Longe dos elétricos, a Toyota continua a ser a maior fabricante de automóveis do mundo

41 Comentários

Conforme os planos e alegações que temos acompanhado, a Toyota não pretende focar-se exclusivamente nos carros elétricos, nem tão-pouco dedicar-lhes a maioria da sua atenção. O plano passa por trabalhar várias tecnologias. Com os elétricos a representarem apenas 1% da sua quota de vendas, a marca japonesa continua a ser a maior fabricante de automóveis do mundo.

Produção de híbridos na Toyota

Conforme as informações compiladas, os carros elétricos representaram apenas 1% do volume global de vendas da Toyota, no ano passado. Apesar deste número, a fabricante japonesa manteve o primeiro lugar enquanto fabricante de automóveis mais vendida do mundo, com 10,8 milhões de carros vendidos, em 2024, pelo quinto ano consecutivo.

Nas quase 11 milhões de vendas, incluem-se modelos das suas marcas Daihatsu, Hino e Lexus.

Apesar das vendas da Toyota terem sido suficientes para ficar à frente da Volkswagen, que vendeu pouco mais de 9 milhões de veículos no ano passado (-2,3% em relação a 2023), as vendas globais caíram 3,7% relativamente aos cerca de 11,2 milhões de veículos vendidos em 2023, pela primeira vez em dois anos.

As vendas das marcas Toyota e Lexus caíram 1,4% em relação a 2023, para cerca de 10,1 milhões de unidades, a primeira queda anual em dois anos, também.

As vendas no estrangeiro ajudaram a Toyota, com uma maior procura na América do Norte e na Índia. Noutros mercados-chave, como a China (-6,9%), a Indonésia (-9,5%) e a Tailândia (-17,1%), a Toyota afirmou que “a mudança para veículos de novas energias” e uma “intensificação da concorrência de preços” causaram a diminuição do total de vendas.

Apesar de os híbridos terem atingido uma quota recorde de 40% em 2024, as vendas de carros elétricos da Toyota ficaram longe da indústria. No ano passado, a Toyota, incluindo a Lexus, vendeu 139.892 modelos elétricos puros, representando apenas 1,4% das vendas.

Por sua vez, a Volkswagen vendeu cerca de 745.000 veículos elétricos no ano passado, ou seja, cerca de 8% das vendas, representando, ainda assim, uma queda de 3,4% em relação aos 771.100 veículos elétricos entregues em 2023.

 

Quanto tempo pode a Toyota ficar longe dos carros elétricos?

Enquanto a Toyota, bem como outras fabricantes tradicionais, decidem manter-se afastadas dos carros elétricos, com poucos modelos e escasso desenvolvimento tecnológico, outros nomes emergem como verdadeiras ameaças globais.

A BYD, por exemplo, ultrapassou a Nissan e a Honda, pela primeira vez, no ano passado, com mais de 4,25 milhões de veículos de passageiros vendidos, num aumento de 41% relativamente aos cerca de 3 milhões registados em 2023.

Mais do que isso, ultrapassou a Volkswagen, em 2023, para se tornar a maior fabricante de automóveis da China, estando a crescer globalmente.

Depois, o Hyundai Motor Group, a terceiro fabricante de automóveis mais vendida mundialmente, vendeu mais de 7,2 milhões de veículos, em 2024.

Embora as vendas tenham diminuído 1% em relação a 2023, a Hyundai está a reduzir a diferença relativamente à Toyota e à Volkswagen.

Partilhar:
Tags:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joka
    Joka

    Vejam a quantidades de elétricos que estão a ir para abate em Portugal, com 10 anos ou menos devido aos custos de baterias e faltas de alternativas viáveis de substituição. Toyota está no caminho certo …

    1. Avatar de JL
      JL

      Onde posso ver isso ?

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Eu tenho dificuldade em andar na rua, com tanto elétrico avariado na rua, no outro dia mal consegui entrar em casa. Mais parece o Idiocracy.

    3. Avatar de Ricardo Miguel
      Ricardo Miguel

      lol mais um negacionista econspiracy theorist.

    4. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Fonte: confia joka

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É natural, o mundo não é só meia dúzia de países desenvolvidos. E na maior parte do mundo os carros a combustão ainda são a única opção para muitos. A Toyota vai continuar a vender bem carros de combustão durante muitos anos ainda.

  3. Avatar de Anung
    Anung

    Segundo o JL a toyota não vendia nada e estava em pré falência….

    1. Avatar de JL
      JL

      Foi ? Onde disse isso ?

