Carros elétricos: São precisos 3 milhões de pontos de carregamento

39 Comentários

O segmento dos carros elétricos está a crescer, mas falta ainda melhorar todo o ecossistema. São necessários mais pontos de carregamento para “alimentar” os milhares de carros que já circulam em toda a Europa.

Um estudo hoje divulgado pela Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E), da qual a ZERO faz parte, conclui que serão necessários cerca de 3 milhões de pontos de carregamento público para alimentar 44 milhões de carros elétricos a nível europeu.

Carros elétricos: São precisos 3 milhões de pontos de carregamento

Para que a UE se torne neutra em termos climáticos até 2050 são necessários mais 3 milhões de pontos de carregamento público. São mais de 15 vezes os 185.000 carregadores públicos atualmente disponíveis na UE – o que é suficiente para a frota elétrica atual, mas não para acompanhar o crescimento do mercado além de 2020.

Para financiar os carregadores necessários, o estudo estima que a Europa precisa de 20 mil milhões de Euros nos próximos 11 anos.

Carros elétricos: São precisos 3 milhões de pontos de carregamento

Portugal é o 7.º país europeu com mais necessidade de investir

Em Portugal, o número de pontos de carregamento público e privado é insuficiente. É o sétimo país da UE que precisa de fazer mais investimentos para melhorar a sua infraestrutura elétrica. 

Segundo o estudo do T&E, serão necessários mais de 20 mil novos postos de carregamento em 2025 e cerca de 40 mil novos postos de carregamento até 2030. Atualmente, existem cerca de mil postos públicos de carregamento de veículos elétricos.

Na Europa, tal como em Portugal, o carregamento de veículos elétricos em habitações e locais de trabalho deve ser priorizado. O atraso na oferta de postos de carregamento está a impedir muitas pessoas de viverem em habitações sem garagem apesar de gostarem de ter um carro elétrico e considerarem também o estacionamento do seu veículo elétrico no local de trabalho, se não existirem postos disponíveis.

ZERO

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FernandoRJ
    FernandoRJ

    “Para que a UE se torne neutra em termos climáticos até 2050” ou para enfraquecer economicamente o Oriente Médio.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      O médio Oriente está a apostar fortemente nas renováveis e tem as mesmas metas.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      O médio Oriente está a apostar fortemente nas renováveis e tem as mesmas metas.

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      Esta malta só pensa em guerras, e enfraquecimentos de capacidades alheias…

      Tu achas que o Médio Oriente anda a dormir?! Ok…

  2. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    A falta de uma rede de abastecimento – a juntar ao estacionamento ilegal em postos electricos – em quantidade e qualidade, além do elevado preço de aquisição, faz tardar a verdadeira “explosão” de aquisições de carros elétricos. Pouco a pouco, penso que se resolverá e espero que a produção de eletricidade também acompanhe. No resto, se os OPEPS, e quejandos, perderem poder e ficarem só com os camelos e areia para se entreterem, não perco o sono por causa disso.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Explique lá como é que pretende aumentar a produção de energia eléctrica?
      – Mais centrais a carvão?
      – Centrais nucleares?
      – Mega-barragens deslocação forçada da população atingida?
      – Mais eólicas subsidiadas pelo famoso déficite tarifário, e que só é permitido a quem tenha milhões de euros para investir? Tente instalar uma eólica no seu quintal e veja se lhe deixam!
      – Mais mega-centrais de painéis fotovoltaicos, financiados por fundos comunitários e benefícios fiscais pagos por todos nós, enquanto o Zé da esquina, se quiser instalar painéis no seu telhado/terreno, só o pode fazer a custo zero (auto-consumo, para produzir enquanto está fora de casa!!!!), ou com contrato de fidelização como faz a EDP, na qual o Zé paga 800€ para comprar um painel e só recupera o investimento em 10 anos (quer dizer que dá a energia solar de borla nos 10 primeiros anos e depois disso os painéis devem estar bons para a reciclagem!!!!).

