Apple acusada novamente de publicidade enganosa e obsolescência programada

48 Comentários

Não é a primeira vez que a Apple é investigada pela prática de obsolescência programada dos seus produtos. Agora, na França, a empresa liderada por Tim Cook está a ser investigada por alegadamente estar a vincular os números de série de peças de reparação ao número de série de iPhones, iPads e Macs.

Apple acusada novamente de publicidade enganosa e obsolescência programada


A Apple está a enfrentar uma nova investigação de reguladores na França sobre suposta obsolescência do produto. Conforme relatado pela agência de notícias francesa AFP News e confirmado pela Reuters, a investigação começou em dezembro de 2022 e está relacionada à prática da Apple de vincular os números de série de peças de reparação ao número de série de iPhones, iPads e Macs.

Segundo a AFP News, a investigação foi iniciada depois de uma reclamação da associação “Stop Planned Obsolescence”, também apelidada de associação HOP. Na sua reclamação, a associação visa a política de reparação por série da Apple, aleando que a empresa está “a associar os números de série das peças de reposição aos de um smartphone”.

À Reuters, um porta-voz do procurador de Paris confirmou a investigação judicial e confirmou que a investigação foi motivada por uma reclamação da associação HOP. “Após uma denúncia, uma investigação foi aberta em dezembro de 2022 sobre práticas de publicidade enganosas e obsolescência programada”, disse o promotor.

Mas qual é o problema em concreto?

Segundo é descrito pela HOP, a nova reclamação “visa uma prática cada vez mais difundida [pela Apple]: serialização (também conhecida como “emparelhamento”), que consiste em associar os números de série dos componentes e periféricos de um produto ao do iPhone, em particular, através de microchips.”

A associação diz que esta prática afetou recentemente as partes mais frequentemente sujeitas a avarias (ecrãs, bateria, câmara…).

Esta prática permite que o fabricante limite as possibilidades de reparação, especialmente para reparadores não autorizados. Em muitos casos documentados na reclamação, são constatadas avarias nos casos em que o aparelho é reparado com uma peça, mesmo idêntica e original, não autorizada pelo software Apple.

Eles também podem ser acionados durante uma atualização (como no caso recente de um ecrã sensível ao toque arranjada num iPhone XR inutilizável após a atualização do iOS 16). Enquanto um simples retorno ao iOS15 corrige essa falha, a Apple não o autoriza, preferindo apontar o problema a um “ecrã não original da Apple que causa problema de toque”.

Estas práticas violam não só o direito à reparação, mas também o desenvolvimento do recondicionamento de smartphones, na medida em que os dispositivos colocados em circulação podem sofrer avarias atuais ou futuras.

O programa de reparação de autoatendimento da Apple, lançado na França em dezembro passado, exige que os clientes insiram o número de série do iPhone para o qual estão a comprar as peças. O número de série de entrada deve corresponder ao número de série da peça devolvida para obter o crédito da peça devolvida da Apple.

Embora o programa da Apple tenha sido elogiado como um passo na direção certa, é algo que precisa de trabalho adicional.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ifm
    Ifm

    Obsolência programada é enervante na Apple…

    Já nem falo do iPad 2, ou do iPad 4, ou do iPhone 6 que isso já são equipamentos antigos e podem estar em bom estado, mas como o SO não actualiza, também não dá app nenhuma. Nem para instalar uma antiga.

    Mas sim do iPhone 11 que parece um cancro de um telemóvel de 80€, mas que tira fotos fixes, porque aquilo é mais lento que um telemóvel de 80€. Até enerva, e não é por ele não ter hardware suficiente para a tanga de SO ou das apps.
    Simplesmente alguém se lembrou de começar a dar a travadinha propositada.
    Eu nunca usei iPhone, mas a Maria desde que me lembro teve um iPhone e agora depois do barrete do iPhone 11 nunca mais quer voltar.

    1. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      Deve estar um pouco equivocado. O iPhone X (mais antigo) com o iOS 16.4.1 funciona perfeitamente. E ainda está para a curvas. Reveja lá isso bem.

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Tenho para venda, se duvidarem, se derem um valor razoável é na hora, está imaculado. Ainda levam umas 4 capas diferentes, são de senhora.

        E não não estou enganado, se fizerem o reset de fábrica ele parece fixe….mas depois digam quando estiver com memória a 80% cheia.

        1. Avatar de Magnifico
          Magnifico

          Pois….. querem meter tudo e mais um par de botas num equipamento de 64GB e depois queixam-se……. Enfim….. a culpa é da obsolescência programada.

