Estocolmo vai proibir carros movidos a gasolina e gasóleo a partir de 2025

80 Comentários

Apesar de não ser consensual, os países e cidades estão, de facto, a adotar medidas de eletrificação. A mais recente parte de Estocolmo, que vai proibir os carros movidos a gasolina e gasóleo a partir de 2025.

Estocolmo, Suécia

A eletrificação continua avante e Estocolmo vai juntar-se à corrida. A partir do dia 31 de dezembro de 2024, a capital da Suécia implementará uma proibição no centro da cidade, tendo em vista a significativa redução das emissões de gases com efeito de estufa.

Em 2025, os carros a gasolina e gasóleo serão banidos das ruas de Kungsgatan, Birger Jarlsgatan, Hamngatan e Sveavägen, criando a “zona ambiental de classe 3”. Esta, a ser introduzida em Estocolmo e que será a primeira na Suécia, abrange vinte quarteirões do centro da cidade, e não abrangerá motociclos ou ciclomotores.

O objetivo vai ao encontro de outras medidas semelhantes que já conhecemos: melhorar a qualidade do ar e o ambiente acústico para quem vive nesta área, criando um ambiente mais saudável e agradável para os moradores e visitantes, segundo Lars Strömgren, vereador de trânsito.

Carro elétrico

A decisão que visa proibir todos os veículos movidos a combustíveis fósseis nesta parte específica da cidade foi incluída no orçamento municipal para o próximo ano. Apesar de uma proposta inicial de aplicação desta medida no centro histórico de Estocolmo tenha sido rejeitada, esta tem amplo apoio político.

A implementação da “zona ambiental de classe 3” será apenas o início do processo, estando previsto que a definição da segunda fase acontecerá no primeiro semestre de 2025. Além de outras coisas, esta poderá envolver mais áreas.

Comentários

80

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    E se for um híbrido plugin?

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Resolve-se facilmente. Só entra com depósito de combustível vazio.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Democracia forte, a deles….

    1. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      Mesmo xD

    2. Avatar de R
      R

      Diferente da nossa?

    3. Avatar de AlexS
      AlexS

      A Democracia está tornar-se cada vez mais Totalitária. Os eleitores têm votado para os governos terem cada vez mais poder.
      Depois não se admirem que os regimes se assemlhem cada vez mais a uma União Soviética.

  3. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Até se percebe que Estocolmo queira proibir os carros.
    É que os carros por lá ardem aos magotes.
    E por aqui me fico…

    1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
      NegacionistaPorqueDáJeito

      É um país democrático, têm aquilo em que votaram (ou ficaram em casa e deixaram que os outro votassem por eles)

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Exato, Quem fica em casa ou se cala, ou vota para ter o direito a falar.
        Embora a mais bonita definição de democracia é como…
        “Dois lobos e um cordeiro a discutirem o que vai ser o jantar.”

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Redin, os lobos podem ser vegetarianos ou então serem trans, ou seja, são lobos mas revêem-se como cordeiros.
          Portanto, podemos estar a falar de três cordeiros a discutir o jantar.
          Ou o cordeiro tb é Trans e afinal é ele o lobo.
          Mas que grande confusão..já não tenho idade para estas coisas.
          Isto confunde-me imenso…
          O progresso chega a todo lado.
          Ao menos não se preocupam com casas de banho, para eles é onde der vontade…

  4. Avatar de Victor von Frankenstein
    Victor von Frankenstein

    Em Portugal havia de ser o mesmo lá para 2027

    1. Avatar de Ivan
      Ivan

      E depois pagas tu os carros elétricos de quem não tem possibilidades para tal 🙂

      1. Avatar de Wolfgang von Dracula
        Wolfgang von Dracula

        Cuidado com essas ideias radicais de ir contra o capitalismo ainda te acontece um “acidente”.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Não é preciso avisar, os capitalistas são os primeiros a dizer que são gangsters.

