Combustível sintético da HIF Global custará 2€ por litro

135 Comentários

A par dos elétricos, há fabricantes e especialistas a apontar outras soluções para a descarbonização do setor automóvel, nomeadamente, os combustíveis sintéticos. A HIF Global está a trabalhar nesse sentido e anunciou que estabelecerá 2€ por litro, mais impostos.

Combustíveis sintéticos

Quando falamos da descarbonização do setor automóvel, prontamente apontamos os carros elétricos como a solução mais óbvia. No entanto, existem várias outras alternativas em cima da mesa e as fabricantes sabem-no.

Em dezembro, a nossa fábrica de combustíveis sintéticos, no sul do Chile, iniciou a produção de gasolina sintética, mostrando ao mundo que os combustíveis sintéticos neutros em carbono vão diretamente para os motores dos carros existentes para descarbonizar a infraestrutura que usamos todos os dias.

Explicou a diretora executiva do conselho da HIF (Highly Innovative Fuels) Global, Meg Gentle.

Meg Gentle, diretora executiva do conselho da HIF Global
Meg Gentle, diretora executiva do conselho da HIF Global

A multinacional é especialista no desenvolvimento de combustíveis sintéticos e é apoiada pela Porsche . Recentemente, anunciou a construção da maior fábrica do mundo, no Texas, Estados Unidos da América.

No Texas, levaremos os combustíveis sintéticos para o próximo nível de escala comercial, estando agora autorizados a construir a maior instalação de combustíveis sintéticos do mundo para produzir aproximadamente 750 milhões de litros por ano de gasolina sintética e combustível para navios, o equivalente a descarbonizar mais de 400.000 automóveis.

Todo o combustível será produzido a partir de dois milhões de toneladas de dióxido de carbono recapturado e 300.000 toneladas de hidrogénio verde obtido através de eletrólise, utilizando energias renováveis.

Atualmente, na fábrica-piloto, em Haru Oni, no Chile, a HIF Global produz combustíveis sintéticos a um custo de 50€ por litro. Com esta fábrica, a HIF Global pretende conseguir reduzir o preço para 2€ por litro… + impostos.

Combustíveis sintéticos HIF Global

Indo ao encontro da opinião de Meg Gentle, também o grupo Stellantis declarou, recentemente, que “a adoção generalizada de combustíveis sintéticos ofereceria aos clientes dos veículos de combustão interna existentes uma opção fácil e acessível para descarbonizar”.

Apesar de a proposta da HIF Global ter o objetivo claro de prolongar a vida útil dos carros com motor de combustão existentes, oferecendo uma alternativa menos poluente, quando comparada com os combustíveis fósseis, será esta uma alternativa real e praticamente viável?

Comentários

135

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ifm
    Ifm

    Sem impostos, com impostos a tuga fica a 7€.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Game, Set and Match…

    2. Avatar de Monhe
      Monhe

      As pessoas a criticar e nem leram que ao contrario da gasolina que consome 7L aos 100km , aqui 1L da para 100km ou seja 2euros apenas em vez dos 15 da gasolina. Ainda assim o meu model S carrega de borla ha 3 anos com os meus paneis solares

      1. Avatar de José Sá
        José Sá

        Espetacular! Quanto custou o tesla? Qual foi o custo de instalação dos paineis? Isso dá para quantos anos de combustivel?

      2. Avatar de Fernando Almeida
        Fernando Almeida

        Como fazes isso? Trabalhas de noite? Deixas o carro a carregar em casa, e vais de bicicleta para o trabalho? Ou então tens 2? Enquanto andas com um, carregas o outro?

      3. Avatar de Antóino Simões
        Antóino Simões

        1L dá para 100KM??? Onde está isso escrito? Aqui neste artigo apenas está: “HIF Global pretende conseguir reduzir o preço para 2€ por litro… + impostos.” e mais nada.
        Se isso fosse verdade porque o pplware não quis adicionar no artigo?

        1. Avatar de Vítor M.

          Porque isso não é real. Depende de muitos fatores o consumo e não é de todo nessa proporção. Agora, o valor sim, está dentro do que se está a tentar fazer.

        2. Avatar de JL
          JL

          1l em comparação de custo para um eléctrico, já que este gasta 2 euros a cada 100 kms.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Gasta gasta
            https ://www.turbo.pt/post-facebook-carregamentos-ultrarrapidos/

          2. Avatar de JL
            JL

            Também faz contas ao gasóleo usando valores das AE ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Yup e é colado nos 150 onde tenho dúvidas que sei que não multam e por x’s bastante mais qd sei que o terreno está livre e tenho a AE só para mim!

