Combustíveis: preço da gasolina e gasóleo para a próxima semana

64 Comentários

Depois de uma forte subida, há umas semanas, o preço dos combustíveis volta a descer, na próxima semana. Apesar de não ser uma descida considerável, pode ter impacto nas carteiras.

Bomba de gasolina

Preço do gasóleo e da gasolina descem

Para a próxima semana, a previsão aponta para uma descida de um cêntimo no litro da gasolina e de uma redução de três cêntimos no preço por litro do gasóleo.

Ainda que sejam boas notícias, importa ressalvar que os valores são apenas indicativos. Uma vez a política de preço é livre, cada marca e posto de combustível pode fazer o preço que entender.

 

Em que posto de combustível os preços são mais baixos?

Por forma a permitir a disponibilização ao público dos preços dos combustíveis praticados nos postos de abastecimento, e que o seu conhecimento possa constituir um fator de ponderação na opção do consumidor e, deste modo, dinamizar também a concorrência, foi criado o Portal Preços dos Combustíveis Online.

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    E é o gasóleo a ficar ao preço de há 2 semanas. -3 cents a semana passada e -3 cents na próxima.
    Já estava a dar muita bronca.
    Quem não os conheça que os compre.
    Vamos ver o barómetro com ES na semana q vem…

    1. Avatar de JL
      JL

      Então o governo baixou os impostos agora ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Devia era baixar pq aumentou sub-repticiamente ~19 cêntimos em pouco mais de 6 meses!
        Já estávamos quase em paridade com ES e agora já se cavou um fosso de tal ordem que os bens essenciais já estão mais caros em PT que em ES.
        É só isso! Não precisa agradecer.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então o governo baixou os impostos agora ?

          E quem paga a inflação ? Os que andam de eléctrico?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Era uma ideia.
            Ou pelo menos pagarem igual aos combustão. ISV, circulação ou propriedade (o que lhe quiserem chamar) e por kWh usado na estrada. Já aliviava
            Agora isto de estarem a sobrecarregar os combustão, incluído os que levam os bens essenciais às prateleiras dos super, para oferecerem aos elektros é que não dá com nada.

          2. Avatar de JL
            JL

            Ah sei, os elétricos, como sempre, é que têm a culpa de tudo.

            Mas eles já pagam igual.

            No que respeita ao kwh até pagam mais taxas que o combustivel.

            Não estão a sobrecarregar, até porque os combustíveis têm muitos subsídios.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os combustíveis para produção de electricidade têm muitos subsídios. Sem dúvida.
            Já os combustíveis rodoviários são marteladas com imposto à razão do dobro daquilo que custam em PT antes de impostos.

          4. Avatar de JL
            JL

            Têm alguns, mas parece que muito menos.

            Martelados ? São como o vinho a martelo ? Só falta dizer que a electricidade não paga impostos.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Recebe mais do que aquilo que paga. Ao contrário dos combustíveis rodoviário que pagam praticamente o dobro daquilo que custam. Excepto o GPL.

          6. Avatar de JL
            JL

            Então prove lá que recebe mais do que paga ?

          7. Avatar de JL
            JL

            Ah , não esquecer que a electricidade gasta nos carregadores públicos paga mais de 70% em impostos e taxas.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sério? Não serão os OPC que têm que fazer valer o investimento e mesmo assim estão a perder dinheiro?

            Será a TAR aquela miséria de taxa que não paga nem em 100 anos o custo do cabo suportado pelo operador de rede elétrica desde o PD até ao posto? Se um dia vierem a ser pagos já estarão podres.
            E andamos assim felizes e contentes a deitar notas para a fogueira como se nada fosse em nome do ideal verdusko da treta.

          9. Avatar de JL
            JL

            Não me diga que quando falam dos impostos nos combustíveis não está lá a parte dos distribuidores ?

            Não paga ? então ainda bem, foi o Pai Natal que ofereceu, sendo assim podem baixar.

            Você anda, já que só serve para queimar, e apenas dura uma única vez.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Claro q está e é essa parte correspondente (TAR , OPC)que vcs não querem pagar e chamam impostos. Querem tudo à borla.

