Carregamento rápido de carros eléctricos pode ficar 10 vezes mais caro

141 Comentários

Quanto irá pagar para carregar a bateria do seu carro elétrico a partir de 1 de novembro?

Este valor, que está a deixar o mercado dos carros  elétricos com alguma ansiedade, começou a ser preparado depois do anúncio do secretário de Estado do Ambiente, José Gomes Mendes, ter revelado que os pagamentos na rede pública Mobi.E iriam começar a ser pagos já a partir do próximo dia 1 de novembro.

Carregamento carros elétricos


Utilizadores acreditam num valor entre 5 a 10 euros por cada 100 km

Estamos a menos de um mês para que os utilizadores de veículos elétricos comecem a pagar pelos carregamentos na rede pública Mobi.E. Os utentes esperam pagar entre 5 e 10 euros para percorrer 100 km, mas apenas nos postos de carregamento rápido.

Se o utilizador carregar o seu veículo elétrico em casa, ou num posto normal, o valor será mais barato.

 

1 de novembro deverá arrancar a cobrança nos postos rápidos

Depois de sucessivos adiamentos, o secretário de Estado do Ambiente, José Gomes Mendes, anunciou na Lisbon Mobi Summit, que se realizou em Lisboa, que os pagamentos na rede pública Mobi.E iriam começar a ser pagos já a partir do próximo dia 1 de novembro.

Após o anúncio, as empresas que estão envolvidas na comercialização da energia para os Veículos Elétricos (VE) começaram a preparar os tarifários que deverão ser anunciados já no próximo mês de novembro. Contudo, segundo dá a conhecer o DN, Henrique Sánchez, presidente da Associação de Utilizadores de veículos Elétricos (UVE), garante que “é expectável termos preços entre os cinco e os 10 euros por cada 100 km percorridos“.

 

Estão prontas a avançar a EDP, Galp e Prio.e

Numa primeira fase esta medida será apenas aplicada nos postos de carregamento rápido (50 KWh). Para essa alteração, os CEME – Comercializadores de Energia de Mobilidade Elétrica, já se perfilam para avançar. Há pelo menos três empresas que reúnem todas as condições para começar iniciar operações: EDP, Galp e Prio.e.

Embora a esta altura apenas estas pareçam ser as únicas a avançar, é provável que possam surgir mais CEME até ao final do mês.

 

Quer barato? Carregue em casa…

Na visão do responsável da Associação de Utilizadores de veículos Elétricos (UVE), carregar o carro num posto rápido será 10 vezes mais caro do que num posto normal.

Mais barato mesmo, segundo as suas palavras, será carregar o veículo em casa, pagando os preços da eletricidade para uso doméstico.

Atualmente a rede Mobi.E tem 59 postos de carregamento rápido e 550 postos de carregamento normal, que correspondem a cerca de 1250 tomadas. Foram emitidos mais de 8000 cartões de acesso à rede Mobi.E, mas apenas cerca de metade estão ativos.

 

404 pontos de carregamento nos municípios

Segundo o Ministério do Ambiente, está em curso um projeto de expansão da rede a todo o território nacional, que prevê a instalação de 404 pontos de carregamento nos municípios que atualmente não dispõem de infraestrutura.

Adicionalmente, com o início dos pagamentos nos carregadores rápidos, prevê-se que haja uma expansão de postos de carregamento por iniciativa privada.

 

Quem tem pago as borlas até agora?

Muitos utilizadores perguntam quem paga a energia que é consumida nos veículos até agora, visto que não tem saído um euro do bolso dos proprietários.

Este valor, as tais “borlas” na rede Mobi.E, saíram dos bolsos das empresas no carregamento rápido (10 mil euros por mês no caso da Prio), e dos contribuintes nos postos normais (uma fatura média mensal de 29 mil euros).

 

Carregar em casa parece ser o caminho

Perante estes cenários, os utilizadores já começam a vislumbrar preços da rede Mobi.E “mais caros do que carregar o carro em casa e mais baratos do que abastecer um carro a gasolina ou a gasóleo”, como referiu o presidente da UVE, usando como referência os seus próprios consumos:

O meu carro consome o mesmo que uma máquina e meia de lavar loiça. Em tarifa bi-horária, gasto 1,5 euros para fazer cada 100 km, carregando em casa. Comparando com o meu anterior carro, a gasóleo, pagava 9 euros para fazer os mesmos 100 quilómetros.

 

Como será taxado o consumo nestes postos?

Alexandre Videira, presidente da Mobi.E, refere que ambos operam em regime de mercado, podendo definir livremente as propostas que apresentam aos utilizadores.

Segundo o ministério do ambiente, os preços estarão obrigatoriamente afixados e os utilizadores vão saber quando custa carregar em cada local, mas o valor total do carregamento será uma incógnita e só virá descriminado na fatura, depois de somado o preço cobrado de eletricidade por cada fornecedor.

Comentários

141

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mateus
    Mateus

    Os governos e empresas de energia querem que isto seja a próxima galinha dos ovos de ouro:
    – muito menos custos de produção e manutenção
    – por km estão a apontar para valores de diesel. Eu para fazer 100 km com diesel a 1.45€/L gasto entre 7 a 9€;

    E em breve já prevejo obrigar a ter uma linha dedicada em casa para carregar o carro para cobrar mais pela energia dessa linha.

    1. Avatar de José fonte
      José fonte

      É previsível que seja esse o caminho, uma “linha dedicada” ou uma espécie de “licença”. Os impostos dos combustíveis fósseis são muito importantes para os governos de todos os países. O valor arrecadado nesses impostos terá que continuar a entrar nos cofres dos países.

      1. Avatar de GM
        GM

        E vai continuar a entrar. A partir do momento que os VE comecem a ter massa, volume de unidades e consumo de energia, os governos abrem essa fonte de rendimento. Taxas, taxinhas e taxetas sobre o “combustível” desses veículos.

    2. Avatar de Francisco Santos
      Francisco Santos

      É verdade Mateus. Assim que surge a oportunidade, pimba!

    3. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      “E em breve já prevejo obrigar a ter uma linha dedicada em casa para carregar o carro para cobrar mais pela energia dessa linha. ”

      Isto vai ser o mais difícil ….

