Carros elétricos: GALP aumenta preço dos carregamentos em 16%

158 Comentários

As empresas do segmento automóvel têm aumentado o seu portefólio de veículos elétricos e muitas terão apenas carros elétricos já nos próximos anos. Para tal é fundamental que existam pontos de carregamento.

No entanto, o preço dos carregamentos dos carros elétricos tem vindo a aumentar. A GALP aumentou o preço dos carregamentos em 16%.

Carros elétricos: GALP aumenta carregamentos em 16%


Carregamentos elétricos: 5,6% mais caros nas horas de vazio e 4,5% fora de vazio

O primeiro aumento chegou a 1 de janeiro de 2022, mas a 1 de fevereiro os clientes com carro elétrico vão sentir outra subida na fatura. Governo diz que tarifas de acesso não têm influência nos preços, revela o ECO.

Face ao aumento, os preços vão ficar 5,6% mais caros nas horas de vazio e 4,5% fora de vazio. Na prática estamos a falar de um valor por kWh na mobilidade elétrica que passou de 0,163 euros em 2021 para 0,179 a 1 de janeiro e 0,189 euros a 1 de fevereiro de 2022 (vazio). Fora de vazio, os preços mudaram de 0,213 euros por kWh no ano passado, para 0,229 no início do ano e 0,2394 no início do próximo mês.

Carros elétricos: GALP aumenta carregamentos em 16%

Segundo a Galp, a utilização de um veículo elétrico permite poupanças bastante significativas ao nível da energia consumida. Considerando o carregamento realizado em casa durante a noite (período de vazio), o custo por cada 100 km ronda os 2€, ficando bastante abaixo dos veículos com motores de combustão.

A empresa justifica os aumentos para “refletir o apoio financeiro concedido” aos consumidores “pelo Fundo Ambiental sobre a tarifa da Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica (EGME), bem como a atualização das tarifas de acesso às redes”.

 

Comentários

158

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de albino negro
    albino negro

    Não tarda estão todos a querer carros a gasóleo de novo…

    1. Avatar de TiGaSPT
      TiGaSPT

      Ninguém queria os eléctricos de qualquer maneira

      1. Avatar de Migu4s
        Migu4s

        O model 3 foi so o carro mais vendido na europa no mes passado mas tu dizes que ninguem quer carros eletricos. Que ganda cromo, ve se te informas melhor antes de dizeres disparates toto

        1. Avatar de Não digo
          Não digo

          No mês passado, e no ano inteiro nem entra no top 10….

          1. Avatar de Migu4s
            Migu4s

            Isso não interessa, desde setembro que tem sido o mais vendido e mostra uma tendencia crescente e so um palerma diz que ninguem quer carros eletricos. Volta para o teu curral e baixa a bola rapazito

        2. Avatar de Asilva
          Asilva

          O TiGaSPT não disse asneira nenhuma. Que eu me lembre, só via malta a dizer mal dos carros electricos, entretanto a opinião mudou, mas acredito que volte a mudar muito em breve.

        3. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Fonte?

          1. Avatar de Ricardo Gomes
            Ricardo Gomes

            Insideevs, electrek, e muitos mais basta procurar… aliás o Model 3 já vende mais que carros a gasóleo e gasolina em grande parte do mundo.

          2. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            “basta procurar” é a fonte? Tá certo…

        4. Avatar de Infinity
          Infinity

          Mas sabes, nos estamos em Portugal, o poder de compra lá fora é maior

        5. Avatar de Miguel
          Miguel

          Para mim um carro não deve ser um gadget

        6. Avatar de TiGaSPT
          TiGaSPT

          Pessoas a seguirem modas isso também eu, deixa de ser apologista de uma tecnologia que nunca vai ser o futuro

          1. Avatar de Ricardo Gomes
            Ricardo Gomes

            Não sabes o que dizes… carros eléctricos são o futuro, já está definido há muito tempo e a tecnologia mostra as razões para tal

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            olha eu “segui a moda” e agr em vez de 120 em gasolina gasto 16 em eletrecidade boa moda podem inventar mais destas

          3. Avatar de Louro
            Louro

            Tens um testiculo de cristal?

          4. Avatar de Miguel
            Miguel

            Louro, isso é que era uma tecnologia

        7. Avatar de manel
          manel

          MIGU4s carros eletricos é a mesma coisa que carros telecomandados, são brinquedos 🙂 não carros

          1. Avatar de TugAzeiteiro
            TugAzeiteiro

            Engraçado.. o meu bisavô também dizia algo semelhante dos primeiros carros que apareceram lá na terrinha… qualquer coisa de que eram brinquedos e que os cavalos e mulas é que eram bons para trabalho e transporte…. Falta de visão a dele….

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Lembro-me bem, na altura diziam que os cavalos e mulas emitiam gases poluentes!
            E que os carros a combustível tinham pouca autonomia e poucos postos de carregamento!

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ahah verdade

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Eu não sou contra os carros elétricos, acho é que o modelo de carro elétrico, não pode ser como os que temos atualmente.
          Quem é que vai comprar um carro elétrico com 5 ou mais anos correndo o risco de as baterias necessitarem de ser substituídas e ter de pagar 30.000€?
          Se continuar nestes moldes corremos o risco de ter carros descartáveis, é usar e deitar fora.
          Acho que o modelo a hidrogénio poderia ser mais eficaz, mas infelizmente como estamos em Portugal e conhecendo como conheço as nossas empresas e empresários corremos o risco de ver novamente carteis a serem criados para o transporte de comercialização do hidrogénio.
          Outra das minhas preocupações é a carga de impostos que os elétricos vão pagar, acho que ninguém acredita que vão continuar assim livre de IUC, vão arranjar forma dos carros elétricos serem mais poluentes que os a combustível fóssil e claro pagar por tal, na Austrália já se fala de uma taxa a ser cobrada por Kl feito, quando o carro for a inspeção anual obrigatória será cobrado o valor pelos kl feitos.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Concordo, isto não ajuda o ambiente porque estamos a criar carros descartáveis….