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Odeias a liberdade de as outras pessoas andarem de carro com motor de combustão…
      Há cada vez mais ódio à liberdade por isso não me surpreende.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Liberdade é conduzir um determinado veículo?
        Conduzir uma viatura numa faixa obrigatória, pagando os impostos obrigatórios, andando a velocidades obrigatórias e seguindo regras obrigatórias….caso contrário és obrigado a pagar uma multa. Nunca tinha pensado nisto….liberdade LOL.
        Btw a liberdade total é um conceito utópico, felizmente para o bom funcionamento da sociedade.

  5. Avatar de Muito Bem
    Muito Bem

    Aplaudo a iniciativa, que esta seja contagiosa e se agarre em todas as cidades da UE pelo menos…
    se PT antecipar uma iniciativa identica para 2024 quem sabe se não ficaremos conhecidos pelos pioneiros

    1. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      Falas de barriguinha cheia, os outros que se lixem né? És o futuro da humanidade !!! Enfim…

      1. Avatar de Helder Coelho
        Helder Coelho

        Como certas pessoas aqui, não li o artigo e respondi sem contexto. Lamento desde já! @Muito Bem concordo em pleno contigo.

      2. Avatar de Muito Bem
        Muito Bem

        bem pelo contrário, o futuro da humanidade ficará mais seguro caso sejam dados passos no sentido de politicas como o anunciado nesta página.

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          O futuro da humanidade passa só por termos hoje menos humanos no planeta. 8 mil milhões é demais e não há solução nenhuma a não ser dminuir o excesso de população.

          1. Avatar de Eu
            Eu

            Temos de chamar o “Tanos” para resolver isso.
            Provavelmente já passou por Israel e Ucrânia.

          2. Avatar de Muito Bem
            Muito Bem

            Se calhar é melhor mesmo o Tanos… pois o Corona -19 ficou mt aquém !!!

        2. Avatar de AlexS
          AlexS

          Futuro da Humanidade, haha. Deves julgar que o CO2 não é essencial á vida.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então antes de haver veículos a combustão a gerar CO2 não havia vida ?

    2. Avatar de Ag
      Ag

      Não existe infraestrutura eléctrica para que isso seja possível. Mesmo que existisse potencia disponível, que não há, a rede de distribuição e as instalações prediais, não comportam essa possibilidade. Neste orçamento de estado, o governo está a aumentar o imposto sobre os veículos, mais antigos, com a falácia da poluição, apenas para ir buscar mais impostos, porque se efetivamente as pessoas que detém esses veículos por milagre arranjassem dinheiro para os trocar por eléctricos, não haveria forma de os carregar, em tempo de poderem ser utilizados normalmente no dia a dia. Se querem baixar os níveis de poluição apostem numa rede de transportes públicos decente e eficiente. Aplicar o chavão de fazermos o mesmo que Estocolmo, é demagogia, Em Estocolmo não se necessita sequer de carro, tem uma rede de transportes eficiente e bem organizada. Em Estocolmo, uma parte significativa dos habitantes não tem carro, porque não precisam, e quando precisam, ou alugam ou usam uma espécie de cooperativa em que os sócios reservam os carros quando precisam. Em Estocolmo os planos urbanísticos limitam o numero máximo de lugares por fogo a construir, no bairro de Hammarby , 0,7 por fogo contando exteriores e interiores. Em Portugal limita-se o mínimo, 2 a 3 para um T3. Em Estocolmo o carro não é visto como um sinónimo de civilização, é exatamente o contrário. Realidades diferentes que não podem ser aplicadas por cá, porque não criámos e não estamos a criar infraestrutura que nos leve a esse caminho. Aqui é só demagogia, aumentam-se os impostos porque não se é verde, mas nada se investe para que as pessoas possam prescindir da utilização do carro. Só um exemplo a linha de Sintra e a linha de Cascais aumentaram exponencialmente a sua população de à 50 anos para cá, a infraestrutura de transportes públicos, continua a mesma.

      1. Avatar de toino
        toino

        2 a 3 lugares por t3? onde é que viste isso? vou já pra lá!