          4. Avatar de JL
            JL

            Ena que valente, ainda assim faz consumo de 5 litros. Loooool

          5. Avatar de yamahia
            yamahia

            Nesse caso é um bocadinho mais mas o deposito no fim das contas qs que bate nos 1000 de autonomia. Isto até acender a reserva. Ainda lá fica o suficiente para 200 kms. Sei que custa a aceitar mas é a vida amigo.

          6. Avatar de JL
            JL

            Reserva de 200 kms. Looool

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qué que tem?
            A reserva são 10 litros.
            Procuro nunca usar, mas um dia que seja preciso está lá!

          8. Avatar de JL
            JL

            10 litros, loooool

            É isso, os depósitos sao piores que baterias, não se podem usar a capacidade completa.

            Depois ainda falam das baterias.

            Looool

          9. Avatar de yamahia
            yamahia

            Nao uso pq não quero.
            Qd vejo aquela luz amarela começo a ficar com aquela ansiedade típica dos condutores dos carros eléctricos. Na 1 ª opotunidade apago-a eheheh

            Já levar uma bateria até ao fim bem…é capaz de não ser muito favorável para a saúde dela ao nesmo tempo que tem que ser rebocado . Pois é impossivel levar a electricidade ao carro.

            Já se ficar sem combustível pode ir de jerrican na mão e safar a coisa. Pois é possivel levar o combustível ao carro.
            Apesar disso prefiro não usar até ao dia que seja absolutamente necessário.

            Como vê mais uma desvantagem enorme dos eleKtros.

          10. Avatar de JL
            JL

            Ansiedade ? isso é para os novatos, os eléctricos quando acendem a luz têm a mesma autonomia que a maioria dos ICE com a mesma luz.

            Rebocado ? porque ?

            São iguais, nem todos os a combustão depois de esvaiazem o depósito pegam com o combustivel que lhe mete do jerrican, isso era antigamente, mas experimente, depois fica a saber. O que pode acontecer é ficar sem bateria também. lol

            Tanto dramatismo.

      4. Avatar de Zé Verdades
        Zé Verdades

        Esqueceste de mencionar o valor que pagaste pelos paineis, acumuladores de energia, montagrm do sistema em casa… o proprio tesla… assim como pensar que vais ter que comprar outro tesla ao fim de 8 anos(se a bateria aguentar até lá) … quer andes com ele ou não!!…
        O meu pai ainda tem um carro a gasolina desde 1988!! 35 anos com manutenção básica e sem restrições de software. É dele.

        1. Avatar de JL
          JL

          No fim de 8 anos tem de comprar outro ? então qual teve que só durou isso?

          Eu tenho uma carrinha eléctrica com 25.

          1. Avatar de PJA
            PJA

            Qual é a percentagem de degradação da bateria?

          2. Avatar de JL
            JL

            Cerca de 20%.

          3. Avatar de PJA
            PJA

            Essa bateria ainda melhor que as da Tesla.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não, não é, as da tesla degradam bem menos, esta bateria está agora a funcionar num sistema solar, no veículo em si fez pouco mais de 100 mil kms, foi retirada do veículo em 2018, para lá foi uma bateria de um tesla.

  2. Avatar de Racir
    Racir

    Qual o interesse de combustíveis mais caros ? Já temos combustíveis caríssimos, aparecer alternativa para complicar a vida nem vale a pena pensar nissso!

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Este combustível será para manter a frota de carros a combustão já existentes. A alternativa será Elétrica ou Hidrogénio.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Em principio os motores atuais não vão trabalhar com este combustível podem trabalhar algum tempo mas não a longo prazo

        1. Avatar de RMR
          RMR

          E porquê?

          Qualquer motor actual pode levar com este combustível sem problema nenhum.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          As propriedades químicas são iguais à gasolina e gasóleo e podem trabalhar sem problema nenhum.
          Simplesmente não vejo interesse pq ninguém irá obrigar a usar esse combustível nos carros actuais.

          Eventualmente se passarem a subsidiar este combustíveis 100% verdes da mesma forma que subsidiam actualmente a electricidade poluidora serei o 1º a aderir!

      2. Avatar de João Santos
        João Santos

        Não. Será para barcos, provavelmente.

      3. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Os carros já existentes não vão precisar desse combustível.
        Carros produzidos depois de 2035 é que terão que os usar de modo a poderem ser homologados de acordo com o aprovado pela UE!