          2. Avatar de Imf
            Imf

            Isso de pagar por km feito é brutal, antes de ir a inspecção é tirar km os novos mecânicos vao adorar é sempre cheio de clientes a tirar km.
            Para nao falar no incentivo a vendar de carros adulterados nos km ai é que vai ser quase impossível comoprat um carro com km reais.
            Se hoje em dia ja quem martele km nem quero quado se ” receber” dinheiro por martelar km

          3. Avatar de Ricardo Gomes
            Ricardo Gomes

            Carros actuais apenas tem baterias:

            NMC = lithium nickel manganese cobalt oxide
            NCA = lithium nickel cobalt aluminum
            LFP = lithium ferro phosphate

            Em nenhuma dessas baterias se corre sequer esse risco que estás aí a falar… e num carro de 5 anos a gasóleo ou gasolina corres exactamente o mesmo risco.

          4. Avatar de Ricardo Gomes
            Ricardo Gomes

            Para não falar que um eléctrico tem no mínimo garantia até aos 160mil km e num a gasóleo ou gasolina máximo até aos 100mil

          5. Avatar de Infinity
            Infinity

            @Ricardo Gomes, a Kia tem 150 mil Km

    2. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      Alguns nem deviam era circular…é só fumarada negra a sair do escape, tenho que andar sempre a fechar o ar no meu carro quando acontece ficar atrás de um charuto desses.

      1. Avatar de GM
        GM

        O que nos vale é que desde sempre tiveste carros eléctricos….

        1. Avatar de FreakOnALeash
          FreakOnALeash

          Só tive um a gasóleo até 2013. Desde lá faço a minha parte, não é elétrico, mas garanto que não ficas tão intoxicado com a fumarada de um GPL!

          1. Avatar de GM
            GM

            GPL, fumarada? Não brinques. A diesel, concordo, nomeadamente em modelos mais antigos.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Multem na estrada… a polícia para multar de velocidade é a toda a hora, mas ruido e gases nem olha…

      3. Avatar de Oscar alho
        Oscar alho

        Com alguns eléctricos facilmente te colocas à frente

    3. Avatar de Louro
      Louro

      Acho que te vou dar uma novidade, mas a maioria das pessoas (pelo menos as que tenham dois dedos de testa) carregam os seus carros em casa. 😉

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Gostava de ver quem mora no 6º andar sem garagem a carregar o carro em casa 😉

        1. Avatar de Jomota7
          Jomota7

          Like a boss, e é que o pessoal fan dos elétricos esquece-se que, diria olho, uns 80% da população das cidades portuguesas não têm onde carregar o carro em “casa”. Eu por exemplo, estou no 2 andar, seria uns 9 metros de cabo janela-chão, mais uns 2/3 da janela até à tomada, MAS, não tenho o estacionamento á porta de casa, tenho jardim até ao parque de estacionamento, no total, somando tudo, dava uns 35/40 metros de fio…..mas isto, o pessoal fan das baterias não vê, bem como o aumento das taxinhas dos postos de carregamento público(custo kw/h + taxa aluguer+taxa na sei quÊ, é ir aos grupos facebook destes temas e existem paletes de faturas), e que se todos passaram do gasoil e gasolina, não pensem que o estado vai manter-se sem nos “roubar”. Como for, google, carro eletricos e vejam o tipo de notícias que aparecem conforme vamos adando de 2015 até 2022. 🙂

          1. Avatar de Ricardo Gomes
            Ricardo Gomes

            Estás a ver isso do ponto errado… os carros eléctricos é que não têm
            Culpa dos empreiteiros em Portugal serem incompetente, não tem culpa das pessoas se deixarem levar pelos mesmos, não tem culpa das pessoas não pensarem em coisas básicas e não tem culpa de não existirem leis no país que obrigam a parques de estacionamento vamos dizer garagens para os habitantes dos apartamentos com instalações eléctricas. Estacionar o carro na estrada onde vivo da multa e são logo aos 120euros de cada vez… a estrada é para os carros circularem e não para estacionar. Ter carros estacionados na estrada só implica obrigatoriamente mais acidentes com outras viaturas, animais, humanos, igualmente retira visibilidade e diminui a margem de erro. Em Portugal vejo lojas a britem sem parque de estacionamento algo impensável por outros países. E isso tudo associado aos buracos e irregularidades nas estradas estão ainda pior. Agora para voltar ao ponto… se tens garagem faz uma instalação na garagem, se não tens garagem olha também não pensaste em tudo que referi em cima ao adquirir o imóvel… e se alugas-te o imóvel e não o parque, novamente culpa tua, se alugas-te e não te alugaram parque isso devia ser proibido mas na república das bananas tudo é possível… agora a evolução não tem culpa de víveres na república das bananas… a evolução estás se nas tintas para a república das bananas porque está simplesmente não é relevante nem corresponde à normalidade. Com o preço da gasolina e gasóleo acima dos 2 euros no final de 2022 também tu vais trocar para eléctrico… solução és tu que tens que encontrar caso contrário tens sempre os transportes públicos que por acaso também não funcionam devidamente a Portugal… boa sorte … e novamente cabe-te só a ti encontra a solução mais viável pra tu mesmo e ninguém vai encontra uma solução por ti.

      2. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Tás enganado, são as pessoas que tem casas com condições para carregar popós. Quantas são essas, sabes ?

  2. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Já tive vários clientes a virem à minha loja. Muitos não queriam, aproveitaram foi incentivos para empresa. Depois, alguns em menos de 1 ano já se estão a queixar por problemas nos eixos/sistema de rodas (€€)

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      tive o primeiro Leaf e troquei agora pelo segundo com 150 000 klm, nunca nem ouvi esses problemas que refere, deve ser algum modelo em específico. Só tenho a dizer bem do carro, pagou-se a si próprio rapidamente.

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Pagou-se a si próprio?

        1. Avatar de GM
          GM

          Aparentemente sim. Deve ter comprado quando o carregamento era de “borla” (pagou o contribuinte com os incentivos), e, com o que não gastou, fosse em combustível fosse em carregamentos, acrescido da reduzida manutenção/reparação, “pagou-se” a si próprio.

