridade doas políticos que temos.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Pois eu não acho que se devam criar mais vias destinadas a ciclistas. Quando o fazem, ve-se o que acontece: são usadas por peões a correr, a andar, a passear, a namorar, a parar para pegar no telemovel,…

        Todo o dinheiro destinado à mobilidade sustentável (em especial às bicicletas) devia ser usado em campanhas de sensibilização!

        Outdoors, publicidades, acções de formação nas escolas, policiamento preventivo… isso sim, muda mentalidades. Agora, oferecer dinheiro/benefícios?! bah!

  2. Avatar de Ze
    Ze

    Portanto uma bicicleta normal que só precisa do esforço da pessoa não tem incentivo. Uma bicicleta de bateria que implica produção de baterias (que são nada ecológicas) tem incentivo.

    A pergunta que se devia colocar é: Qual é o amigalhaço do governo que ganha com isto?

    Tá certo. Este país é uma comédia.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Comentário mais correcto do que este não existe.

      Claro que existe um lobby grande, vamos ter que esperar mais 5 anos para saber um pouco mais, e mais 10 anos em tribunais para depois não dar em nada!

    2. Avatar de Rui Martins
      Rui Martins

      Agora sim … tocaste no ponto.

    3. Avatar de TiagoLopes
      TiagoLopes

      é verdade, há-de haver por pelo meio algum amigalhaço a querer despachar determinado tipo de bicicletas 😀

      tb acho injusto estarem a limitar o tipo de bicicletas e não ser generalizado

    4. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      clap! clap! clap! clap! clap!

    5. Avatar de Luis
      Luis

      Se não fosse eletrica toda a gente ia comprar e ocupar as vagas para compra, só mesmo para ter em casa só porque sim.

      Quem vai comprar uma eletrica, devido ao seu custo, é mais certo que comprem para uso.

    6. Avatar de Pedro Sant'Ana
      Pedro Sant’Ana

      Porque uma Bicicleta Elétrica funciona como opção para deixar de usar o automóvel. Quem gosta de bicicletas convencionais já as usa. Com incentivo ou sem incentivo.

    7. Avatar de Miguel
      Miguel

      e os €3.000/carro?
      também é coisa de amigalhaço?

    8. Avatar de António Henriques
      António Henriques

      O ministro do ambiente provém de uma empresa de, se não me engano, baterias elétricas ou carros eléctricos. Algo relacionado com isto. O lobby é este. Simples, nada escondido. Quanto aos incentivos para tudo o que é elétrico, nada mais falacioso, pois a nossa produção elétrica ainda é muito dependente do carvão, logo poluente. O futuro não passa pelos veículos eléctricos mas a pilhas/baterias de hidrogénio. Essas sim, energia limpa, mas ainda falta algum tempo. A evolução vai ser feita rápida pois as grandes marcas já estão a investir nisso.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        porque tirar o H de H2O
        é só soprar e já está …

  3. Avatar de Mauro Ribeiro
    Mauro Ribeiro

    E como podemos requerir esse suplemento? Não é o mais importante da noticia?

    1. Avatar de Maria Miguel
      Maria Miguel

      A resposta à sua questão está no artigo, deve entregar-se fatura da bicicleta mais declaração do vendedor onde esta explicito tratar-se de uma bicicleta eléctrica,o que não foi esclarecido é onde deve ser entregue a documentação? Se alguém tem informação por favor coloque por aqui..

        1. Avatar de Mónica
          Mónica

          Olá Claudio. o link dá erro. Será que ainda está disponivel?

          1. Avatar de Cláudio
            Cláudio

            Pelo que me parece tem de criar registo, e depois deverá ter acesso aos passos necessários….

  4. Avatar de Hyroku Mahta
    Hyroku Mahta

    Meus caros, não sejam assim. Qualquer incentivo que faça com que hajam menos carros na rua é bom.
    Eu uso uma bicicleta electrica desde 2014, e optei por uma electrica para não chegar ao escritorio a suar como o Armstrong.
    Faço 16 kms por dia e nem um euro de electricidade gasto por mês.
    Acordem Portugueses, temos bom clima só falta é investir em infraestrutura.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Alguem que tenha juizo na cabeça e não pensa apenas em criticar. +1

      1. Avatar de miguel
        miguel

        Não é uma questão de criticar só porque sim.