          1. Avatar de ifm
            ifm

            Mas ele estava a trabalhar tão bem a pouco tempo, foi literalmente depois das actualizaçoes.

            E estas enganado é um de 128Gb, mas sim não é o Pro, nem o plus.

            Mas que tem a memoria haver com isso??

            Alias ter um equipamnto de 64Gb com memoria ocupada a 80% ou o mesmo equipamento de 128Gb com memoria ocupada a 80%.
            Qual a logica do de 64Gb ficar mais lento????
            Afinal o CPU a Ram, etc tem menos dados para processar quando vai aceder a ROM.

            Tu deves perceber é de pesca.

          2. Avatar de Magnifico
            Magnifico

            Fale do que sabe e não vomite disparates.
            Se não sabe o que é que a memória tem vá aprender.
            “Afinal o CPU a Ram, etc tem menos dados para processar quando vai aceder a ROM.” ???? qed

      2. Avatar de PM
        PM

        Confirmo! O meu X apenas levou uma bateria nova em fevereiro e está impecável. “Travadinha”? O que é isso?

    2. Avatar de Zé Gato
      Zé Gato

      iPhone 11 lento???
      Tens seguramente um problema grave nesse equipamento!!!
      Até o iPhone X está espetacular , quanto mais o 11.
      Ou a bateria está completamente KO, e aí sim a performance sofre, ou então algum problema tem esse iPhone.
      Antes de comparar o 14 Pro substituí a bateria do iPhone X, porque queria ficar com ele, e ganhou outra vida coma a bateria nova. Mesmo assim durou 5 anos com a bateria original, nada mau.

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Já viram o preço dos iPhones 11????

        Ando a tentar vender por 200€, mas está difícil, eles estão a venda por 180€…
        Achas que a queda de valor tão acentuada nestor modelo é porquê???

        O telemóvel diz que a bateria está boa, por isso dúvido que seja essa teoria, aquilo a mudar da apps é um delay….
        Mas foi desde as últimas actualizações, por isso garantidamente que só pode ser isso.
        O telemóvel estava super fluido há 6 meses atrás

        1. Avatar de Gomas
          Gomas

          Compro te por 100 euros. Se o que dizes e verdade entao por 100 euros vendes ja. O 11 e um smartphone perfeito mas tu não tens nada so queres conversa

        2. Avatar de Magnifico
          Magnifico

          Queda de valor? Um equipamento de entrada de gama (não é Pro) e com 64GB de 2019 ainda valer cerca de 230€ (ver mac2sell) é queda de valor? Cerca de 160€ vale um X que era o top de gama 2 anos antes. Portanto…..
          (gostava de ver um Android dessa época a valer tanto).
          Acho “piada” às suas garantias. Quando afirma igualmente que quando o restaura ele “parece fixe”, mas a culpa é da actualização.
          Ok.

          1. Avatar de ifm
            ifm

            Qualquer telemovel de 80€ sem aplicaçoes sem nada é fluido…

            É a comparação que estou a fazer, não é descabido.

            Mas voces são não vee o mercado em portugal de telemoveis???
            Basta ir ao OLX

            GalaxyS 20 (modelo mais basico 8Ram e 128Rom) VS Iphone11.

            E os iphones como tu dizes e bem tem uma desvalorização muito menos acentuada.
            E este modelo especifico fica taco a taco ao preço de um S10, o que não é espectaval. Alias e como tu dizes e bem, fica a um preço muito proximo a um iphone X.

            É por algum motivo!!!

            Mas gomas, se querem um eu vendo-te por 180€ ainda esta semana, por 100€ vendo ou dou a um amigo, que faz coleção de material da Apple.
            Não vou encher a barriga, a uma pessoa que nem conheço.

          2. Avatar de Magnifico
            Magnifico

            Lá está, mais disparates.
            O S20 foi lançado 1 ano depois que o iPhone 11. Logo o iPhone 11 valer o mesmo está a reforçar a ideia de manter valor.
            O S10 é que foi lançado no mm ano.
            Um S10 de 128GB anda por volta de 200€. Um iPhone 11 de 128GB por volta de 270€.
            Mais uma vez são falsas as suas afirmações.

          3. Avatar de Ifm
            Ifm

            Está aí uma lógica na tua cabeça de amendoim…

            O iPhone 11 está no meio de um S10 e s20, tanto um como o outro foram lançados+/- 6 meses antes e 6 meses depois.

            E o valor é mais aproximado de um S10 que um s20.