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Não é necessário ter carregamentos de “borla” para compensar. Basta ver que um carregamento em casa em bi-horário custa cerca de 3 / 4 euros, quando para o mesmo percurso num não eletrico se calhar 30 euros não te chega

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            E antes de dizer que “pagou o contribuinte com os incentivos”, pensa que se calhar o “contribuinte”, já descontou bem mais que o incentivo que recebeu. Há quem pague impostos

          3. Avatar de Bruno
            Bruno

            Isto ja sem falar no custo de manutenção do carro…

          4. Avatar de GM
            GM

            Não me consta que esse mesmo contribuinte, o tal que paga impostos (eu incluído) tenha incentivos por parte dos demais contribuintes quando vão abastecer na bomba tradicional. Pagam, e pagam bem. Ainda ontem deixei 95€ referente a 54L de gasóleo, na GALP. E paguei, não abasteci e saí sem pagar. Mas pensando bem, até existe um contributo por parte dos contribuintes para quem vai à bomba tradicional. Chama-se AUTOVoucher. Ao qual eu não aderi….nem adiro.

          5. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Não vejo evidências desse “pagou-se a si próprio” para além de que acho ser uma narrativa que apenas serve para autojustificacao.

          6. Avatar de Louro
            Louro

            @GM
            Esse mesmo contribuinte, tem a opcao, caso queira, de poder aproveitar os mesmos incentivos que os outros.
            Nao há/haviam restricoes.

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          achas que é preciso muito? eu gastava 120 em gasolin aagr gasto 16 em eletrecidade ja la vai 6 anos, faz as contas não são muito dificeis

      2. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        Não é grande mérito um carro com 150 mil km não ter tido problemas, muito menos um japonês.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Ahah os antigos com essa distância ainda cheiram a novos

    2. Avatar de Migu4s
      Migu4s

      Um eletrico tem muito menos problemas e nem precisa de mecanico nem mudancas de óleo praticamente. O que eu poupo por ano em combustivel com o model 3 faz a tesla tornar se mais barata que um clio e com todo o conforto e piloto automatico e a melhor experiencia de conducao do mercado por apenas 40 mil euros ja com incentivos. E um must

      1. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        Tenho curiosidade em saber como é que se consegue ter 18k em incentivos na compra de um model 3 e isto com o autopilot porque se for com a condução autónoma total teriam de ser 22k.
        E sem mencionar que são valores com pagamento a pronto e sem extras de jantes,cor e interiores.

    3. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      o problema dos eixos e transmissões é devido ao torque elevado nestes carros. gostam de sentir o poder do elétrico mas depois aparecem esses problemas

      1. Avatar de Migu4s
        Migu4s

        Nem falo da traccao as 4 rodas que o model 3 tem muito melhor que a concorrencia. Para quem precisa de conduzir na neve faz muita diferenca mesmo a 140kmh, e os outros andam a 60 a patinar

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Problemas que não existem cá

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Mas até o Fiat Panda 4×4 antigo é melhor que essa tostadeira na neve 😀

        3. Avatar de Louro
          Louro

          Tenho dois Tesla um com traccao atrás e outro com traccao as quatro, vivo num país onde neva e nao tenho problemas alguns com nenhum dos dois, o problema está é nas pessoas pura e simplesmente nao saberem conduzir.

          1. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Claro o problema está na maioria das vezes no condutor, só que é uma tentação puxar um bocado e problemas podem aparecer

    4. Avatar de Louro
      Louro

      Olha eu tenho um com mais de 400 mil km e até agora zero problemas no que diz respeito a eixos, rodas e por aí fora.
      Até posso dizer que considerando o que já poupei em combustivel mais manutencao relativamente a ter um carro a combustao, já se pagou a ele próprio e estará a caminho de pagar outro igual.

      1. Avatar de Yur-pt
        Yur-pt

        Compra uma calculadora e inclui a diferença de preço entre veículos.

        1. Avatar de Ricardo Gomes
          Ricardo Gomes

          Model 3 vs 320… e o eléctrico ganha de longe…. Além do mais todos os eléctricos ganham se carregares em casa com energia produzida em casa… novamente fala por ti e aprende a fazer contas antes de vir encher chouriços.

          1. Avatar de Besta
            Besta

            Não escreves uma com duas, um brinco autêntico disfarçado de falso intelectual.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            320? o BMW?
            Eu escolho o 320, ficas com o Tesla 🙂

          3. Avatar de Ricardo Gomes
            Ricardo Gomes

            @Besta ao menos não escondes o que és 😉
            @Miguel é bom sinal, a inteligência não pode chegar a todo lado ao mesmo Tempo, caso contrário teríamos um problema enorme.

  3. Avatar de O que tu queres sei eu!
    O que tu queres sei eu!

    É para salvar o ambiente…dizem eles.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Para possibilitar carregar todos os carros que querem, é preciso mais produção, mais qualidade na rede, mais empresas privadas a operar, etc etc etc.
      Tudo isso se paga!
      Nada disto tem a ver com o ambiente, senão não iriam bloquear investigação noutras àreas, como combustivel sintético, hidrogénio e outras

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Extrair combustivel de forma constante e transporta-lo até as gasolineiras para depois ser queimado, sendo transportado por camioes que queimam um outro tanto parece muito mais sustentável para o ambiente. Isto claro sem falar nos riscos que existe durante o processo de extração…

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Atenção eu não sou contra os carros elétricos, mas temos de ser sinceros, os carros elétricos, também precisão que o lítio seja extraído do ambiente, seja transportado, depois temos também a extração do cobre, os próprios carros são transportados depois de produzidos, e daqui para a frente também vamos ter a reciclagem das baterias.
        Durante a vida útil do carro até pode ser menos poluente, mas dizer que não polui nada é querer enterrar a cabeça na areia.
        O nosso mal é que a manta é curta, ou tapamos os pés ou tapamos a cabeça.
        Qual quer que seja a nossa escolha, vamos continuar a contribuir para o fim do berlinde azul que abitamos.

      2. Avatar de Yur-pt
        Yur-pt

        Ninguém compra carros elétricos para poupar o ambiente. Quem compra é porque quer, porque pode e porque gosta. O argumento do ambiente, é treta.

        1. Avatar de Ricardo Gomes
          Ricardo Gomes

          Fala por ti não por mim ok?