        Ninguem está contra a ajuda mas sim darem as eléctricas e as outras não que trazem mais vantagens para todos desde a saúde até a pegada ecológica.
        Se não consegue perceber isso, algo vai errado!

        1. Avatar de Tc
          Tc

          Sim meu caro mas imagine agora o estado a dar incentivos a TODOS que querem comprar
          Uma bicicleta. Até uma criança que aprende a andar de bicicleta vai receber até um senhor de idade que quer dar duas voltas ao parque da cidade por ano. Não é alguém onde o público alvo é efetivamente puxar as pessoas que andem de carro para um transporte mais amigo do ambiente não só a nível de consumo lá (eléctrico vs combustíveis) mas também ao nível da poluição sonora entre outros. Então quero uma bicicleta e vou a decathlon ….um que tenho incentivo. Porreiro. Dou duas voltas ao parque da esquina farto/me e volto a minha vida de carro. Nak é a estas pessoas que se quer dar incentivo.

        2. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          por essa ordem de ideias, deviam ter incentivos tb para skates, patins… ate para sapatilhas…
          lolololol

        3. Avatar de Paulo Barroso
          Paulo Barroso

          Nem todas as pessoas têm saúde ou idade para puder pedalar numa bicicleta normal, mas se for uma bicicleta eléctrica estas pessoas podem na mesma pedalar e fazer exercício físico na medida da sua capacidade ficando o resto do esforço para o motor da bicicleta.

        4. Avatar de Isolino Silva
          Isolino Silva

          Amigo a bicicleta eletrica nao anda sozinha, serve so par auxiliar, tem que dar ao chenell da mesma. , pedal.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      E em planícies… porque em cidades com subidas a pique – como é o caso da maioria da A.M. Porto – esquece lá isso.

      1. Avatar de Hyroku Mahta
        Hyroku Mahta

        Engraçado, eu vivo no Porto e a minha “giga” electrica é sempre a 30! Não falem sem saber.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Qual a sua bike?

          1. Avatar de Hyroku Mahta
            Hyroku Mahta

            woosh sirocco

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Ninguém diz que não consigas ir a 30. mas o facto de referires que optaste por uma eléctrica para não chegares a “Suar como um Armstrong” já diz muito quanto ao relevo da cidade… Assim, tal como num carro, as subidas consomem mais recursos e portanto o consumo energético é mais elevado e as autonomias de 50km/100km desses veículos são reduzidos drasticamente.

          Para mim, que faço 40 km diários – e por vezes uma ou outra deslocação ocasional – não dava para mim.

          Para além disso, ainda esta semana esteve frio e portanto o factor clima nem sempre favorece.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            faço , em média , 35km/dia
            em bicicleta sem motor

            basta não ser murcão

          2. Avatar de Hyroku Mahta
            Hyroku Mahta

            40 kms por dia são “peanuts”, sabes que podes carregar a bateria enquanto estas a trabalhar certo? É claro que não dá para toda a gente, mas dá para mais de 80% das pessoas que conheço que só usam o carro para fazer nem 30 kms por dia… Quanto ao tempo, nem que chovam canivetes. ÉpacartarÉpacartar

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        subidas a pique? onde?
        ainda não encontrei nenhuma

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Se fores da Ribeira até à Sé é tudo plano queres ver…

          Mete isso a andar na Rua D. Pedro V e se os travões funcionarem a electricidade ainda vais parar ao rio.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            ah
            os 10.000.000 de pessoas que sobem da Ribeira à Sé

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            subo a D Pedro V
            com bicicleta sem motor

            para subir com motor
            é assim :
            https://vimeo.com/266870385

    3. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Discordo!
      O Armstrong com as vitaminas nem chegava a suar. Parecia uma bicicleta com motor de 800cv.

    4. Avatar de K
      K

      É pena o incentivo não abrangir motores como complementos para bicicletas já existentes. O meu pai tem uma boa bicicleta de montanha. A única razão pela qual não a usa para ir para o trabalho é exactamente o mesmo, ia chegar lá a transpirar rios portanto. Eles falou me estes dias que estava a considerar meter um motor elétrico mas está com algumas dúvidas e não é um sistema particularmente barato. Fazia muito mais sentido o incentivo também se aplicar à compra do motor do que apenas a uma bicicleta nova elétrica mas muito mais fraca. Se já tens uma coisa muito melhor…

  5. Avatar de Gabriel Allon
    Gabriel Allon

    É um bom incentivo, as bicicletas eléctricas são muito boas para a malta que não é tão desportista ou não está em forma, mas concordo que deveria ser para todo o tipo de bicicletas.

