CEO da Renault diz a verdade? “Um Tesla é como um frigorífico, não tem alma”

48 Comentários

Não é um momento fácil para a indústria automóvel europeia. A chegada das marcas chinesas e as tarifas impostas pelos Estados Unidos vieram mudar o cenário. O CEO da Renault parece ter encontrado a solução. Fazer carros com “alma” que nem Elon Musk e a Tesla vão conseguir competir.

Renault Tesla frigorifico carros

CEO da Renualt diz a verdade?

Luca de Meo, CEO da marca francesa, apresentou recentemente o seu livro Dicionário Sentimental do Automóvel. O CEO da empresa foi rápido a criticar os carros elétricos da Tesla, dizendo que são muito aborrecidos.

Eu digo sempre que todos os carros têm de ter um ‘E’, o ‘E’ de emoção. Se fizermos todos os carros iguais, vamos banalizá-los. Quando apresentámos o Alpine A390, alguém disse-me: ‘É um Tesla com alma’

Renault Tesla frigorifico carros

“Um Tesla é como um frigorífico”

Elon Musk está mais do que habituado a receber críticas desde que se tornou o braço direito de Donald Trump, mas não é assim tão comum que estas venham das próprias marcas de automóveis. Luca De Meo não hesitou em afirmar que os carros elétricos da Tesla estão anos-luz à frente em termos de experiência e design.

O CEO da Renault foi mais longe e comparou os modelos do construtor americano a um frigorífico. De Meo acredita que o design da Tesla não tem personalidade, sendo até insípido, e a marca francesa tem a oportunidade perfeita para se destacar.

“Sabemos fazer carros com alma, com história. Temos um toque de emoção. Mas precisamos de um mercado que os possa comprar”, criticou o CEO da Renault. Isto vem após o aumento da regulamentação europeia nos últimos anos. Esta situação tornou-se o principal obstáculo para os fabricantes europeus e uma das razões para o aumento dos preços no mercado.

Renault Tesla frigorifico carros

A marca francesa ainda não consegue competir em preço com os fabricantes chineses, e só agora começa a ser uma ameaça para gigantes como a Tesla com os seus carros elétricos. A Renault está focada num público muito específico: quer que cada condutor que compra um dos seus veículos se sinta especial.

Sempre lutei contra a banalização do automóvel. As pessoas lembram-se dos carros que tiveram e identificam-nos com fases das suas vidas. Não podemos perder essa dimensão emocional

A indústria automóvel europeia está mais competitiva do que nunca, e as marcas têm de superar os seus concorrentes para convencer os condutores. Luca de Meo está por trás do lançamento de 150 modelos e diz que tentou transmitir paixão em cada um deles.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Ontem à tarde na A5 estava uma 4L Ev das novas com matricula Francesa e está muito bem conseguida a traseira ainda têm traços da original.

    1. Avatar de Zé

      O problema é que a original 4L (como outros carros) eram carros desenhados para ser baratos, fáceis de manter e usar e duráveis. Coisa que hoje em dia já não se vê as marcas fazerem. O principal objetivo não é vender carros, é vender serviços pós venda a preço de ouro.
      E isto é válido para elétricos e ICE. Vai dar tudo ao mesmo.
      Mas a ir para EV a ter liberdade de escolha (€€€) eu era capaz de me fazer a uma ID Buzz. Não preciso de tanto, mas são lindas. Já estive a babar-me dentro de uma.

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        são espetaculares e muito provavelmente teria uma se não fosse um mas, mas um MAS MUITO importante: têm uma autonomia de bosta para um veículo que antes de mais simboliza liberdade.
        seria um veículo excelente para a família e em especial para férias em família mas é impossível ir por essa europa, ou mundo, fora de férias em stress permanente

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          @ Zé @MLopes, impossível não é, pode é ser pouco prático fazer grandes viagens, com as devidas distâncias podes ver no You Tube o Marc Travels, está a viajar por toda a Ásia de MotoE e partiu da Alemanha, antes andava de Honda Dominator também a viajar pela Europa, com passagem por Portugal.
          Partilho da vossa opinião a ID Buzz está muito fixe, nem sei o preço mas pouco importa é grande demais para as minhas necessidades

          1. Avatar de Zé

            O ID Buzz que vi era de exposição ou algo assim. Estava por 48/49k. Não me recordo o modelo exato.
            Também é grande demais para mim, mas sonhar ainda não paga imposto. Uma coisa que faz alguma confusão com alguns carros elétricos é a potência. Eu tenho um Dacia Duster com 110CV. É mais que suficiente e já andei com 6 pessoas no carro e carregadinho de coisas até ao teto. Agora parece que qualquer carro elétrico tem de andar perto dos 300cv. Para quê? Não podia fazer com menos potência e mais baratinho? O ID Buzz mais “pobre” tem 204cv, mas o mais comum tem 286cv. Não habia nexexidade….