        1. Avatar de Ag
          Ag

          Regulamento da habitação ao PDM de Cascais
          Artigo 40.º-VV
          Edificabilidade
          …..
          6 – O estacionamento mínimo a assegurar no interior da parcela, sem prejuízo do
          cumprimento de outras disposições municipais imperativas, é calculado em função dos
          seguintes valores:
          a) Habitação:
          i) 1,5 lugares por fogo, para as tipologias T0, T1 e T2;
          ii) 2,5 lugares por fogo, para as tipologias iguais ou superiores a T3;
          b) Escritórios e serviços:
          i) 3 lugares por cada 100,00m2 de área útil de construção, para estabelecimentos em que
          esta seja igual ou inferior a 500,00m2;
          ii) 5 lugares por cada 100,00m2 de área útil de construção, para estabelecimentos em que
          esta seja superior a 500,00m2;
          c) Comércio retalhista:
          i) 2,5 lugares por cada 100,00m2 de área útil de construção, para estabelecimentos em
          que esta seja igual ou inferior a 500,00m2;
          ii) 3 lugares por cada 100,00m2 de área útil de construção, para estabelecimentos em que
          esta seja superior a 500,00m2;

  6. Avatar de Wow
    Wow

    e os aviões tb

    1. Avatar de JL
      JL

      Os aviões voam no centro das cidades ?

      1. Avatar de R
        R

        Podem lá cair. E se for eléctrico nem o ouves cair em cima de ti. Ver também não vês devido as palas

        1. Avatar de JL
          JL

          Então e se ouvir, dá tempo de fugir ?

          Realmente essas palas nem o o deixam pensar.

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        JL, não sei se já reparou mas os aviões que aterram e levantam no aeroporto de Lisboa, quando usam o lado sul da pista passam mesmo por cima de Lisboa.
        Isto para o caso de ainda não ter reparado …

        1. Avatar de JL
          JL

          Portanto não voam nos centros das cidades.

          Além disso um pouco por todo o lado estão a acabar com essa prática de ter aeroportos junto e até dentro das cidades, isto porque limita o seu uso, tal como acontece com o da Portela.

  7. Avatar de andre
    andre

    quando os países são pioneiros nestas questões ambientais quem sofre são os pobres desse mesmo país.
    Quando depois tentas roubar á classe média para ajudar esses pobres que prejudicas, acabas por no fim nao ajudar nada e tornar essa classe média em novos pobres.

    1. Avatar de Muito Bem
      Muito Bem

      deixa lá isso…
      se não és roubado por ser pioneiro, és roubado por não o ser.
      Um exemplo: – basta percorreres um centro comercial qq deste país e questionares onde andam os 300~400 mil desempregados deste país??!!! pois em 90% da população trabalhadora do local só irás ouvir falar PT com sotaque estrangeiro!!!!
      – O Tuga “pobre” já não quer trabalhar só pretende receber subsidio, e quem o paga??!!!

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        O podre tuga, não trabalha no centro comercial???

        Haaa falta de trabalho em todos os sectores da economia!!!!

        Trabalho numa empresa que não conseguimos arranjar pessoas os ditos tugas, e os tugas que trabalhavam lá emigram para fora.
        Porque estavam fartos deste país miserável.

        Ficam os velhos, os que tem de cuidas das famílias e os que tem filhos para cuidar.
        O resto já fui tudo para Holanda, Suiça, Alemanha, etc

        Agora não de obra só do exterior, que vem para a terra prometida, para fugir a violência.

        Mas Portugal está a tornar se nesse país do qual eles fugiram

        1. Avatar de JL
          JL

          Não admira que estejam fartos, com a mentalidade retrógrada que cada vez mais se vê…..

          1. Avatar de Ifm
            Ifm

            Retrógado é achar que este imposto IUC é um roubo?
            Retrógado é achar que temos a maior carga fiscal em nome do ambiente?
            Retrógado é temos um sistema de saúde e ensino a colapsar.