      Abc

      1. Avatar de Danny
        Danny

        Mais difícil? não me parece.

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Num prédio com garagem vai lá pedir a EDP que monte um contador onde não existe instalação para isso.

          Abc

          1. Avatar de Danny
            Danny

            Nao obrigam a uma linha dedicada pois se o carregamento for muito lento, vais ser obrigado a colocar essa tal linha. E não falo de prédio, basta as casas. Já prédios é outra historia.

        2. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          como ‘e que eles te vai obrigar??

          1. Avatar de Blackbit
            Blackbit

            Por legislação, obviamente.

          2. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            Se pensares um pouco vais ver que isso dificilmente vai acontecer.

          3. Avatar de z/OS
            z/OS

            É simples. Basta taxar os veículos eléctricos com um novo imposto anual, à laia do IUC. E que será o valor aproximado por excesso, do valor conseguido em impostos sobre os combustíveis fósseis, por automóvel, actualmente. Algum dia, algum governo ou estado vai deixar de mamar nas tetas do povo? Deixem-me rir…

    4. Avatar de anon
      anon

      É por essa e por outras que não vejo futuro de carros elétricos em Portugal.

      1. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        Os carros elétricos são um futuro garantido, em Portugal ou em qualquer outro país. A questão é, quando serão todos os carros novos vendidos elétricos.
        O VE vai crescer absurdamente ano após ano.

    5. Avatar de Nuno
      Nuno

      Esse comentário é para lá de ridículo…

  2. Avatar de Luís
    Luís

    Lol. Vão arranjar forma de ele pagar o mesmo como se fosse combustível. Depois vêm com a treta do ambiente.

    1. Avatar de Flavius
      Flavius

      Eu estaria mesmo interessado em saber para onde vai o valor da treta do ambiente, e que não vejo nenhuma melhoria, quanto mais em renovar as estradas….hmmmm
      Pagamos e nos calamos…

  3. Avatar de hommer
    hommer

    nada que já não se esperasse, quando começassem a cobrar pelos carregamentos a brincadeira iria sair igual ou mais cara que ter um carro a combustível fóssil… as empresas e governo não se iam perder nesta situação…

    1. Avatar de anon
      anon

      Prevejo essas metas de atingir os x carros elétricos em Portugal um grande epic fail.

      1. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        Errado, as metas serão ultrapassadas.
        As pessoas começam a perder o medo e as baterias têm cada vez maior autonomia.
        O cepticismo foi e ainda é o maior obstáculo.

        1. Avatar de anon
          anon

          VE ainda estão em fase beta. Quando passarem desta fase voltamos a falar.

          1. Avatar de Carlos Silva
            Carlos Silva

            Concordo na fase beta mas apenas para as marcas tradicionais, que estiveram a trabalhar para nos vigarizar.
            A Tesla já deixou a fase beta há muito tempo.
            Conduzo diariamente um Tesla Model S mas alguns dias conduzo um BMW X1 xDrive 20d, uma Alhambra atual ou um Ibiza TDI de 2004.
            Ora, o BMW, a Alhambra e o Ibiza, parecem projetos falhados de cientistas bêbedos, em que nada faz sentido.
            Quem não passa por esta experiência não entende, mas é a realidade, fomos todos enganados desde há pelo menos 20 anos.

  4. Avatar de Filipe
    Filipe

    Finalmente vão começar a tirar do bolso dos que realmente gastam e utilizam essa forma de locomoção e carregamento, ao invés de serem os contribuintes a pagar tudo. Agora quanto ao preço, já se sabe como funcionam as coisas por cá: se custa 1, vão pôr o preço a 10.

  5. Avatar de milkshaker
    milkshaker

    Isto é uma questão de contas.

    O estado e as empresas terão de ter X de lucro, seja em imposto sobre a gasolina ou sobre eletricidade.

    Quando inventarem um carro que não precise de abastecer, começamos a pagar ao Km percorrido.

    São contas fáceis de fazer.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Infelizmente concordo contigo, o dinheiro tem de continuar a entrar, pelo menos do lado do estado, se não é de uma maneira (impostos sobre produtos petrolíferos) será de outra. Nisso os políticas tem muita imaginação…

  6. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Admissível cobrar estes valores se existissem PCR suficientes para não esperarmos mais de 1h em fila e se o sistema mostrasse o estado real de cada carregador.
    Hoje, o site mostra carregadores disponíveis e funcionais mas quando nos deslocamos lá estão inoperacionais, este é o maior falhanço da rede Mobile.e, engenharia da treta, mal desenhada e mal gerida do princípio ao fim.
    Se pagarmos preços de luxo, seremos indemnizados sempre que a informação estiver errada? É importante perceber que quando fazemos 20km para carregar ficamos sem autonomia para seguir para outro carregador, tudo porque há pouquíssimos.
    Pessoalmente vou iniciar uma guerra legal contra tanta incompetência.

  7. Avatar de Vitor
    Vitor

    A conversa de ficar mais barato se carregado em casa é muito bonita…para quem tem garagem. Na maioria das grandes urbanizações os moradores têm (quando têm!) um lugar de estacionamento ao “ar livre”! Se a maioria optar por uma viatura elétrica e (o que seria normal) carregar as baterias em “casa” para ficar mais barato…vai ser “bonito” ver os passeios e ruas atravessados por cabos de carregamento!! Mas temos de pensar que as multas também rendem…e bastante!

    1. Avatar de anon
      anon

      Conclusão. Mais barato fica é continuar a usar carros a combustão. E vai continuar a ser assim por muito mais tempo.

  8. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Estavam à espera do quê? Só porque tinham comprado um carro eléctrico que a “mama” ia durar para sempre?

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Pagar não seria problema se a rede tivesse o mínimo de qualidade, mas a rede é uma vergonha.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Não sabes o que dizes… queres carregar na rua? então? carrega em casa…

        1. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          Inteligente, levo a casa na bagageira quando vou em viagem? Em casa já eu carrego no dia-a-dia, inteligente!