    Mas pronto, medida em tempo de eleições, soa-me a esturro…

  6. Avatar de TS
    TS

    Como emigrante (silencioso) na Holanda, não posso deixar de sorrir tristemente com uma notícia destas… Sempre o caminho errado… primeiro os Magalhães para o amigo Chávez, agora as biclas eléctricas para um país que nem vias para bicicletas tem… E não, os ciclistas não têm que andar junto dos carros, isso é só estúpido!
    Só para fazer uma leve comparação com 2 casos da “Europa para onde nós estamos a convergir”:
    – Na Holanda, qualquer empresa pode deduzir no IRC comparticipações de compras de bicicletas por parte dos seus trabalhadores até €750. E todos o fazem. Sim, uma boa bicicleta (NORMAL!) custa facilmente €2000. Ninguém em PT sabe o que é realmente uma bicicleta infelizmente; sabemos o que são bicicletas chinocas de montanha…porque temos imensas montanhas nas nossas cidades… E os holandeses não aderiram às bicicletas eléctricas já agora, dizem que são muito caras (wink wink) para o que realmente fazem;
    – Em França, o governo vai dar vouchers de €500 aos jovens que fizerem 18 anos para gastarem em… CULTURA. E não tem que ser museus, livros na Fnac também serve p.ex.;

    É a diferença…

    1. Avatar de Pedro Sant'Ana
      Pedro Sant’Ana

      Holanda e Alemanha são os principais mercaods europeus para Bicicletas Elétricas.

    2. Avatar de Barra
      Barra

      Como emigrante na Holanda, não sabe o que se passa cá pelo nosso Portugal, se acha que somos atrasados, desengane-se, cá sabe-se o que são bicicletas de 2000€, aliás, até se compram bem mais caras e são poucos os ciclista assíduos que não tenham gasto mais do que isso em uma bicicleta.
      Quanto ao Magalhães, mais uma vez se percebe que fala sem saber, milhares de crianças tiveram acesso ao seu primeiro computador através desta iniciativa, alguns de forma gratuita outros através de um valor quase simbólico.
      Se os holandeses não aderiram poderá ser por não terem a mínima noção. Muitas cidades aderiram e incentivam aos uso da bicicleta elétrica. Já agora, informe-se bem, Holanda tem programa de bicicletas elétricas e promovem o seu uso. Se está na holanda e se necessitar, até posso dar-lhe a informação sobre como e onde se pode dirigir para tratar de ter uma.
      Teve azar de encontrar por aqui alguém que. Aí tem família e se desloca mensalmente, em trabalho.

      1. Avatar de Nuno Cardoso
        Nuno Cardoso

        O TS foi bem claro naquilo que mencionou e parce estar bem ciente das duas realidades. Se o caro Barra já esteve na Holanda há de ter constatado que em PT somos de facto MUITO mais atrasados no que toca a mobilidade. Concorda comigo ? De facto não há sequer comparação possível. A Holanda aos anos que priveligia efectivamente outros veiculos, têm infraestruturas para os mesmos assim como vários incentivos fiscais ( não exclusivos a veiculos elétricos). Eu batia palmas a esta medida portuguesa se fosse realmente abrangente e coerente. Mas não é. Muito menos será amiga do ambiente pois as bicicletas movidas apenas c\ a força humana (energia verdadeiramente limpa!) estão excluidas deste apoio. Como tal é apenas mais uma medida para atirar areia para os olhos dos portugueses, que só seve para benefeciar o lóbi elétrico

        E relativamente à iniciativa do governo de socrates chamada “Magalhães”… bem…da minha parte , seria uma perda de tempo estar a discutir este assunto , com quem acha que a humanidade foi benefeciada com isso!

