Alguns veículos Tesla trancam os passageiros no interior, tornando quase impossível a fuga

103 Comentários

A Tesla está a ser alvo de uma nova investigação federal. Desta vez, estão em causa os puxadores eletrónicos das portas dos veículos da marca, devido a falhas que podem prender os passageiros no interior.



Investigação aos sistemas de segurança dos Tesla

As portas da Tesla abrem-se através de um sistema eletrónico alimentado por uma pequena bateria de baixa tensão. No entanto, se esta falhar após um choque ou uma queda de energia, os puxadores deixam de funcionar.

Teoricamente, existem manípulos mecânicos de emergência para os abrir, mas estes revelam-se frequentemente difíceis de localizar, segundo testemunhos, além de variarem consoante os modelos e, em alguns casos, estarem ausentes na parte traseira de certas séries dos Model 3 e Model Y.

Manípulo mecânico de emergência instalado nos modelos da Tesla.

Casos graves

A agência federal norte-americana responsável pela segurança rodoviária (NHTSA) recebeu queixas de proprietários a reportar este problema. Já foram registados nove incidentes pela entidade.

Na maioria dos casos, eram crianças que ficaram presas no interior de Model Y, enquanto os pais, perante uma falha súbita da bateria de baixa tensão, não conseguiam reabrir as portas a partir do exterior.

O fenómeno torna-se ainda mais grave em caso de acidente rodoviário. Na Virgínia, por exemplo, o condutor de um Tesla conseguiu ser retirado do habitáculo pela janela após um embate, mas a sua mulher, bloqueada do lado do passageiro, sofreu queimaduras graves e lesões pulmonares porque as portas permaneceram trancadas.

Outros casos ainda mais trágicos alimentam as dúvidas, embora não seja ainda possível afirmar que as portas sejam a causa direta dos óbitos.

Na Califórnia, três estudantes morreram no incêndio de uma Cybertruck, enquanto no Wisconsin cinco ocupantes de um Model S pereceram em circunstâncias semelhantes.

Um dado perturbador: os investigadores notaram que as vítimas pareciam ter tentado escapar, já que todas se encontravam agrupadas na parte dianteira do habitáculo. Mas, entre a violência do embate, a rapidez das chamas e o design das fechaduras, é difícil isolar a responsabilidade exata das portas.

Puxador da porta de um Tesla

Mais de 100.000 modelos afetados, para já

É precisamente esta incerteza que a investigação federal pretende esclarecer. O objetivo é determinar se o sistema de portas da Tesla apresenta um defeito de conceção que represente um risco para a segurança pública.

Os investigadores vão analisar a fiabilidade da alimentação elétrica das fechaduras, verificar se os dispositivos manuais são realmente utilizáveis e decidir, se for o caso, um grande recall para corrigir o problema.

A investigação incide especificamente sobre 174.290 unidades do Model Y, mas poderá ser alargada a outros veículos.

Não é a primeira vez que o fabricante de automóveis elétricos é alvo de uma investigação da NHTSA. O governo procura igualmente determinar se a marca recorreu a publicidade enganosa relativamente às capacidades do Autopilot, o seu sistema de assistência à condução.

 

Leia também:

Comentários

103

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de unknown007
    unknown007

    “Um dado perturbador: os investigadores notaram que as vítimas pareciam ter tentado escapar, já que todas se encontravam agrupadas na parte dianteira do habitáculo. Mas, entre a violência do embate, a rapidez das chamas e o design das fechaduras, é difícil isolar a responsabilidade exata das portas.”

    – Tenho muito receio destas VE cheias de plástico e electrofónica, onde parece que somos reféns da boa vontade da tecnologia e não donos das reações naturais do ser human.

    1. Avatar de Fernando P
      Fernando P

      Não tem nada a ver com o facto de ser VE, mas concordo existem áreas em que os carros devem manter dispositivos mecânicos.