  9. Avatar de Mortágua
    Mortágua

    Isto é tudo muito bonito, carregamento em casa? Então eu pergunto, suponha mos que o meu vizinho compra um eléctrico, começa a carregar em casa na garagem do condomínio, nos condóminos pagamos condomínio que inclui a electricidade do prédio certo?! Ora ao carregar consome mais electricidade do prédio, depois a administração apercebe se do aumento dos gastos e o que decide fazer? Vamos aumentar o valor, então todos comecam a pagar por causa da pessoa que lá carrega o carro. Conclusão estamos a pagar o “combustível” de outro

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Para esses casos ainda não há soluções no mercado ( pelo menos a meu conhecimento) mas para a mobilidade eléctrica vingar tem de se arranjar uma solução para essas situações pois representam a maioria dos consumidores.

    2. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      Como fazem os donos de carros eléctricos para pagar quando utilizam os carregamentos rápidos fora de casa? A mesma coisa pode ser aplicada na garagem dos prédios.

      1. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        Nem mais.

      2. Avatar de GM
        GM

        Não é bem assim. O prédio tem uma baixada, a alimentação ao edifício, que se divide pelos serviços comuns e pelas diversas fracções de habitação / comércio / serviços. A menos que o Condomínio passe a cobrar, mediante um contador semelhante ao MOBI.E. Nesse caso, o utilizador do serviço pagaria o consumo ao Condomínio, que venderia a energia.

  10. Avatar de Filipee
    Filipee

    Se os lucros da Galp e etc já eram exagerados a nossa custa com os preços que praticam (sim mesmo que tiremos os impostos, eles se o barril subir hoje, sobem amanha o preço, mas se descer hoje, nada muda a não ser que desca o barril durante vários dias seguidos para fazerem uma descida disfarçada e na semana a seguir voltam a subir) agora com estes postos quando as ”petroliferas” tiverem nos postos de abastecimento os carregamentos rápidos o lucro será gigante dado que não haverá ISP a dar ao governo.
    Ou seja estas empresas não estão a dar impostos e lucros ao estado como os combustiveis fosseis, mas sim a encherem-se e isto revolta muito mais. Prefiro pagar 50% do preço em impostos para o meu país desde que o mesmo avançe, que pagar apenas 23% em impostos e grande parte do resto ser um lucro abusivo nestas empresas.

    Oxalá que no futuro exista alguma empresa que queira montar parques de carregamento com paineis solares dedicados e vendam a metade do preço aquilo que lhes custará 0* (apenas o investimento ) sem dependerem da rede elétrica nacional para tirarem clientes às ditas energéticas que existem agora.

    Enquanto isto quem tiver GPL no carro paga 60 ou 70cent o kg (dá que pensar)

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      A Tesla já o faz

  11. Avatar de D4rkw3b
    D4rkw3b

    Isto pode ficar barato para quem tem quintal com boa exposição solar.
    Basta meia dúzia de painéis e um bom acumulador para acabar no fim do investimento com lucro.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Meia dúzia de paneis? A sério ?

      1. Avatar de GM
        GM

        É. Meia dúzia de painéis de 255Wp, significa 1,5kWp. Traduzindo em produção diária, no Verão, cerca de 10/12kW. Para carregar o popó, deixa cá ver….ao fim duma semana pode utilizar a viatura com carregamento solar. No inverno….não usa, pelo menos carregado com solar fotovoltáico.

  12. Avatar de D4rkw3b
    D4rkw3b

    Isto pode ficar barato para quem tem quintal com boa exposição solar.
    Basta meia dúzia de painéis e um bom acumulador para acabar no fim do investimento com lucro.

    1. Avatar de anonymo
      anonymo

      Pois, isto é muito bonito, mas quando existem milhares ou milhões de utilizadores de painéis solares em casa, começa a ser implementada taxas, penso que é o que já acontece em vários países, espera até começarem a cobrar por terem painéis solares em casa.

      1. Avatar de anon
        anon

        Exemplos? Não vejo como é possível aplicar as taxas para poder usar os paineis.

        1. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          Já o fizeram por exemplo em alguns estados no norte da América, depois de muitas pessoas terem investido 100 mil dólares em painéis solares, passaram a pagar taxas absurdas e impeditivas para não abandonarem a rede.

          1. Avatar de anon
            anon

            Em Portugal o governo que fizer algo do género vai se suicidar quase de certeza.

  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    Deplorável andar a pagar os vícios dos outros. Pago as minhas deslocações e as desses “tipos”, porquê?

    1. Avatar de DrFrankenDerpen
      DrFrankenDerpen

      Foste ao médico no centro de saude? ou teu filho ou filha? Sim? ok…eu não fui, então por que razão os meus impostos têm de pagar a tua consulta?
      enfim é com cada um que mais valia viver sozinho no meio do mato

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        A tua resposta é só, pouco inteligente, refletindo o teu baixo Qi. Queres comparar serviço público pago por todos disponível por todos com o assunto que comentei. É que utilização privada de um bem privado, não tem comparação.

        1. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          Isso é visão curta, bom é ter todos os meus vizinhos, a minha aldeia, a minha cidade, apenas com VE.
          Mesmo que eu ande a pé, os meus impostos já me trazem maior tranquilidade, mais silêncio, maior conforto, mais saúde…
          Isto é viver em comunidade com perspectivas de longo prazo, como se faz no norte da Europa.

        2. Avatar de Eu mesmo
          Eu mesmo

          Baixo QI é o teu. E o serviço publico não está disponivel para todos. Tens de cumprir certos requisitos. Alguns do quais não significa que trabalhes mais, mas sim pelo contrário. Portanto porquê que os outros têm de pagar a tua preguiça? Vai trabalhar Manuel!

      2. Avatar de Pingo
        Pingo

        Nao podias ter respondido melhor. Essas pessoas so olham para o seu umbigo

    2. Avatar de Eu mesmo
      Eu mesmo

      Pois tu só queres que os outros paguem aquilo que tu usas!
      Tens muita moral! Se não usares serviços públicos ainda ok. Se pagares os teus impostos e só recorres ao privado concordo contigo. Senão és só otário.
      Quando os combustíveis fósseis se acabarem, quem é que paga a fatura? Os teus filhos e netos? Então mas porque raio é que eles têm de pagar os teus vícios? Anda a pé!