            Utilizamos 1x mas ao menos contribuímos para o o ciclo da água ao expelir água em grande percentagem pelo tubo de escape.
            Já vcs só utilizam a electricidade que tb só usam 1x e contribuem zero para o ciclo da água que cada vez é mais escassa em resultado da politicas verduskas da treta.

          11. Avatar de JL
            JL

            Vocês não querem pagar ? então quem não quer pagar ? eu pago, e nunca reclamei.

            A sério que contribui para o ciclo da água ? LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL, as asneiras que se vêm por aqui, vou mudar também para gasolina, assim posso regar as plantas lá em casa.

            A eletricidade não se usa, não é um bem material, ela é sempre a mesma, o que pagamos é a criação do seu potencial.

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Em relação ao vapor de água que sai do escape dos carros a combustão:
            https://pplware.sitedev.pt/motores/surpresa-um-em-cada-quatro-tesla-model-3-nao-passa-na-inspecao/comment-page-1/#comment-3606092
            A electricidade é sp a mesma? Nem se percebe pq não param de queimar gás e carvão

          13. Avatar de JL
            JL

            Isso são números seus, conta alguma coisa, raramente acerta nalgum, é tudo tirado da sua cabeça.

          14. Avatar de JL
            JL

            Ah, já agora, vapor de água é um gás efeito estufa.

          15. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os nrs não são meus @JL
            “.. Water vapor is, aside from carbon dioxide, the major fossil fuel combustion by-product…
            https://www.sae.org/publications/technical-papers/content/2017-01-9281/

            O vapor de água até pode ter efeito de estufa e ainda bem pq de contrário já tinhamos morrido congelados.
            Mas esteja descansado que esse vapor entra no ciclo da água, rapidamente forma nuvens e consequente chuva necessária à vida.
            Acha que temos água a mais?

          16. Avatar de JL
            JL

            Claro que sim, antes de haver carros nem se vivia, estava tudo morto.

            Óbvio que se não fosse a petrolhada o mundo estava mais frio seco. Loool

          17. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Provavelmente haviam mais árvores. Não lhe parece?
            Ainda não havia a moda de andar a desmatar para plantar espelhos e eólicas nem meia Amazónia destruída à conta das madeiras leves e resistentes essenciais às pás das eólicas.
            É bom que haja algo que compense.
            Por outro lado, mineração de cobre e lítio seca tudo à volta (já vimos mas posso lembrar).
            Por outro lado apagar incêndios em baterias contamina toda a água usada e é muita e ainda vamos no início.

          18. Avatar de JL
            JL

            Claro, só desmataram para isso, e tudo para carros eléctricos, antes disso o mundo era verde. Loooooooool

            Mas se é assim porque não desliga a luz em casa e mete um gerador verde a gasóleo ?

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      O pessoal do gasóleo é o que menos razão de queixa tem. Continuam a usufruir de uma bonificação fiscal de 20 e tal cêntimos em litro à custa dos consumidores de gasolina. Se não fosse isso custava muito mais que a gasolina na bomba.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não são 20 e tal cêntimos. Uso os 2 e na maioria das x’s nem chega a 10 cents
        A gasosa paga mais taxa de carbono. Tenho que me aguentar.
        Preocupo-me com o gasóleo pq é o que leva a comida à mesa e o facto da diferença entre PT e ES já permitir que a mesma cadeia de supermercados esteja mais barata na ES que em PT. Incrível , quem diria…

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Não estou a falar de preços na bomba, estou a falar de ISP total. A gasolina paga 0,634 euros + IVA sobre o ISP, o gasóleo paga 0,504 euros + IVA por litro, o que já aí dá uma diferença de mais de 16 cêntimos. Se a isso somares que o IVA do gasóleo pode ser deduzido e o da gasolina não, os ganhos ultrapassam largamente os 20 cêntimos litro. Se o gasóleo pagasse o mesmo ISP da gasolina e não pudesse deduzir o IVA custava mais de 20 cêntimos na bomba. E o pão, as batatas e o resto viaja do supermercado para as casas das famílias em carros a gasolina.