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Confirmo. Fartou se de comentar que a Toyota estava a falir.
        Não seja aldrabão.

        1. Avatar de JL
          JL

          Quem ? O amung ?

          1. Avatar de Jackson
            Jackson

            O JL e o troll dos eletricos, ha o troll da apple, troll do linux….estes cromos algum dia sao apanhados na rua e acabam no douro

          2. Avatar de JL
            JL

            Pois, há por aqui muitos.

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Convém referir…Hyundai+KIA.
    Acabo de ficar surpreendido com as baixas irrelevantes tanto da VW como da Toyota face ao proteccionismo de que as marcas chinas beneficiam na China.

  5. Avatar de Fusion
    Fusion

    Parece-me uma decisão sensata. Electricos ainda são nicho. Portanto mais vale apostar no que eles realmente são bons e ir vendendo como sempre fizeram, uma vez que a grande maioria das pessoas ainda prefere comprar carros a combustão.
    No, entretanto, é ir aperfeiçoando a tecnologia elétrica ao invés de estar a lançar só por lançar.

    Resumindo continuam a vender a combustão porque é o que faz sentido neste momento, e vão aperfeiçoando e fazendo R&D na tecnologia elétrica.

    Daqui a uns anos quando a tecnologia for mais madura e a infra esteja realmente pronto para receber os elétricos em grande escala, então nesse ponto fazer a transição suavemente.

    As fabricantes Europeias que metam os olhos neste exemplo.

  6. Avatar de Factos
    Factos

    Esperem até as construtoras se mudarem para os EUA e a europa baixar mais as calças com as suas metas.

    1. Avatar de Max
      Max

      A maior parte das construtoras europeias têm fábricas, grandes, nos EUA.

      1. Avatar de Factos
        Factos

        Para fabrico de peças, modelos específicos, etc.

    2. Avatar de JL
      JL

      Quantas não mudaram já para lá ?

      Não se lembra do dieselgate ? Foi lá que começou.

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Como assim para os USA? Os fan boys do capitalismo andam para aí a dizer que qualquer operário das linhas de montagem leva 10k dólares para casa por mês. Como é que vão conseguir fabricar a preços Europa?

  7. Avatar de Margarida
    Margarida

    Os Carros a combustão ainda são a melhor opção, e provavelmente continuarão a se-lo por muitas mais decadas.
    Se querem resolver o problema da poluição, façam-no nas coisas que são mais importantes.

    Comecem a reciclar mais materias, e não a criar mais lixo electrónico.
    Reciclem também os productos não electrônicos, de todos os tipos.

  8. Avatar de Max
    Max

    Bem, a Toyota não vende só carros a combustão, também vende os híbridos.
    – Total de veículos vendidos: 10.821.480 (100%)
    – A combustão: 10.821.480 (58,1%)
    – Híbridos: 4.392.829 (40,6%). Destacam-se os HEV, que inclui os Prius, com 4.142.412 e os PHEV (152.829)
    – BEV (100% elétricos ou elétricos puros): 139.892 (1,3%).
    A questão é que, em relação ao consumo de combustível, os híbridos, em média, pouco se distinguem dos só com motor de combustão.
    Não se pode dizer que a estratégia de não perder a cabeça com os BEV lhes esteja a sair mal nas vendas. Convinha era também saber quanto é, na UE, lhes custa comprar créditos de carbono e, em 2025, em multas (ou em expedientes para lhes fugir) por não atingir a meta da redução de emissões de CO2 dos veículos.

    1. Avatar de Max
      Max

      – A combustão 6.288.759 (58,1%)

  9. Avatar de Jota
    Jota

    Com tendência forte a deixar de ser! Quando acordarem vai ser tarde! A Toyota e muitos outros!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      A ” tendência forte a deixar de ser” são precisamente os elektros. Cada vez mais estão a dar espaço ao PHEV. Principalmente na China

      1. Avatar de JL
        JL

        Por acaso não são, são apenas 40%.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Já foram muito menos. Mas até o Xi já viu que é preferível vender muitos bocadinhos de bateriado que nenhuma bateria e então passou a subsidiar tb os PHEV. Na BYD, que detém 40 % do mercado NEV chino, por acaso já são a larga maioria. Todas as marcas do top five lhe estão a seguir as pisadas, excepto a Tesla.

          1. Avatar de JL
            JL

            Passou a subsidiar os phev para que possam também invadir a Europa e outros países.