    2. Avatar de JL
      JL

      Qual é a diferença do plástico e electrofobia para os outros ?

      1. Avatar de unknown007
        unknown007

        Contacte o SNS: A forma mais fiável de obter informação atualizada e encaminhamento é através da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental ou da Linha SNS 24.

        1. Avatar de JL
          JL

          Felizmente não preciso, mas assim já sabemos a quem costuma recorrer.

          1. Avatar de AJ
            AJ

            O primeiro passo é aceitar que precisa. Já fica a meio caminho da cura.

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas não preciso, senão recorria, assim ficamos a saber que o unkonown007 já recorreu e podemos um relato de experiência.

    3. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      É os VE e os V12, como o Lamborgini do outro

  2. Avatar de Max
    Max

    Há um modelo da Tesla em que os puxadores mecânicos para quem vá no banco de trás ficam no banco de trás à altura da barriga das pernas. Há alguém – mesmo que o condutor tivesse dito onde estavam que se lembrasse disso numa emergência?

    1. Avatar de JL
      JL

      Em caso de emergência como abre as portas do ferrari purosangue ?

      1. Avatar de Faz as contas
        Faz as contas

        Quantas pessoas têm um ferrari e quantas pessoas têm um tesla?

        1. Avatar de JL
          JL

          Então o problema de segurança está no número de carros que existe ?

          Esse foi um exemplo, há bem mais.

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          @Faz as contas, tens toda a razão, vou fabricar um carro de plastico e colocar no mercado a 5 biliões. Como ninguem tem pode ser uma excepção à regra.

  3. Avatar de Eu
    Eu

    Fizeste-me lembrar do filme “Locked – Sem Saída”

  4. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Não absoluta razão nenhuma para um puxador de uma porta não ser mecânico num carro. Mania das modernices de pôr eletrónica em tudo!

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas ele tem puxadores mecânicos.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Pronto, já acordaram o bebé.
        Aí está ele com as perguntas tontas.

        1. Avatar de JL
          JL

          Qual deles ? O secalharya ? Ou o outro ?

          1. Avatar de Eu
            Eu

            Se não percebeste do que se fala nesta notícia, “secalharya” o problema é mesmo teu e não do “outro”.
            Afinal, qual a tua dúvida neste assunto? Sê sincero.
            Se eu não te souber responder, concerteza alguém te ajudará.
            Mas explica então ao certo, o que não percebeste quanto a estes carros que não abrem as portas quando acaba a bateria.
            Explica o que não entendes quando se diz que o método anterior não dependia de nenhuma fonte de energia ou electrónica para abrir as portas.

          2. Avatar de JL
            JL

            Eu percebi.

            A dúvida no assunto não é nenhum, apenas disse um facto, que volto a repetir:

            Os model y tem abertura manual das portas.

            Não percebi nem há nada para perceber, se não abriram foi porque não usaram o fecho manual.

            Estou a ver que também é um quadrado como o secalharya.

          3. Avatar de Rogério
            Rogério

            @JL às vezes é só vontade de não querer perceber. Está referido no artigo a razão:
            “Teoricamente, existem manípulos mecânicos de emergência para os abrir, mas estes revelam-se frequentemente difíceis de localizar, segundo testemunhos, além de variarem consoante os modelos e, em alguns casos, estarem ausentes na parte traseira de certas séries dos Model 3 e Model Y.”
            O facto de existirem mas não estarem no lugar óbvio é, por si só, um problema. Dizer apenas que “tem puxadores mecânicos” é desonestidade intelectual.

          4. Avatar de JL
            JL

            Mas onde disse que não havia ? eu até disse que tinha, por vezes dá-me a sensação que vocês não sabe ler português.

            Mas eles estão no lugar óbvio, na porta na zona de puxar a porta para fechar.

          5. Avatar de JL
            JL

            Já agora, porque não embirrou com a pessoa que disse que não tinha ?

            É no mínimo estranho.