  2. Avatar de Realista
    Realista

    Depende do frigorífico.

    O meu frigorífico tem mais alma que os anteriores, pois se deixo a porta aberta, envia notificações para o telemóvel e televisões… e para além disso:

    As crianças não o largam porque dá para ver o youtube,
    Dá para ter o meu calendário na porta,
    consigo ver o interior do frigorífico em qualquer parte do mundo,
    consigo controlar a temperatura em qualquer parte do mundo,
    consigo enviar fotos e ter memórias em exposição,
    consigo ouvir qualquer rádio do mundo,
    tenho cubos de gelo 24 horas à disposição sem necessitar de repor,
    tenho água fresca 24 horas à disposição sem necessitar de repor,
    não faz gelo nas paredes,
    tem espaço,
    tem ligação bluetooth para o meu telefone,
    consigo fazer chamadas,
    tem um sistema de som melhor que muitas colunas portáteis,
    tenho assistente virtual,
    consigo ir à internet,
    é mais eficiente a nível energético… e por aí fora.

    Se calhar está na hora do CEO da Renault alterar de frigorífico e já agora de atualizar o raio da APP da Renault que está mais tempo em baixo sem conseguir aceder ao carro, do que a APP do meu frigorífico!!

    1. Avatar de JX
      JX

      O problema é esse.
      Contra factos não há argumentos.

      Ter que tentar denegrir outra marca com critérios como “alma” de um objeto inanimado diz mais sobre a incapacidade da própria do que da marca que tenta denegrir.

    2. Avatar de SirAstral
      SirAstral

      Até fiquei com curiosidade de saber que frigorifico é!!! xD

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Samsung Family Hub.

  3. Avatar de TT
    TT

    100% de acordo

  4. Avatar de MF
    MF

    o ódio pelos Tesla não tem limites para esta gente.
    prestam um mau serviço á sociedade

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Ódio? Chama-se marketing.

      1. Avatar de SoLinux
        SoLinux

        se é um marketing travestido de ódio…é um mau marketing

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Qual ódio? Eu acho mau marketing dizer que um carro tem alma ou personalidade. Mas há quem goste de ouvir essas coisas…

      2. Avatar de Zé

        Acho que é falta dele. Só falta mesmo dizerem que “o meu é maior que o teu”… lol

  5. Avatar de simples
    simples

    A390 é um tesla com alma? Para mim é mais um suv da moda a estragar o bom nome de uma marca desportiva.. Os renaults por costume são carros simples e com pouca alma, os poucos que tinham alma foram descontinuados ou são absurdamente caros como o Clio RS e o Megane RS…

  6. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    Tem uma alminha!

  7. Avatar de Anung
    Anung

    Alma e carros electricos não combinam, seja tesla ou outro qualquer.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      É isso e o meu corta relvas ter alma.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Eu provavelmente sou mais velho que vocês e compreendo a opinião do Srº, posso ou não concordar com ela, mas compreendo.
        A Renault quando lançou o R5, foi uma pedrada no charco e depois o Super 5, ou a 4L, e ao reinventar estes modelos agora em forma VE é acrescentar alma ao negócio há uma história por detrás destes modelos, foram modelos emblemáticos na época.
        Provavelmente a maioria de vocês já são da geração CLIO, nem se lembram destes modelos eu até me lembro da publicidade da altura aos super 5.

        A Tesla têm todo o mérito de virar as atenções para os VE, mas ainda não têm história, imaginemos que a Tesla deixa de fazer o Model X, e passados 25 anos volta a lançar o carro novamente atualizado mas com influências do original Model X, na minha opinião é isto que é a alma do carro, é fazer as pessoas “voltar” atrás no tempo e reavivar as memórias e incidências da vida, coisas que até já te tinhas esquecido e ao veres o carro mesmo que atualizado como o caso do R5 e da 4L, virem novamente lembranças.