          1. Avatar de Yur-pt
            Yur-pt

            Penso que falo por ti também, a não ser que tenhas sido obrigado a comprar.

          2. Avatar de Ricardo Gomes
            Ricardo Gomes

            Então pensas mal…

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          E porque gosta de gadgets

  4. Avatar de Jonny
    Jonny

    Já falta pouco para um automóvel ligeiro ser considerado luxo

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O objectivo é car sharing, com subscrição. Infelizmente….

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Considerando os precos astronómicos deles em Portugal já o é, e nao é de agora.

  5. Avatar de Jota
    Jota

    A Galp é uma das empresas que mais chula os portugueses!

    1. Avatar de Migu4s
      Migu4s

      A galp e portuguesa. Mas em Portugal sao os portugueses que mais prejudicam os portugueses. Vejam a TAP, BES, os Taxis, a Carris….depois admiram se que os estrangeiros olhem para os tugas como pais que apenas serve para ferias de verao ja que ate no Algarve reservam areas so para estrangeiros mais baratas que para os portugueses.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Já diz o velho ditado….
        “O Português é o pior inimígo do Português!”

  6. Avatar de Rui M
    Rui M

    Como é que ainda existem pessoas a fazer estes tipos de comentários (…estão todos a querer carros a gasóleo de novo.), (…É para salvar o ambiente…dizem eles)???
    Tenho um a gasóleo que me gasta 8L/100Km, na média de 120 Km/h, custo 13,76€.
    Tenho um elétrico que me gasta 2€/100Km, na média de 120 Km/h, carregado em casa e fora.
    Poupança de 11,76€ (aproximado), fora as manutenções (quase de borla), estacionamento grátis em Lisboa (EMEL), etc.
    Ainda existem grandes duvidas?????
    Será só um sonho, ou é mesmo realidade?
    A única diferença visível é ter possibilidade de comprar um elétrico adequado à utilização de cada um, tendo em conta os preços acima da média.
    Não falem do que não sabem. Informem-se primeiro e depois opinem com utilidade para quem tem paciência para ler certos comentários.

    1. Avatar de Yur-pt
      Yur-pt

      Deixa-me cá ver então. Poupas 11,76 em cada 120 Km. Portanto poupas 11.760 € em 120000 km. Para as minhas necessidades, não compensa a diferença de preço para um veículo a combustão. De qualquer forma duvido desse 2 € por cada 100 km,

      https://www.razaoautomovel.com/2022/01/ford-mustang-mach-e-testes-ferias-carro-eletrico-2

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Está bem vocês falam que tem grande poupança até aí tudo bem então e o valor do aluguer das baterias esqueceram-se disso se num zoe usado pedem 80€ por mês ou isso ou pagam 30mil euros nas baterias quando acabarem ou seja essa poupança que falaste vai toda para as baterias e falam que um carro a gasóleo poluem o ambiente sim é verdade mas as baterias dos carros elétricos quando são trocadas vão para onde é se fossem todos os carros elétricos em Portugal iam buscar a energia a onde acham que eram tudo energia limpa???

  7. Avatar de FilipeB
    FilipeB

    Nunca percebi bem as contas de 2€/100km.
    Nas reviews vejo normalmente um valor médio de 16-18kWh/100km. Sem tarifário de vazio, +- .20€/kWh * 17kWh/100km = 3.4€/100km
    Isto apenas para a electricidade, não faltam as diversas taxas?
    E estes consumos (16-18kWh/100km) são muitas vezes os anunciados pelas marcas. É que se forem como os consumos anunciados dos carros a gasolina/gasóleo são muito por baixo…
    Quem tenha um carro eléctrico que me diga como são estas contas no mundo real…

    1. Avatar de Migu4s
      Migu4s

      O meu tesla model 3 em combustivel poupa 1500 euros por mes mais os 300 do mecanico que um a gasolina precisa e o eletrico nao. Em 5 anos esta mais que paga a diferenca

      1. Avatar de FilipeB
        FilipeB

        É o que estou sempre a ouvir, mas qual é o consumo real do carro? Quanto pagas nos carregamentos fora de casa?

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          fora de casa já nao compensa isso é só chulos, a grande vantagem está no carregar em casa eu carrego o meu em casa durante a noite gasto 16€ por mes em eletrecidade, o meu proximo investimento vao ser paineis solares a eletrecidade tu podes fazer em casa portanto a galp até pode meter 3000/kw que daqui a uns anos ja ninguem vai lá

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Mas se trabalhar fora de casa e levar o carro consigo só se for para o fim de semana, e ai desculpe se estiver errado, mas só pode sair de casa fim de semana alternados, para poder carregar as baterias.
            Ou então trabalhar em horário noturno, ai sim com paneis é um ótimo investimento.

          2. Avatar de Luis
            Luis

            Amigo Nuno.
            O caminho é esse mesmo.
            Eu tenho 10 paines solares ( 3Kw ) com eletricidade em bi-horário.
            Nesta altura do ano máximo ( 2.2 kw ) durante +- 2 horas.
            Há que conjugar as horas de sol com o valor da eletricidade no horário mais caro.
            O ideal mesmo é Paines+baterias.

          3. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            E de repente tens a tua vida condicionada por causa do automóvel…

      2. Avatar de GM
        GM

        1500€/mês? Passas o dia na estrada? Só se fores taxista/TVDE….

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Parece que ele tem de justificar o que gastou e dizer que é fantástico

          1. Avatar de GM
            GM

            Pelo andar da carruagem, o Model 3 não só não consome, como ainda produz excedente….

        2. Avatar de Luis
          Luis

          Ele devia querer dizer. 1500€ ao ano

      3. Avatar de SteveRobs
        SteveRobs

        Gastavas mais de 1500€ mês em combustível? Que carro e em quando kms?

        1. Avatar de Tonheco
          Tonheco

          Epáh, a facilidade como acreditam em qualquer aldrabão é de assustar.
          Eu com o meu Leaf pouco cerca de 3600 euros em combustível por mês!

          1. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            3600€ por mês?? La dizia o Jorge Palma…

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Deve ser daquele pessoal que diz que um carro para as necessidades diárias, tem que ter no mínimo 1000km de autonomia

      4. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Um carro a gasolina gasta 300€ por mês na oficina?? Que raio de carro é esse?