          6. Avatar de Hugo
            Hugo

            JL, não és tu que andas em contra mão…é o resto do mundo LOL

          7. Avatar de JL
            JL

            Parece que sim, mas como sabem se andam na mão certa se não sabem ler ?

      2. Avatar de Max
        Max

        A questão não é ter puxadores mecânicos – é onde é que os põem! Tem que ser num sítio onde se espera que estejam – na porta. Num Tesla:
        “Se nas portas dianteiras basta puxar uma alavanca demasiado discreta junto aos botões de abrir e fechar os vidros, para quem viaja atrás esse processo é ainda mais complexo.
        Primeiro, é preciso dobrar a carpete que cobre a parte inferior dos bancos traseiros para aceder a duas pequenas escotilhas assinaladas a vermelho.
        No interior dos compartimentos estão os respetivos cabos de emergência, que devem ser puxados para o centro do carro de maneira a abrir as portas.
        Além de ser pouco divulgada, especialistas do setor acusam esta solução de ser demasiado complexa numa situação de pânico.
        A título de exemplo, em Outubro do ano passado, um Tesla Model Y incendiou-se depois de ter embatido contra o pilar de um viaduto numa autoestrada, nos arredores de Toronto, Canadá, matando quatro dos cinco ocupantes.
        Aparentemente, as vítimas mortais foram incapazes de abrir as portas do carro; o quinto passageiro só sobreviveu ao acidente depois de um automobilista ter partido o vidro traseiro com uma barra metálica e tê-lo arrastado para fora da viatura.” (CM, 12/05/2025)

        1. Avatar de JL
          JL

          Nos lugares da frente estão no local normal de todos os carros, nos lugares atrás, sim estão escondidos, mas como até é referido que estavam nos lugares da frente, portanto é algo que fica por apurar.

        2. Avatar de David
          David

          Erro não está na Tesla!
          Está na norma, que deveria ser obrigatória para todos os veículos informar onde ficam a abertura de manual das portas… ah e tal igual para todos… questão de segurança…
          Falhas que qualquer veículo pode ter mas como é Tesla é notícia… mas pronto…

      3. Avatar de BruceWayne
        BruceWayne

        Ganda cromo!

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          E nos lugares traseiros, em situação de pânico?

          1. Avatar de JL
            JL

            Saem os da frente, e abrem a porta aos detrás, já que o puxador manual detrás está escondido.

          2. Avatar de Max
            Max

            Olha que não sei … Quando as portas bloqueiam não se conseguem abri do lado de fora. Bloquearam as portas da frente e as de trás. Os que vão à frente encontram a alavanca mecânica das suas portas e abrem-nas. Saem. Abrem as portas de trás como se estão trancadas?

          3. Avatar de JL
            JL

            Quando abrir as da frente, as de trás destrancam, mas lá está, só acontece com o mínimo de energia.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          _”Na maioria dos casos, eram crianças que ficaram presas no interior de Model Y”_
          Para um adulto talvez não faça. Agora para uma criança…

          1. Avatar de JL
            JL

            Isso já muda, agora adultos…

        3. Avatar de Mário
          Mário

          Porque está feita para ser bonita e não funcional.
          Deixa cá ver… O Tesla è o carro perfeito.

          1. Avatar de JL
            JL

            Mas funciona, no seu caso não funcionou ? Isso explica muito o seu trauma com eles.

      4. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Está explicado na página 1823079 na alínea HSGDJRYHH, que refere a existência de 4 “apertos manuais de emergência, para abertura de porta local”.
        Quem conseguir chegar a essa página, já leva 7 anos, de leitura…

        1. Avatar de JL
          JL

          Não será antes na 1823079 milhões ?

          7 anos só ? uma vida.

  5. Avatar de BruceWayne
    BruceWayne

    Mas quem é que ainda compra Tesla? XD

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      LooooL Tu não…. que não tenhs dinheiro nem bom gosto….