        1. Avatar de JX
          JX

          B@rão Vermelho

          Acho que presume mal. Acompanhei o meu avô em muitas viagens na sua 4L e também me lembro bem da publicidade do super 5.
          Os modelos são emblemáticos, ninguém diz o contrário. Mas por algum motivo já não estão em circulação. O Model T da Ford também é emblemático.

          O problema é que a malta que gosta de carros não entende que a maioria compra carro por necessidade e não porque gosta de ter uma caixa com rodas.

          Não tem nada a ver com ser mais ou menos antigo.
          Eu gosto de ver este novo R5 nas ruas. É giro ver de vez em quando para “voltar atrás no tempo”, mas para gastar o meu dinheiro e trazer conforto para mim e para a minha família, prefiro o carro que entregue mais coisas pelo menor preço possível. Essa é a prioridade. Depois, em condições de igualdade, escolho o que tiver melhor aspeto.
          O R5 é precisamente o contrário, giro, revivalista mas o que entrega para o que custa fica muito longe de ser competitivo.

          A Renault com este discurso demonstra que não tem armas para competir no mercado atual e então recorre apenas ao que tem que é história e revivalismo e chama-lhe “alma” para ficar menos mal na fotografia.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            @JX, não é assim com tudo, há pessoas que querem um tlf apenas e só para comunicar com outros e depois há pessoas que querem um IPhone ou um Samsung dos mais caros, há gostos para tudo.
            A maioria não compra o carro que quer compra o que pode, as tuas necessidades seguramente que são diferentes das minhas e por isso há centenas de modelos de carros.
            Se reparares eu disse que compreendo a afirmação e para mim a alma do carro é isso mesmo, é fazer reviver e lembrar, mas é para mim.
            Eu também sou forreta a comprar carros, digo recorrentemente que é o pior investimento que fazes na vida.
            E mais uma vez digo compreendo quem goste de gastar balúrdios em carros.
            Eu pessoalmente adoro viajar e gasto todos os anos em viagens o que se calhar muitas famílias Portuguesas não conseguem juntar num ano, e tenho um carro dos mais modestos possíveis, são opções, não há boas ou más, são apenas opções.

        2. Avatar de António Figueiredo
          António Figueiredo

          Sim, de facto é isso mesmo. A alma é um sentido figurado e provavelmente, os mais novos, não podem entender, porque simplesmente, não viveram determinada época. Há carros que se tornam mitos, não por serem particularmente excecionais, mas por traduzirem estados de alma, atitudes e estereótipos socio-culturais. A 4L, o Citroen 2CV, o carocha, o Mini, etc. Nas suas novas versões, o que lhes dá alma é a capacidade de ligarem tempos distintos e identificarem memórias. A verdade é que, nem sempre as novas versões de carros antigos fazem sucesso e, quero crer, pouco tem a ver com a potência ou a tecnologia. Tem mais a ver com a capacidade destes novos modelos serem capazes de rememorizar um tempo passado. Acredito que a 4 L, que foi o TT dos pobres durante muitos anos, poderá ter esse sucesso. Muitos carros passaram para o esquecimento e outros não. As razões são a alma.

  8. Avatar de Nelson Santos
    Nelson Santos

    Inacreditável o que fazem para sobreviver,mas lamentavelmente no segmento dos eléctricos nem se pode comparar com a tesla chegaram tarde, enquanto a renault e outras marcas estavam a presumir que a tesla e os elétricos iriam ser um projeto falhado perderam muito tempo! é factual

  9. Avatar de António Figueiredo
    António Figueiredo

    O CEO da Renault encontrou a expressão certa. Efetivamente, a Tesla não tem alma. Os carros com alma têm por detrás um substrato histórico, cultural, um conceito de elegância e/ou irreverência, uma dose de paixão identificável com o imaginário. A Tesla não tem nada disso. Os carros dessa marca são apenas um suposto rótulo de ascensão social consumista e mesmo isso se está a perder.

    1. Avatar de JX
      JX

      Ontem tentei fazer Porto e Lisboa sentando na Alma e não saí do sítio.

      Nao têm nada a ver com ascensão social. Houve uma altura que podia ser por aí. Hoje em dia um Model 3 é o carro que entrega mais para o preço que custa.
      Model Y a mesma coisa dentro do seu público alvo.