            Mas calmaaaa temos é de por o contribuinte a gastar as poupanças num carro elétrico.
            Depois moram no carro

          2. Avatar de JL
            JL

            Exato, até porque tudo isso é falso.

            Algum disse que era obrigado a comprar um eléctrico ?

            Até nisso são retrógrados.

          3. Avatar de Ifm
            Ifm

            Claro que ningu m obriga, era o que faltava, mas incentivos a carros elétricos, taxar a bruta carros velhos.
            É o que???

            Ainda bem que achas que eu sou retrógado, porque com sorte sou bem mais novo que tu, e tenho um trabalho estável.

            Quando a crise apertar, e a economia comecar a estagnar e a taxa de desemprego subir.

            Vai ter muito que penar, a 1° coisa a ir a ao charco são serviços e coisas desnecessárias.
            Vais deixar de vendar carros elétricos, vais começar a receber como recebes hoje para em dia.

            Pode ser que nessa altura vá lá fazer um teste drive, só para ver…

          4. Avatar de JL
            JL

            É o mesmo que inventar-lo a deixar de fumar, querem que você deixe de usar algo que lhe faz mal.

            Trabalho estável não existe, e eu não vendo carros eléctricos nem qualquer outra coisa, já que sou um analista programador, vendo serviços.

            Já passamos por muitas crises, nao sera a primeira, mas é a primeira que vejo alguém que parece desejar a crise.

            Isso faça, assim depois já tem uma ideia do que de trata.

        2. Avatar de Muito Bem
          Muito Bem

          Com 6% de população ativa desempregada não faz sentido em falar em falta de mau de obra!!!
          Acabem com os subsídios de “desinserção” social acaba-se o desemprego e com a falta de mão de obra, ou pelo menos dar-se+á um passo importante nesse sentido

          1. Avatar de Ifm
            Ifm

            6% é baixa, muito baixa mesmo.

            Mas calmaaa, vais chegar aos 26 e 28% como já aconteceu bem a poucos anos.

            1 em cada 4 portugueses não tinham trabalho.

            Quando chegar a essa altura os emigrantes vão embora, tal como aconteceu em 2008, vais ver o preço das coisas a cair.

            Vais ver os meninos que vivem de especulação, os vendedores etc a irem ter de fazer fila na segurança social e no centro de emprego.

            Eu era novo e lembro me bem disso.

            Os que se achavam ricos muito ricos, empreiteiros ou vendedores, aqueles que em poucos anos, fizeram mini fortunas, no tempo das vacas gordas.

            Ainda houve muito a tentar manter as aparências com créditos para ir eles férias e afins, a deixarem de pagar aos funcionários para manter o antigo estatuto.

            Não invistam em negócios a longo prazo… Depois queixam se

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Os grandes poluidores são os ricos, não os pobres. Agora, os governos capitalistas do ocidente dependem da burguesia exploradora e borrifam-se para as outras classes. A tese deles é assim: “é preciso procurar a poluição onde ela está, isto é nos pobres. Eles não poluem praticamente nada, mas em contrapartida são muitíssimos”.

  8. Avatar de R.
    R.

    Acho que deviam proibir tudo, pelo ambiente? Parece radical, no entanto parece ser o objetivo.
    Isto diz respeito a Estocolmo, que em Portugal querem um aeroporto novo será para reduzir a poluição? Sonora e de combustíveis?

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Quando o aeroporto novo estiver pronto o transporte aéreo tal como o conhecemos já passou à história. E o velho é mais do que excedentário.

  9. Avatar de Hugo Pombo
    Hugo Pombo

    Carro, o sinónimo de liberdade, tem os dias contados.

    1. Avatar de JL
      JL

      Curioso, sinto-me cada vez mais livre com a opção que tive à uns anos.

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Tu és um vendedor de carros elétricos..
        A tua opinião não conta, é uma opinião tendenciosa.
        É o mesmo que pedir a opinião sobre as nossas forças de seguranças a um preso.

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu não, mas porque diz isso ? Agora por inventarem isso tem de andar sempre a repetir a mesma mentira ?