  6. Avatar de André R.
    André R.

    Uma solução simples: em caso de disparo de um dos airbags, deveriam destrancar as portas e colocar os manípulos salientes…

    1. Avatar de JL
      JL

      O modelo y não tem manípulos salientes eléctricos.

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Uma solução ainda mais simples ainda é andar sempre com os vidros abertos…

      1. Avatar de Max
        Max

        Se for um Tesla quando bloqueia as portas – fecha os vidros em vez de os abrir.

        1. Avatar de JL
          JL

          Isso é uma opção que se escolhe.

  7. Avatar de Hugo
    Hugo

    Isto é tudo falso porque o JL tem um e nunca ficou preso, senão expliquem em qual ficaram presos ou calem-se 😉
    Já os 40 carros a combustão que ele “derreteu” são prova mais que suficiente que se tiverem carro a combustão é mais que certo que se não empanaram hoje… vão empanar amanhã. Não acert…. NÃO FALHA!

    1. Avatar de JL
      JL

      Isso é mentira, não tenho nenhum.

      Outra mentira, nunca disse que derreti 40 carros.

      1. Avatar de Max
        Max

        40 não disseste. Disseste quantos? 🙂

        1. Avatar de JL
          JL

          Não disse quantos, e não fui apenas eu, foi na família, que é bem grande.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ahah conta-me histórias. Não disseste número exato para não te comprometeres ainda mais mas falaste nessas dezenas todas.
            Primeiro eram perto de 40… depois eram esses todos mas não tinhas dito quantos ainda estavam a circular… depois já eram do agregado familiar (que é uma coisa comum…a família ter os carros todos no nome da mesma pessoa… a não ser que tenhas 90 anos e 17 filhos…e mesmo assim é esticado).
            É irrelevante serem 4 ou 400, o teu discurso faz com que pareça tudo mentira 😀
            Se não tinhas mandado essas dezenas todas para a sucata bastava não teres afirmado que tinha acontecido oh borrego. Não me canso de te dizer: Faz-te um homenzinho 🙂

          2. Avatar de JL
            JL

            Sem foi a mesma informação, você é que a deturpou, aliás, como faz em muitos posts.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            “Sem foi a mesma informação”?? O que significa isto?
            Eu não deturpei nada. Apenas tentei interpretar as tuas “dicas”, já que falas muito, nunca dizes nada em concreto (tal como no comentário anterior que nem sequer se percebe o sentido da afirmação)e depois ajeitas a coisa a teu favor. Se eu estivesse a deturpar tu não continuavas a acrescentar explicações…. e, no final de tanta explicação, continuamos sem perceber nada… porque será?
            Numa situação dessas ou dizes quantos carros tiveste, ou tens, ou whatever ou calas-te e não andas aqui com rodeios boa?
            Esse paleio de miúdo topa-se a milhas. Evolui.

          4. Avatar de JL
            JL

            *sempre…

            Se tentou interpretar e a mesma sai ao lado, então deturpou.

            Não expliquei nada, disse que nada se alterou.

            Continuamos ou continua ? Está a falar por quem ?

            Mas eu estava calado, você é que veio com esse assunto novamente, é você que anda com rodeios.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Lamento se falhei a interpretação mas o teu Português é tão ambíguo que não há forma de ser mais preciso. O mérito é todo teu.
            O teu comentário acaba por me dar razão, falas falas mas não dizes nada. Estou a mentir mas também não dizes qual a verdade. Enfim…

          6. Avatar de JL
            JL

            A razão já se sabia, deturpar o que dito e no fim ainda diz que tenho razão. Enfim.

