Combustíveis: Gasolina e Gasóleo voltam a baixar! Saibam quanto…

19 Comentários

Todas as sextas-feiras passou a ser previsto o preço dos combustíveis para a semana seguinte. Para a próxima semana há novamente boas notícias pois os preços da gasolina e gasóleo vão baixar. Conheça já os novos preços.


Combustíveis: Gasolina baixa 3 cêntimos! Gasóleo baixa 2,5 cêntimos

Se vai ter de atestar o veículo na próxima semana então há boas noticias. O preço dos combustíveis vai manter a tendência de queda das três últimas semanas. Segundo adiantou fonte do setor à Executive Digest, , a “evolução das cotações em euros aponta para uma descida de 3 cêntimos por litro no preço da gasolina 95. Já o gasóleo vai baixar 2,5 cêntimos por litro”.

Refere o mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia que Portugal tem a 9ª gasolina 95 mais cara da Europa, cerca de 0,9 cêntimos acima da média europeia e 7,9 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 15ª posição do ranking europeu.

Onde atestar o depósito e pagar menos?

Por forma a permitir a disponibilização ao público dos preços dos combustíveis praticados nos postos de abastecimento, está disponível o Portal Preços dos Combustíveis Online. Além de ficarmos a saber todos os preços nos postos, este portal indica-nos quais os postos que estão a vender combustíveis mais baratos.

Este portal tem dados caracterizadores dos postos de abastecimento de combustíveis localizados no território continental de Portugal, para o consumo público e cooperativo, cuja responsabilidade pelo cumprimento é dos titulares das respetivas licenças de exploração.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grunho
    Grunho

    Falso. Gasolina 95: Tuy 1,629. Valença 1.768 (fuelflash.eu). A diferença é que em Valença vende-se tão pouca, tão pouca gasolina, que o cliente tem direito a serviço numa caneca e funil de cristal transportados em bandeja de prata.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      (fuelflash.eu)
      Tuy – Low cost SBC e Baratoil: 1,629. Repsol 1,729
      Valença: Intermarché 1,768. Repsol 1,827
      Diferença na low cost +13,9 cts , na Repsol +9,8 cts
      Mas a diferença de que se costuma falar não é 20 cts e de 30 cts? Dá assim direito a uma travessa de prata a quem compre em Valença? 😉

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Para defenderes este pais, cheio de políticos aldrabões, principalmente os que governam.

        Se compares com outro países, ainda mais escandalosa
        Tens Polónia 1,324 , estas vender gasolina 95 como Alemanha.
        https://www.dieselogasolina.com/precio-de-los-carburantes-con-y-sin-impuestos-en-europa.html

        Na Província Pontevedra que estão comparar
        Repsol 1,649 e low cost 1.579
        https://www.dieselogasolina.com/Buscador/Busqueda
        Se abasteceres, comprares garrafa de gás e fores supermercado, trazes bandeja de prata enfeitada de ouro.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Preços médios da gasolina sem chumbo em 09/10/2023 (link que puseste):
          – Média da UE 27: 1,712€
          – Portugal: 1,798€
          Diferença: +8,6 cent
          – Espanha: 1,719€
          – Portugal: 1,798€
          Diferença: +7,9 cent
          Mais 8,6 cent do que a média dos países da UE e mais 7,9 cent do que Espanha.
          Isto é comparável, embora limitado a um dia, quando há variações semanais. Considerando um período maior, no 2.º trimestre de 2023 foi mais 4,7 cent que a média da UE e mais 6,5 cent que Espanha (fonte: relatório da ERSE do 2º trimestre, ainda não saiu o do 3º)
          Andar à procura do país onde é mais barata ou do posto em que é mais barata em Espanha, também se pode fazer o contrário e procurar a mais cara.
          Quanto a preços de supermercado, também há notícias de espanhóis a vir fazer compras em Portugal, como o azeite e os produtos de IVA zero.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Agora a desculpa é o preço do azeite?! lool

            Não é bem como a sofia diz, mas é quase:
            https://x.com/sofiarocha/status/1694399740333502689?s=20
            Ndr Por pão entenda-se cabaz.