          A minha opinião conta mais que a sua, já que sou utilizador e você nao.

          1. Avatar de Ifm
            Ifm

            Mais uma vez estás errado, eu como fumador a minha opinião sobre o tabaco é mais válida que a tua?

            Calado eras um poeta.

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas quem falou sobre tabaco?

            Eu dei a minha opinião sobre o uso de uma tecnologia, a sua opinião vale aqui em quê?

            Para si qual é o melhor de se pilotar, o F22 ou o F35 ?

            Já que são tão opiniosos, devem saber isso também.

            Você nem para porta serve.

          3. Avatar de Ifm
            Ifm

            É igual, a lógica é a mesma.
            Tu como utilizador de elétrico ( e vendedor é rir), achas que a tua opinião é mais válida, porque és utilizador.

            Eu como utilizador de tabaco, também devo então achar que a minha opinião sobre o tabaco é mais válida de quem não é utilizador.

            É com cada uma….

            Tu és vendedor de carros elétricos, logo a tua opinião é tendênciosa, logo vale menos.
            Ponto.

            Tu tens algo a ganhar com este tema.

            Eu nem tenho a ganhar €€€ nem a perder.

            Elétrico, a gás, a vapor, a pedais..

            Nem fico mais rico nem mais podre, se passarem todos a andar de bicicleta a pedais.

            E tu sim, porque perdias clientes e consequentemente dinheiro.

            Logo, tu como vendedor vais sempre tentar vende o teu peixe, não é uma opinião imparcial.

            Tal como qualquer vendedor

          4. Avatar de JL
            JL

            De utilizador vale, de vendedor não porque não sou (continue a insistir, talvez daqui 3 biliões de vezes repetido isso passe a verdade, loooll)

            Nem eu tenho a ganhar, como já disse, se fosse vendedor falava bem apenas de uma marca, mas secalhar a sua mente não dá para mais.

            É um hater, apenas isso.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Tanto paleio e ainda não percebi de que forma, do ponto de vista do utilizador, te sentes mais livre…

          6. Avatar de JL
            JL

            Muito, até produzo a minha própria energia, não dependo de outros, isso é sinonimo de liberdade

          7. Avatar de JL
            JL

            A seguir alguns vão dizer que sou vendedor de painéis solares. LOOOOOOOOL

          8. Avatar de Ifm
            Ifm

            Vendedor multi marcas, de elétricos quer é vender….

            Mas lá está tu tens mesmo conversa de vendedor!

            Quando não gosta das verdades, chama hater.

            Normal, faz lá birra eu deixo…

          9. Avatar de JL
            JL

            Entao mostre lá um exemplo de conversa de vendedor?

            Já agora onde publiquei a minha loja. Looooooll

            Quais verdades é que disse ?

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Sinónimo de liberdade? LOLOL

      1. Avatar de JL
      2. Avatar de PTO
        PTO

        Experimenta não teres carro para ABSOLUTAMENTE NADA e vais perceber.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Estás a confundir conceitos mas ok. Se bem me lembro um carro é um meio de transporte que apenas te leva de um ponto A ao ponto B.
          Se não tivesse carro deixava de ser livre para conduzir quando me apetecesse mas então… as calças que tenho vestidas também são sinónimo de liberdade.

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Liberdade é não ter de pagar a prestação do carro, o combustível, o seguro, o IUC, as revisões, as reparações, estacionamentos, portagens, multas e o diabo a 4, e passar a pedalar tranquilamente por uma fila de otários bloqueados a fumegar, olhando com cara de parvo para o ordenado a fugir pelo tubo de escape.

  10. Avatar de Vasco
    Vasco

    “Apesar de uma proposta inicial de aplicação desta medida no centro histórico de Estocolmo tenha sido rejeitada, esta tem amplo apoio político.”
    Fascistas no poder? Eu quero, posso e OBRIGO.
    União Europeia… O novo paraíso dos fascistas e apoiantes de estados terroristas.