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Se 50% dos carros fossem eletrificados em Portugal o aumento de produção energética necessária seria de apenas 14% (há estudos sobre isso). E pela minha própria experiência também constato isso (o meu consumo de eletricidade subiu cerca de 30%… pelo que se metade de todas as famílias tivesse um carro elétrico então o crescimento era de cerca de 15%. Tendo em conta que o consumo de eletricidade tem vindo a reduzir-se desde 2000 e de que a maioria dos carros carregam à noite em bi-horário onde há excedente energético, penso que não seja esse o problema. Para além de que a transição não se faz de um dia para o outro. Tem razão quanto à instalação de painéis solares para auto-consumo… Quem me dera ser auto-suficiente mas o “investimento” demora muitos anos a amortizar!

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          “seria de apenas 14%”
          E o que corresponde esses 14% em termos de necessidades de produção constante?
          O que corresponde esse aumento de 14% nas linhas de transporte e na rede de distribuição?

          Existem estudos para estes impactos ou é só dizer que corresponde a 14% como se isso fosse uma coisa insignificante?

          “maioria dos carros carregam à noite em bi-horário onde há excedente energético, penso que não seja esse o problema. ”
          Carregam onde?! Em casa?!
          Como?! Grande maioria dos portugueses não vive em vivendas nem em prédios com garagem.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Entre 2000 e 2015. A produção de eletricidade em Portugal teve um crescimento de cerca de 100%.

            Se foi possível duplicar em 15 anos. Aumentar mais 14% não me parece uma meta muito complicada

          2. Avatar de Cortano
            Cortano

            Depende de como está o limite atual!
            Pelo que tenho lido, a maior parte da rede terá de ser reestruturada para os novos tempos – em especial, desenvolvimento e implementação de smart-grids

        2. Avatar de João M
          João M

          Bem, a diminuição do consumo de electricidade pelas familias não aconteceu por acaso:
          – equipamentos mais eficientes e as pessoas a “apagarem as luzes” ajudou mas, pelo que tenho reparado, o consumo diminuiu porque simplesmente a eletricidade ficou mais cara. SE não quero gastar dinheiro a aquecer a casa, por exemplo, vivo numa casa fria para não pagar centenas de euros. A frase mais usada por uma familia é “desliga a luz porque não sou accionista da EDP” e há uma razão para isso – electricidade é cara.. claro que o consumo diminui.

          Investir em auto-consumo é bom para quem tem os euros, dado ainda ser um investimento alto . De notar que apartamentos já terão mais dificuldade no que toca a este tema.

          Para o pais ser autossufiente ao nível energético seria apostar no nuclear. É uma energia limpa e segura . A tecnologia avançou muito. As eólicas têm um grande problema no custo de manutenção (as poeiras do ar, ao longo do templo, reduzem muito a eficiência da hélice), solar é caro e requer um bom terreno para ser viável , barragens idem . O nuclear sempre me pareceu uma boa opção mas, infelizmente, as pessoas ouvem nuclear e pensam na bomba (tecnologia completamente diferente) .
          O problema é ter coragem para tomar decisões politicas destas. Ter 1-2 centrais nuclear em PT implicaria que os lobbies do carvão e gás e, principalmente, o lobby do “ambiente” iria perder muito dinheiro (o ambiente é o melhor negócio hoje em dia… e assustar pessoas dá bom dinheiro) .

      2. Avatar de Digo Eu
        Digo Eu

        O advogado da OPEP chegou. Esqueceu-se foi de falar do factor “CO2”, esqueceu a energia das marés, esqueceu a fusão (em vez da fissão) nuclear, esqueceu que as “capelinhas” desaparecerão quando a Europa decidir por fim ao fóssil e por cá ou acompanham ou serão processados, esqueceu de por a cruz no quadrado certo quando foi votar e preferiu eleger “a equipa em que sempre jogou” em vez de alguém que combata os excessos de que fala, esqueceu muita coisa… Não há crise: nós recordamo-lo.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          E notável ler argumentos sem pés nem cabeça.

          Conhece algum reactor de fusão nuclear a produzir energia? Indique lá um, para eu perceber como resolveram o problema da temperatura gerada na fusão!!!!!

          O que os fundamentalistas ambientais não percebem é porque é que a Europa paga a energia mais cara do mundo! Obviamente porque optam pelas energias mais caras!