  14. Avatar de Louro
    Louro

    Mais uma vez Portugal a inovar…

    Raio de país de ***** onde nao se pode viver sem ter de se andar a dar de mamar a alguém, onde tudo passa a ser legal desde que se pague imposto…

    Para poderem ter uma comparacao com o UK (Onde vivo actualmente).

    Pontos de carregamento rapido £6.50 / 30 min, e carregar um carro average em casa £3.50.

    No entanto existem muitos que sao grátis até 30 minutos, dependendo da companhia que os estiver a operar.

    Eu como tenho dois Tesla, ambos comprados antes de comecarem a cobrar pago Zero, já por exemplo é estimado que os custos de um Renault Fluence sejam £0.0349 por milha (0.0218Euros/km)

    É incrível olhar para Portugal de fora depois de estar fora durante tantos anos e cada vez mais me aperceber que o país ou é de ricos ou entao está tudo moribundo.

    Eletrecidade doméstica mais cara em Portugal
    Gas doméstico mais caro em Portugal
    Gasolina mais cara em Portugal
    Gasoleo mais caro em Portugal
    Carros extremamente mais caros em Portugal
    Bens essenciais no supermercado ao mesmo preco
    Casas cada vez mais a precos similares ao UK

    Mas o que é que se passa Portugal?

    1. Avatar de iDespairing
      iDespairing

      + 1 Estou no UK a 10 anos e concordo. Não me vejo a voltar ao país antes de atingir a idade da reforma.

      1. Avatar de GM
        GM

        Nessa altura escusas de aparecer…

        1. Avatar de iDespairing
          iDespairing

          Igualmente!

          1. Avatar de GM
            GM

            Estás enganado. Eu não vou aparecer na idade da reforma. Já estou no meu país, a trabalhar e a descontar no meu país. Ganhe muito ou pouco, desconte muito ou pouco, estou no meu país! E a contribuir de forma activa para que outros depois venham gozar a reforma dourada. Lembras-te, assim de repente, de alguém? Não estou nem de perto nem de longe a dizer que não tens o teu mérito, as tuas dificuldades, os teus descontos, as tuas vitórias, as tuas conquistas. Óptimo. Mas se o UK é tão bom para te comer a carne, que te roa os ossos.

          2. Avatar de iDesparing
            iDesparing

            Acho que vou ficar por aqui. Infelizmente. Já não me identifico de qualquer maneira com a mentalidade retarda de 95% dos Portugueses.

          3. Avatar de Louro
            Louro

            Raio de comentário…

            Parabéns por estares a contribuir para o teu país, lamento que vás ter de trabalhar a tua vida toda para na verdade nunca teres absolutamente nada, talvez nem uma reforma para gozar.

            😉

          4. Avatar de iDesparing
            iDesparing

            Esqueci de acrescentar que desconto bem aqui para reforma. Não te preocupes não vou usufruir de reforma da segurança social Portuguesa. Podes ficar com carne, ossos e medula.

          5. Avatar de Louro
            Louro

            @iDesparing

            Acho que deviamos de acrescentar que percentualmente pagamos menos para uma reforma ainda maior do que pagariamos com o mesmo salário em Portugal.

    2. Avatar de GM
      GM

      Portanto, nos teus 2 Tesla, pagas Zero, e em Portugal é que se anda a mamar??

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Não, sou eu queres ver?

        Sempre a enfiar o pau nos glúteos do contribuinte, e tu pareces gostar.

        Parabéns

        1. Avatar de GM
          GM

          Vais-me dizer no Reino Unido o estado não cobra impostos. Vive de quê? Do ar?

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Cobra, mas cobra menos e de forma muito mais transparente.

          2. Avatar de Louro
            Louro

            Claro que cobra impostos…

            Mas percentualmente ao salário muito menos,
            IVA (VAT) 3% a menos,
            Portagens , só tens em dois ou tres locais entre 4 países que constituem…
            Saúde Grátis,
            Educacao Grátis,

            Claro que todos pagamos por isto, mas é pago com os impostos e todos podemos aceder gratuitamente… já em Portugal pagas mais impostos e ainda te cobram por estes servicos mensionados acima.

            Fantástico nao?

    3. Avatar de anon
      anon

      Já se sabia que os carros elétricos em Portugal vai ser um epic fail.

    4. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      No fim de contas parece que a Tesla vai vender energia bastante mais barata que a Mobi.e, isto é bizarro!

  15. Avatar de Artur Ferreira
    Artur Ferreira

    Bom adquirir um carro playgin ( gasolina vs eléctrico). Na verdade poupei 13.000,00€ nos impostos . Feitas as contas aos Km que faço e aos carregamentos que faço em casa fiz um estudo e entre a qualidade desta viatura BMW 530 tenho ou ando 5 anos de borla comparativamente ao mesmo carro a diasel. Para além disso tenho vantagem na tributação autónoma de 17% que num diseal é de 30% além de todas as dispensas entrar como custar para a empresa inclusive até a electricidade. Agora pensem.

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Um Tesla Model S saía bastante mais em conta e é um carro ainda mais incrível.

  16. Avatar de Artur Ferreira
    Artur Ferreira

    Bom adquirir um carro playgin ( gasolina vs eléctrico). Na verdade poupei 13.000,00€ nos impostos . Feitas as contas aos Km que faço e aos carregamentos que faço em casa fiz um estudo e entre a qualidade desta viatura BMW 530 tenho ou ando 5 anos de borla comparativamente ao mesmo carro a diasel. Para além disso tenho vantagem na tributação autónoma de 17% que num diseal é de 30% além de todas as dispensas entrar como custar para a empresa inclusive até a electricidade. Agora pensem.

  17. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Se um pópó electrico precisa de 30 kw para cada 100 km – em média:
    30 x 0,2284 € (preço 2017) = 6,85€ x 3 = 20,55€ para fazer 300km de autonomia total do carro…

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Um VE gasta realmente entre 150Wh/km e 220Wh/km. A minha média em 33mil km é de 191Wh/km.
      Fiz poucos carregamentos públicos gratuitos, tudo porque a rede não funciona ou há 3 carros para 1 carregador.