    2. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      A questão é mesmo essa! Quando deixarem de vender os fósseis, ou trocas de carro pra (elétrico ou outro) ou tens que pagar o que eles querem!
      Não é de agora que apresentam a solução mais cara que o problema, ao bolso do consumidor.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nunca irão desaparecer os fósseis, até pq sem fósseis não há electricidade!

        1. Avatar de JL
          JL

          Que grande mentira, podia dizer que uma parte é fósseis, agora dizer que sem fósseis não há electricidade é mesmo uma afirmação de fanboy.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Veja o caso da Polónia no app.electricitymaps.com . Aproveite e veja o que se está tb a passar na Alemanha cada vez mais castanha a cada mês que passa.
            Veja a França toda verde no seu orgulho bacoco à custa de energia nuclear que se há uma fuga nunca mais fazem nada daquela terra.
            Ainda agora, passados quase 40 anos quiseram abrir umas valas em Chernobyl e ficaram todos contaminados e doentes. Terra perdida.

          2. Avatar de JL
            JL

            Cada caso é um caso, agora usar um ou outro exemplo para dizer que nao há electricidade sem fósseis é apenas sensacionalismo barato.

          3. Avatar de JL
            JL

            O que tem a ver os reactores de Chernobyl com os de França ? Já vi que dessa história também não sabe nada.

          4. Avatar de yamahia
            yamahia

            Aquilo tá td podre amigo.
            Nao engula historias dessas.
            Se há um terramoto nao se salvam.

          5. Avatar de yamahia
            yamahia

            Já agora Fukushima era TOP de gama e deu no que deu.
            Só fui buscar Chernobyl para chamar à consciência de como fica acterra mesmo já tendo passado 4 décadas.
            A ver se abrem essas consciências.
            Os alemães, apesar de toda esta pressão energética tiveram a coragem de desactivar agora as últimas 3 e eles de burros não têm nada.

          6. Avatar de JL
            JL

            Fukushima ? Topo de gama ? Looool

            Das centrais mais antigas dos japas, tanto tinha muitas falhas de segurança.

            Ok, então diga adeus aos hidrogénios e coisas do género. Lol

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Paciência!
            Há-de sempre haver bicicletas a pedais, burros, mulas e cavalos!

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Fantástico por €2,80 a €3,00/ litro para o cliente final, parece financeiramente totalmente viável. ah ah ah

  4. Avatar de José
    José

    Ainda não esta bem claro o que acontece a frota existente de carros a partir de 2035.
    e sempre bom ter alternativas não poluentes para os carros e sobretudo para as MOTOS.
    So se fala em carros então e as motos como ficamos? pois as alternativas são mais caras que os carros dah

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      A frota atua fica como está só se vão deixar de vender carros novos ninguém te vai tirar o carro da garagem

      1. Avatar de José
        José

        Certíssimo a malta não tira as viaturas da garagem porque as bombas de gasolina deixam de ter lucro e fecham depois a malta vai abastecer onde?
        as bombas de gasolina não ganham muito por litro vendido o lucro vem na quantidade vendida.

        1. Avatar de mamba
          mamba

          porra ganda filme.
          As bombas continuam, simplesmente adaptam-se com a adição postos de carregamento elétrico por exemplo. Até porque os veículos pesados continuarão a ser de combustão.
          Aviões, navios, etc.. Combustiveis fósseis vão continuar por muitos e muitos anos.

    2. Avatar de David
      David

      todo o mundo fala de carros, agora motos… e navios? e aviões? esses é que se deveriam verdadeiramente alterar… mas esses ainda não se faz quase nada, se é que é viável fazer-se alguma coisa…

    3. Avatar de JL
      JL

      Mas esta é poluente.

  5. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    O Futuro… (Ironia Off)

  6. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Basta uma central eléctrica e uma central de produção de hidrogénio e temos todas as condições para a criação de uma central de produção de combustível sintético.
    Sistema simples e eficaz, é o futuro

    1. Avatar de JL
      JL

      E como a alimenta ?

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Está no artigo. A central eléctrica alimenta a central de hidrogénio. A central de hidrogénio e a central eléctrica alimentam a central de produção de combustível.

        1. Avatar de JL
          JL

          Com que potência ? não estou a ver uma central elétrica conseguir produzir tanta energia, é o equivalente a 50% do consumo de eletricidade em Portugal.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Hidrogénio necessita 3x a electricidade de em relação a veículos eléctricos. Combustível sintético possivelmente bastante mais.
            Central eléctrica para alimentar os veículos eléctricos é um grande problema. Para Hidrogénio ou produção de combustível é trivial

    2. Avatar de Fernando Bernardo
      Fernando Bernardo

      O hidrogênio não é um gás livre e isso implica que a energia para quebrar as ligações covalentes é maior que a energia fornecida pelo hidrogênio

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Ainda há quem acredite no “milagre da multiplicação dos pães” do hidrogénio. Tenho energia, gasto-a a fazer hidrogénio, e no fim fico com ainda mais energia! Vai ser tão bom!