        2. Avatar de Grunho
          Grunho

          Não estou a falar de preços na bomba, estou a falar de ISP total. A gasolina paga 0,634 euros + IVA sobre o ISP, o gasóleo paga 0,504 euros + IVA por litro, o que já aí dá uma diferença de mais de 16 cêntimos. Se a isso somares que o IVA do gasóleo pode ser deduzido e o da gasolina não, os ganhos ultrapassam largamente os 20 cêntimos litro. Se o gasóleo pagasse o mesmo ISP da gasolina e não pudesse deduzir o IVA custava mais de 20 cêntimos na bomba. E o pão, as batatas e o resto viaja do supermercado para as casas das famílias em carros a gasolina.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O ISP é constituído por vários itens. Entre os quais a fantochada da taxa de carbono.
            A gasolina emite mais CO2 por km percorrido do que o gasóleo.
            Se concordo? NÃO exactamente pq é uma fantochada. Mas tenho que aguentar.

          2. Avatar de Grunho
            Grunho

            O gasóleo não emite nem mais nem menos CO2 por km percorrido que a gasolina. Não é assim que as coisas se medem.Um litro de gasóleo é que produz sempre mais CO2 que um de gasolina: 2,65 KGS CO2 contra 2,31 KGS, tanto num Smart como num Hummer, e os KMS que esse litro fizer. E os crápulas do PSD sabem isso perfeitamente. Só que juraram favorecer a burguesia exploradora que consome gasóleo à custa da classe média assalariada que consome gasolina.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Grunho, no entanto 1 lt de gasóleo tem mais energia que 1 litro de gasolina e por isso em carros semelhantes 1 litro de gasóleo faz mais kms que um litro de gasolina.
            O litro de gasóleo acaba por emitir menos gCO2 por cada km percorrido.

            Mais uma vez não estou a defender nem um nem outro pq como dito, sou capaz de usar mais gasolina que gasóleo.
            O que sinto é que ambos são taxados em PT de modo desproporcional face ao rendimento do país.
            E isto (isto e a carga de ISV) tem um objetivo que é favorecer a ME para parecer elegante face aos olhos da UE. Países com rendimento similar ou até ligeiramente superior (Malta) têm os combustíveis ~0,50 cents mais baratos. Por outras palavras, com uma carga de impostos~50% inferior.

          4. Avatar de JL
            JL

            Faziam, hoje em dia a diferença é mínima, continua a poluir mais.

        3. Avatar de JL
          JL

          Em vez de ir ao super com gasóleo, vá a gasolina, assim já é a gasolina que mete a comida na mesa.

          Se estivesse preocupado com isso era o que fazia, já que assim deixava mais gasóleo para essa parte, e assim não fazia os desgraçados que só podem consumir gasolina pagar a parte do custo a mais do gasóleo que usa. Lol

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vou muitas x’s gasolina, esteja descansado.
            Estava a referir-me aos que levam os bens essenciais às prateleiras dos supermercados.

            Qd começar a fazer as compras de supermercado em ES é que provavelmente passarei a usar o diesel em exclusivo. (carrega mais e gasta menos)

          2. Avatar de JL
            JL

            Ah ok, isso, assim mete os espanhóis que usam gasolina a pagar aquilo que você não paga.

          3. Avatar de Mario
            Mario

            O Sr. JL grande moralista… a comida dele chega exclusivamente de avião, camião, barco elétrico com renúncia a qualquer outro. Ele é aquele que vai ao continente ou ao pingo doce ralhar com os srs. da logistica por trazerem a comida em camiões poluidores a gasóleo.

            Agora a sério… até cai no ridiculo com as suas declarações.
            Quando até uma transportadora do Norte já disse que os camiões elétricos nao são opção, pelo menos no curto / médio prazo.

          4. Avatar de JL
            JL

            Eu disse isso onde ?

            Mas não consegue ter uma conversa de adulto, é só essa de criança mimada ?

            Se está tão preocupado com isso, então faça o mesmo, não venha com a desculpa hipócrita de quando usam diesel nos vossos carros e que não pagam tanto impostos como os outros porque o combustivel é usado para transportar comida.

            Provavelmente também tenho o direito de me desculpar com o mesmo, afinal sem electricidade também essa comida não chega a lado nenhum, já que se estraga antes.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “…afinal sem electricidade também essa comida não chega a lado nenhum, já que se estraga antes….”
            Sério @JL? Então como conserva o peixe (ex.pescada do Chile) apanhada em alto mar em fainas que chegam a durar 1 mês ou mais?
            Se calhar julga que apanham no caminho uns carregadores da mobi.E ou da tesla para fazer ligar as câmaras de frio 😛
            O mesmo para os camiões de longo curso. Eheh
            Ai que caraças, esta maota anda mesmo obcecada.