          Mas depois não se queixem dos impostos por tudo e por nada, porque é necessário sustentar o lobby das eólicas e parques solares!!!!!!

          1. Avatar de Digo Eu
            Digo Eu

            Conheço vários como o Tokamak, em que uma vez resolvidos os problemas haverá energia limpa e quase inesgotavel. Quanto aos meios de energia “verde”, só têm os problemas que têm por causa dos governos que a coberto de pretextos variados, querem sempre é mais receita, e não por causa de tecnologia. Quanto ao resto, eu ao menos argumento, você limita-se a dizer mal e nem nisso é bom.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Você não argumenta coisa nenhuma.

            Diga-me 1 único reactor de fusão nuclear, sem ser experimental, que esteja a produzir energia eléctrica!

            Se qualquer governo estivesse disposto em apostar em energias renováveis, deixava que cada um instalasse painéis nos seus telhados/terrenos e estabelecia um preço único nacional para a compra de energia.

            Já agora, sabe quanto custam 40.000 postos de carregamento eléctricos!?!? Quem paga a factura? Todos ou só quem se serve do serviço?

            E porque não a aposta no hidrogénio como está a fazer o Japão?

          3. Avatar de Ruy Acquaviva
            Ruy Acquaviva

            Sim, porque a indústria de petróleo não faz lobby nenhum né? Eles não corrompem, não chantageiam, não abusam do poder econômico… São santos.
            Demônios são os produtores de energia eólica e solar. Esses sim são empresas multimilionárias que já provocaram inúmeras guerras em todo o mundo e dominam o sistema econômico mundial com todas as suas injustiças, não são as petroleiras que fazem isso não.

          4. Avatar de Rui
            Rui

            Sim Ruy, deve ser por causa da indústria do petróleo que em Portugal pagamos o kw de energia dos mais caros do mundo!!!!!!

          5. Avatar de Ricardo84
            Ricardo84

            Actualmente a energia produzida por fontes renováveis já não é mais cara apesar que o ter sido por alguns anos e se pagar a energia mais cara foi o preço a pagar para ter o mundo melhor se calhar compensa.
            Vamos ter que fazer sacrifícios se quisermos salvar o nosso planeta!

          6. Avatar de Rui
            Rui

            Ricardo84?
            Tem aqui um artigo muito interessante sobre a energia gasta em Portugal e o seu custo.

            Veja o custo de energia eléctrica em paridade de poder de compra (PPP). Portugal paga a energia eléctrica mais cara da Europa!!!!!

            Acha isso normal? Num país que o Ministro diz que temos de abraçar a mobilidade eléctrica?

            https://expresso.pt/economia/2019-05-28-Como-consumimos-energia-em-Portugal–Uma-historia-contada-em-numeros

        2. Avatar de Lobbista
          Lobbista

          O Digo Eu e o Ruy Acquaviva tocaram-te num nervo, não foi Rui? És arraçado de Allah, trabalhas numa bomba de gasolina, ou levaste um choque elétrico e queres voltar ao petróleo de iluminação?

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Eu fico admirado por ver tantos beneméritos que gostam de pagar a energia eléctrica das mais caras do mundo. Parabéns a vocês.

            Estou a borrifar-me para a petrolíferas, para o sector solar, para as eólicas……

            Admira-me ver tantos experts informáticos sem o mínimo de visão para perceberem que o mundo é dominado por interesses.

            Vivemos na ditadura do politicamente correcto, da ecologia….. e nem nos apercebemos que quem divide o mundo connosco, não partilha a mesma visão ocidental.

            Dou só o exemplo da China. Quase toda a tecnologia que compram, é feita na China, com mão de obra explorada ao máximo e no país mais poluído à face da terra!!!!!!

            E porque a China é poluída? Porque ficou com quase toda a indústria “poluente” que o ocidente não quis ou que a gula dos empresários em explorar mão-de-obra barata. Mas foi grassas a essa poluição, que a China deixou de ser um país do 3º mundo nos anos 70 e 80, onde morriam à fome, para se tornar no país mais poderoso à face da terra!!!!!!

            Vá à Índia e diga-lhes que têem de viver na pobreza e não se podem desenvolver nem viver melhor, só porque vão poluír mais!