            “Andar à procura … do posto em que é mais barata em Espanha”
            Hum?! Desafio-te a encontrares em PT uma lowcost onde a diferença sejam os 7.9 cents que falas.
            Aponta lá isso para 25 cents e já gozas.
            Poupo-te trabalho, a mais barata por cá é a INTERMARCHÉ – POMBAL e está a 1,68€/l
            https://www.dieselogasolina.com/Buscador/Ficha/11877

            “Mais 8,6 cent do que a média dos países da UE”
            Wow e os salários? Tb são os 9ºs mais altos da Europa?

          2. Avatar de Aves
            Aves

            Tu lá continuas com os 25 cent. No 2° link acima do TestUser Portugal e Espanha vês diretamente, com a diferença de 7,9 cent.
            A média da UE soma e divide por 27, a diferença é 8,6 cent.
            Obviamente que o faz sentido é usar preços médios e não postos específicos – só vai a Pombal abastecer ao Intermarché quem for da região.
            E sim, procura por “espanhóis azeite” e encontras notícias que vêm comprar a Portugal por ser mais barato, e compram outros produtos mais baratos.
            Sobre os salários … vai ver.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Farto de ouvir dizer saber q os Espanhóis vêm cá comprar azeite estou eu. A máquina de desinformação da comunicação não pára nem perde uma.
            É mesmo q seja vdd, é o azeite q faz mover um pais?

          4. Avatar de Aves
            Aves

            Vá lá que há os comentários em blogues para combater a máquinas de desinformação 😉
            – Misteriosamente os abundantes comentários sobre a subida do preço do azeite sumiram-se. Será por ser fácil de demonstrar que não é culpa do governo?
            – E sobre a “enorme” diferença nos preços dos combustíveis entre Portugal e Espanha e a UE também anda fraco. Será porque já se percebeu que o que realmente conta é a subida de preços no mercado internacional?
            – Lá encontraram o disparate de associar a subida do IUC à descida das portagens em ex-SCUT, mas não colhe unanimidade dos que estavam a pagar um valor de IUC muito maior.
            Mas não desistas, podes sempre contar com o X da sofia. Só que isto de blogues e mini-blogues aparece sempre quem não deixe levar na conversa.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O problema aqui é que a Sofia tem razão e ela ainda não se lembrou do preço do peixe ao sal looloool

          6. Avatar de Test User
            Test User

            Aves desinformação é o que estas a fazer. Deves votar no Kosta, nem com exemplos.

            1- Faz lá diferença da Repsol e Lowcost na Província Pontevedra e Portugal. Exemplo que escolheram

            2- Agora comparas com media, por acaso os países são iguais.
            Faz lá o de exercício de comparar com tem PIB per capita comparáveis.

            3- No link tem impostos pagos. Não te faz confusão pagar impostos mais altos.

  2. Avatar de Zé

    Vai baixar? Acho estranho dado a nova guerra.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      É a lei da oferta e da procura a funcionar.

  3. Avatar de Aves
    Aves

    A evolução do preço do barril de Brent antecipa a evolução do preço dos combustíveis.
    – 27/07/2023: 99,43 USD – o ponto mais alto da subida que vinha verificando desde julho
    – 05/09/2023: 87,00 USD – dia anterior aos acontecimentos em Gaza
    – 13/09/2023: 90,63 USD, a subir
    É isto é “risca”, não é por o governo do Costa ou qualquer outro mexer uns cêntimos nos impostos sobre os combustíveis.
    O que justifica esta subida:
    “Os futuros de petróleo bruto Brent superaram US$ 90 por barril nesta sexta-feira e subiram quase 6% na semana, à medida que o conflito no sul de Israel e Gaza se desenrola, aumentando os riscos geopolíticos no Oriente Médio. O ministro das Relações Exteriores do Irão emitiu um aviso severo, sugerindo que militantes apoiados por Teerão possam abrir uma nova frente no conflito israel-Hamas em curso se o bloqueio de Gaza persistir. Além disso, os EUA impuseram as primeiras sanções aos proprietários de petroleiros que transportavam petróleo russo com preço acima do limite de preço do G7 de US$ 60 por barril para impor medidas destinadas a punir a Rússia pela invasão da Ucrânia. Enquanto isso, dados oficiais mostraram que os estoques de petróleo bruto dos EUA aumentaram 10,176 milhões de barris na semana passada, o maior desde fevereiro, mas o fornecimento no centro de armazenamento em Cushing, Oklahoma, caiu.”
    https://tradingeconomics.com/commodity/brent-crude-oil