          6. Avatar de JL
            JL

            Com eletricidade.

            Como conversa o peixe em casa ? é com gasóleo ? deve saber mal.

            Você é que é obcecado, porque faz preconceito de coisas tão banais como essa ? não vê que é sempre você que trás esses temas absurdos.

            A mobie já foi de vela, já foi aprovada as novas regras.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Posso ter um gerador a gasóleo e/ou gasolina. Ou é vc que vai proibir?
            Não é nenhum absurdo.
            Vc não tem como conservar o peixe ou a carne em movimento.com electricidade dos carregadores da mobi E, tesla ou ionity.
            Isso são mamarrachos que apenas servem para poluir a paisagem urbanística.

          8. Avatar de JL
            JL

            Então porque não tem ? Já devia ter.

            Eu proibir ? Eu gosto da liberdade de todos.

            Não tem ? Curioso, porque há cada vez mais camiões que usam baterias para aguentar o frio.

            São mamarrachos para carregar veículos, tal como são os postos de abastecimento,ou esse também poluem a paisagem ?

          9. Avatar de Mário
            Mário

            Oh JL compra um Porsche taycan destes:

            https://www.facebook.com/share/p/1BsASm87SJ/

            Ah já sei… Vai dizer que o senhor que fez o post é mentiroso e que empolgou tudo e que não sabe o que está a fazer.
            Veículos elétricos não avariam conforme você disse.

          10. Avatar de JL
            JL

            Qual é o problema ? Não entendi?

            O carro também tem culpa de não haver quem saiba tratar deles ?

            Ah já sei, este serve para libertar aqui já o meu preconceito sobre eléctricos.

            Você cada vez está pior.

          11. Avatar de JL
            JL

            Eu dou lhe um carro à sua escolha para me dizer ONDE DISSE QUE OS ELÉCTRICOS NÃO AVARIAM, numa vez na vida veja se consegue ser um homem ?

          12. Avatar de JL
            JL

            Já agora gostava de saber como passou 4 meses desde dia 9 de Novembro de 2024 ?

            Ah espere, isso deve ser no planeta do Mário, o ano por lá deve ter 13 meses….

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Deixe de ser tretas.
            Não tem um camião elektro que faça longo curso e alimente a galera frigorífica. Aliás, não tem sequer camiões elektros que façam longo curso.

            @Mario essa do porsche não é defeito, é feitio.
            Esses carros não podem carregar acima dos 80% caso contrário podem explodir e incendiar tudo à volta e ele deve ter-se distraído e carregou acima. O carro ao pedir para abarcar num sitio seguro só está a zelar pela pele ao dono .

          14. Avatar de JL
            JL

            Alguém falou em camião eléctrico ? Irra que você é mesmo alienado nisso, mas já que fala, há sim, e muitos.

            Sobre o Porsche não tem nada a ver com 80%, bastava ler o que o carro já levou.

            É tipo os diesel que vão muito bem em autoestrada, devagarinho, entretanto aceleram para fazer uma ultrapassagem e incendeiam ?

      2. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Dado que o gasóleo é o resíduo que sobra das transformação da gasolina, explica lá onde é que isso faz sentido???
        A gasolina é o combustível mais refinado na transformação do petróleo, gasóleo é o “que sobra”, existirem motores a gasóleo é apenas para que este componente seja consumido em vez de o deitarem fora…
        … mas na tua ideia, o “lixo” da refinação deveria ser tão/mais caro que o produto final aka gasolina???
        Ganha juizinho, rapaz… não é porque parece caviar, que é caviar…

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Man, o gasóleo é tanto resíduo da gasolina como a gasolina é resíduo do gasóleo. Isso não interessa para nada. O que faz o preço dos refinados é a procura.E aí a procura de gasóleo em Portugal é quase 4X mais ok? É lógico, fora os camiões a burguesia que tem os grandes carros a diesel tem pasta para os ter sempre a rolar, a classe média assalariada dos carros pequenos a gasolina não tem. Tanto assim que em Portugal sempre houve grandes excedentes de refinação de gasolina que eram exportados para os USA. Agora, não há engano: o gasóleo sempre saiu e saí da refinaria mais caro que a gasolina.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Grunho, burguesia exploradora e gasóleo hoje não combina.
            Hoje é mais Ferraris, Porsches, Lambos, Astons etc

          2. Avatar de Grunho
            Grunho

            Na vida real a burguesia exploradora que tem os Ferraris, Lambos e Astons anda de Merc classe S e bimmer serie 7. Os Ferraris ficam o ano inteiro fechados na garagem e só saem para o desfile da alta sociedade.