          7. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não é assim que funciona o mundo real bonequinho.
            Eu limito-me a usar coisas ditas por ti. E ao dia de hoje, passadas tantas dezenas de comentários estás cada vez mais reticente em revelar informações precisas.
            Já te disse que não tenho a tua idade (pelo menos a mental, claramente)
            Passas aqui a vida com certezas de tudo e a mandar larachas e queres que acredite que alguém assim não sabes se teve 30 ou 40 carros? LOOOOL
            Mentiste e bastava teres dito que exageraste na altura e a coisa até passava despercebida…. agora levas com isso no focinho para não passares a vergonha de assumir que inventaste uma enxurrada de tretas para não perder a razão LOLOL

          8. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mas olha, ainda podes dizer que tens 8 filhos e portanto tu, a tua mulher e os filhos tiveram TODOS 2 ou 3 carros cada um.
            Eu vou acreditar. Confia bebé 😀

          9. Avatar de JL
            JL

            Mas onde foi dito o número de carros numa determinada altura ?

            Realmente voltou a confirmar que não sabe ler e depois inventa só porque sim.

          10. Avatar de JL
            JL

            Se limita-se a usar o que digo, não deturpava.

            As informações precisas já eu dei, mas se não sabe ler, isso é um problema seu devido ao efeito boneco.

          11. Avatar de Hugo
            Hugo

            Disseste 30-40.
            Pensa lá um bocadinho pah. Sabes tanta coisa e falhas numa destas? Ahahah vá…conta-me lá mais uma historinha..

          12. Avatar de JL
            JL

            Então sempre confirma que deturpou.

            Mas eu não falhei, falhar era dar um numero que estava errado.

            É isso que quer, conversa, arranje uma namorada, ai sim, leva conversa.

          13. Avatar de Hugo
            Hugo

            Eu não deturpei nada. Se dizes 30 ou 40 e não confirmas tenho de ser eu a escolher quando falo nisso lol.
            É irrelevante se são 32 ou 38 para o assunto. O pior é que pelo teu paleio nem 15 devem ter sido LOLOL
            Se isso fosse realmente importante já tinha confirmado números, suponho. Ficas ofendido pelos motivos errados miúdo.

          14. Avatar de JL
            JL

            Mas não disse 30 ou 40, portanto deturpou.

            Pelo meu paleio foram aqueles que disse, mas está assim tão preocupado com isso ? Isso já é inveja.

            Para mim não é importante, mas para si parece ser.

            Eu fiquei ofendido onde ?

        2. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Presumo que os manípulos de trás estão escondidos por causa das crianças, sempre que as minhas netas viajem comigo tentam logo abrir as portas, como são mecânicas penso que abririam . Os combustão também teem cursores mas portas de trás para impedir de abrir, em caso de acidente penso que também ficam bloqueadas.
          E não é preciso ir ao Canadá procurar um exemplo de mortes por incendio, desde o inicio do ano já morreram em Portugal 15 pessoas queimadas em acidentes com combustão, em 5 acidentes. Acho que não morreu ninguém em acidentes com VEs, conhecem algum?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O gajo do Tesla que caiu ao rio lerpou por causa deste problema. Não passou assim tanto tempo, engº tem memória curta.
            Quanto ao resto, deve haver tantos combustão em PT como teslas no mundo inteiro. Tem que se basear em métricas com mais lógica eng⁰. São inúmeros os casos de gente que morre carbonizada dentro de teslas pq não consegue sair.

            PS A tranca de segurança das portas traseiras nos carros tradicionais destranca-se num milésimo de segunto com recurso a um botão que existe na porta do condutor. Se o condutor soube acciona-la, tbm sabe destrancar, esteja descansado.
            Aliás, com passageiros atrás,como comandante do “navio”, seria a 1ª coisa a fazer, mesmo antes de accionar o manípulo para eu sair do carro. Mas VC pelo que diz deve ser mais do estilo ratazana do navio, sempre o 1⁰ a fugir.

          2. Avatar de JL
            JL

            Qual gajo ?