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          O meu é 45€ por ano…

      5. Avatar de Zedotelhado
        Zedotelhado

        Com perda total ao fim de 5 anos como ninguém está para comprar um eléctrico em 2 º mão o valor atribuído ao mesmo é próximo de nada , portanto isso também conta.
        Começando por mim até a todos os que conheço nenhum faz tensões de comprar um eléctrico em 2º mão.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Isso diz muito sobre eles, se não são fiáveis o suficiente para serem comprados em 2ª mão é que não devem durar muito….

      6. Avatar de Miguel Ferreira Pinto
        Miguel Ferreira Pinto

        1500€ por mês? Mas quantos km faz você por dia?!

      7. Avatar de Yur-pt
        Yur-pt

        Esse carro deve circular 24 horas por dia.

    2. Avatar de Ricardo Gomes
      Ricardo Gomes

      Isso raramente corresponde a realidade a não ser que produzas maioritariamente a tua própria energia como é o meu caso. Vou dar-te vários exemplos de consumos de viaturas que tenho e tive em paises diferentes (Portugal e Suiça):
      Hyundai Ioniq 28 kwh, PT, média verão 80% estradas normal, 20% Autoestradas: 11.8kwh/100km
      Hyundai Ioniq 28 kwh, PT, média inverno 80% estradas normal, 20% Autoestradas: 14.6kwh/100km
      Nissan Leaf 2 40kwh, CH, média verão 20% estradas normal, 80% Autoestradas: 18.2kwh/100km
      Nissan Leaf 2 40kwh, CH, média inverno 20% estradas normal, 80% Autoestradas: 21.3kwh/100km
      Tesla Model 3 60kwh, CH, média verão 20% estradas normal, 80% Autoestradas: 14.1kwh/100km
      Tesla Model 3 60kwh, CH, média inverno 20% estradas normal, 80% Autoestradas: 15.8kwh/100km
      Audi e-tron S Sportback 95kwh, CH, média verão 20% estradas normal, 80% Autoestradas: 27.7kwh/100km
      Audi e-tron S Sportback 95kwh, CH, média inverno 20% estradas normal, 80% Autoestradas: 36.8kwh/100km
      Ainda este ano vem o Model Y para Portugal. Mas as contas são faceis de fazer, custo por Kw X Consumo aos 100km. Se produzes em casa por exemplo 80% da energia basta calcular quantos kw efectivamente pagaste naquele carregamento e quantos conseguiste produzir tu mesmo, depois retiras esse custo do preço do equipamento e quando chegares a 0 tens o ROI (Retorno do investimento) que no meu caso em Portugal com aquecimento da casa, agua, forno, fogão etc… e um investimento de 20mil Euros, é mais ou menos de 6 a 7 anos.

  8. Avatar de TslaBull
    TslaBull

    Petrolíferas a tornar difícil a transição para eléctricos… e regulações não há? República das bananas…

  9. Avatar de JORGE MANUEL ESTEVES PROENCA
    JORGE MANUEL ESTEVES PROENCA

    Parece incontornável o aumento dos carros eletrucos. Não se compreende o aumento incrivel dos custos de carregamento, baseadosna ganancia dos operadores

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Nao se compreende? É fácil: a energia seja qual for a fonte, é sempre escassa, logo…

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Para possibilitar carregar todos os carros que querem, é preciso mais produção, mais qualidade na rede, mais empresas privadas a operar, etc etc etc. Quem sabe produção por centrais nucleares..
      Tudo isso se paga!
      Nada disto tem a ver com o ambiente, senão não iriam bloquear investigação noutras àreas, como combustivel sintético, hidrogénio e outras

  10. Avatar de Zedotelhado
    Zedotelhado

    Neste momento equaciono comprar outro carro mas eléctrico não passa pelas minhas opções.
    além de ser um carro a pilhas está cheio de uma coisa que eu detesto “electrónica” eu gosto de um carro e não um avião com rodas cheio de luzinhas e tablets para avariar.

    1. Avatar de manel
      manel

      proibido andar na rua? tens noção do quão idiota estás a ser lol ? deixa de ser otario e acorda para a vida

      1. Avatar de GM
        GM

        Vê em Lisboa quantas ruas não permitem veículos mais antigos que determinado ano de matrícula. Progressivamente será alargado a mais zonas, até à proibição total. Não sei se fora dos centros e periferias urbanas, mas a tendência será essa.

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Mas tu conheces Lisboa? Vai lá ver de que data tem de ser os veículos antigos ..

      2. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        “Em Lisboa e Porto só circulam carros com menos de 6 anos”…isso é mentira, com todas as letras. Devias estar informado em vez de desinformares. Ou então, estar calado em vez de dizeres barbaridades.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Yap… sou da mesma opinião.
      As empresas estão cada vez mais a tornar um carro em gadget, com menos tempo de utilização, updates, baterias, softwares, sensores e etc
      E acontece nas motas tb, exemplo é as novas BMW que os primeiros a comprar tiveram de ir várias vezes à marca para fazer update do firmware para resolver erros…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Um carro gadget é descartável quando vem a versão superior todos querem trocar porque faz mais isto e aquilo. Mas é mau para o ambiente, de tantas formas.
        E deixamos de ter um carro fiável, para ter um que precisa de net volta e meia, se avariar não podes fazer nada, nem rebocar, bates e troce um pouco o chassis e ainda morres queimado, etc.
        Um dia podem vir a ser bons, mas neste momento não os quero.