    2. Avatar de Traveller
      Traveller

      30kw a cada 100? O meu faz 12kwh e pago 0.10€ bi. Horário ou seja 12×0. 10=1.2€ para 100kms revisões 1 por ano no valor de 50€ não mudou correias aos 100.000kms, etc

  18. Avatar de hsff
    hsff

    Isto é só o começo, quem anda a defender soluções que não são viáveis a muito curto prazo vai perceber que anda a reboque da indústria sob o pretexto da suposta ecologia. Os impostos sobre a poluição destes veículos também irão ser contabilizados, o preço da mobilidade eléctrica vai disparar o que vai excluir os automobilistas que têm menos dinheiro mesmo que estes precisem do carro para as coisas mais elementares do dia a dia, a exclusão está ao virar da esquina.

    1. Avatar de D4rkw3b
      D4rkw3b

      Exacto.
      A malta esqueceu-se que as baterias apenas duram um tempo muito curto e que reciclar todos os componentes é dispendioso.
      Não há almoços grátis (excepto se fores jornalista e anti Benfica).

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        isso das baterias terem vida mt curta ‘e falso. vai ler mais acerca do assunto e veras o teu erro

      2. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        Falso, as baterias dos primeiros VE perdiam 30% até 5 anos (Nissan) mas não vão para o lixo. Baterias usadas são reutilizadas pela EDP e outras para reforçar a rede pública e privada de abastecimento de energia. Baterias com 50% ainda são bastante úteis.
        No caso da Tesla, as baterias duram mais que os carros, pelo menos 20 anos com perdas médias inferiores a 30%, já há números reais que confirmam esta espectativa inicial.

      3. Avatar de Louro
        Louro

        Os motores a combustao nao duram pouco também?

        1. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          Os motores a combustão duram pouquíssimo.
          Para durarem dependem de óleos frequentes, correias, correntes, sensores, válvulas, injetores, tubos, bombas, rolamentos, embraiagens, caixas de velocidades e mais uma porrada de tralha estupidamente complexa que não existe nos VE.
          Um motor bufarento só chega aos 300 mil Km se gastarmos uma fortuna em manutenção preventiva e corretiva, se perdermos horas e Km para a oficina, se gerarmos kilos e kilos de lixo que temos de substituir. Enfim, somos humanos e cometemos muitos erros…
          O motor de um VE pode fazer mais de 1 milhão de Km sem qualquer manutenção, são 33 anos à média de 30 mil km por ano, principalmente se for Tesla.

          1. Avatar de Louro
            Louro

            Eu sei disso, tenho dois Tesla em casa… Model S já conta com mais de 200k km, Model X foi entregue há umas semanas atrás.

            Tenho também um bufarento(como lhe chamas-te), prefiro elétrico.

        2. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          Lá está, o VE está a milhas de qualquer bufarento 😉
          Por curiosidade, o teu Model S com 200 mil km já levou pastilhas de travões?

          1. Avatar de Louro
            Louro

            As pastilhas tem uma espessura de 9mm quando novos, na ultima revisao que fiz ás 126k milhas, tinham 5mm de especura e tem de ser trocados aos 2mm.

            Nao tenho muito habito de ter o modo regenerativo activo, visto que faco muita auto-estrada.

            Nunca tive problemas de maior que nao fossem prontamente resolvidos pela Tesla.

            Total gasto em manutencao no carro desde que o tenho, nao ultrapassa as £2000.

  19. Avatar de Marques
    Marques

    Quem tem dinheiro para Teslas estudou, trabalhou, teve sorte ou muito espírito de sacrifício… contudo, certamente, quem se preocupa o suficiente para comprar um carro “amigo do ambiente”, não deve desperdiçar o dinheiro com vícios que tanto são prejudiciais ao ambiente como (e principalmente) à saúde.
    Boa sorte para o futuro, a sua saúde pode precisar…

  20. Avatar de BRUNO
    BRUNO

    Nada de novo, onde há fonte de rendimento há que taxar / explorar o contribuinte ao máximo. Senão quem é que paga os luxos dos políticos??

  21. Avatar de ChupaChupa
    ChupaChupa

    Eu concordo com esta medida, já bastou andarem a carregar os carros de borla há custa do meu dinheiro, ninguém me paga a gasolina ou o valor do estacionamento.

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      o nao pagar o carregamento chama-se um incentivo – nao tem nada a ver contigo.

      tal como se o governo começasse a oferecer pastilhas de nicotina ‘as pessoas como incentivo de pararem de fumar..

      1. Avatar de GM
        GM

        Então, eu e tu andamos a “incentivar” os proprietários de VE para adquirirem e utilizarem os seus popós ?? Não me parece correcto, nem de perto nem de longe. E sou a favor de veículos ZE, ou pelo menos de híbridos. PAs para tal, sou também adepto de os sustentar, não de andar à boleia dos “incentivadores”.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          @GM
          Pareces muito chateado por nao poderes comprar um Eletrico…

          1. Avatar de GM
            GM

            Nem por isso. Pelo menos, no estado actual da tecnologia, que me parece ainda incipiente. Mais 5 anos e teremos mais consolidado, óbvio.
            Aliás, aposto mais em híbridos, pelo menos para já e para os próximos anos.

          2. Avatar de Louro
            Louro

            @GM,
            Eu nao sou muito de meios termos, por isso ou é eletrico ou nao é… a principal questao dos hibridos é que só usam o sistema eletrico em determinas condicoes e continuam a poluir da mesma forma que um carro normal.
            A poupanca em combustível é irrisória, a menos que andes constantemente em transito na cidade.
            Depois tens a questao dos plug-in, devido a terem um motor a gasolina e outro eletrico tens menor autonomia o que faz com que obviamente na verdade antes constantemente agarrado a gasolina e para isso comprava um carro a gasolina.

            Eu tenho 2 Tesla, um Model S que já tenho há uns anos e um Model X que me foi entregue há umas semanas, atencipei a compra para ter a vantagem de carregamentos grátis.

            Até agora problemas Zero, muitos KM feitos a pagar Zero.