        1. Avatar de Barra
          Barra

          Quanto á mobilidade, claro que concordo, aliás, nem preciso ir à Holanda para constatar esse facto. Basta ir ao nosso país vizinho, cidade de Bilbao, e provavelmente até a própria Holanda ficaria envergonhada. Desde transportes públicos, sistema de transporte eléctrico como plataformas de uso de bicicletas elétricas dentro da própria cidade, partilhadas e com custos de irrisórios, até elevadores, passadeiras e escadas rolantes em plena via pública.
          Concordo plenamente consigo nessa questão.
          Quanto ao Magalhães, trabalho na área da educação e projetos europeus com várias escolas em diversos sistemas educativos, estamos atrasados também aqui em relação a muitos países europeus mas todos elogiaram a medida e implementaram situações similares e adaptadas as suas realidades

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Boa noite então o sr também só ouviu falar das estatísticas! Deram Magalhaes aos miúdos mas os profs não sabiam trabalhar com eles! Depois compraram routers cisco sem Wi-Fi e apenas com 4 portas! Dava apenas para a impressora e 3 pcs da escola!!! Ninguém tocou nos Magalhaes amigo! O mesmo exemplo que o sr da Holanda lhe disse!! Primeiro criem infraestruturas e depois ofereçam as bicicletas!!! Acorde!

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Sim a holanda o pais sem problemas e farol da boa gestao!!!

      Nao aderiram porque a geografia e topografia nao exige…
      Do magalhes mais vale investigar do que cuspir para o ar, alias medida muito elogiada por varios paises ditos evoluidos

      Os portugueses nao sabem o que sao bicicletas???ridiculo enfim fala para n estar calado pode voltar a ser silencioso nao s perde nada

  7. Avatar de comprador
    comprador

    Aonde posso encontrar bicicletas eléctricas ? sites? como adquirir obter o incentivo?

  8. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    A minha dúvida é, quais as melhores ofertas?

  9. Avatar de art
    art

    Fiquei sem perceber concretamente o que é que faço à factura de compra …vai para o IRS ? Espero que os vendedores me esclareçam melhor ….

  10. Avatar de Bruno F
    Bruno F

    Para os menos informados, poderiam deixar aí um ou dois links de sites confiáveis que vendam bicicletas elétricas. E até um pouco mais de informação sobre como proceder para requerer o tal apoio. Deixo aí a dica 😀

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Manda aí, quero ver bem que seja só por curiosidade.

    2. Avatar de Pardilho
      Pardilho

      Penso que essa é mesmo a questão. Colocar uns sites de confiança, já agora a bons preços, para podermos todos usar o tal apoio. Fica o desafio para o “grande” PEOPLEWARE!

      1. Avatar de Odiputse
        Odiputse

        Pardilhó FTW!

    3. Avatar de Nuno Cardoso
      Nuno Cardoso

      Bruno F, por acaso não és tu o “amigalhaço” de quem criou este apoio !??

  11. Avatar de Ze
    Ze

    Nao e por nada, nem costumo andar de bicicleta, mas estou tentado a investir caso a bicicleta venha acompanhada pela moça.
    😛

    1. Avatar de Luís Manuel Santos Gomes
      Luís Manuel Santos Gomes

      Tinha pensado exactamente no mesmo… Aparenta ser um belo de um negócio 😉 😛

  12. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    O mais importante de tudo: o contacto da menina da foto!!! 😀 😀 😀

    1. Avatar de PGomes
      PGomes

      A fazer a pergunta mais importante 😀

  13. Avatar de João
    João

    Onde se pode fazer a candidatura?
    Há limite de preço máximo para compra da bicicleta? E mínimo?
    Obrigado

  14. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    a minha bicicleta anda a sandes de torresmos e minis. será que consigo algum incentivo?

    1. Avatar de Just Saying
      Just Saying

      reduzir a barriga e colesterol provocados pelos torresmos e minis devia ser incentivo suficiente. 😉

  15. Avatar de Alpha
    Alpha

    E a miúda da imagem? Ninguém comenta?

    Bem gira 😉

  16. Avatar de Vanessa Soares
    Vanessa Soares

    Pplware como podemos fazer depois o pedido?

  17. Avatar de Miguel Cruz
    Miguel Cruz

    Este programa também abrange trotinetes elétricas?

    1. Avatar de Hyroku Mahta
      Hyroku Mahta

      não Mike. abr

  18. Avatar de Claudio
    Claudio

    Como refere o ultimo paragrafo serão publicados as regras e formulários nos próximos dias, serão no seguinte sitio da internet:
    https://www.fundoambiental.pt

  19. Avatar de Florindo
    Florindo

    Acho bem
    Mas primeiro deveriam arranjar condições de segurança para a circulação de bicicletas e outros…

  20. Avatar de Bruno
    Bruno

    Também estou interessado. Uma Xiaomi ficava a um preço fantástico!