        1. Avatar de Ricardo Gomes
          Ricardo Gomes

          Loool, opa discutir com leigos não leva a lado nenhum… tanta informação errada junta 😉 oh Miguel informa-te devidamente antes de vires para aqui dizer tanta mer…a junta

  11. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Assim não ecentivam ninguém a
    mudar para elétricos…

    1. Avatar de Zedotelhado
      Zedotelhado

      Quando um produto é bom ! não precisa de incentivos nem publicidade. e com isto está tudo dito.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        É assim que o mercado devia evoluir, sem jogos sujos.
        Assim aconteceu com o VHS, DVD, BlueRay, Streaming.
        Com os discos de Vinil, cassete, CD.
        Com Bicicletas, ciclomotores, Motocicletas a 2 tempos, Motocicletas a 4 tempos.
        Etc etc etc.
        Com o mercado a evoluir de forma normal todos ganhamos com a evolução e a criação de bons produtos.
        Atenção que no meio dos exemplos que dei existiram muitos que falharam por não serem tão “bons”.
        Tenho a impressão que se fosse a respeitar o mercado, os eléctricos teriam sucesso, mas talvez não ficassemos por aí.
        Desta forma nem permitem a concorrencia de tecnologias. Com isso perdem os veículos e perdem os clientes.
        Ao menos nos barcos de mercadoria e aviões permitem a tecnologia evoluir por onde for melhor, já nós, o povo levamos com o que decidirem e toca a pagar.

        A tecnologia devia progredir sem aumento do preço dos combustíveis propositados, aumento do preço dos carros, bloqueios sem sentido, etc
        (atenção que compreendo que não queiram carros demasiado poluidores no centro das cidades, mas isso não se vê com a idade do carro, mas sim com medições)

      1. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        E Enganar, nunca te enganastes ou errastes??
        Mas que mania que o pessoal tem de vir logo corrigir o pessoal coma a mania que são os maiores!

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Não foi com sentido pejorativo, parecia um erro em que acreditavas que estava certo assim, por isso informei.
          Se tinhas noção de que estava errado e sabias a forma correcta de escrever peço desculpa.
          Só uma nota já agora, “Enganastes” vem do verbo enganar, mas na 2ª pessoa do plural, o que não faz sentido se estás apenas a dirigir-te a mim. O ‘s’ não é necessário 🙂

          1. Avatar de Luis Henrique Silva
            Luis Henrique Silva

            🙂

  12. Avatar de Luis
    Luis

    A Galp está a subir tudo,

    O meu tarifário residencial subiu 23%.

    Claro que já os mandei passear.

  13. Avatar de TslaBull
    TslaBull

    Petrolíferas a tornar difícil a transição para eléctricos… e regulações não há? República das bananas…

  14. Avatar de Elkido
    Elkido

    Os carros eléctricos só são bons se serem carregados em casa porque ficam de 1.5 a 2€ cada 100 KMS.
    Se forem carregados nos carregadores públicos preparem as vossas carteiras para o dobro do preço da gasolina mais cara….e se tiverem de trocar as baterias são mais uns 20 000€.
    A produção de baterias para carros eléctricos e a destruição destas ou reciclagem também poluem muito o ambiente.

    1. Avatar de Ricardo Gomes
      Ricardo Gomes

      Por favor não comente baboseira. Para o custo dum eléctrico ficar ao mesmo que um carro a gasolina ou gasóleo o preço por kWh teria que ser de 0.78 a 1.66 euros por kWh dependendo do carro… estamos muito longe disso e se isso alguma vez chegar certamente teremos mais privados a entrar no mercado que se regula automaticamente porque simplesmente é possível (algo que anteriormente com o sistema de produção e distribuição dos combustíveis foceis não era possível)… trocar de baterias isso não é nem nunca vai ser necessário em qualquer bateria usada actualmente que não LFP, NMC e NCA. Antes de se trocar o que quer que seja o carro já apodreceu, além do mais não está familiarizado com os regulamentos da perda máxima de 20% muito menos está a comparar maçãs com maçãs porque um eléctrico tem obrigatóriamente 160mil km de garantia enquanto um carro convencional máximo 100mil. Por tanto mais uma vez, você disse asneira. Sobre o poluir muito o ambiente, se não queres poluir o ambiente anda a pé, se queres poluir pouco o ambiente de bicicleta, e logo a seguir vem os transportes eléctricos públicos e logo a seguir vem os carros eléctricos que ao contrário do que queres fazer parecer poluem muito menos que um carro convencional, desde a produção até ao seu fim de vida. Por tanto o que estás prai a dizer é simplesmente BIAS.

      1. Avatar de GM
        GM

        https://www.toyota.pt/world-of-toyota/articles-news-events/2019/Toyota-com-sete-anos-de-garantia-em-toda-a-gama.json
        https://kia.pt/7-anos-garantia/
        https://www.hyundai.pt/carros/hyundai-i10/ “A Hyundai Portugal, S.A. e todos os concessionários são intermediários de Crédito a título acessório e atuam sem carácter de exclusividade. Valor não inclui custos adicionais de opção de pintura. A imagem pode não corresponder ao modelo em campanha. Consumo combinado (l/100km): 5,5. Emissões de CO2 em ciclo combinado (g/km):125. A garantia de 7 anos sem limite de quilómetros da Hyundai é apenas aplicável aos veículos ligeiros de passageiros matriculados a partir de 1 de setembro de 2019, vendidos por um concessionário autorizado da rede Oficial Hyundai Portugal a um consumidor final, de acordo com os Termos e Condições constantes no Passaporte de Serviço.”
        Seguramente, encontra-se mais informação no que respeita a garantias acima dos 100000km.

        1. Avatar de Ricardo Gomes
          Ricardo Gomes

          Nesses casos os carros da mesma marca eléctricos também tem a mesma garantia… facto é que na maioria dos casos e marcas carros a combustão só tem 100mil km de garantia e da mesma marca eléctricos tem muito mais. Excepções existem da Kia l, Hyundai já há muitos anos.

  15. Avatar de RA
    RA

    Desconfio que a maioria do pessoal que aqui critica os VE nem nunca se sentou num quanto mais o conduziu.
    Quando o fizerem e finalmente forem donos de um venham cá contar a experiencia. Quantos de vós conhecem alguém que foi dono de um VE e voltou atrás? Eu não conheço nenhum.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Eu conduzi o novo Leaf quando saíu.

      Prós:
      – Gostei do torque nas baixas
      – O silencio no habitáculo.
      – Bastante espaçoso
      – A precisão do acelerador ajuda muito em manobras
      – A autonomia era suficiente para mim.