        2. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          Os híbridos são um fiasco, não resolvem problemas, têm mais componentes e são mais pesados.
          Os híbridos são o resultado de a Toyota se recusar a entrar nos VE. Estratégias muito difíceis de justificar.
          Não conheço números mas desconfio que um híbrido tem maior impacto ambiental do que exatamente o mesmo carro apenas bufarento, ou no máximo o balanço será nulo.

        3. Avatar de Eu mesmo
          Eu mesmo

          @GM Claramente chumbaste a economia. Queixas-te do estado de desenvolvimento da tecnologia, mas depois não concordas com o incentivos. Ora, deixa-me explicar-te: as empresas servem para fazer lucro. Se ninguém têm interesse num dado produto, ninguém vai gastar dinheiro com esse produto a tentar melhorar-lo.
          Ora se um carro eléctrico é mais sustentável que um a combustível fóssil, mas é mais caro, é normal haver incentivos para melhor a procura de carros eléctricos. Até porque as emissões de carbono também são pagas pelo Estado (hoje têm todo o interesse em reduzir as mesmas). Ninguem no seu perfeito juízo vai pagar mais por um produto igual.

          Capiche? Não é assim tão difícil de entender.

          1. Avatar de GM
            GM

            Claro que percebo, apesar da minha área profissional não ser economia, mas claro, estar envolvida com a economia. Como todas. As empresas, privadas entenda-se, são para fazer lucro, mas não à conta do bolso dos contribuintes. Que é o que me parece no caso dos postos MOBI.E, actualmente. Ainda que o objectivo seja o incentivo e a criação de massa crítica no sector dos VE. Mais do que o incentivo dos VE, penso que seria bem mais democrático e abrangente se o incentivo fosse no solar térmico e no solar fotovoltaico de auto-consumo.

    2. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Quem realmente ganhou com a borla foram os Ubers, e foi também que destruiu muitos carregadores.

    3. Avatar de Eu mesmo
      Eu mesmo

      Se o teu problema é esse compra um eléctrico! Problema resolvido.
      Também ninguém me paga para ficar em casa a coçar os tomates. Mas tens de pagar para uns fazerem isso mesmo.

  22. Avatar de Antonio
    Antonio

    Este palhaço da UVE tem de certeza tacho na EDP ou numa congénere. Tem andado a tentar que se pague mais pelos carregamentos do que pelo gasóleo. Mas será que este burro ainda não percebeu que nao é por se pagar que a rede melhora? Este energumeno vive em que país?

  23. Avatar de Pedro Baco
    Pedro Baco

    Entre 5 a 10 euros para 100km… Vamos pelo meio, 7.5 euros, o que em termos de gasoleo equivale a cerca de 5 litros, ou seja, na média do que um pequeno diesel faz em estrada… Então qual é a vantagem do eléctrico?

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      ainda nao percebeste que os carros eléctricos foram produzidos principalmente para melhorar o ambiente e NAO para poupar dinheiro em gasolina?!

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        A sério ?

        Under present conditions, the overall carbon footprint of a battery-powered car “is similar to that of a conventional car with a combustion engine, regardless of its size.” That’s the conclusion of a 2011 study by the Institute for Energy and Environmental Research (IFEU) in Heidelberg.

        1. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          em que ano estamos?? 2011 faz parte do passado e mt coisa melhorou

          arranja ai um estudo deste ano ou ano passado a dizer a mesma coisa pff

          1. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            Ja respondi , mas parece ter ficado bloqueado em aprovação

            Abc

        2. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          2011? Já era!
          Primeiro, foi baseado em tecnologias que não se comparam às de hoje.
          Além do combustível queimado temos que incluir toda a manutenção de motor, transmissão, travões, etc… na vida útil de um bufarento, bem como a extração, transporte, transformação e novo transporte do combustível até às estação de serviço.
          Um bufarento tem pelo menos 10x mais peças que um VE, produzir estas peças também polui bastante.

      2. Avatar de Pedro Baco
        Pedro Baco

        Claro que a maioria dos compradores de electricos o faz por questões ambientais…
        E sim, a electricidade nasce do chão… As baterias nascem do chão, não custam nada a ser produzidas, não geram resíduos altamente contaminantes… Tudo em prol do ambiente…

        1. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          De facto, a eletricidade pode nascer do chão, eu ignorante.
          Basta enterrar umas chapas debaixo de terra com algum sal e voilá.
          Nos anos 80 fiz um rádio que se alimentava precisamente do solo/subsolo. Eu era apenas um miúdo de olhos bem abertos para coisas incríveis.
          Faz umas pesquisas…
          Qualquer bufarento gera mais poluição que um VE, mas as pessoas foram enganadas e iludidas com o contrário, é bom estudar em detalhe.

      3. Avatar de anon
        anon

        Ainda não percebeste que os lobbies de carros elétricos usam a questão de meio ambiente para promover os seus negócios?

        1. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          Errado, os lobbies do petróleo são os maiores acionistas das marcas tradicionais de bufarento.
          As marcas tradicionais de bufarentos precisam de passar horas de anúncios em TV e rádio para vender a banhada que são os bufarentos, não são apenas poluentes, são uma cagada de carros.
          Eu tenho diesel BMW e VE Tesla, e no dia-a-dia ganha sempre o VE em TODOS os aspetos, TODOS.

          1. Avatar de anon
            anon

            Bom para ti. Mas o tuga comum nunca vai ter nem um nem outro. Por isso VE em Portugal é uma utopia. Ou vais dizer que vão comprar usados?

          2. Avatar de Carlos Silva
            Carlos Silva

            Claro que vão comprar usados, exatamente como compram hoje um bufarento

          3. Avatar de anon
            anon

            E quanto custará a bateria nova para um VE usado?

          4. Avatar de Carlos Silva
            Carlos Silva

            Bateria completa Nissan Leaf 27KW/h ronda 5000 euros com retoma da velha.
            Na BMW e na KIA é bastante mais caro mas não conheço valor exato.
            Na Tesla, agradável surpresa, a engenharia é única e ao longo de 20 anos talvez seja necessário substituir no máximo um ou dois módulos devido a avaria, cada módulo ronda 1500~2000 euros.
            Uma bateria Tesla completa vale 20~30 mil euros mas num Tesla ninguém muda uma bateria completa, a maioria dos Teslas serão abandonados com mais de 20 anos ainda com baterias acima de 60%.

