MEO: É cliente da operadora? Chegou finalmente o eSim

62 Comentários

A informação ainda não é oficial, mas o Pplware sabe que a operadora MEO já tem eSIM a funcionar! Brevemente os clientes da operadora vão poder ativar o eSim no seu smartphone e também smartwatch.

Saiba, em primeira mão, quais os equipamentos suportados pela operadora para o eSIM.

É cliente da operadora MEO? Chegou finalmente o eSim


A espera está quase a terminar para os clientes da MEO. Depois da NOS ter lançado em abril de 2019 o SIM digital (eSim), agora é a vez da operadora MEO. O Pplware sabe que o lançamento está iminente até porque os funcionários das lojas já começaram a receber formação sobre o processo de ativação.

O eSIM, é um pequeno chip que vem integrado no equipamento (telemóvel, tablet, PC ou smartwatch), e que permite o registo na rede móvel, mediante o download de um perfil eSIM, dispensando a utilização de um cartão físico. O eSIM é a evolução do cartão físico SIM, que conhecemos há décadas. A ativação do eSIM é realizada via código QR ficando o equipamento com dois cartões ativos.

O perfil eSIM é um perfil virtual que armazena as configurações que vão permitir utilizar o equipamento para fazer comunicações (voz, SMS e dados), com a mesma segurança dos SIM cards tradicionais.

É neste perfil virtual que estarão as seguintes condições configuradas:

  • Tarifário para acesso à rede móvel
  • Aplicações para acesso à rede móvel, ficheiros de suporte
  • Aplicações que permitem otimizar o funcionamento do equipamento na rede MEO para melhorar a experiência de utilização e ainda outras aplicações.

É possível mudar o nome do perfil do cartão e, por exemplo, ao nível dos dados móveis, indicar qual o cartão a usar.

Equipamentos suportados pela MEO para eSIM

  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11 Pro MAx
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPad 10.2
  • iPad Air 3
  • iPad mini 5
  • iPad 12.9
  • iPad Pro 11
  • Microsoft Surface Pro 4G
  • Samsung Galaxy Watch
  • Veja aqui a lista completa

Como posso ter acesso ao eSIM?

Para aceder ao eSIM, deve:

  • ​Ter um equipamento com tecnologia eSIM
  • Adquirir um perfil eSIM, para ter um número novo ou solicitar uma 2ª via de um número atual.

O Voucher eSIM é composto por:

  • QR Code – código que vai permitir fazer o download do perfil eSIM no equipamento
  • ​PIN
  • PUK​

Como referido, o lançamento oficial do eSim está iminente e o Pplware tem informações que a ativação custará 10 euros (isto para segundas vias). Se o equipamento com eSim for vendido pela operadora o custo é zero. O Pplware sabe ainda que está a ser preparada uma página com toda a informação de suporte para os utilizadores. Infelizmente o Apple Watch não consta nos equipamentos suportados, até porque Portugal também não está na lista da Apple.

Como referido a informação não é oficial.

 

Leia também…

Prepare-se, o eSIM vai fazer parte da sua vida. Sabe o que é?

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de alguem por ai
    alguem por ai

    a Nos já tem eSim a alguns meses… nao é novidade,so mesmo se for na Meo.

    1. Avatar de Vítor Aleixo
      Vítor Aleixo

      Se calhar ler o artigo todo até ao fim, e perceber o que lá está escrito, evitaria que tivesses perdido o teu tem a fazer este comentário…

      1. Avatar de alguem por ai
        alguem por ai

        o meu comentario foi mesmo apenas para frisar,que ja existia a alguns meses na Nos,e que nao era assim uma grande novidade,so é noticia porque a Meo so agora conseguiu o eSim.o titulo até podia ser Finalmente a Meo tem eSim.

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Mas… basicamente é isso que o titulo diz…
          E depois lê o terceiro paragrafo… que também diz lá isso…

        2. Avatar de JJ
          JJ

          Mas… basicamente é isso que o titulo diz…
          E depois lê o terceiro paragrafo… que também diz lá isso…

  2. Avatar de Redin
    Redin

    Espero bem que isso venha a acabar com a vergonha dos números descartáveis e sem identificação do utilizador responsável. Os meus primeiros telemóveis tinha de fazer um registro que capacitasse a minha identificação valida.

  3. Avatar de JOAQUIM SANTOS
    JOAQUIM SANTOS

    A vergonha da vodafone.
    Como é possivel a vodafone ficar para ultimo???
    Nossa senhora que barrete de operadora

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      RCS e voLTE .. não existe em mais nenhum operador , só na Vodafone .

      1. Avatar de Nuno Silva
        Nuno Silva

        Sou meo e tenho RCS..