      Contras:
      – Preço não justifica o carro que é, nem tem assim tanta qualidade de materiais
      – Demasiado grande, tenho garagem e é quase impossível estacionar
      – Perdia a capacidade de fazer reparações por mim (coisa que gosto) e teria de passar a levar à Nissan.
      – Preço das manutenções anuais não difere muito das do meu carro mais antigo, tendo em conta que as faço por minha conta (e gosto)
      – Dado que uso o carro umas 3 ou 4 vezes por mês, dado que uso sempre mota o carro passaria a estar a vida toda estacionado na rua (não cabe na garagem), com quase nenhuma utilização. ~
      Num carro normal isso iria desgastar o exterior e alguns casquilhos, num eléctrico gasta o exterior, casquilhos e bateria

      Tive o carro 3 dias, ainda fiz muita distância para experimentá-lo, mas os pontos contra (tirando o primeiro) que são muito específicos para o meu uso fizeram-me mudar de ideias.

      Tenho um carro de 98, que no ano passado gastei 311€ de gasolina, 45€ de revisão + 18€ de imposto e 33€ de inspeção, desde origem nunca levou material como a embraiagem nem precisou de reparos no motor.
      Se é para ficar parado mais vale ficar como está, poupo muito dinheiro.

      1. Avatar de FilipeB
        FilipeB

        Uma pessoa até perde a vontade de escrever aqui depois de tanto eng. Mecânico, político, ambientalista, representante de marca automóvel, linguista, e cientista, escrever neste ilustre post.
        Fico a sentir-me ignorante e pequeno, face a tanta sabedoria, conhecimento de causa, tolerância à diversidade de opiniões, partilha de conhecimentos, respeito ao próximo, etc..
        No entanto não posso deixar de concordar com o Miguel e dizer que em quase todos os assuntos não existe apenas uma resposta certa.
        Quem faz poucos km, um carro eléctrico neste momento não faz muito sentido devido ao seu valor de aquisição.
        Quem não tem garagem, considerando os valores cobrados pelos carregamentos públicos um carro eléctrico pode ou não fazer sentido. Depende. Pode ter carregamento no local de trabalho. Pode fazer km suficientes para compensar a diferença, etc.
        Quem não tem muito €€€ para gastar, um carro eléctrico é simplesmente muito caro nesta altura.
        Podemos gostar ou odiar carros eléctricos mas eles existem e cada um julga por si o que fazer com o seu dinheiro.
        Com tanta desinformação que existe hoje em dia torna-se muito importante que quem tenha um relate a sua experiência. Essas experiências não vão ser unânimes, e está tudo certo. É assim com todos os restantes produtos à venda. Cabe a cada um fazer contas, experimentar se possível, e decidir por si.
        Agora a confusão que faz a tanta gente que pessoas adultas escolham livremente o que fazer com o dinheiro que tiveram de trabalhar para o ganhar…
        Chiça….

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Exacto, não é o “futuro” ou a única escolha….
          Cada um tem uma utilização diferente e deve escolher perante isso.

    2. Avatar de TiGaSPT
      TiGaSPT

      Eu conduzi um BMW i3 e não gostei nada, por isso toma aí, há pessoas que conduziram EVs e não gostaram

  16. Avatar de secaya
    secaya

    Um minuto de silêncio para os fanáticos desinformados dos EVs.

  17. Avatar de tHaGam3r
    tHaGam3r

    O último comentário do secaya foi o mais sensato. Estão todos aos berros principalmente os que defendem os eléctricos, eu só digo que no final da vida das baterias e tiverem que mudar as baterias, pelo o preço vão desejar ter um a gasóleo. Nem para usado dá! Mais vale deitar o carro fora e comprar um carro novo! E os eléctricos são o futuro? Os a hidrogenio é que vai ser o futuro!

    1. Avatar de Ricardo Gomes
      Ricardo Gomes

      Desculpa mas estás completamente errado e só uma pessoa com ZERO conhecimento sobre o estado das coisas é que escrever tal idiotice. E não o Hidrogênio não é nem nunca sera o futuro. Se quiseres saber o porque de estares errado pesquisa…tens NET como eu… e se depois tiveres algumas perguntas, então pergunta… Agora por favor não venhas para aqui mostrar que apenas es mais um que forma uma opinião baseada em ZERO conhecimento e ZERO factos.

  18. Avatar de tHaGam3r
    tHaGam3r

    Amigo por mais que te custe os Zero emissões a baterias não são nem nunca serão viáveis para as construtoras a médio longo prazo… Não é por acaso que estão a investir no hidrogenio verde. Já falam em que conseguiram criar maneira de carros a combustão andar a hidrogenio. Temos uma grande construtora gigante que VW a dizer que não vai ser possível electrificar os veículos todos até ao final dos prazos dados pela UE, temos uma empresa gigante que é a Toyota a investir cada vez mais nos carros a hidrogenio. Por outro lado temos uma Hyundai a investir cada vez mais em eléctricos, porque o desenvolvimento da tecnologia a hidrogenio é muito cara e não entra dinheiro a curto prazo.

    1. Avatar de Ricardo Gomes
      Ricardo Gomes

      La está leste o que disse… simplesmente ignoraste tudo porque és ignorante e vens novamente escrever só merd… só existem 3 tipos de bateria neste momento… LFP 2 Milhões de Km de Garantia, NMC 800mil e NCA, 1 Milhão… informa-te antes de espalhares a tua ignorância.. e quem está a investir em hidrogénio são alguns estados porque querem continuar a mamar com o
      Sistema de produção e distribuição… já nao vês nenhum produtor de automóveis a investir numa tecnologia sem
      Futuro é super ineficiente (nem mesmo a ultrapassada Toyota). Novamente não percebes PUTO do que dizes… os teus comentários são Para ignorar.