            Esperava mais de licenciados em Informática. Gostava de ver esta gente “des”governar um país, quase como faz a Europa actualmente, que é irrelevante em quase tudo e ainda não percebeu que neste momento, o que a Europa pensa, não conta para nada, há 3 países que mandam no mundo: China, EUA e Rùssia e apesar de garantir-lhe que nenhum deles é menos poluente que a Europa, veja lá se eles estão preocupados!!!!!!!

      3. Avatar de Ruy Acquaviva
        Ruy Acquaviva

        É xará , tem razão… Esse seu esforço hercúleo para satanizar todas as alternativas energéticas que não o bom e velho petróleo. Esse que não polui o meio ambiente, não é subsidiado, não usa nem abusa do poder econômico, não ocupa espaço, não desloca populações, não afeta a paisagem, não tem altíssimos custos de prospecção, extração, refino e distinuição, esse bálsamo da sociedade moderna que não está envenenando nem o planeta, nem nossos organismos. Esse petróleo que nós respiramos felizes diretamente dos escapamentos dos automóveis todos os dias e que alimentam nossos enfisemas e cânceres…
        Tem razão, é melhor ficar com o petróleo… é sim…

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Você não “atinge” o que eu digo cara!

  3. Avatar de asdasdasd
    asdasdasd

    Pra quê? O pessoal quer é sucata como ja constou em todos os POST semelhantes a este.

  4. Avatar de King Banido
    King Banido

    Portugal tem mil, e quantos desses mil estão em funcionamento?

    Ainda há um longo caminho por percorrer, até ser realmente viavel a aquisição do electrico.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      A aquisição já é viável… E para frota de empresas então é um excelente negócio: isenção de ISV, isenção de IUC, dedução do IVA, ausência de contribuição autónoma em sede de IRC, “cheque” de 2250€ do governo, etc…

      Uma viatura para um comercial de 25000€ a diesel fica ao fim de 3-4 anos mais cara que um elétrico de PVP de 40000€.

      1. Avatar de King Banido
        King Banido

        Certo Pedro, mas o adquirir é “facil”, sempre foi… Uma pessoa que receba 1200€, apartida vai conseguir fazer um emprestimo de 40K, que já é suficiente para ir buscar um RS3 dos antigos, o problema passa mesmo em alimentar o bixo…Manutenção e combustivel.

        Muitos dos carros bombas que tão a venda, é derivado disso. As pessoas não souberam fazer as contas e acharam que era só “comprar”… Não contaram foi com o manter…

        O mesmo se passa com os electricos, não na questão de manter o carro, mas sim na electricidade.
        Já existem relatos de pessoas que nao tem condiçoes de carregar o carro em casa, e estão super descontentes com os EV’s e porque? Porque a pouca infrestrutura que existe em Portugal está na maioria das vezes “avariada”.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Pois… Quando fui ao stand para comprar o meu, a primeira pergunta que o comercial me fez foi: “Tem sítio onde carregar, em casa ou no trabalho?”

          Com a infraestrutura atual, de facto, quem está a pensar tirar partido apenas dos carregadores de rua pode ficar frustrado, principalmente ao nível de carregadores lentos (PCNs). Os carregadores rápidos (PCRs) já estão bem melhor… Em 2016 contavam-se pelos dedos de uma mão e agora são mais de uma centena! O facto de passarem a ser pagos contribuiu para o seu aumento… vamos ver o que vai acontecer quando os PCNs também forem privatizados…

  5. Avatar de anon
    anon

    Um bocado irrealista. A não ser que a UE dá dinheiro à Portugal, não estou a ver isso acontecer por cá.

  6. Avatar de Cortano
    Cortano

    Finalmente a começarem a falar das infraestruturas!!
    Isto não é só meter EVs à venda. Há muito por fazer e mudar.

  7. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Alguém me esclarece como se abastece por exemplo um estacionamento privado de um prédio com 50 carros se forem todos elétricos ? è que a EDP comercial não sabe nem a DGE nem o ISQ.