  21. Avatar de Hugo Tavares
    Hugo Tavares

    Eu a pensar que ja podia trocar a minha velha de alumínio por uma em carbono… LOL

    1. Avatar de Eu
      Eu

      E é isso mesmo! Podes sempre trocar por uma de carbono “zero”. Mas, com baterias, consumo eléctrico e importadas por uns gajos porreiros, muito amigos dos nossos governantes 😀

  22. Avatar de Eu
    Eu

    Essa desculpa de que a bicicleta vai tirar carros de combustão das ruas é a maior das piadas!
    Está-se mesmo a ver que isto é mais uma daquelas medidas (“à medida”) para uns amigos que estão a importar material da China, tal como foi aquela dos Vistos Gold para os amigalhaços do mercado imobiliário 😀

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Correcção: onde diz “bicicleta”, leia-se “bicicleta eléctrica”
      Onde diz “amigos” e “amigalhaços” leia-se isso mesmo, os próprios legisladores, familiares, vizinhos e todos a quem estavam a dever algum favor 😀

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      as bicicletas tiram carros das ruas em toda a Europa civilizada

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      este incentivo existe há anos para compra de carros

      há dois anos passou a incluir motas

      este ano passa a incluir bicicletas

      “(“à medida”) para uns” quêêê??

    4. Avatar de MMM
      MMM

      Gosto especialmente da parte de que primeiro compras, depois candidatas-te ao subsídio e rezas para estares nos primeiros contemplados.

  23. Avatar de Script
    Script

    As trottinette da xiaomi fazem parte? pelo artigo não só bicicletas, mas também carros eléctricos.

    tenho ideia que de acordo com a lei as trottinette electricas são considerados velocípedes.

    mas talvez haja algo para elas também.

    alguém pode esclarecer?

  24. Avatar de Ferrarix
    Ferrarix

    A preocupação ambiental deve fazer parte cada vez mais da nossa vida, os argumentos de cada um e até as picardia nos comentários são saudáveis, o que não entendo é a escrita que deixou de ser em português correcto e passou a ser em mixordês… Életrica… É coisas do género….

  25. Avatar de zé tolas
    zé tolas

    palhaçada! o que é uma biciclete de cidade? e porquê eléctrica? custa muito dar ao pedal? é só negociatas pra enganar os pategos!

  26. Avatar de Bruno Veloso
    Bruno Veloso

    Alguém sabe se as trotinetes elécticas estão também abrangidas?

  27. Avatar de Christiano
    Christiano

    Alguém sabe se os monocliclos elécticos estão também abrangidos?

  28. Avatar de Peace
    Peace

    Até 62500€ é considerado utilitário? Ganha-se bem neste país…

  29. Avatar de Marco Leandro
    Marco Leandro

    Bom dia. Estive a ver no outro dia este modelo e parece-me interessante, que acham? Preço qualidade? https://www.norauto.pt/produto/bicicleta-electrica-wayscral-e-drive-powered-by-michelin-quadro-alto-cor-preta-bateria-incluida-_58525.html?CatalogID=48229&CatalogCategoryName=48275
    A Norauto tem lá outras, mas esta tem o motor e controlador juntos.

  30. Avatar de pedro eusebio
    pedro eusebio

    boas . , eu acho muito bem aquilo que o nosso governo esta a fazer nas grandes cidades , devíamos de evitar a poluição nas cidades.

  31. Avatar de CARLOS LEAL
    CARLOS LEAL

    PARA ME CANDIDATAR AOS 250 EUROS, A QUEM ME DIRIJO?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      passo prévio:

      não grites

    2. Avatar de e-bike, eu apoio
      e-bike, eu apoio

      Ao site do fundo ambiental, onde tem de criar uma conta, e fazer a candidatura online.

      https://www.fundoambiental.pt/avisos-2019/incentivo-pela-introducao-no-consumo-de-veiculos-de-baixas-emissoes-2019.aspx

  32. Avatar de Madalena
    Madalena

    Caramba… se o estado ajuda, reclamam… se o estado não ajuda, reclamam. Talvez por isso sejamos tão pouco ajudados… já pensaram na possibilidade de ajudar agora com as eléctricas e posteriormente sem serem eléctricas ?! Não há paciencia realmente.