      Se fosse pelo ascensão social não seriam esses os modelos referência da Tesla

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1 é o mais importante num carro é a Alma tudo o resto é secundário ou irrelevante.

    3. Avatar de Zé

      Um carro é um carro… mas afinal que carro tem alma? Um Renault 5? Pode até estar na memória de muita gente, mas este R5 não é o R5 dos tempos idos. E mesmo que fosse? É apenas e só um carro, que a Renault fabricou e vendou para ter lucro. Ou andaram a oferece-los? E um mercedes ou um bmw, não são sinal de status? Daquela malta que quando vai tomar café faz questão de pousar a chave do merc em cima da mesa? Ou será que alma tem um porsche? Bem… porsche, bmw, vw certamente que têm alma. E mãos sujas de tempos idos, não? Ou serão os mitsubishi que fabricavam os aviões perfeitos para irem contra os navios inimigos?
      Ou será que a alma dos carros renault provem do regime Vichy que a Renault apoiou, tendo inclusivamente produzido carros de combate para os alemães durante a II guerra mundial?
      Alma num carro!!! A seguir é na torradeira? Anda tudo maluco…
      Eu não gosto particularmente dos carros tesla, e jamais compraria um (há anos que tenho esta ideia, nunca confiei na marca), mas é um carro como outro qualquer. Tem coisas boas e coisas más e cada um escolhe de acordo com as suas necessidades e vontades.
      Alma num carro!! Acho que nem o Herbie ou o Bumblebee…lol

      1. Avatar de Vítor M.

        Não tenhamos dúvidas, a Renault faz parte dos históricos do mundo automóvel, com carros com alma, com inovação. A Tesla também tem o seu momento, mas longe de ter uma rica, com alma, como tem a Renault.

        1. Avatar de Zé

          Isso não é uma questão de alma. É uma questão de saudosismo. Ter história não significa ter alma.

          1. Avatar de Vítor M.

            Ter história e… que história, mostra bem a alma impregnada nos carros que fazem. O talento que está exposto na história testemunha essa alma. Não foi ao calhas, por acaso, não. Foi mérito, e mérito em todos os segmentos. Como deves saber, do rally à Fórmula 1, passando pelos mais variados momentos do mundo do automobilismo, a Renault é uma das marcas com mais alma automobilística.

          2. Avatar de Zé

            Concordemos que discordamos com o termo.
            Em todo o caso, nada melhor que um debate de ideias à mesa do restaurante… isso é que é!

    4. Avatar de Zé

      O CEO da Renault deve ter tanta alma como daquela vez que tive um Clio e gastei mais de mil euros em reparações na oficina oficial… e o carro nunca ficou bem. E na verdade, foi um mecânico fora da marca que diagnosticou uma porcaria de um relé de meia dúzia de euros que era o único problema do carro e andaram-me a comer na renault. Ou vem dos injetores do meu Dacia que aos 135.000kms morreram (como morrem todos os outros naqueles motores)? É isso a alma?

      1. Avatar de Pierre
        Pierre

        É sim, alma de te gamarem à grande… muitos sabem bem dessa banha da cobra!

        Há por aí marcas que em energia para a carroça se mover e manutenções ao fim de 6 anos são mais caras que as próprias carroças.

        Vergonhoso… mas está tudo bem, tudo bem!!!!

        É tudo um ciclo vicioso de velhos hábitos…

    5. Avatar de Pierre
      Pierre

      Os outros têm alma porque razão? Todo o objecto tem o que lhe atribuem… individualmente e depois em massa… tem rótulo de elevador social, como todos os outros mas também de gente que quer marcar-se pela diferença… como em tudo.

      Já tive Porsche 944S, já tive Subaru STI, já tive Honda Civic, já tive Honda Jazz, já tive Peugeot 306, já tive Peugeot 205, já tive Citroen ZX, já tive Smart forTwo, já tive Renault 4L e Super 5… canseira… mas Tesla é Tesla… quer gostem ou não, fica na história da indústria como o meio de transporte EV de massas e mais avançado quando saiu, há década atrás… não gostam, azar!

      Para mim só falta ir de ponto A a B só num primor de botão… mas já não deve ser no meu tempo por esta esfera linda.

      Até à Tesla aparecer a indústria pouco inovou em décadas… deixem-se de tretas!!!