  11. Avatar de Entusiasta
    Entusiasta

    Todos aqueles que acreditam que mobilidade é a solução de todos os problemas ambientais claramente não sabem um mínimo de Física. O nosso planeta só tem uma fonte de energia externa, o Sol. Não conseguimos de forma alguma capturar e utilizar essa energia em quantidade suficiente nem de perto nem de longe para cobrir as nossas necessidades. Nem o iremos fazer num futuro próximo.

    A Energia não se produz, transforma-se! A Energia não é só energia eléctrica! Aliás, essa é mesmo uma forma minoritária de Energia! E nesse sentido quer se encha um depósito de gasolina ou se carregue um eléctrico, ela tem de vir de algum lado. Tem de ser transformada! E é essa transformação que é verdadeiramente poluente. Porque os gases que um eléctrico não emite alguma central eléctrica o vai fazer. Mais, as pessoas continuam a achar que só os automóveis é que poluem… e nem param para pensar que grande parte da poluição vem da indústria e do transporte marítimo. Podem por os carros eléctricos que quiserem nas ruas, as fábricas e os cargueiros lá continuam com a agravante que para produzir energia eléctrica suficiente será necessário queimar carvão. Talvez prefiram reabrir todas essas centrais…

    Agora, se as pessoas não estigmatizasse a Energia Nuclear… teríamos uma eficiência muito mais elevada…

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Sim, existe um meio de mobilidade que polui rigorosamente zero: bicicleta normal. Se for eléctrica, já polui alguma coisa, mas mesmo assim cerca de 1% de um carro eléctrico. O problema disso é só não meter dinheiro nos bolsos dos capitalistas, ou quase nenhum.

    2. Avatar de JL
      JL

      Ah sim ? Então e o que é melhor: veículos que aproveitam mais de 80% da energia que gastam, ou veículos que desperdiçam mais de 70% daquilo que consomem? O de estes últimos dependem essencialmente de navios cargueiros para transportar essa energia que é 70% desperdiçada, depois de refinada ?

      Já agora, já que tem tanta certeza que são precisas centrais a carvão, deixe aí os números do aumento do consumo eléctrico para um parque 100% eléctrico, assim sabemos do que está a falar.

  12. Avatar de Anti-tudo
    Anti-tudo

    Os riquinhos querem as estradas só para eles… Se a moda pega em lx estamos lixados…

  13. Avatar de Paulo Teixeira
    Paulo Teixeira

    Se resolvessem os “outros” problemas que têm por lá…

  14. Avatar de José Gonçalves
    José Gonçalves

    Adoptando uma medida dessas cá, pergunto como ficarão as pessoas com Mobilidade Reduzida e que não possuem carros “Não Poluentes”…

  15. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Tal estupidez vao agora obrigar pessoas que nao em dinheiro para quase nada a comprar um carro elétrico???? Pela amor de deus nem.toda a gente consegue comprar um carro elétrico e tambem nem toda a gente pode ir ao banco pedir emprestimo para comprar um carro eletrico criem juizo que é o melhor que fazem cambada de otarios

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas porque haviam de comprar carro eléctrico se não têm dinheiro ? e se não têm vão continuar a ter um a combustão que ainda as desgraça mais ?

      O melhor nesse caso é andarem de transporte publico, que nestas cidades é muito bom.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Ainda as desgraça mais? lol

        1. Avatar de JL
          JL

          Sim, com aumentos em tudo.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Certo, mas daí a “desgraça-las” mais do que comprar um novo vão uns bons milhares de diferença.

          2. Avatar de JL
            JL

            Depende do que vão gastando ao longo do tempo.

  16. Avatar de VTPC_747
    VTPC_747

    Depois daqui a uns tempos adiam para 2035….2045….2055….2065….

    A fantachoda da narrativa dos elétricos está a acabar. Quem acreditou…lol, lixou-se.

    1. Avatar de JL
      JL

      Lixou-se porque ? pouparam milhares de euros em combustível, manutenções, IUC e tudo mais ? Bela lixadela….