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Nao vai se a electricidade suja da rede a alimentar a produçao de H2.
          Se isso acontecesse o resultadado não seria H2V que é o q se pretende.

          1. Avatar de JL
            JL

            É assim tem de ser, porque produção de hidrogénio com energia vinda de fontes renováveis não é eficiente, já que os electrolizadores só são eficientes quando operam a um nível constante de potência, coisa que não é possível com métodos como eólica e solar, por isso os projectos deste tipo têm de ter potência instalada muito acima das necessidades para manter operacionalidade. É por isso serem projectos com custos megalómanos que só existem porque foram financiados pelos estados.

            Daí haver tão pouco, apenas 2 % de todo o hidrogénio produzido no mundo provém da electrólise, é uma pequeníssima fração dele provém de fontes renováveis.

            Os restantes 98% continuam a vir das refinarias usando o método “steam reform” com grandes emissões de CO2”.

            Mas enfim, há quem continue a acreditar na solução porque lhes dizem; que o hidrógenio é o elemento mais abundante e leve do universo, como de isso fossem vantagens. Aliás, nenhuma das características que tanto vendem são vantagens, todas elas são desvantagens.

  7. Avatar de Security
    Security

    E na vez de compararem o preço/L, compararem o preço/km? Já pensaram?

    Sem estar a atirar pedras e não ter pesquisado nada sobre o assunto, ninguém sabe se o carro movido a combustível sintético fará a mesma média/km que com o combustível fóssil. Vamos a contas:

    combustível fóssil: 5L / 100km: 5×1.50€ = 7.5€
    combustível sintético: 2L / 100km: 2×2.5=5€

    E esta hein? O combustível sintético pode ser mais caro mas ter ser mais eficiente.

    Como se costuma dizer: “Mais vale um mal conhecido do que um bem desconhecido”.

    1. Avatar de nuno a
      nuno a

      isto e não só, o preço estimado esta apontado para 2030 a 2035, quanto vai custar um litro de combustivel fossil nessa altura?? provavelmente mais do que o sintetico, pois para alem do iva tem as outras taxas e taxinhas carbono etc etc.
      É facil dizer que 2 euros mais iva é caro hoje e realmente é mas em 2030 talves ate seja bastante barato

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      A lógica está certa mas um combustível não é eficiente só por si o motor é que precisa de ser eficiente, e mesmo fazendo um motor totalmente adaptado para isto as leis da física não se alteram um motor a combustão vai sempre ter muito pouca eficiência a grande maioria da energia é para gerar calor nós é que achamos que os motores já estão evoluídos e são muito eficientes mas a verdade é que um motor a combustão nunca foi muito eficiente, e a humanidade já avançou o máximo possível nessa tecnologia hoje em dia temos de partir para outro tipo de motores.

    3. Avatar de luisa
      luisa

      Não sei onde está a eficiência em fazer tantas transformações para alimentar um motor ineficiente! Não estou a dizer que os carros a combustão devam desaparecer todos! Afinal de contas ainda não temos uma tecnologia de armazenamento de energia com capacidade para os nossos hábitos, mas isto é dar mil e uma voltas para chegar ao mesmo resultado ou pior!

      1. Avatar de David
        David

        @Luisa
        Até um certo ponto, tens toda a razão… estamos a tentar acabar com um combustível mas na verdade tantas voltas e nada se fez verdadeiramente para tornar o que temos mais eficiente.
        Contudo, continuo reticente nas baterias… por muito que me expliquem não entra…
        Baterias, custo de fabrico, custo de mercado, custo de substituição por degradação ou por avaria de módulos… a degradação da mesma com o passar das cargas… hoje 500km amanha 250km… dizerem que um carro ao fim de 8 anos ficou-te a zero eur… eu não consigo entender um carro que me custou 50mil hoje daqui a 8 anos termos novamente 50mil para comprar outro… fazem comparações relacionadas com o que pagaria a combustíveis fosseis… e o que que pagaríamos em eléctrico mas o dinheiro voou… e dali a 8 anos é preciso ter baterias de substituição, é importante que as marcas tenham /garantam durante anos a possibilidade de conseguir baterias ou modelos de substituição… etc etc etc porque não vá um dia e ups, já não há peças… e a sucata não faz baterias… e estas paradas nas sucatas degradam-se…

        Enfim… muito por definir… e ainda andaremos muito tempo com os combustíveis fosseis por aqui….