            Pior fazes comparações da treta , estamos a comparar o a versão base de um S com um iPhone.

            Logo a versão base de um S10 é 128gb, não há de 64gb.

            Logo o justo é comparar um S10 de 128gb com um iPhone 11 de 64Gb, qu foi lançado 6 meses depois ( é mais novo 6 meses, caso não saibas é meio ano)

            E tendo em conta que o iPhone por norma desvaloriza muitooo menos que qualquer android.

            É caso para dizer que este modelo específico da Apple desvalorizou muito mesmo.

            E digo te que é por algum motivo e eu já te disse para mim qual é, mas se tu tens palas

          4. Avatar de Magnifico
            Magnifico

            Mais uma vez, você não tem mesmo a noção do ridículo que demonstra ser.
            Primeiro, tanto o S10 como o S20 quando foram lançados eram a versão TOPO de gama. Logo se quiser eventualmente fazer algum tipo de comparação faça-o com um iPhone 11 PRO.
            Ainda “dei e barato” e apresentei-lhe valores de marcado tanto do S10, S20 como do iPhone 11 (não PRO) de 128GB. Logo ficou patente a falsidade do que indicou.
            Ou seja, vejam bem quem é que terá de tirar as palas.
            Contra factos não lhe vale de nada dizer o contrário. Por mais que se tente enganar a si próprio.

    3. Avatar de Rrrrrrr
      Rrrrrrr

      Tenho no meu círculo o 11, o x e o 12, todos impecáveis sem lag.

      1. Avatar de Zé Gato
        Zé Gato

        @Ifm só para terminar este “não assunto”, na campanha de trocas da FNAC um iPhone 11 de 64gb vale 290€. Nem precisas de comprar um novo, vais lá entregas esse é trazes o dinheiro na hora.
        Julgo ter esclarecido em relação à cotação desse equipamento. Qualquer dúvida pesquisa por “FNAC retomas Apple “
        Cumprimentos!!!!
        iPhone X no início do ano estava avaliado em 200€, não cheguei a entregar, perguntei por curiosidade quando comprei o 14 Pro.

  2. Avatar de Manuel Beja
    Manuel Beja

    A Apple sim abusa, mas todas as empresas que produzem coisas de uma forma ou de outra o fazem.
    O problema é a hipocrisia a dizerem que estao muito preocupadas com o ambiente e sao todos muito verdes e ecologicos, isso chateia-me mais que a obsolescência programada.

  3. Avatar de alifornia
    alifornia

    O capitalismo / Consumismo no seu apogeu.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      EU chamo a isso ganância, e essa deve ser combatida. O capitalismo “deu-nos” a possibilidade de ter estes equipamentos, sem o qual andaríamos ainda com o telefone fixo e de roda de marcação. O consumismo tem a ver com a educação de cada um de nós, em saber escolher o que de facto precisamos e não andar a seguir modas nem conselhos de outros. A ganância, associa todos estas características à fome desmedida por dinheiro, sem controlo e sem leis onde vale tudo para se chegar a determinado fim, inclusive a psicologia subliminar que nos aproxima mais do exibicionismo de um animal irracional, para se afirmar junto dos outros, do que do tal que se auto-intitula de Homo Sapiens Sapiens. Daí que os Estados devem sempre usar do seu poder de supervisão por forma a impedir eventuais abusos. É para isso que servem.

    2. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Pois, o comunismo a única coisa que produz é miséria, contrariamente ao capitalismo que nos permite ter um nível de vida onde podemos ser consumistas.

  4. Avatar de kolas
    kolas

    A mim enerva-me mais isto ” Agora, na França, a empresa liderada por Tim Cook…” os brasileiros é que dizem na França, os portugueses dizem e escrevem “em França”. Mas cada um vai nas modas que quer, não tarda estão aqui a apresentar fatos em vez de factos.

    1. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      Apoiado.

    2. Avatar de Gomas
      Gomas

      Tem calma cara todos aqui falamos portugues muy bem. Entonces vamos a ter calma

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Pronto, pronto.
      Respire fundo e conte até 10 que isso já passa.
      Se não passar, pode ir ali à “pharmácia” pedir uns calmantes que então sim, isso passa mesmo.

      1. Avatar de kolas
        kolas

        Farmácia com ph não tem nada de errado, é da fonética grega, de onde também vem a nossa língua. Não está tão errado como pensas, convencionou-se escrever com “f” e assim ficou. Informa-te e escolhe um exemplo que esteja correcto.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          @kolas: o objetivo não era apresentar um exemplo errado. Era, isso sim, mostrar que a língua está em constante evolução e que as palavras e regras gramaticais vão mudando ao longo do tempo.

