Com o sucesso dos elétricos em vista, GM adaptar-se-á à rede de carregamento da Tesla

21 Comentários

Se antes a Tesla se deixava coberta por um manto de exclusividade, agora, está a pensar disponibilizar as suas tecnologias a outras fabricantes e a fazer mais dos seus carregadores. Depois da Ford, também a General Motors (GM) irá adaptar-se à tecnologia da Tesla.

Carregamento rápido da Tesla

Há uns dias, soubemos de uma parceria entre a Tesla e a Ford que prevê o acesso desta última à tecnologia de carregamento rápido da Tesla. Na altura do anúncio, o CEO, Jim Farley, lamentou que a infraestrutura seja insuficiente e promoveu a parceria entre fabricantes para o sucesso dos elétricos.

Da mesma forma, Elon Musk partilhou que “entende que a forma de os carros elétricos crescerem e ganharem a tração necessária” é através desta partilha de tecnologias.

General Motors

Para muitos especialistas, a parceria entre a Ford e a Tesla abriu um precedente positivo que se replicará noutras fabricantes. Aliás, poucos dias depois do anúncio, surge um outro. Desta vez, a protagonista é a GM.

GM: se não consegues vencê-los, junta-te a eles

Para a presidente, Mary Barra, além de a Tesla ter uma rede de carregamento em constante expansão, o formato do seu conector é mais eficiente e robusto. Depois, a sua superioridade técnica e a menor complexidade do conector têm motivado as fabricantes a juntarem-se.


Por ter as tecnologias ideais, do ponto de vista das fabricantes, e considerando que está disposta a partilhá-las com outras marcas, à Tesla poderão juntar-se outros nomes, quase como que em efeito dominó.

No caso da GM, os primeiros elétricos com o conector da Tesla chegarão ao mercado, em 2025. Contudo, os clientes que já existem poderão aceder à rede de carregamento rápido já a partir de 2024, utilizando um adaptador.

Desde o anúncio da parceria entre a GM e a Tesla que as ações desta última subiram, comprovando que é possível que este seja o caminho certo.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    A rede de carregamento da tesla é de longe a melhor do mundo esperemos que não a estraguem com isto, é suposto a rede ser só para teslas e não estar a vender o acesso a outras marcas

    1. Avatar de internetnauta
      internetnauta

      Suposto porque? Porque tu queres? Pensa um pouco na sustentabilidade do que tu dizes / se todas as marcas que fabricam elétricos fossem construir pontos de carga em que não partilhavam os mesmos.. Afinal queres um mundo ecológico e eficiente ou preferes um mundo egoísta e insustentável?

      1. Avatar de JL
        JL

        Por isso mesmo é que existem acordos entre marcas, a tesla é uma, a ionity tem parceria com:

        -BMW Group
        -Ford Motor Company
        -Hyundai Motor Group
        – Mercedes Benz AG
        -Volkswagen Group, Audi, Porsche

        Miio – acordos com vários outros operadores nacionais e internacionais

        Ford com parceria também com VW e Amazon

        Entre muitas outras.

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Se a caminha para/do o Algarve em tempo de férias já era um Calvário, agora passa a ser um Inferno. looolooolool

    1. Avatar de JL
      JL

      Não, porque isto não é para cá, é só no EUA.

      Calvário ? então quanto tempo demorou da ultima vez que usou os SuC ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Yá devem ter parado ali para jogar no totobola loool
        https://jornaldoalgarve.pt/donos-de-tesla-fazem-fila-para-carregar-a-caminho-do-algarve/#:~:text=Neste%20fim%20de%20semana%20antecipado%2C%20em%20que%20muitos,suas%20baterias%20nos%20Superchargers%2C%20em%20Alc%C3%A1cer%20do%20Sal.

        Outro Calvário é ter que sair da A2 e andar a pastar por estradas secundárias até aos carregadores, 5 kms para lá e + 5 para cá.
        E como se não bastante, no fim de tudo, ainda tem que andar a fazer TT para chegar aos carregadores. É preciso ser muito crente para suportar estas cenas looloool

        1. Avatar de JL
          JL

          Nao entendo, chama calvário e depois mostra uma notícia que fala apenas de um fim de semana ?

