BMW remove ecrãs táteis dos seus automóveis devido à crise de chips

8 Comentários

O mundo atravessa uma (para muitos) preocupante crise de chips, que tem atrasado e condicionado a produção de dispositivos de vários setores. Desta vez, a visada foi a indústria automóvel com a BMW a ver-se obrigada a remover os ecrãs táteis de alguns dos seus automóveis.

A decisão abrangerá determinados modelos da marca e surgiu no sentido de não atrasar a sua produção.

BMW

A crise de chips está a afetar uma larga panóplia de indústrias, de entre as quais se encontra a dos automóveis. Em todo o mundo, as fabricantes que foram confrontadas com a escassez tiveram e continuam a ter que optar por alternativas, contornando o problema sem prejudicar os clientes.

Nesse sentido, e segundo foi confirmado pela marca, a BMW está a remover os ecrãs táteis de alguns dos modelos do seu catálogo, por forma a não atrasar a sua produção. Ou seja, a marca alemã decidiu remover as funções de multitoque, a fim de reduzir a utilização dos componentes em falta, não comprometendo a produção dos automóveis.

BMW

Apesar de se tratar de uma medida temporária, a BMW recompensará os clientes lesados com um desconto de 500 dólares sobre o preço do seu carro. Conforme foi revelado, perderão os ecrãs táteis os modelos Série 3, Série 4 Coupé, Cabrio e Gran Coupe, Z4, X5, X6 e X7. Contudo, os sedans elétricos apresentados em meados deste ano chegarão completos aos clientes.

Apesar de parecer uma decisão desagradável, principalmente aos olhos dos lesados, a BMW acredita ser a necessária.

Ainda não é conhecido o horizonte temporal para a medida vigorar nos modelos selecionados da BMW. No entanto, acredita-se que a situação da escassez de chips começará a normalizar a partir de 2022 e, portanto, a decisão da marca alemã poderá não ir além do próximo ano.

 

Leia também:

Revalidação da Carta de Condução: O que saber e fazer?

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zaark
    Zaark

    Podia muito bem ser, no mínimo, uma opção mesmo depois do fim da crise de chips.
    Pelo menos eu oriento-me essencialmente pelo toque e memória muscular para regular o A/C, rádio e afins, para perder o menos possível o foco na condução.
    Os ecrãs tácteis não ajudam em nada na segurança. É um tanto ou quanto paradoxal não se poder usar smartphone a conduzir (o que está totalmente correcto), mas depois termos autênticos tablets de uso quasi-obrigatório embutidos de origem.

    1. Avatar de Petrus
    2. Avatar de Ofabulastico
      Ofabulastico

      Tens razão, está proibido manipular o navegador no carro (ou no telemóvel, ou mudar a música no spotify no telemóvel mesmo que vá num suporte à frente do ecrã do carro) mas no entanto num tesla e muitos carros recentes quase 100% das coisas exigem manipular o ecrã…. não se entende.

      Mas no entanto os ecrãs tácteis são muito necessários, a introdução é navegação são substancialmente mais simples.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Como mais simples?
        Em qq smartphone fazes tudo por voz. No limite será igual!

  2. Avatar de robin
    robin

    Nada como a beleza de não ter essas mariquices em carros como deve ser.
    Quanto mais conheço os novos mais eu prefiro os antigos.

  3. Avatar de HB76
    HB76

    500€ de desconto quando cobram milhares de euros para o colocar.
    Eu não compraria o carro nessas condições.

    1. Avatar de Gervas69
      Gervas69

      Para além do desconto podiam dar a possibilidade mais tarde de meter de forma gratuita
      E realmente 500€ é pouco, para quem gosta dessas coisas já seria o suficiente para não ficar com o carro

  4. Avatar de Realista
    Realista

    há males que vem para o bem…
    Odeio touch screens no carro, não fazem sentido.