Dieselgate: Antigo diretor da Audi declara-se culpado

18 Comentários

Apesar de já terem passados alguns anos, o escândalo batizado de “DieselGate” contínua na memória de todos. Houve proprietários de veículos que foram compensados, mas há ainda muitos processos a decorrer. A mais recente atualização do caso Dieselgate vem do antigo diretor da Audi que se declarou culpado.

Dieselgate: Antigo diretor da Audi declara-se culpado


DieselGate: 11 milhões de veículos das marcas do grupo

Rupert Stadler, antigo diretor-executivo da Audi, filial da Volkswagen, está a ser julgado na Alemanha no caso Dieselgate. De relembrar que a Volkswagen admitiu ter instalado dispositivos em 11 milhões de veículos das marcas do grupo que os faziam parecer menos poluentes em testes de laboratório.

Stadler a admitiu, no tribunal de Munique, ser culpado no escândalo dos motores diesel manipulados. Rupert Stadler disse que “aceitou” que os veículos fossem colocados à venda com ‘software’ não autorizado. Além disso,  “falhou” em informar os parceiros da Volkswagen, segundo a declaração lida pela advogada, Ulrike Thole-Groll. Stadlera é o principal arguido no primeiro processo penal deste caso.

Dieselgate: Antigo diretor da Audi declara-se culpado

Do que se sabe, Rupert Stadler aceitou declarar-se culpado no caso Dieselgate. Em troca de uma confissão total das acusações, poderá receber uma pena mais leve do que os dez anos de prisão. De referir também que o antigo diretor da Audi não é acusado de fraude, mas sim de ter conhecimento que estava a ser instalado software ilegal e de não ter feito nada para o impedir. A sentença do tribunal deverá ser conhecida no próximo mês, podendo o antigo diretor da Audi receber uma pena de prisão suspensa até dois anos e pagar uma multa de 1,1 milhões de euros.

O caso Dieselgate afetou cerca de 125 mil automóveis do grupo Volkswagen em Portugal. Após 6 anos de espera, a decisão do tribunal italiano foi um marco muito importante. A Volkswagen já compensou clientes nos EUA, na Austrália, na Alemanha e em Espanha, mas mantém recusa em indemnizar os restantes europeus lesados pela manipulação dos testes às emissões dos carros.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro barata
    pedro barata

    BOA TARDE
    Queremos ver em Portugal quem vai ser ideminizado, eu estou á espera sentadinho

    1. Avatar de charles
      charles

      +1
      Até esta data, da VW, ainda nem um simples pedido de desculpa me chegou!
      E, já agora, não aceito que toquem no meu carro para reprogramar seja o que for.
      Ou há uma compensação a sério, ou então, da VW, só quero distância!

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        +1 Nunca autorizei, mas recebi cartas ameaçadoras da SIVA…

    2. Avatar de pedro barata
      pedro barata

      EM TEMPOS HOUVE A DECO A TENTAR RESOLVER O ASSUNTO .
      Gostaria imenso de ver isto resolvido e até receber o que temos direito.

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Indemnizado de quê? Para isso era preciso haver danos. E a burguesia exploradora dos 1% ou 5% de cima continua a circular e a empestar o ar alegremente com as banheiras de alta cilindrada diesel, e ainda por cima a usufruir de um bónus fiscal de 20 cêntimos por litro pagos pela gasolina dos utilitários da classe média assalariada. E ainda gozam, os crápulas: “ah ah ah, enriquecei e comprai carro a diesel!”

  2. Avatar de naodigo
    naodigo

    É só hipocrisia!!!
    Quem foi enganado foi o estado/ EU porque o carro nao cumpria a Lei em condução normal, para o povo é igual se o carro polui x ou y, ninguem compra um carro a combustão porque polui menos….

    1. Avatar de JL
      JL

      Para povo não é igual, se todos pagam impostos porque polui, houve quem pagasse menos por poluir mais, logo até podemos dizer que quem não tinha estes carros esteve a pagar aquilo que estes carros deviam ter pago.

      1. Avatar de ifm
        ifm

        Essas contas estão mal feitas:
        ” quem não tinha estes carros esteve a pagar aquilo que estes carros deviam ter pago.”

        Tu nunca tives-te de pagar o que os outros não pagaram!!
        Tu pagas-te e pagas o que o teu carro polui.

        Eles é que não pagaram o que deviam, mas isso nada tem haver com o que tu pagas!

        És mesmo o tipico socialista e fazer contas.

        1. Avatar de JL
          JL

          As taxas de carbono têm de ser pagas certo ? é um valor consoante as emissões de cada pais, se alguém pagou menos, alguém teve de pagar mais.

          Não, não sou socialista, fique descansado.

  3. Avatar de PM
    PM

    Infelizmente é mesmo assim, no que toca a Portugal, esperar sentado. O melhor é mesmo nem esperar porque não haverá nada. O estado Português apenas é forte com os fracos.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      O estado Português é forte com os fracos porque os 90% de baixo não sabem fazer-se representar no parlamento contra os interesses dos 1% ou 10% de cima. Os capitalistas só ganham aquilo que fazem perder ao resto da população, e isso tanto vale para o rendimento e riqueza como para a distribuição do poder político.

  4. Avatar de João Melo
    João Melo

    Andaram a vender a ideia que os carros alemães eram melhores do que os do resto da Europa, com truques de algibeira, e muita gente acreditou nisso..e depois fizeram lobie ás revistas de carros para que dessem um outlook melhor nos comparativos…em suma truques de algibeira.

    Teem que indemnizar as restantes marcas europeias e os consumidores que foram enganados.
    E quando digo indemnizar, falo de uns 3000€ por carro…porque foram esses os valores aproximados que os utilizadores pagaram a mais para “terem um carro melhor..”

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    No meu caso, recebi uma carta da SEAT para corrigir o problema. Certo é que estava sempre a fazer a regeneração e muitas vezes sem conseguir e a entrar em modo de segurança e após a resolução ficou 5*. Fui muito bem tratado e ainda me lavaram o carro. Leiriberia

  6. Avatar de Fusion
    Fusion

    Isto ao consumidor final fez algum impacto?
    é que se diz que polui x e depois polui y a mim é indiferente, desde que o carro esteja bem de saude e nao implique mais nada esta tudo bem ou não?

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Qualquer dia vem aí o batterygate. Já não falta tudo!

  8. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Se as pessoas se sentissem já tinha falido essa empresa e se existisse justiça o sr. estaria preso e assim talvez existiam menos casos de chequinhos – espertos … como assim não o é este tipo de comportamento é abundante …

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Chiquinhos-espertos são os da ME ao apregoarem aos 7 ventos que poluem ZERO, qd na verdade poluem mais q todos os outros.

      1. Avatar de JL
        JL

        Não, ninguém diz isso além de você.