        2. Avatar de JL
          JL

          Então quer dizer que a gasolina é o resíduo que sai da transformação do gás ?

          Se é um resíduo porque o custo de produção do gasóleo é superior ?

          Se assim fosse o querosene também não tinha um custo ainda maior que o gasóleo.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Na realidade houve um tempo em que o gasóleo era descartado no mar pq não sabiam o que fazer com ele.

          2. Avatar de JL
            JL

            Claro que sim, tal como descartam muito petróleo no mar. LOL

          3. Avatar de Mario
            Mario

            Estou a arrependido de ter andado de avião ultimamente… já que o sr. nem isso deve fazer em nome do ambiente.

          4. Avatar de JL
            JL

            Pelo menos não ando sempre a falar de ambiente e tentar ser uma Greta como você e depois tenho um diesel.

          5. Avatar de Mário
            Mário

            Oh meu amigo, eu não sou uma greta. Só estou a meter me no seu papel de moralista. Anda a apregoar o ambiente no seu elektro, e depois não se priva de andar de avião, quando uma viagem de avião polui tanto como o meu diesel na vida útil dele.

          6. Avatar de JL
            JL

            Mas parece, está sempre a falar do ambiente.

            Eu moralisma ? Mas quem veio com esse tema foi você, mas não sabe o que escreve aqui ?

            Onde disse que não evito de andar de avião ? Vai continuar a inventar como costuma ? Já que não tem outro tipo de argumentação..

            Lá está a Greta novamente.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL, já lhe tinha dito mas parece que essa cabeçorra não tem o condão de reter a informação .
            Em meados do século passado, o gasóleo que não era utilizado como combustível não tinha tanto valor comercial quanto hoje, porque não havia procura, logo os excedentes eram descartados essencialmente recorrendo aos rios e oceanos, incineração, aterros e contentores tipo os dos resíduos nucleares:
            “Land Disposal: Diesel waste was often dumped directly onto the ground or into landfills. This could contaminate the soil and groundwater, leading to long-term pollution.

            Water Disposal: Diesel waste was sometimes dumped into rivers, lakes, or oceans. This could harm aquatic life and ecosystems.

            Concerns and Threats of Contamination on Aquatic Ecosystems – PMC – PubMed Central

            pmc.ncbi.nlm.nih.gov

            Incineration: Burning diesel waste was another method of disposal. However, this could release harmful pollutants into the air.

            Improper Storage: Diesel waste might be stored in containers that were not properly sealed or maintained, leading to leaks and spills.”

            O gasóleo não é só um subproduto da gasolina. Ele é tb um subproduto de centenas de outros produtos essenciais à civilização moderna desde medicamentos, cosméticos, tintas plásticos, vernizes alcatrão, pneus etc etc que se obtêm através do petróleo.
            Todos estes métodos de descarte do subproduto gasóleo eram extremamente agressivos para o meio ambiente. A explosão do carro a diesel veio resolver grande parte do problema e contribuir para um planeta mais limpo.

            Hoje o gasóleo está bastante valorizado e tlz a narrativa tendente a demoniza-lo tenha a ver com a cobiça que desperta noutros sectores. Digo eu, não sei. É apenas uma hipótese para explicar uma mudança tão repentina na abordagem deste combustível que em pouco tempo passou de bestial a besta.

          8. Avatar de JL
            JL

            Ela retém informação, mas não pertence a um rebanho que leva lavagens cerebrais, nem de alucinados que nem sabem o que é um relé.

            Então mas se é um subproduto porque custa mais que o produto em si ?

            Então onde diz era descartado no mar ? Diz ai que era em campos.