            Você ainda não viu que não interessa qual a tecnologia que têm? É por isso que a Europa tem estas políticas, seja qual for a tecnologia eles vão produzir para vender para outros países, é o que eles fazem e sempre fizeram.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O facto é que só em 2024 as vendas dos PHEV cresceram 80%.e os elektros apenas 5% ficando próximos da estagnação.
            A este ritmo, este ano, os PHEV vão ultrapassar os elektros na venda de carros novos na China

          3. Avatar de JL
            JL

            Pois claro, aumentem à vontade, não se esqueça que são, phev – Plugin hybrid ELECTRIC VEHICLES.. lol

  10. Avatar de JL
    JL

    Passei ao lado de uma TV agora mesmo e vi um anúncio da Toyota para a Proace Bev L1, achei curioso, se a Toyota não quer vender eléctricos, porque lhes faz publicidade ?

  11. Avatar de Grunho
    Grunho

    Os tipos da toyota esqueceram-se de programar as correias de destru-buição para apodrecer e estoirar ao fim de menos de 50k, kms como os 1.2 pure tech da peugeot. E agora não têm mãos a medir.

  12. Avatar de Hippo
    Hippo

    Fazem bem. São os estertores finais que ainda vão durar uns anitos. O caminho é o da Noruega de onde desapareceram (a Dinamarca Holanda, UK, China, são os seguintes).

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Vai dizer aos Noruegueses para comprarem menos comercias ligeiros a gasóleo É que ainda em 2024 70% deste mercado era a gasóleo.
      Tens q lá ir dar tau tau neles.
      E ng se arrisca nas viagens de fds pelos fiordes com os elektros. Por isso 80% do parque circulante dos ligeiros de passageiros ainda é a combustão. Elektros é para ficar em casa e agora nem servem para ir a Oslo por causa da sobrelotação da cidade. O governo rico oferece os transportes públicos grátis a Diesel, biogás, biodiesel e híbridos para q malta passe a deixar os elektros em casa e desamparem a loja.

      1. Avatar de JL
        JL

        Não conseguiu dizer uma verdade, o parque circulante da Noruega é de 70% a combustão, e sim, viajam tal como os outros, isso que diz é apenas um sonho seu.

        A maior parte dos transportes públicos é eléctrico.

        Em casa ou para sucata foram os a combustão, dai o numero deles estar a cair.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Não comenta as carrinhas ligeiras porquê? Tá com medo?

          Em relação aos TP a maioria permanece a combustão.

          Em relação aos camiões idem

          Tome lá novamente o testemunho do tipo de carro que predomina nas viagens pelos fiordes:
          https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrcJ4EJUIo_kP8Dw5yA
          Durante o filme todo não se vê um elektro

          E é preciso não esquecer que, como já lhe disse, tal como os portugas, os Noruegueses tb denotam uma apetência invulgar para importar usados sobretudo dos vizinhos alemães.

          1. Avatar de JL
            JL

            Porque também existem elétricas, qual a diferença ? 29% das vendas delas no ano passado são elétricas.

            Comentar o video para quê ? tá cheio de cortes, portanto cortou as partes onde passam elétricos ? que coisa ridícula, não tem vergonha ?

            Não podem usar muitos, já que o numero dos a combustão continua a cair, portanto isso é uma invenção sua.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A diferença é que mais de 70% da venda de novos ligeiros comerciais na NO são a gasóleo!
            Se não venderem a gasolina, o seu nr. é capaz de estar correcto, mas para quem se gaba de ser quase tudo elektro, é um nr pífio e só prova que os elektros não servem para viagens exigentes e distantes!

            O vídeo está editado apenas onde não passam carros e/ou parques com carros estacionados.
            Como lhe disse em tempos sinta-se à vontade para procurar no YT vídeos com viagens pelos Fiordes. Há muitos, e o resultado é invariavelmente o mesmo.
            Boas secas. 😛

          3. Avatar de JL
            JL

            Como já não consegue a desculpa dos ligeiros, agora virou-se para os comerciais. Looool, daí a pouco passa para os pesados.

            Óbvio, os números só estão certos quando estão de acordo com os seus.

            O vídeo está cortado de acordo com o que diz, não é melhor admitir ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Porr* quer que lhe procure vídeos de viagens pelos fiordes?
            A sério que não sabe procurar?
            Mais uma vez, o vídeo está editado apenas onde não passam carros e/ou se vislumbram parques com carros estacionados.

          5. Avatar de JL
            JL

            Eu tenho aqui alguns, até se vê filas de eléctricos.