    4. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Apesar de ser totalmente off-topic, acho que estás totalmente enganado.
      Eu digo “na França”, escolheste um exemplo errado, por exemplo, “O meu primo mora na França”. Se fosse Portugal aí diria “O meu primo mora em Portugal”.
      No entanto, é uma questão interessante como se usa os artigos quando se refere a países e/ou lugares. Em pt-PT ou pt-BR as ‘regras’ são diferentes, não há uma errada e outra certa.

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        As regras são exatamente as mesmas em Portugal ou no Brasil.

        Há países lusófonos que ainda não têm em vigor as novas regras para a língua portuguesa, mas Portugal e o Brasil já as têm em vigor.

        Eu resido em França, não resido na França.

        1. Avatar de Magnifico
          Magnifico

          Olha que o Brasil ainda não adoptou o AO90. Logo….

          1. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            O acordo em vigor data de 2009. O de 1990 não está em vigor, pois foi substituído pelo de 2009.

          2. Avatar de Magnifico
            Magnifico

            @Bruno Mota. Não existe acordo de 2009. O AO90 é que foi adoptado em 2009. Não existe nenhuma substituição.

        2. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Não, não são as mesmas. Esta questão dos artigos definidos ou indefinidos não tem nada a ver com acordos ortográficos.

        3. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Ah e tanto “Eu resido em França” como “Eu resido na França” estão correctas

      2. Avatar de kolas
        kolas

        As regras variam sim, e há quem as cumpra e quem não. Tu dizes “na França” eu digo em França. Eu tenho familiares que vivem em França, não “vivem na França”. E continua a ser um facto interessante ver portugueses a prestarem vassalagem às modernices que vieram com o A.O. sem se preocuparem em verificar se estão certas ou não. Basta alguém escrever que já é verdade. Se por exemplo fossemos na onda de trocar facto por fato, teríamos de mudar o código penal todo, ou então perante um juiz no decorrer de um julgamento, apresentavam-se fatos, e não factos. Que eu saiba um tribunal não é para desfile de moda.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          As minhas preferidas são as obras das arquitetas e do “Ninguém para o Benfica” (será que quer dizer que ninguém consegue parar o Benfica ou ninguém vem para o Benfica?)

    5. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Afinal estamos “no” em Portugal.

      Tem toda a razão, concordo plenamente.

  5. Avatar de Luis Ferreira
    Luis Ferreira

    Tenho um iphone 8 e funciona bem, claro que é mais lento do que os mais recentes, mas só me posso queixar da bateria que já apresenta alguma degradação, mas também já o tenho há mais de 3 anos e ando sempre com tudo ligado.

    1. Avatar de abdu
      abdu

      3 anos já não é muito tempo para os smartfones atuais. Se não aguentar 5 anos alguma coisa está mal.

      1. Avatar de Repara
        Repara

        O iPhone 8 foi lançado em 2017, está a fazer 6 anos.
        Tenho o anterior, de 2016, vai fazer 7 anos. Tirando a bateria que já não é o que era está impecável.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Um fato é que o meu iPhone 11 pro max em 1 ano desceu a capacidade de bateria dos 100 para 98, e agora com o iPhone 12 pro Max desceu dos 100 para 92 até hoje desde lançamento, não fez dois anos.

    1. Avatar de kolas
      kolas

      Um fato é um conjunto de calça e casaco, e por vezes com colete.

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E esqueci de citar que desceu sempre após as actualizações.

  8. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    O tal capitalismo que vive da desgraça alheia, entre outras artimanhas e sem e elet talvez a china não fosse a potência que é …

    Mas como dizia o outro, a democracia será o melhor … por muitas dores no S que isso vos dê …

    1. Avatar de kolas
      kolas

      O capitalismo não vive da desgraça alheia, provoca-a, ver Antonio Gramsci; Louis Althusser (Ler o Capital) acerca do assunto, esclarece muito do que se passa nos nossos tempos)

      1. Avatar de Test User
        Test User

        LOL
        socialista de iphone esta tudo dito
        Se provocação ler autores que partilham a mesma ideologia, o que será ler autores capitalistas devera ser revolução

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não estou a entender… Estamos a falar de um equipamento electrónico ou de Vinho do Porto?

  10. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    Nem sou grande fã da Apple mas a obsolescência programada acontece em todas as marcas.
    Para quê vender uma produto a cada 20 anos se podes vender 5(a cada 4 anos por exemplo).