          3. Avatar de Antonio Vasco
            Antonio Vasco

            Passando por cima do rato do navio , que não é próprio de si e escusava de perder o verniz, estávamos a falar de um caso de acidente em que deixa de haver corrente eléctrica, o tal botao de desbloqueio na porta do condutor também é electrico pelo que, na falta de corrente também não desbloqueia nada

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL armado em esquecido para não variar. Foi o gajo e levou com ele mais 3 menores.
            https ://www.jn.pt/pais/artigo/tesla-despista-se-em-tavira-mergulha-no-rio-e-mata-quatro-jovens/17759460

            @ Eng⁰ Vasco, peço desculpa se o ofendi.
            Não queira comparar o sistema da Tesla que é totalmente electrónico com o dos carros tradicionais onde o funcionamento é misto.
            https ://www.google.com/amp/s/cnnportugal.iol.pt/amp/tesla/puxadores-de-porta/tesla-vai-alterar-os-puxadores-de-porta-apos-passageiros-terem-ficado-presos/20250919/68cd1da0d34e58bc6795ebf0
            Por alguma razão o sistema vai ser alterado. As ocorrências e desgraças são mais que muitas.

          5. Avatar de Antonio Vasco
            Antonio Vasco

            O systema da Tesla também é misto, electronico e manual, tanto á frente como atrás, o problema está atrás , porque o manipulo manual é uma argola de cordão, que está escondido debaixo do forro da embaladeira, bem escondido. Penso que está assim por causa das crianças, mas de facto em caso de acidente duvido que alguém se lembre disso. Por outro lado, o sistema exterior é eléctrico, pelo que em caso de falha eléctrica penso que não abre.
            O que vai mudar, para já, serão os manípulos exteriores, a China vai impedir de vender carros com manipula retrácteis.

          6. Avatar de JL
            JL

            Você é que está esquecido, falou em gajo.

            E não se recorda do jaguar a gasolina que levou 5 ?

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Engº, Cada vez se fala mais na segurança das portas, sobretudo qdo há merd@ da séria e é preciso sair rápido. E aqui nota-se bem a diferença de concepção entre carros “tradicionais” e os da Tesla.

            Nos carros normais, o sistema funciona em paralelo (electrónico + mecânico). Se não houver energia, puxa a maçaneta 1x e ela desbloqueia o fecho eletcrónico, puxa a 2ª vez e a porta abre mecanicamente. Simples, redundante, e mesmo q a bateria vá ao ar, consegue sair. Pelo menos nos meus carros, se não houver carga funciona assim.

            Agora, nos Tesla a história é outra. O acesso principal é 100% electrónico e a parte mecânica está separada e escondida noutro sítio. Ou seja, a maçaneta de fora não aciona nada mecânico direto. Se o sistema falha (ex. bateria de 12V a morrer ou acidente), fica dependente de saber onde está a tal alavanca escondida lá dentro. E mesmo que saiba como se vai lembrar numa situação de stress e ainda meio atordoado? Boa sorte.

            Resultado, são mais que muitos os casos de pessoas q ficaram presas dentro do carro, porque quem estava de fora não conseguiu abrir as portas e os de dentro não sabiam da abertura manual ou ficaram sem reacção mental ou física. Para mim isto é falha grave de design, pq mete vidas em risco. Não custa nada ter a redundância ali, à mão, como nos outros carros.
            Não é só a China, a própria NHTSA tb já está metida ao barulho. Apenas a EuroNcap julga que o carro é merecedor de 5* pq a madame manda promover tudo o q é elektro.