    Abc

    1. Avatar de João M
      João M

      esta sempre foi uma questão que tenho. Não podes simplesmente colocar uma wallbox num “lugar de garagem” de um predio. O condominio paga a instalação? (condominio implica todos os residentes aceitarem, como é com a instalação de gas natural).
      Se a garagem for individual, acho que a eletricidade está ligada À casa e aí pode-se colocar wallbox MAS num lugar de garagem suponho que não esteja.

      São perguntas válidas em que a solução não é simples. O mesmo para casas, como a minha, sem garagem e numa rua antiga da cidade.. o posto mais proximo de carregamento fica longe de casa. Numa casa assim não pondero tão cedo comprar um carro eletrico.. não posso esticar cabos no meio da rua para carregar o carro..

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        “MAS num lugar de garagem suponho que não esteja.”
        Durante 2 anos com o meu lugar de garagem ligado ao meu quadro do 4º andar ligava a uma tomada normal 10A sem problemas… Não precisa de wallbox se fizer apenas 100-150Km dia pois numa tomada normal à noite consegue carregar o suficiente;

        “O condominio paga a instalação? (condominio implica todos os residentes aceitarem, como é com a instalação de gas natural).”
        Não precisa que todos aceitem. Já há legislação para isso… basta que seja comunicado ao condomínio a intenção de colocar essa instalação. Os prédios posteriores a 2019, se não estou em erro, também já são obrigados a ter a infra-estrutura para carregamento elétrico (também está legislado).

        1. Avatar de João M
          João M

          Não estou a par da legislação, confesso. Se novas habitações já estão preparadas então isso é positivo.
          Quanto ao ponto 1 – não vi muitos prédios com tomada em cada lugar de garagem. O que vi é umas 2-3 tomadas pela garagem para, por exemplo, ligar-se um aspirador. Acho que esse tipo de instalação não é vista em todo o lado. Pelo menos nos prédios em que já estive nunca vi uma tomada em cada local de estacionamento ligada ao quadro particular.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            E meu prédio tinha lugar de garagem com arrumos do próprio em frente ao lugar de garagem e todos ligados a cada um dos quadros particulares. Bem feito e já não era muito novo (construção de 2000-2001).

            Infelizmente a maioria não tem isso pensado dessa forma e depois até para ligar um pequenos eletrodoméstico durante uns minutos há barulho nas reuniões de condomínio!

    2. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      Lê isto:
      https://www.uve.pt/page/instalacao-de-posto-de-carregamento-num-condominio/

      Resumindo podes ligar ao ponto do consumo do condomínio. O condominio nao tem como te negar.

      Agora à que ser realista, provavelmente desses 50 carros so existe 3 ou 4 pessoas (se calhar nem isso) que tem carro (eu disse têm, não disse que vão ter …)
      Se for esse o caso essas pessoas podem avançar e ligar as walbox à instalação do condominio.
      Quando a instalação não aguentar o disjuntor vai disparar (provavelmente quando tiveres mais que 1 carro a carregar), ai vão ter de fazer algum planeamento e mudar algo na instalacao.
      Se puderes faz uma puxada do apartamento ate à garagem e liga-te à instalação de tua casa.

      So para teres nocao 50 carros a carregar a 13 amperes (uma tomada normal), daria uma instalacao 650Amp (149.5kva).
      O teu condominio podera ter no maximo uma instalacao de 40kva.
      Se fosse esse o caso teriam de pedir novo ramal, fazer projecto, ….

      Fala com as empresas que instalam e vendem wallbox que te vão ajudar de certeza.

  8. Avatar de Fulano
    Fulano

    Enquanto houver carvão e petróleo para queimar e fornecer a tal electricidade é tudo muito bonito. Cada vez fica mais claro que os carros a hidrogenio são o futuro.

    1. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      E você poderia, por favor, completar o raciocínio informando de onde viria esse hidrogênio?
      Só para eu entender bem a sua opinião.

  9. Avatar de PeterSnows
    PeterSnows

    Deixem la o Estado quieto. Eu pagava para eles não fazerem nada. Para não atrapalharem.
    Podiam ir todos para a praia. O pais agradecia.
    Vejam o estado da rede de carregamento da MobiE. Passados anos para poderem fazer algo.
    Uma vergonha !!
    Eu preocupava.me com a capacidade da EDP criar novos ramais e aumentar a capacidade dos existentes.