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Correção.
      – 27/09 (e não 07)/2023: 99,43 USD – o ponto mais alto da subida que vinha verificando desde julho
      – 05/10 (e não 09)/2023: 87,00 USD – dia anterior aos acontecimentos em Gaza
      – 13/10 (e não 09)/2023: 90,63 USD, a subir
      Os futuros de 13/10 são para entrega em dezembro.

  4. Avatar de Aves
    Aves

    Vou responder por atacado:
    – Peso dos impostos no preço dos combustíveis:
    Portugal 46%, igual à média da UE. (46%), Espanha 43% (Fonte: o último relatório da ERSE, do 2º semestre de 2023). Acrescento que os Estados quando não vão buscar a uns impostos vão buscar a outros, o que leva a que se compara entre países é o peso da carga fiscal (inclui os descontos para a segurança social) no PIB
    – Relação entre o preço dos combustíveis e o PIB. Tirando os países que são produtores os outros compram no mercado internacional, que é a principal componente do preço. Não depende do PIB.
    – Os preços dos combustíveis a considerar para comparações têm que ser os preços médios de cada país. Não vou comprar gasolina a Pontevedra nem ao Intermarché de Pombal.
    – O blogue da sofia, que me disseram para ler que ali é que estava a verdadeira informação. Diz a sofia: “Estivemos em Espanha. O pão custa metade, os salários são o dobro e não se pagam auto-estradas. Que grande país!”. O outros caem~lhe em cima, que lá os preços são mais caros e que as autoestradas são pagas. Ela diz que não, que foi ao Auchan e que não achou e que foi a Madrid de autoestrada e não pagou nada (a confusão entre autopistas, umas pagas e outras gratuitas, e autovias gratuitas – pelo menos durante o próximo ano). Há uma malta que não lê os órgãos de informação – chamam-lhe máquina de desinformação. Vão lendo umas coisitas da caca da blogosfera e acham que estão bem informados.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “que foi a Madrid de autoestrada e não pagou nada (a confusão entre autopistas, umas pagas e outras gratuitas, e autovias gratuitas”
      Tb podia ir de Ayamonte a Barcelona, sempre a abrir e muitas mais.
      E não é para fazer confusão?
      As Autopistas deles são bastante melhores que as nossas A8, A23, Via do Infante. O espanto para qq portuga é que lhe digam que aquilo são as nacionais deles lool

    2. Avatar de Test User
      Test User

      Aves és um ridículo

      Inventas um argumento da Relação entre o preço dos combustíveis e o PIB. Argumento que ninguém referiu.

      Se não queres comparar, então para que comparas com media. Ao menos faz comparação com outras medias.
      Os impostos indirectos que estão acima da media europeia.
      Rendimento esta abaixo da media europeia

      Nem um argumento que não esta mais caro que Espanha ou outro países.
      Se estiveres perto da fronteira vais comprar Portugal só que por sim. Os transportes internacionais não se abastecem Espanha. Devem ser receitas de impostos para Portugal.
      O que isso interessa segundo Aves, impostos estão dentro da media.

      Já que estas tão interessado nos impostos estarem de acordo com media europeia. Gostava de ver a mesma preocupação com serviços públicos estarem na media europeia.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Não sabes nem queres saber qual é a média europeia dos impostos indiretos, do rendimento ou dos serviços prestados pelos serviços públicos. Isso não é preciso para a propaganda de que em Portugal está pior, vá-se lá saber porquê 😉
        Sobre o PIB escreveste: “Faz lá o de exercício de comparar com tem PIB per capita comparáveis”. Percebi que era para estabelecer uma relação entre o preço dos combustíveis e o PIB per capita (PIB a dividir pelo nº de habitantes). Pelos visos era outro disparate qualquer.

        1. Avatar de Test User
          Test User

          Disparates é o que escreves,
          Muita sabedoria de disparates