        H é caro… ainda é demasiado caro… o litro de H por 100km, tal como os sintéticos…

        1. Avatar de JL
          JL

          Não, não é hoje 500 kms amanha 250, pelas estatisticas só terá 250 kms de autonomia daqui a 20 anos.

          O H mede-se em kilos, e não em litros.

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Percebo perfeitamente as reticências e são perfeitamente legitimas de ter, mas quanto ao tornar eficiente o que já temos é quase impossível os motores a combustão chegaram as seu limite do ponto de vista tecnológico já não vamos descobrir nenhum ovo de ouro que faça aquilo ficar muito mais eficiente portanto eu sou da opinião que devemos partir para uma nova tecnologia seja ela qual for mas vamos investir a nossa investigação noutra frente os motores a combustão têm centenas de anos de estudo quando tivermos metade disto em baterias imagina só onde podemos estar e eu acho que a tecnologia elétrica e de baterias ainda tem muito para ser descoberto mas quem diz elétricos diz hidrogénio ou outra tecnologia mas sou da opinião que nos devemos focar noutras frentes

          1. Avatar de Luís Machado
            Luís Machado

            Os motores de combustão não tem “centenas ” de anos e as baterias não surgiram agora, as actuais representam dezenas e anos de evolução, mais ou menos o tempo dos motores de combustão.

          2. Avatar de JL
            JL

            Errado, as baterias usadas hoje nos ve têm plenos de 2 décadas de desenvolvimento.

          3. Avatar de Pedro
            Pedro

            O primeiro motor a combustão foi inventado há 164 anos atras e foi colocado pela primeira vez num carro há 138 anos a partir daí se tem investigado a forma mais eficiente de usar um motor a combustão num carro, o primeiro carro com bateria também foi por volta desta altura mas nunca teve sucesso nunca se investigou, as baterias que a humanidade tem usado desde então são pequena baterias para alguns equipamentos só já no seculo 21 é que se começou a investigar as baterias a fundo para colocar em carros a verdade é que as baterias ainda têm muito para se descobrir e vê se isso a cada ano que passa novas células e novas formas de fazer baterias e recicla-las enquanto motores a combustão já atingiram o seu limite o que se faz agora para poupar o ambiente é meter filtros e mais filtros catalisadores filtros de partículas que só fazem ainda mais mal ao motor

        3. Avatar de Realista
          Realista

          8 anos é preciso baterias de substituição?

          Vai ser o fim marcas que dão 8 anos de garantia às baterias…

          1. Avatar de yamahia
            yamahia

            Não se ja tiver ultrapassado os 120000kms
            Quem compra um BEV paea fazer 120 mil em 8 anos?

          2. Avatar de JL
            JL

            Por isso não ser 120 mil kms de garantia.

            Só a dacia tem essa garantia, mas claro que a sua métrica é sempre feita pelos que mais lhe convém.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então que seja a Tesla. 160000 kms.
            A pergunta mantem-se:
            -Quem compra um eléctrico para fazer 160 mil em 8 anos?

          4. Avatar de JL
            JL

            Também não são 160 mil kms,

            Tem de voltar a carga.

            Ainda não entendi a sua pergunta, o meu em 4 anos fez 200 mil.

          5. Avatar de yamahia
            yamahia

            Não entendeu?
            Vem da sequência do @iRrealista estar convencido que tem a bateria garantida por 8anos loolooloolool

          6. Avatar de JL
            JL

            Para a média de kms que se faz, sim, têm.

    4. Avatar de JL
      JL

      A eficiência é a mesma, essa está no motor e não no combustivel.

  8. Avatar de D1
    D1

    Sabem qual é a eficiencia do combustivel?
    Sabem, por acaso, quantos km será possível percorrer com 1 litro deste combustível?

    1. Avatar de toder
      toder

      como se pode saber se o combustivel nem esta pronto?

      1. Avatar de D1
        D1

        As perguntas eram dirigidas aos comentários que afirmavam que não era uma solução viável.. E, consequentemente, a tua pergunta dirige-se também aos mesmos.

        1. Avatar de luisa
          luisa

          E não é uma solução viável! Analisa quantas transformações são necessárias para produzir este combustível! E ainda nem falamos sobre a sua destruição! E agora junta a isso a ineficiência do motor a combustão!