          8. Avatar de JL
            JL

            Então e nos renault megane ? fiat 500, entre muitos outros é como ?`

  8. Avatar de Max
    Max

    Cito de memória mas é rigorosamente exato.
    A dona de um Tesla ficou fechada dentro de um Tesla quando ficou sem bateria, por não saber onde estava a alavanca mecânica da porta. Quis ir ler o manual em papel (o eletrónico do ecrã foi-se), mas estava dentro do porta luvas que também bloqueou, não abria. Apareceu um vizinho que não conseguia abrir as portas do lado de fora. Chamaram os bombeiros que também não conseguiam abrir as portas, acabaram por partir o vidro do lado de fora para tirar a senhora que tinha o neto em casa sozinho.
    Note-se que, além das portas bloquearem os vidros também fecham – quando deviam era abrir como disse ela – e que são muito difíceis de partir.
    P.S. Do lado de fora da carroçaria os Tesla têm um sítio que se pode soltar e liberta fios elétricos que, ligados a outra bateria (ou a um arrancador de bateria), podem abrir as portas eletricamente e repor um mínimo de energia elétrica – mas o habitual é os bombeiros não saberem disso.
    Tenho boa memória, mas caso o @JL vier com uma das dele, não me custa nada a encontrar a notícia.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      É um dos problemas, de todos, os EV. É preciso ler 5 milhões, de páginas, do manual, para se saber, o mínimo, dos mínimos, sobre os carros.

    2. Avatar de JL
      JL

      Portanto começa logo com uma mentira, é que o manual em papel não existe.

      Se não tiver bateria como fecham ? com manivela ?

      Mas onde disse que não me lembro disso ?

      1. Avatar de Max
        Max

        Eu não disse que te ias sair com uma das tuas 😉
        Post: “Tesla: proprietária deixa aviso aos condutores depois de ficar presa dentro do carro” 24 JUN 2024
        A proprietária falou da sua experiência
        – “Desliguei o carro, entrei, fechei a porta e tudo se desligou. Não conseguia abrir as janelas. Não conseguia destrancar as portas. Fiquei presa”
        – Partilhou, contando que enquanto se esforçava para compreender o que estava a acontecer, tentou consultar o manual do proprietário, mas percebeu que o porta-luvas não abria.
        https://pplware.sitedev.pt/informacao/proprietaria-de-um-tesla-deixa-aviso-aos-condutores-depois-de-ficar-presa-dentro-do-carro/

        1. Avatar de JL
          JL

          Porque não consumou a IA sobre o manual em papel ?

          1. Avatar de Max
            Max

            Ó enguia a dona do carro é que disse “tentou consultar o manual do proprietário, mas percebeu que o porta-luvas não abria.”
            Se os somíticos da Tesla não o imprimem, imprimiu ela o PDF.

          2. Avatar de JL
            JL

            Ó enguia, não fui eu que escrevi isto:

            “Quis ir ler o manual em papel (o eletrónico do ecrã foi-se), mas estava dentro do porta luvas que também bloqueou”

            São tão sumiticos como os outros.

      2. Avatar de JL
        JL

        Mas eu mencionei algum desses factos ? Volto a perguntar:

        Mas vocês sabem ler português?

        1. Avatar de Max
          Max

          O que eu escrevi foi “caso o @JL vier com uma das dele”. E vieste, com a habitual “começa logo com uma mentira”.
          Pareces os putos. Esses é que quando a conversa não lhes agrada dizem logo: “isso é mentira”.
          Entre gente crescida não é habitual.

          1. Avatar de JL
            JL

            Qual habitual ? Não entendi.

            Não fui eu que inventei que o manual há em papel, e muito menos que os vidros deviam abrir sem bateria.

      3. Avatar de Mário
        Mário

        Não há nada como manuais em papel. Felizmente o meu tem um. O meu carro se não tiver bateria fecha com chave á boa maneira antiga. Já o Tesla,se ficar sem rede móvel já não consegue controlar o carro. Porque raramente um utilizador de Tesla anda com o cartão atrás porque dá trabalho.

        1. Avatar de JL
          JL

          Se não tiver rede móvel controla o carro tal como o seu, com comando ou cartão, mas isso é culpa dele, facilidades.

        2. Avatar de JL
          JL

          É que isso tem outras facilidades que você não vê, caso me esqueça ou perca a chave…

          Posso dar acesso ao carro em qualquer lugar, desde que haja rede móvel, que duvido que encontre algum lugar sem.