      2. Avatar de zezinho
        zezinho

        o volte faz cá uma falta…

    2. Avatar de Jonny
      Jonny

      Quem disse que o eSim é seguro?

    3. Avatar de Olá freskinho
      Olá freskinho

      Para breve

  4. Avatar de Francisco
    Francisco

    O iPhone 11 não está nessa lista. Estranho visto que o XR consta…

    1. Avatar de João Pedro Ribeiro Ferreira
      João Pedro Ribeiro Ferreira

      tambem pensei o mesmo

  5. Avatar de CheCosta
    CheCosta

    10€ para activar!! não me digam que a activação ainda é a gasóleo?! O MEO ainda não percebeste que estamos na era do eléctrico!

    1. Avatar de gonsa
      gonsa

      Yep, encontram sempre onde cobrar coisas inventadas. Até me admira não estar aqui um imposto de selo que ainda é usado em 2020.

      1. Avatar de Daniel Mendes
        Daniel Mendes

        Dá ideias ao centeno Dá

  6. Avatar de Joao
    Joao

    Pixel 4 não tem direito pq?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Para fins oficiais não é um equipamento comercializado em Portugal, não há assitência, logo não é abrangido..

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Mas o que a assistência oi ser vendido em Portugal tem a ver com o esim? Se é compatível deve dar…tão simples como isso. O problema da assistência é comigo não é com a meo. E estamos num mundo global comprei na EU, com factura impostos pagos. E pago tarifario como os outros clientes .

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Mas por lei a MEO não pode dizer que dá suporte de serviço, para um produto que não se vende em Portugal.

          Por outro lado, não sei se o eSIM não terá algum tipo de configuração especifica no sistema MEO, para cada tipo de equipamento. Se assim for, a MEO só tem a “obrigação” de garantir que funcione nos produtos que sejam oficialmente vendidos em Portugal.

          Isto porque depois, se a coisa não funcionar correctamente, não ser acusada de não prestar o serviço.

          Eventualmente, caso não seja preciso configurações especificas para cada equipamento, o serviço até funcione noutros equipamentos, para alem dos listados. Mas a MEO não se irá responsabilizar no caso de não funcionar correctamente.

          1. Avatar de rui
            rui

            só têm de dar suporte ao que seja vendidos por eles, o resto se for uma tecnologia standard deve dar se não é com eles

      2. Avatar de Filipe F.
        Filipe F.

        Pedro essa resposta nao é válida.
        Entao qual é a teoria dos dualsim por exemplo? Em muitos casos até é para quando vais para o estrangeiro 1 semana ou 2 meteres um cartao de dados ou mesmo de comunicacoes do país, principalmente se fores para fora da UE em que ha Roaming caro.
        Se vier um turista para cá, n pode usar eSim num Pixel, de uma operadora portuguesa pq? E quem diz Pixel, diz eventualmente outros dispositivos fora dessa lista apresentada.

        Tal como o cartão SIM dá em qualquer leitor ou dispositivo com leitor de cartão SIM, nem que seja um localizador automóvel, raspbery pi, ou coleira para um cão etc, o eSIM numa operadora moderna devia também ser isento de ”lista de compatibilidade” de marca e modelo de dispositivos que a operadora vende.

        1. Avatar de Olá freskinho
          Olá freskinho

          É isso

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Pergunto o mesmo. A NOS tem o Pixel 3 /3XL na lista, entre uns outros de marcas diferentes. Acho puramente vergonhoso a lista ser quase na totalidade de telhas da Apple

  7. Avatar de Al Bert
    Al Bert

    O eSim só é viável quando todas as marcas de tlm o incorprarem, como é óbvio. É como o usb tipo C. Mas é um primeiro passo e isso já é positivo.

  8. Avatar de Tiago Correia
    Tiago Correia

    Boas! O Apple Watch com a sua versão “cellular”, não irá também ser compatível?

    1. Avatar de Vítor M.
  9. Avatar de Daniel
    Daniel

    Bem, já é um passo em frente, mas fortemente discriminatório, como já esperava da meo. Começou com a app de televisão na AppleTV, só mesmo para venderem a box que mesmo assim vale mais a pena que a DVR 4K que alugam, apesar de acreditar que existem muito mais pessoas com Android TV. Agora com eSim, dos 12 telemóveis oficialmente suportados 10 são da Apple, apesar de muito mais marcas já meterem esse suporte nos telemóveis (caso dos Google Pixel, onde se insere o meu Pixel 3XL).
    Agora é esperar que em 2020 exista suporte para VoLTE, isto é uma piada não existir.

    1. Avatar de Boneco dos bots
      Boneco dos bots

      Para mim está ótima a box 4k da Apple, por 15€ consegui a dita (voucher), para mim foi mais barata que qualquer box Android e com vpn levo para todo o lado. É normal ser só para Apple, o serviço é bem melhor

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        A box funciona bem por vpn ?
        E que canais tens acesso via apple tv ?