          1. Avatar de luisa
            luisa

            Distribuição *

      2. Avatar de RMR
        RMR

        Já está pronto sim.
        Já é inclusivé usado em campeonatos de desportos motorizados como por exemplo o WRC

        1. Avatar de yamahia
          yamahia

          E nos BRX do Dakar. Ganharam a maioria das etapas.

          1. Avatar de JL
            JL

            Tambem os audi, com a tecnologia que usam ,consomem ate 60% menos, com estes combustiveis têm muito menos emissões que os brx.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Podem consumir menos mas partem-se todos por causa do peso da bateria looloooloool

            Fora de brincadeiras. a BRX indica que poupa 80% nas emissões. Já não é mau, atendendo que não é tudo sintéctico. Uma boa parte é bio…

          3. Avatar de JL
            JL

            Eles dizem o que quiserem, até duvido muito que os tenham usado no ultimo rally dakar, até porque o combustível era fornecido pela organização.

            Não poupa nada, elas saem na mesma do carro, eles que divulgam quanto emitiam e quanta energia gastaram para os produzir, e depois logo vemos,

            Não é assim que faz com os eléctricos ? então seja coerente.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      As leis da física não se alteram continuam a ser um combustível a trabalhar num motor a combustão que é pouco eficiente, tu não vais inventar nenhum combustível que trabalhe nos motores atuais que faça 500km com 1L simplesmente não é possível um combustível pode ser ligeiramente mais eficiente mas o motor a combustão vai sempre gerar mais energia térmica do que energia cinética é a base de qualquer motor a combustão. Tanto que até agora a humanidade sempre tentou fazer motores mais eficientes e não combustíveis mais eficientes

      1. Avatar de D1
        D1

        GPL e gasolina são usados nos mesmos motores, no entanto o GPL é muito menos eficiente que a gasolina.

        1. Avatar de D1
          D1

          (Em termos de quilomentragem por litro, que é disso que se está a falar)

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          Não é muito menos eficiente e falo por experiencia tenho um convertido a GPL e a gasolina gasta cerca de 8 e a GPL gasta cerca de 10 mas isto não é uma diferença muito grande tal como eu disse pode ser ligeiramente mais eficiente e isto até acontece consoante o tipo de gasolina mas o motor a combustão nunca vai ser eficiente seja com que combustível for.
          E este combustível nem está pronto hoje em dia custa cerca de 50€ o litros os 2€ é o que se presumo que seja com o aumento da produção mas se achas que com 1 Litro vais percorrer 100km boa sorte com isso simplesmente não é possível com um motor a combustão

        3. Avatar de Realista
          Realista

          O GLP gasta cerca de mais 15% de líquido que a gasolina…

          Se gastas 1L de gasolina gastarás 1,15L de GPL.

          O preço do GPL como é mais baixo compensa a diferença no aumento do consumo.

    3. Avatar de RMR
      RMR

      É igual à da gasolina…

  9. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    Mais uma “alternativa” aos carros eléctricos a esfumar-se no ar…

    Os combustíveis sintéticos também poluem na sua combustão, além de serem imensamente mais caros do que a electricidade.

    E já agora, o hidrogénio é semelhante.

    Carros eléctricos são o único futuro economicamente viável

    1. Avatar de RMR
      RMR

      Porque carros elétricos nem precisam de andar milhares e milhares de quilómetros para compensar a enorma quantidade de poluição que geraram ao serem construídos….
      A vantagem de usar combustíveis sintéticos é que não se introduz mais poluição para a atmosfera, emitem gases sim, mas são feitos a partir desses mesmos gases, logo a equação é equilibrada.

      1. Avatar de Dani Silva
        Dani Silva

        Lamento mas você não sabe o que está a escrever.

        “Synthetic fuels share the same chemical properties as conventional petrol and diesel. This means they still release toxic gasses into the atmosphere when burned. While some synthetic products generate fewer particulates, gases like carbon dioxide (CO2), sulfur oxide (Sox) and nitrogen (NOx) are still released. This makes synthetic fuels comparable to conventional fuels, in terms of greenhouse gas emissions.”

        1. Avatar de RMR
          RMR

          Foi exactamente o que eu disse, mas eu é que não sei o que escrevo…
          Santa ignorância

          1. Avatar de JL
            JL

            Os combustíveis sintéticos não usam Sox, nem Nox.

        2. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
          SouHumanoNaoOcidental

          Está correto no produto final (combustível) mas tem de entrar na equação a produção, desde a origem (petroleo bruto) , distribuição da matéria prima até a refinaria, refinação em combustível, derivados e sub produtos. Tudo isso tem de entrar na equação do combustível fóssil. O sintético desde a criação até ao produto final é bem menor. O combustível sintético pode ser uma solução viável principalmente para navios de grande porte, aviação, comboios a diesel, autocarros, camiões, máquinas agrícolas, geradores (aqui nos geradores temos de incluir os geradores das barragens por exemplo).
          O sintético não é a solução ideal mas é uma tecnologia de transição que se pode aplicar hoje sem afetar a cadeia económica que depende do petroleo.