      1. Avatar de tHaGam3r
        tHaGam3r

        Olha lá quero lá saber dos carros a baterias nos próximos anos , amigo é simplesmente impossível comprar um carro a baterias sendo viável financeiramente quer para as construtoras quer para os consumidores. Já reparaste que quanto mais autonomia mais caro fica o produto? Um Tesla é caríssimo para ser viável financeiramente, tens de fazer milhares de km. Já o Diesel que se tornou banal não o é para a maior parte das pessoas. Amigo sou motorista de táxi por isso sei o que estou a dizer um eléctrico não é nem nunca vai ser alternativa a longo prazo…

        1. Avatar de tHaGam3r
          tHaGam3r

          E depois tem outra coisa o carregamento, os profissionais que necessitam de veículos para trabalhar no dia-a-dia esquece os eléctricos. Uns CTT, DHL, Autocarros,… Já viste as milhares de baterias que um comboio precisa para se locomover? Achas mesmo que uns CTT vão gastar 50.000 € num carro para trabalhar? Tens carros eléctricos mais baratos… Ok está bem com 200km de autonomia. Amigo eu faço uns 1000 km todas as semanas. E para não falar no tempo de carregamento, e quanto mais rápido mais se deterioram as baterias. Carros híbridos a gasolina e eléctricos esquece. Os motores a combustão nunca podem acabar, a única alternativa é o hidrogenio.

          1. Avatar de Ricardo Gomes
            Ricardo Gomes

            agora a Tesla, a Tesla teve 37% de lucro é só constrói eléctricos… pra não mencionar que construiu e pagou duas novas fábricas… não sabes o que dizes e continuas sem querer aprender nada… agora por favor para de mostrar cada vez mais a tua incompetência, a gente toda já percebeu que isso é o teu forte.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Concordo com tudo, menos a solução, eu adicionaria Hidrogénio e Combustível sintético.
            Já se provou a eficácia e já está a ser introduzido na aviação

        2. Avatar de Ricardo Gomes
          Ricardo Gomes

          Novamente para de espalhar a tua ignorância… há já agora a Tesla, a Tesla teve 37% de lucro é só constrói eléctricos… pra não mencionar que construiu e pagou duas novas fábricas… não sabes o que dizes e continuas sem querer aprender nada… agora por favor para de mostrar cada vez mais a tua incompetência, a gente toda já percebeu que isso é o teu forte.

          Deixa os jogos porque estão a comer-te o cérebro… já não tens quase nenhum e se este diminui ao ritmo que escreves merd… então já não falta muito tornas-te um zombie.

        1. Avatar de Ricardo Gomes
          Ricardo Gomes

          Exatamente, completamente ultrapassada… Mas se não sabes ler números, também não te vou explicar como o fazer…

          1. Avatar de GM
            GM

            Não precisas de explicar. É só ler, quer o título, quer o conteúdo. Pelo 2º ano consecutivo,….
            E não sou cliente Toyota. Nem accionista, já agora.

  19. Avatar de Ricardo Gomes
    Ricardo Gomes

    Novamente para de espalhar a tua ignorância… há já agora a Tesla, a Tesla teve 37% de lucro é só constrói eléctricos… pra não mencionar que construiu e pagou duas novas fábricas… não sabes o que dizes e continuas sem querer aprender nada… agora por favor para de mostrar cada vez mais a tua incompetência, a gente toda já percebeu que isso é o teu forte.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Isso interessa para quê? os lucros da empresa?
      mas pronto, posso mencionar aqui outro que te fará perceber que 37% da Tesla nem é assim tão maluco…
      “Lucro da Toyota sobe 465% entre abril e junho” (04 ago 2021)

      1. Avatar de Ricardo Gomes
        Ricardo Gomes

        LOOL, quem não sabe é como quem não vê: https://global.toyota/pages/global_toyota/ir/financial-results/2021_4q_summary_en.pdf
        9% menos vendas, em países economicamente fortes: Toyota é irrelevante… apenas em países de 3ro Mundo a Toyota ainda é relevante…e digo eu que lucros feitos da venda de imoveis pode não ser o melhor indicador para mostrar a saude duma empresa… mas tu sabes mais não é?

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Pois é, o que todos dizem nestes por aqui fora, a Tesla, só vende para países ricos

  20. Avatar de tHaGam3r
    tHaGam3r

    A Tesla deu lucro, lá está porque é o carro da moda e toda a gente quer! Vai dizer ao administrador dos CTT para comprar Telas para os funcionários, ele manda-te logo f….! Isso do Tesla é como comprar um iPhone o único que fica realmente a ganhar são os americanos. A maior parte das pessoas é que são ignorantes. Se tenho telemóveis por menos de metade a fazer quase a mesma coisa para que é que vou gastar 1500€ num iPhone? Claro que têm lucro fazem na China com material que vem da China, gastam 200€ para o construir, vendem por 1500€ Olha quanto é que ganham! O mesmo se passa com a Tesla…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Haha deixa lá… o pessoal dos eléctricos ainda não percebeu que um eléctrico serve para certos nichos de mercado.
      Ou seja, pessoas que usam o carro regularmente, têm garagem, não se importam com o custo elevado e obviamente não podem trabalhar em entregas 😀

      Olha lá o meu caso.
      Gosto de andar de mota, e acredito que poluo menos (que um carro normal), que ocupo menos espaço, poupo dinheiro e ajudo na cidade a ter menos congestionamento.
      Tenho um trabalho das 9 às 18h e mesmo assim não me dá jeito um eléctrico, pois uso quase sempre a mota.
      Num carro normal isso não é problema, num eléctrico estaria a fazer um investimento avultado e estaria a perder capacidade da bateria com o passar do tempo, parado em casa.

      O que quero voltar a dizer é que o eléctrico não faz sentido a toda a gente.

      1. Avatar de Ricardo Gomes
        Ricardo Gomes

        Tu não precisas de sequer ter um veiculo… e quando precisares vais comprar um com uma bateria LFP para estar parado em casa.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Preciso, por mais de uma razão.. aliás como deves perceber nas ilhas os transportes publicos não são os melhores

          1. Avatar de Ricardo Gomes
            Ricardo Gomes

            Então se precisas, o melhor veiculo que existe de momento, que cobre as tuas necessidades, na qual as baterias LFP Blade da BYD, não perdem autonomia quando estacionado por longos períodos de tempo, alem do mais que as baterias te duram no minimo 2Milhoes de KM (Isto se o carro não apodrecer antes)… esse carro chama-se Tesla Model 3 SR+ proveniente da China… agora esse carro custa por exemplo novo na Suiça: 38mil Euros (Preço dum BMW Serie 2), em Portugal custa 52mil Euros…. Bom a Tesla não tem culpa dos Portugueses serem tão atrasados e continuarem a votar em quem os rouba diariamente…

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Lá isso é verdade