          Sei sempre onde ele está, caso empreste o carro a alguém.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Vem á minha aldeia e não tem rede móvel. E olhe que é junto ao litoral.

          2. Avatar de JL
            JL

            Qual é a sua aldeia ?

            Então como escreve aqui ? Por telepatia ?

            Se precisar de ambulância ?

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Última hora:
            Todo o planeta tem cobertura de rede móvel e é impossível ter internet sem a mesma. AHahah

            “telepatia
            (
            te·le·pa·ti·a
            )

            nome feminino

            1. Misteriosa previsão de sucessos futuros.

            2. Visão do que se passa longe.

            3. Transmissão do pensamento de uma pessoa a outra que está muito distante.”

  9. Avatar de paulo
    paulo

    se assim fosse nao era aprovado por normas de seguranca!

    1. Avatar de Max
      Max

      O que é que pões em dúvida? O local onde estão os puxadores mecânicos, em particular no banco de trás? Que há pessoas que ficam fechadas dentro dos Teslas – quando as portas bloqueiam por não ter bateria ou em caso de acidente – e que não conseguem abrir as portas porque não encontram os puxadores mecânicos?
      São factos.

    2. Avatar de Artilheiro
      Artilheiro

      Errado.
      Até os chineses já colocaram a segurança desta moda, em causa.

      1. Avatar de JL
        JL

        Por acaso não tem nada a ver com esta, e como já foi dito, eles falam dos exteriores.

  10. Avatar de 1 palmo na testa
    1 palmo na testa

    Bem.. Não vou dizer mal da Tesla, nem bem.
    Apenas digo, que, era tão bom que mais carros fizessem isto antes mesmo de saírem de casa,assim ficava mt burrice fora da estrada

    Numa nota mais séria e sem palas nos olhos.

    Para quê querer inventar o que já foi inventado e fazer pior?

    As fechaduras já foram inventadas e muitas que funcionam mesmo após embate.

    O que dá problemas deve ser melhorado, o q n da, deixa-se ficar.

    Enfim… Temos condutores que gostam de… conduzir um gadget em vez de um carro

    Mas quem gostar de cenouras, seja feliz e força nisso

    1. Avatar de JL
      JL

      É por dar problemas que foram melhorados, as chaves mecânicas têm outros problemas, como por exemplo a facilidade de serem contornadas e os seus carros assaltados.

      Os sue gostam de conduzir gadget não conduzem automóveis.

      Não me diga que não come cenouras ?

  11. Avatar de PJA
    PJA

    A Tesla sempre teve  queixas em relação à colocação da abertura das portas por ser pouco intuitivo, o que pode levar a situações graves. Por exemplo, no meu carro os puxadores estão ao nível  do ombro, sendo muito fácil encontrá-los. 

  12. Avatar de Max
    Max

    Já foi anunciado pela Tesla – graças ao regulador chinês (a que se devem seguir o dos EUA e europeu):
    – desaparecem os puxadores interiores apenas eletrónicos e os escondidos
    – e desaparece o puxador exterior embutido

  13. Avatar de Vítor M.

    Na Califórnia, três estudantes morreram no incêndio de uma Cybertruck, enquanto no Wisconsin cinco ocupantes de um Model S pereceram em circunstâncias semelhantes. Um dado perturbador: os investigadores notaram que as vítimas pareciam ter tentado escapar, já que todas se encontravam agrupadas na parte dianteira do habitáculo. Mas, entre a violência do embate, a rapidez das chamas e o design das fechaduras, é difícil isolar a responsabilidade exata das portas.

    teste

  14. Avatar de Vítor M.

    Testing comments html

    BOLD HERE

    ITALIC HERE

    UNDERLINE HERE

    STRIKEHERE

    QUOTE HERE

    codigo here
    

    1. OLIST HERE
    2. OLIST HERE
    3. OLIST HERE
    • NORMAL LIST HERE
    • NORMAL LIST HERE
    • NORMAL LIST HERE