      2. Avatar de JL
        JL

        Portanto estes combustiveis nem vale a pena andarem, porque nunca compensam a poluição gerada.

        Introduz sim, aqui fica um estudo:

        https://www.transportenvironment.org/wp-content/uploads/2021/11/2021_12_TE_e-fuels_cars_pollution.pdf

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          T&E loolool

    2. Avatar de David
      David

      Carros eléctricos… não devem ser ainda pensados como a única solução viável…
      A exploração do minério é altamente prejudicial… não teremos lithium para o que iremos usar e abusar… custo de substituição é ainda demasiado caro…
      A degradação das baterias é ainda alta, o custo de carga por para cada 100KM/ tempo despendido a espera da carga para esses 100KM/ degradação ao longo das cartas/ etc etc não sei até que ponto compensa… as baterias são vistas como o consumíveis(tinteiros/tonner) para as impressoras… so que aqui as “impressoras” custam 50 mil e não se mudam com tanta facilidade…

      que é uma solução intermédia? sim.

      1. Avatar de JL
        JL

        Exploração essa que só se faz uma vez, visto que esses minerios não se queimam em camaras de combustão.

        Os combustiveis também são consumiveis, tal como os oleos, filtros e um 100 numeros mais coisas.,

        Além disso estes processos também usam minérios nobres, todo o processo é bem complicado, além de consumirem 10x mais energia para fazer o mesmo numero de kms no carro.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Mais uma falácia da ME
          As perdas de energia na produção, na distribuição, nos carregamentos, no estacionamento etc nunca contam eheheh

          1. Avatar de JL
            JL

            Também não conta as perdas das outras tecnologias, ou contam ? Quanto se perde só por evaporação ?

          2. Avatar de yamahia
            yamahia

            Nada!

          3. Avatar de JL
            JL

            Milagre então…

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vocês da ME são capazes de arranjar desculpas na cabeça de um tinhoso, fdx!!!
            Os vapores de combustível que são libertados do tanque através do sistema de ventilação do tanque são direcionados para o sistema de admissão do motor, onde são queimados juntamente com o combustível que está a ser usado para alimentar o motor. Dessa forma, não há desperdício de combustível, já que os vapores são queimados e convertidos em energia para alimentar o motor. Portamto não são desperdiçados na atmosfera!
            Entro na minha garagem e nc me cheirou a combustível seja gasóleo ou gasolina (e chegam a ficar por semanas, principalmente o zagolinas). As médias ao depósito (que são as que contabilizo) não alteram quer use o depósito de seguida quer vá usando ás mijinhas aqui pelos arredores! Se detectar cheiro algo está mal e o sistema terá que ser revisto! Capisce?

          5. Avatar de JL
            JL

            Então se o carro tiver parado consome esse combustivel como ?

            Mostre lá num esquematico de qualquer marca onde está o tubo de respiração que vai do deposito até ao motor ?

            Vocês da MC passam o tempo a arranjarem desculpas….

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Este quer ser o herói dos consumos. Não estive para perder tempo a à procura de um exemplo melhor. Ultrapassando isso, ele esquematizou bem o sistema por isso dá para vc perceber como funciona.
            https://youtu.be/67hqVcjZDhk

          7. Avatar de JL
            JL

            Então mas ????? já têm e depois foi buscar “banha da cobra”

            LOOOOOL

          8. Avatar de yamahia
            yamahia

            Não consegui ver até ao fim. O homem acha que revolucionou a indústria, elimina um deposito que deixa entrar ar e que com isto torna a mistura mais rica e que assim o carro passa a consumir menos pq a centralina ajusta automaticamente para menores débitos ao mesmo tempo que consegue melhores prestações. Fantástico loolooloolool

          9. Avatar de JL
            JL

            Ou seja, uma grande banha da cobra. LOL

  10. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
    SouHumanoNaoOcidental

    Aproveito para dizer que a tecnologia atual dos motores a combustão não está fechada. Exemplo disso são os motores da Toyota em que conseguiram conter a energia térmica, mostrando que pode consumir menos combustível. Ainda não está implementada mas é uma hipótese. Carros híbridos então é bem viável. Depois temos a carroçaria que pode utilizar uma tecnica de nome sanduíche (sim é algo assim) que é usada nos carros do Nascar tornando os carros mais leves logo menos combustível, a tecnologia da produção de pneus, a aerodinâmica (basta tirar os espelhos por exemplo e vejam o que se consegue baixar a nível de combustível e se depois contar todos os automóveis do planeta já é uma grande redução), estradas com novas tecnologias que ajudam a reduzir a quantidade de combustível para mover um veículo..São exemplos possíveis.