  24. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Quando é que vão perceber que carro eléctrico não é solução? Estão simplesmente a tentar por os problemas para debaixo do tapete e infelizmente eles são mais que muitos para ficarem lá. As redes eléctricas não estão dimensionadas para transportar tanta energia. Mesmo com o aumento da eficiência à custa das smart grides é insuficiente. Estão a competir com um bem de primeira necessidade.
    Por outro lado os governos precisam de dinheiro e ele tem de vir de algum lado.
    Depois há o aspecto cool, o querer romper com o passado. Façam isso, mas arranjem soluções. Isto simplesmente não é escalável e viável

    1. Avatar de Traveller
      Traveller

      Mais um especialista, os VE são carregados maioritariamente á noite onde há mais produção que consumo e essa produção é perdida, o meu carro a carregar á noite gasta 10Amperes 2200watts o mesmo que qualquer aquecedores queres ver que agora todas as casas não podem ter um aquecedor ligado á noite que a rede não suporta.
      Para ironia do destino até podia meter um gerador a gasóleo a produzir energia para o VE que fazia mais KM’s com o VE que com um carro de combustão com os mesmos litros de gasóleo inseridos no gerador e esta hem.

    2. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      A minha avó abandonou o ferro de engomar a carvão há pelo menos 60 anos e todos lhe diziam o mesmo.
      As soluções apareceram e foram melhoradas em décadas, numa evolução natural.

      1. Avatar de anon
        anon

        É bom que mais pessoal comece a usar VE desta forma os combustíveis ficarão mais baratos para o comum mortal.

        1. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          O comum mortal também compra VE, e comprará muito mais a médio prazo.

          1. Avatar de anon
            anon

            Já viste um gajo a ganhar 600€ comprar um VE? Uma bateria nova deve custar mais do que um carro usado normal e em condições.

        2. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          Não precisas de uma bateria nova, a bateria velha encolhe mas não morre e o carro continua a andar.
          Quem hoje tem um ordenado de 600 euros já compra bufarentos de 10~15 mil euros a 72 meses, nos elétricos não haverá diferença, as maiores diferenças que se vêem nos primeiros VE usados vão desvanecer a curto prazo.

          1. Avatar de Luis carreira
            Luis carreira

            sim é verdade mas se não tiver uma casa para governar caso contrario ou não o faz em 72 meses como dizes ou não come…. 15 mil em 72 meses são 1/3 do ordenado….

  25. Avatar de Traveller
    Traveller

    Quem tem dinheiro para Teslas vê lá tu que nem vai pagar nunca nos carregadores rápidos da Tesla que são atualmente os melhores e mais fiáveis.

  26. Avatar de Traveller
    Traveller

    Carregamentos começarem a ser pagos é o que 90% de proprietários de VE querem.
    1º para garantir a qualidade dos mesmos visto atualmente a maior parte está desligada ou não funciona;
    2ºCom o inicio dos pagamentos é esperado o crescimento do numero de carregadores;
    3ºOs carregadores rápidos são usados maioritariamente para viagens grandes as restantes a maior parte carrega em casa;

    Já agora li em todos os locais de noticias 10X mais mas 1,5€x 10 quando estudava eram 15€ e se tende para 5€ posso dizer que nem 5x mais será do que carregar em casa e mesmo assim mais barato que o gasóleo .
    Depois os valores ainda ninguém sabe (é que alem de jornaleiros em vez de jornalistas copiam os mesmos erros DN, JN, PPlware, etc)

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Bingo!

    2. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Há claramente uma intenção de muitos jornalistas de dissuadir, de desinformar.
      Quando dizem que um PCR carrega uma bateria em XX minutos estão a gerar confusão porque a dimensão das baterias varia bastante e o “gargalo de carregamento” também, por consequência estes XX minutos não podem ser referência para ninguém.
      Deviam comunicar como gente crescida, falem em KW/h, todas as pessoas deviam entender o que representa, pelo menos para não serem enganadas quando fazem contratos com EDP e outras.
      Parece que estão a tratar-nos como gaiatos incapazes e vão enfiando meias petas.

  27. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Quem tem Teslas já paga mais impostos do que muitos outros, são consequências do sucesso pessoal.
    Pagar bastantes impostos é muito bom sinal.
    Quanto ao tabaco mais barato para os mais pobres, wtf!!?? Quem ganha pouco é bom que não fume, só prejudica…

  28. Avatar de Jorge Ribeiro
    Jorge Ribeiro

    Só para aumentar mais a discussão, ao que parece se de repente todos os veículos passassem a ser eléctricos, já li algures que uns cientistas dizem que seriam um íman magnético em dias de trovoada. Não sei até que ponto isto pode corresponder à realidade.

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Essa é mais uma de muitas tretas sem fundamento, tudo para dissuadir os indecisos.
      Uma coisa eu posso confirmar, nunca apanhei um esticão de estática ao sair ou entrar num VE.

  29. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Já se estava a prever…
    Acho inadmissível que os carregamentos sejam gratuitos para os VE e que os restantes consumidores andem a pagar isso, mas é igualmente inadmissível os preços que estão a apontar para os carregamentos rápidos!!
    Não tenho VE mas preocupa-me que seja sempre a mesma coisa e os grupos económicos a enriquecerem à custa das pessoas, com lucros absurdos…. E o Estado o que faz? Ainda piora…

    Mas poderíamos esperar outra coisa de um país que vive para esses grupos? Já não existe Estado como conhecíamos antes. O Estado é só um testa de ferro para esses grupos e interesses privados.

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Nada se faz sem dinheiro, muitos pagam, muitos beneficiam pouco, alguns beneficiam muito.
      Apesar de parecer feio, há algo que poucos ponderam, os empregos existem porque alguém tem dinheiro para investir em empresas.
      O dinheiro não para de circular e enquanto circula alimenta muita gente.