  10. Avatar de RodrigoPereira
    RodrigoPereira

    Se os carros Renault têm alma ou não? Não sei bem o que é isso. Adoro carros a combustão. Nunca compraria um carro eléctrico, mas os Teslas parecem ser carros bem desenhados. Por alguma razão conquistaram boas quotas de mercado. Não sei dizer se os carros eléctricos da Renault têm alma. O que posso afirmar é que têm um custo demasiado grande para aquilo que oferecem. A UE impõe metas, a indústria automóvel tem de ter lucro imediato e os carros saem àquele preço. Toda a gente se esqueceu que o tal mercado não tem assim tanto dinheiro para esbanjar em carros e têm muita informação disponível permitindo-lhes escolher melhor, mais qualidade ao melhor preço. O mercado dos Renault não era o mercado dos Audi, Mercedes e BMW, mas agora os preços são miito similares.

  11. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Já se diz isso há mais de 10 anos. Só compra Tesla quem não gosta de automóveis.

  12. Avatar de AC
    AC

    Se eu quisesse um meio de transporte com alma, compraria um cavalo.

    1. Avatar de MV
      MV

      Muito bem dito

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Game, Set and Match…

  13. Avatar de São Pedro
    São Pedro

    Esta nova vaga de automóveis está a ter um afunilamento entre carros de 3 volumes (tipo Tesla model 3) e SUVs de todos os tamanhos. Carrinhas, descapotáveis e desportivos contam-se pelos dedos os novos lançamentos. Sejam elétricos ou térmicos. Mini, Fiat 500, VW Beetle, entre outros, fizeram sucesso com o seu regresso e não admira que o Renault 5 e a VW ID Buzz também sigam esse caminho.

    1. Avatar de Zé

      O termo “sucesso” deve ser usado com parcimónia.
      Sim, os “novos” Mini, Fiat 500 e VW Beetle foram carros com boas vendas (bem, se calhar o Beetle nem tanto). Mas ainda assim foram carros feitos para vender, também prelo preço que tinham.
      Já estes novos tenho dúvidas. Os carros em si não vejo grande problema, mas o R5 em termos de preço não se coloca em posição de ser um líder de vendas, mesmo no mercado de elétricos a relação “performance/capacidade/preço” não é assim tão fantástica em relação a outros modelos da concorrência. Nem vai ser um carro “barato” para modelo de entrada, nem vai ser um carro mais “BBB” (Bom, Bonito e Barato) como é um tesla model 3 ou outros na zona dos 40k euros. Acho que vai ser sempre um carro de nicho, este novo R5. Faço aqui a ressalva que qualquer modelo de entrada da gama elétrica fica sempre mais caro que um de combustão (talvez exceto o Dacia Spring), o que acaba por os tornar menos apetecíveis. Quem tem pouco dinheiro não vai comprar um R5 novo, compra um carro usado qualquer. Quem tem algum, vai para algo melhorezito. Pelo menos é esta a minha opinião.
      A ID Buzz é linda. Mesmo linda. Mas não é para o uso de dia a dia nem para o bolso de qualquer um. Até no mercado “surf” não estou a ver uma ID Buzz a destronar a boas e fiáveis T5 ou Ford Transit que se vêm aos magotes pelas praias de Peniche (saudades). Até porque as escolas de surf e afins não têm muito interesse (nem dinheiro) em comprar viaturas novas. São carrinhas para andar o dia todo num entra e sai de gente cheia de areia, de água do mar, sal, pranchas, tralha e mais tralha… e ainda mais areia. Até dava dó ver uma ID Buzz nova a fazer esse serviço. Já na parte de ser elétrica, eu acho que ia resultar muito bem. Muitas andam às “voltinhas” e não fazem assim tantos kms por dia, mas várias viagenzinhas. Aqui na empresa temos 2 viaturas elétricas. Fazem de 10 a 50 kms por dia (não é certo) mas são dezenas de pequenas viagens por dia. Um elétrico é genial para isso, e volta a “casa” para carregar. Obviamente o preço em novo ainda não é o ideal.

  14. Avatar de Abel
    Abel

    Que carro tens ?
    Tenho um xijipeng ! Lamento
    E.ti que carro tens?
    Um Audi xpto haa bom assim ta bem

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Sempre gostei dos Audi.

  15. Avatar de Rui Franco
    Rui Franco

    Luca De Meo fez muito boa comparação,Tesla e frigorífico são mesmo parecidos apenas com utilidade .
    Devemos comprar algo que nos dê prazer talcomo os europeus.