    1. Avatar de JL
      JL

      Se essas tecnologias forem aplicadas a veiculos mais eficientes, como hibridos e eléctricos, então compensam muito mais, já que gastam muito menos energia.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Tanta conversa e só deste razões que em nada melhoram os motores de combustão só deste fatores externos que podem ser usados em qualquer tipo de carro elétrico combustão etc…
      Não sei ao certo o que queres dizer com motores da toyota que contem a energia térmica mas vou já adentar que conter a energia térmica num motor a combustão é uma péssima ideia alias por alguma razão os motores têm refrigeração exatamente para dissipar a energia térmica.
      A evolução nos motores a combustão está terminada hj em dia o que se faz para ficarem mais eficientes é espetar baterias lá para dentro para ficarem híbridos e sem duvida que o carro fica mais eficiente mas o motor a combustão não, só isto já é um palpite para o que está a acontecer.

  11. Avatar de PJA
    PJA

    Mais uma opção, é por à venda e depois as pessoas logo decidem se lhes interessa ou não.

  12. Avatar de Grunho
    Grunho

    A 2 euros o litro deve ser para os 10 ou 20 primeiros clientes, tipo “promoção” na abertura do posto. Um kg de hidrogénio custa à volta 15 euros. Sem impostos, porque não é taxado. E cada litro de e-fuel gasta sempre muito mais de meio kg hidrogénio, fora a energia necessária para o processar e combinar com o CO2, que também leva energia para o separar da atmosfera. Agora, é só calcular o que vai custar isso tudo quando deixar de ser subsidiar e começar a ser taxado.

    1. Avatar de JL
      JL

      Depende onde o compra, na mais velha rede de abastecimento do mundo, California, já vai nos 27 dólares.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Mas é possível dividir já isso por 2 ou por 3: refina-se combustível do petróleo, escreve-se “sintético” no abastecedor e vende-se assim. Vai ser esse o maior negócio do século 21.

  13. Avatar de Raul Dias
    Raul Dias

    99% de todos os veículos são de combustão interna… Em 2035 essa percentagem deve andar á volta de 95%

  14. Avatar de JL
    JL

    Então mas… agora custa 50 euros o litro e depois vai baixar para 2 euros ? Sim sim, bons sonhos, considerando o custo da energia, então nessa altura já só falta pagarem para andar de ve…

    1. Avatar de Sandrino
      Sandrino

      HHO DC4000 da JC PT
      JÁ instalei no Discovery e L200 wagon custo com montagem materiais extra a meu critério
      +/-1000 no Max.
      Para funcionar em vez de andar com acelerador sempre a meio acelerador pra arrancar basta treinarem e só com 1/8 já arranca e onde estavam acostumados a andar com meio acelerador reduzem esse meio pra meio e verão que carro tem força, fica mais econômico e dá menos avarias de motor.
      Reduz a pegada de carbono, mantém circuito interno descarbonizado limpo.
      No Discovery DC3000 tenho já mais de 14 anos ainda trabalha e na wagon DC4000 2 meses e já noto diferença apenas tive de adaptar acelerar menos pk motor tem mais força e explosão interna dá-se mais baixa temperatura daí poupança.

      1. Avatar de JL
        JL

        Looooooool, já cá faltava a banha da cobra.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Qt pagaste cada litro?
        Foi preciso adaptar o quê? Em princípio nao seria necessário instalar nada.

        1. Avatar de JL
          JL

          A sério que fez essas perguntas ? Sabe o que é HHO ?

          1. Avatar de JL
            JL

            Ena, a banha da cobra tem manual em PDF e tudo ?

            LOOOOOL

  15. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    A Repsol já os vende em Portugal
    https ://www.turbo.pt/repsol-combustivel-renovavel/?fbclid=IwAR3uLvpXtHuA_7isfLYrJopRBhpwI4j0GXaRT88YuraGo-Sp7Yrth5dSg6s

  16. Avatar de Sand
    Sand

    lollll JL se não sabe informe-se… kkkkk

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu estou informado, por isso ter dito o que disse e reafirmo, é pura banha da cobra.

  17. Avatar de Sand
    Sand

    YEAP LOLLLL