      1. Avatar de Wishmaster
        Wishmaster

        Diz isso às famílias que pagam balúrdios pela electricidade que têm em casa…Enquanto isso, as EDPs e GALPs vão enchendo os bolsos de dinheiro, com lucros obscenos…

        Como diz Warren Buffet, mais ou menos nestes termos:
        “Isto é uma guerra entre ricos e pobres. E a minha classe está a ganhar.”

        Parabéns por contribuíres para este sistema com o teu pensamento.

        1. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          Eu pago balúrdios pela eletricidade que tenho em casa e sim, o Mexia é um dos maiores vigaristas que temos a gerir mega-empresas prepotentes.
          Montam estratégias de dinheiro fácil que aniquilam estratégias de longo prazo, tudo pelos objetivos pessoais com foco nos prémios pessoais e remuneração imediata dos acionistas.
          Um bom gestor na EDP já teria oferecido sem custo painéis solares e baterias a uma boa parte das habitações portuguesas, assim fidelizava o cliente dando-lhe um desconto na fatura em troca pelo uso do espaço e geravam energia a custo bastante reduzido. É a diferença entre o gestor que trabalha para os seus objetivos e o gestor que trabalha para os objetivos da empresa.
          Novamente aqui, o gestor que gera retorno de curto prazo aos acionistas será sempre reeleito para continuar a administrar a empresa e mantê-la disforme a longo prazo.
          Todos os países, quanto mais a sul estão, mais limitada ao curto prazo é a sua cultura geral.

          1. Avatar de Wishmaster
            Wishmaster

            Concordo plenamente…Poderíamos estar a beneficiar de preços mais reduzidos e de menor dependência do exterior…continuamos a ter preços de electricidade ao mesmo valor médio dos países mais ricos..
            E um conceito que acabou por morrer foi a micro-geração…Todas as casas poderiam contribuir para a rede, vendendo a sua energia..
            Mas assim acabávamos com o negócio de milhões que é a energia..

          2. Avatar de GM
            GM

            Mas os gestores da EDP pensaram nessa saída, mas de forma “ligeiramente” diferente. Com a legislação do auto-consumo saída em Setembro/2014, a EDP simplesmente publicitou a possibilidade de financiarem os colectores fotovoltaicos. E nas propostas comerciais apresentadas, sem sequer saberem as necessidades diurnas do potencial cliente, propunham no mínimo 2 painéis, baseados apenas na potência contratada. Para auto-consumo, a legislação prevê a possibilidade de até 6 colectores / 1500W. Está-se bem a ver qual era / é o filé mignon. Auto-consumo, sem armazenamento, durante o dia a produção excede largamente o consumo, propondo mais colectores que o necessário, recebem produção à borla….com a vantagem de fidelizar o cliente e ainda venderem os colectores a prestações. Para mais, colectores dos accionistas chineses. É um tudo-em-um.

  30. Avatar de Louro
    Louro

    Ou seja, pela tua ideia quem trabalha deve de pagar mais para que os que estao a sombra da bananeira possam ter as coisas deborla ou lá próximo!

    É bem visto…

  31. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    @GM
    Mas mesmo produzindo excedente durante o dia (para pessoas como por exemplo, eu, que saio de casa às 8H30 e regresso às 20H, a energia poderia ser vendida à rede enquanto não era utilizada e o que a casa gastaria durante a noite poderia ser, em parte, gratuita. Ah, mas mesmo durante o dia, teríamos electrodomésticos a consumir energia dos painéis, portanto, menos energia puxada da rede.
    Além disso, a Tesla tentou que se adoptasse a ideia de armazenar a energia em casa, o que só tornaria os lares mais auto-suficientes.
    Só que lá está, isto destruiria o negócio de milhões da EDP e outras empresas do sector energético.
    O dinheiro fluiria assim para as empresas de renováveis, onde a EDP não é a única.

    1. Avatar de GM
      GM

      Sem dúvida. Mas para poderes vender a energia à rede:
      1º tens de te registar como microprodutor, com os custos associados.
      2º tens de contratar um contador bi-direccional, que conte nos dois sentidos.
      3º recebes, por cada kWh injectado na rede, cerca de 0,05 a 0,06€.
      O mais correcto, será adquirires uma powerwall da Tesla, os fotovoltaicos serem ligados a essa bateria, e essa bateria ser lilgada à rede doméstica. Só que para tirares partido desta ideia o investimento não é nada pequeno. E o retorno demora alguns anos. Em casa tenho (apenas) um fotovoltaico de 255Wp, que me produz, no Verão, cerca de 1,3 a 1,7kWh/dia, dependendo dos dias. Não tenho forma de ver quanto dessa produção é efectivamente aproveitada, apesar de ter alguns equipamentos permanentemente ligados, se bem que não sempre a consumir, como seja frigorífico e arca. E tenho a impressão que o contador da EDP Distribuição conta a energia, quer a consumida, quer a injectada na rede. A meu desfavor. Resumindo, esta ideia do auto-consumo, mesmo da forma como tenho em casa, o mínimo possível, joga sempre a favor da EDP Distribuição.

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Registar como micro-produtor… já o tentaste fazer?

        Só em Portugal isso faz sentido.

        1. Avatar de GM
          GM

          https://www.cintinamica.pt/autoconsumo_fotovoltaico/Decreto_Lei_153_2014.pdf
          Não sei se terá sido entretanto actualizado…mas acima de 1500Wp tens de estar registado como microprodutor. Acima de 200Wp até 1500Wp, apenas és obrigado a estar registado como sendo utilizador de auto-consumo. Como não existem painéis com menos de 200Wp (já houve de 180Wp, mas penso terem acabado, pelo menos não os vejo nos sites), tens sempre de fazer a comunicação prévia.

        2. Avatar de GM
          GM

          Ah, e não me registei como micro-produtor (estou abaixo da potência), apenas fiz a comunicação prévia, para estar conforme e não me pegarem pois o colector é bem visivel.

  32. Avatar de Eu mesmo
    Eu mesmo

    Tabaco mais barato? Tu já tens é tabaco em excesso nessa cabeça!
    Queres vícios?! Pagas e bem!
    Andar a pé também ajuda a melhora a saúde dessa tabaco todo que inalaste.