Alerta: Emissões de CO2 crescerão 13,7% até 2030 segundo a ONU

10 Comentários

Provavelmente nunca se falou tanto sobre as alterações climáticas e de emissões de CO2. Os acordos estabelecidos entre países obrigam a uma mudança drástica e rápida, pois as previsões não são propriamente animadoras.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as emissões de CO2 crescerão 13,7% até 2030.

Alerta: Emissões de CO2 crescerão 13,7% até 2030 segundo a ONU


Concentração de CO2 na atmosfera deve chegar a 414,7 partes por milhão (ppm) em 2021

A ONU alertou recentemente para o facto de as emissões globais de CO2 estarem prestes a crescer 13,7% até 2030, em comparação com 2010, em vez de caírem 50%, se fossem cumpridos limites de tratados.

Os dados foram revelados no âmbito da conferência climática COP26, em Glasgow, fazem parte de uma análise preliminar da ONU e derivam dos novos compromissos assumidos por 14 países e da atualização das 166 partes que fizeram uma revisão em alta dos seus objetivos, do total das 193 partes que assinaram o Acordo de Paris de 2015.

Apesar da “má notícia”, esta projeção é ligeiramente inferior ao aumento de 16% nas emissões de CO2 para o final desta década, estimado antes das 14 novas Contribuições Apuradas a Nível Nacional.

Alerta: Emissões de CO2 crescerão 13,7% até 2030 segundo a ONU

Os compromissos usados para atualizar esta previsão chegam da Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bahrein, Brasil, Chade, China, Gana, Iraque, Japão, Nauru, Paquistão, Saint Kitts e Nevis e Uzbequistão.

A organização científica Global Carbon Budget anunciou também que as emissões de dióxido de carbono vão voltar a crescer em 2021 para perto dos níveis anteriores à pandemia de COVID-19, após terem sofrido uma queda de 5,4% em 2020.

Segundo dados revelados pela Lusa, a concentração de CO2 na atmosfera deve chegar a 414,7 partes por milhão (ppm) em 2021, um valor que é 49% superior aos níveis pré-industriais, quando era de 277 ppm.

O dióxido de carbono (CO2), também conhecido como gás carbónico, é um composto químico gasoso que provoca graves desequilíbrios no efeito estufa do planeta Terra.

Leia também…

Gases de refrigeração são 23 mil vezes piores do que CO2

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Os chineses poluem à grande e à francesa, e com isso fazem concorrência desleal a quem cumpre normas ambientais.

  2. Avatar de Grunho
    Grunho

    Um chinês polui menos que 1/3 do que polui um americano. Além disso, na China produz-se praticamente tudo o que se consome no mundo, enquanto que nos USA pouco mais se produz que pickups F-150 para consumo interno.

  3. Avatar de Carlos Braga
    Carlos Braga

    Os Europeus principalmente os da UE andam todos muito preocupados com o clima quando não tem voto na matéria (cerca de 400 milhões) Faziam melhor era financiar o controlo populacional completamente descontrolado na Ásia ( cerca de 4,7 bilhões) e na África (cerca 1,4 bilhões). A India só se compromete a qq coisinha em 2070 (1,5 bilhões)… Enfim China com + de 1000 centrais a carvão, etc…Só com o controlo populacional é q o planeta poderá respirar…Mas falar sobre isto tem +++custos políticos

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    O drama, o horror, a tragedia. Enquanto andamos com estas medidas idiotas, a Europa esta a estagnar.

  5. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Alguém me pode ajudar a recordar que é necessário para no processo de fotossíntese as plantas produzirem oxigénio?

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Eu estaria mais preocupado com as armas químicas e biológicas que estão a desenvolver desenfreadamente ou até com as armas nucleares, do que com o CO2.

    E as plantinhas até curtem de CO2… é só plantarem mais e não deixarem arder todos os anos.

  7. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    Isto é quase a mesma coisa que portugal deixar de comer vaca e os EUA abrirem centros de abate.
    A europa não passa daquela criança birrenta mas de que nenhum adulto dá importância.

  8. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Agora é que se preocupam?! O tempo para fazer algo era até 2011/2015. Agora é tarde demais e “o comboio já vai desgovernado”.

  9. Avatar de robin
    robin

    A tara do CO2.