          Onde diz o tempo de espera ?

          TT ? Então onde fez isso ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É um fim de semana entre entre outros. E fins e meados de Julho e Agosto tb.
            TT veja nos comentários do gmaps as queixas e confira pelas fotos.
            Cá para mim ainda nao foi aproveitar os carregamentos à borla que o seu model S lhe vai dar até ao fim da vida loolooloool

          2. Avatar de JL
            JL

            Eu vi os comentários a maioria a elogiar com nota 5, apenas vi um que referiu o tempo.

        2. Avatar de JL
          JL

          O que é preciso é ter muitos interesses para se preocupar com isso.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc é que perguntou.

          2. Avatar de JL
            JL

            Nao preciso de ver comentários nenhuns, a qualquer hora do dia vejo a ocupação dos postos e quanto tempo demora, o sistema usa o mesmo algoritmo que o waze para saber assiduidade dos postos e quais as horas mais movimentadas.

            Ontem quando vi a sua mensagem fui ver e o SuC de Alcácer tinha tudo ocupado com um tempo de espera de inferior a 5 minutos.

            Não existe melhor rede que esta.

            Mas mostre lá as queixas no gmaps.

            E podia estar muito melhor se não fosse a burrocracia portuguesa, conseguem abrir postos em todo o mundo, menos em Portugal, somos especiais como vê.

            Sim já fui, mas nunca gostei de aglomerados, normalmente rumo em direção ao local oposto, este fim de semana estou a Norte.

        3. Avatar de Realista
          Realista

          Se é preciso fazer TT só prova que existem carregadores no meio do monte e estão em todo o lado…

    2. Avatar de João
      João

      Não tem um Tesla, não fale do que não sabe…
      Mas um dia vai ter um não se preocupe e vai-se perguntar porque esperou tanto tempo para o comprar!

  3. Avatar de Antonio Vasco
    Antonio Vasco

    Lá vem você com as suas invenções, se não tem eléctrico, porque até os odeia, como sabe isso do calvário?
    Eu vou de 3 em 3 semanas lá e até hoje não tive qualquer dificuldade de carregamento

    1. Avatar de JL
      JL

      É o chamado calvário de dor de cotovelo para quem não usa. LOL

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Acredito que seja alguém que psicologicamente é avesso a aceitar mudanças mas que depois quando se habitua à sua utilização dificilmente larga, até aparecer outra que lhe vai causar o mesmo impacto…

        Deve-lhe ter acontecido com o telemóvel (muita gente reclamava e agora não vive sem ele) ou como na utilização da internet (muita gente criticava a internet e agora não vive sem ela).

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Ainda vivo com o meu telemóvel de 2015 com muito orgulho:
          https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq-t3-SU0H2-KU8wW-w?e=B0W8g0
          Ele é que comanda o resto das tropas looloolol

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Para ainda teres um Lumia é mesmo avesso à mudança. Eu sei que o Windows 10 Mobile era bom (sempre adorei o sistema e tive vários Lumias desde o modesto 435 ao 950) mas já não se pode fazer nada com eles…

            E pior que tudo é que o Waze deixou de funcionar. Esquece.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O Waze nc me seduziu particularmente. Ainda fiz algumas tentativas mas sem sucesso. A comunidade o que diz eu já sei que é onde estão os radares fixos. Os móveis está quieto. Raramente acertam! Quanto está não há alarmes, qd não está há alarmes. Volta e meia lá acertam mas é raro.
            De resto perde em tudo para os mapas do windows:
            Uma das experências que fiz, a mandar-me virar contra um muro, loooloooloool
            https://youtu.be/lK350idaIX4

  4. Avatar de PJA
    PJA

    Boa medida por parte da GM. É isto que se pede.Se as gasolineiras são importantes, os locais de carregamento para BEV ainda mais.