      2. Avatar de zezinho
        zezinho

        android tv mete apple tv a um canto!

    2. Avatar de Olá freskinho
      Olá freskinho

      Dá para o pixel 3

  10. Avatar de Fabio
    Fabio

    O iPhone X não é compatível? Esquisito… alguém sabe se futuramente terá suporte para o X?

    1. Avatar de just saying
      just saying

      O iphone X não suporta tecnologia eSim!

  11. Avatar de Poisadon
    Poisadon

    Para mim só fazia sentido, ter eSIM se fosse para utilizar o mesmo número que uso no telemóvel, seria a alternativa se não tivesse perto dele, usava no smartwatch.

    1. Avatar de Olá freskinho
      Olá freskinho

      E podes

  12. Avatar de Patrícia
    Patrícia

    O iphone X não tem suporte para eSIM

  13. Avatar de Nuno
    Nuno

    Quando é que os androids começam todos a suportar esim?

    1. Avatar de Olá freskinho
      Olá freskinho

      O pixel 3 suporta

  14. Avatar de André Freitas
    André Freitas

    O iPhone 11 não está incluído na lista, apesar de suportar eSim.
    Foi esquecimento?

    1. Avatar de Olá freskinho
      Olá freskinho

      Funciona

  15. Avatar de Rui M.
    Rui M.

    Relembro que o esim já existe na MEO mas na altura tinha outro nome SWAPP (https://www.swapp.pt/) a diferença é que não tem um plano de dados e que tinha um custo mensal, o mesmo vai acontecer na Altice.
    De resto é tudo igual apenas muda o nome…

    1. Avatar de Olá freskinho
      Olá freskinho

      Ahahah nada a ver

  16. Avatar de Tomás Pacheco Mendes dos Santos
    Tomás Pacheco Mendes dos Santos

    Vá Vodafone, anda lá com isso, para quê tanto atraso, cobra la 10 paus também e ganha uns trocos, mas pelo menos mete isso a funcionar!

    1. Avatar de Olá freskinho
      Olá freskinho

      Brevemente

  17. Avatar de João Santana
    João Santana

    Não vejo qualquer vantagem nesta tecnológica, mesmo os dual SIM não facilitam nada.
    Tenho 2 dual SIM e cada um só com um cartão, o pessoal e o profissional, assim posso ter 2 WhatsApp distintos, posso ter um telemóvel para tirar anotações durante as chamadas sem ter que o ter em alta-voz e contactos distintos

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      resolvias isso com uns phones wireless

  18. Avatar de Nuno
    Nuno

    Para quando o eSim e a Apple TV na Vodafone???
    Alguém sabe ou pode levantar o véu?

    1. Avatar de Olá freskinho
      Olá freskinho

      Brevemente

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Boas notícias! Vamos então esperar
        Obrigado

  19. Avatar de zion
    zion

    o esim já cá esta e o RCS quando vai vir para usar o google messanges ?!

  20. Avatar de Mark Pereira
    Mark Pereira

    Será que vai permitir ter o numero igual ao SIM principal ? ou seja , tipo clone ? isso seria útil para quem tem por exemplo um smartwatch q aceite eSim e q queira sair sem levar o telemovel mas podendo ainda receber notificações, chamadas, etc etc que viesse para o habitual numero.

  21. Avatar de Diogo
  22. Avatar de Zion
    Zion

    Quando terminar o meu contracto com a meo vou para a vodafone , ou sera antes se nao tiver RCS e o VOLTE

  23. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    “… com a mesma segurança dos SIM cards tradicionais.”. Então vamos continuar a ter o mesmo problema, porque os tradicionais Sim cards não têm qualquee tipo de segurança. É tão fácil quebrar o código SIM que mais valia nem existir.

    1. Avatar de zezinho
      zezinho

      diz lá como ó génio!

  24. Avatar de PPereira
    PPereira

    Sabem se vai ser possível com eSIM utilizar o iPhone como puro dual sim?
    Por exemplo eSIM Meo e nano sim Vodafone?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Sim, e funciona muito bem

  25. Avatar de FERNANDO
    FERNANDO

    a SWAAP VAI ACABAR

  26. Avatar de Jorge Lopes
    Jorge Lopes

    Alguém me sabe dizer se eSim funcionará depois em roaming em países ou operadoras que não tenham essa tecnologia?

  27. Avatar de AFV
    AFV

    Boas. Tenho um iphone XS com nano sim vodafone; ao tentar instalar o eSim da Meo, ele não me lê o QRCode …. aparece “Nothing Found” (embora leia os outros QRCodes de outros sites);.
    Alguém já teve problema idêntico?

    obg