            Não se está a referir ao waste ? Que é o resíduo da produção de gasóleo. Ele já é usado desde o aparecimento do motor diesel, locomotivas, navios e muito mais, nunca houve excedente.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Onde diz?
            “rivers, lakes, or oceans.”
            Diz aqui, ou não sabe o que é um ocean?
            O gasóleo em si era o resíduo. O foco principal era a produção de gasolina,outros derivados, como o gasóleo ou diesel, como lhe queira chamar. não tinham aplicações comerciais significativas naquela época.
            Esses subprodutos (resíduos que vc é cabeça dura) eram frequentemente descartados de maneira inadequada, incluindo a sua libertação no mar!!!
            Com o tempo, foram desenvolvidas novas aplicações para esses
            resíduos, como o uso do gasóleo em motores diesel, o que reduziu a prática de descarte e aumentou a eficiência no uso dos recursos petrolíferos.
            Hoje como dito, o gasóleo é muito valorizado e tlz esteja a faltar noutros sectores.
            Tem imensos produtos que antigamente eram descartados e jogados ao mar por não terem valor comercial em determinadas épocas. Por ex, contam os pescadores da minha vila de fds q o tamboril que vinha na rede, antigamente era descartado pelos pescadores por se um peixe feio e repugnante.por isso ng comprava e era devolvido ao mar por não ter valor. Hoje é um peixe caro para xuxu por ter passado a ser muito apreciado.
            Outro:
            A Lagosta outrora vista como comida de pobres e usada como adubo. Hoje, é um símbolo de luxo.
            Voltando aos combustíveis:
            1- gás natural era queimado pois não havia infraestrutura para transportá-lo ou armazená-lo de forma económica. Tal como o gasóleo, era pouco valorizado por não ter uso. Hoje é o que se vê.
            2-bagaço de cana-de-açúcar era descartado hoje é usado para biocombustíveis.
            3-Óleo de cozinha usado era deitado fora, hoje é usado para biodiesel.
            Para mal dos seus pecados, agora são não um resíduo, mas sim 4 residuos que os motores a combustão conseguem usar e com isso contribuir para um planeta mais limpo.
            Mais valia ter ficado calado.

          10. Avatar de JL
            JL

            Então e os navios, comboios tratores e muitos outros gastavam o quê ? Gasolina ?

            Era sim resíduos de refinação, que ainda existem.

            Mas isso para justificar o quê? Que hoje quem consome gasolina pode continuar a pagar o gasóleo que você usa ?

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sempre a meter os pés pelas mãos. Os elektros é que andam à conta dos impostos pornograficos sobre o gasóleo e sobre a gasolina.
            A Europa ocidental alucinada com 7% das emissões globais não sei o que quer resolver com isto. Os responsáveis pelas restantes 93% estão-se bem a ca%@#4 para o assunto e ainda gozam o prato à conta dos otários. E dentro destes há ainda quem seja mais otário como é o caso de PT pq fica bem e o Timmermans dizia que era uma postura elegante. Entretanto o povo sofre pq vê tudo mais caro que o vizinho que tem um rendimento per capita superior incluindo os bens de 1ª necessidade e aguenta 36horas para atender uma pulseira amarela num hospital e um fundo de pensões sem fundos a curto prazo.

          12. Avatar de JL
            JL

            Os eléctricos não precisam dos impostos dos a gasolina, já que esses impostos já haviam antes deles.

            Alucinado anda você, já não há tema nenhum que não fale dos eléctricos, até sobre combustíveis, isso já deve ser doença.

            Estão a cargar-se ? Curioso, porque o dieselgate começou nos EUA, que coisa estranha…

            Ena, até a pulseira amarela tem a ver com os eléctricos, daqui a pouco até a guerra na Ucrânia é culpa dos eléctricos. Que coisa pá.

  2. Avatar de Grunho
    Grunho

    E pode baixar ainda mais se mais gente fizer como o clube dos rapazes espertos: durante a semana é de bicicleta, ao fim de semana é até Espanha com 2 ou 3 jerricans na mala do carro. A gula pode sair fatal, num país de crápulas ao lado da Espanha, que paga salários 50% mais altos em igualdade de trabalho e horas, e ainda por cima cobra menos 30 e tal cêntimos em litro de gasolina.

  3. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Bastou a ANTRAM falar…