Bancos suíços realizaram a primeira transação interbancária baseada em blockchain

6 Comentários

Os bancos PostFinance, Sygnum Bank e UBS realizaram o que eles e a Swiss Bankers Association (SBA) descrevem como o primeiro pagamento interbancário juridicamente vinculativo por via de depósitos bancários numa blockchain pública.



A Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias, como a blockchain, têm um potencial revolucionário para setores complexos, como o bancário. Afinal, podem não apenas melhorar a eficiência operacional, mas, também, aumentar a segurança e proporcionar uma experiência mais personalizada para os clientes.

A tecnologia pode, de facto, ter um impacto notável na automação de processos e consequente redução de custos, permitindo maior eficiência na análise de dados e tomada de decisão, bem como na deteção de fraudes e cibersegurança.

No setor bancário, especificamente, a blockchain, por exemplo, permite que todas as transações sejam registadas de forma transparente, transmitindo confiança aos clientes e aos reguladores.

Primeiro pagamento interbancário numa blockchain pública

Numa estreia, um estudo de viabilidade, coordenado pela SBA, testou um “deposit token” — uma representação baseada em blockchain de uma ordem de pagamento — para pagamentos entre bancos e um acordo delivery-versus-payment–style de ativos tokenizados.

A finalização da liquidação ocorreu no Swiss Interbank Clearing (SIC), enquanto smart contracts on-chain coordenaram o processo numa cadeia pública com acesso autorizado, de acordo com o relatório oficial de resultados.

[Vídeo original]

Legalmente, o token não é uma nova forma de dinheiro. Em vez disso, ele padroniza uma instrução de pagamento da lei suíça que debita uma conta bancária e credita outra off-chain; as transferências on-chain nunca movem créditos, mas acionam a liquidação protegida pelo SIC.

O documento que dá conta dos resultados descreve como um único smart contract Ethereum partilhado com controlos baseados em funções permitiu a fungibilidade multibancária, e integrou verificações de conformidade para AML/CTF e sanções.

Desta forma, foram aprovados dois casos de uso:

  • Um pagamento de cliente para cliente entre instituições;
  • Troca semelhante a uma caução de tokens por ativos tokenizados com execução automática.

Apesar da transação bem-sucedida, o relatório dos resultados sinaliza limites, incluindo a dependência de serviços bancários essenciais off-chain, integrações manuais e design não nativo.

Além de orientar os próximos passos, o relatório prova que a interoperabilidade do dinheiro bancário por meio de blockchains públicas “pode tornar-se uma realidade”, alinhando-se com o impulso plurianual da Suíça em direção à tokenização.

 

Não sabe o que é a tecnologia BlockChain? Leia este artigo

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Max
    Max

    Tanta história com o blockchain e a maior parte do pessoal não entende o que é.
    Resumidamente, é uma tecnologia de registo de informação, em blocos conectados entre si, que circula à vista de todos altamente codificada.
    Mas isso não é coisa só para criptomoedas, o que diz o post não é que os bancos suíços adotaram as criptocoisas? Não, por que é que havia de ser? Mas a moda do blockchain, como solução para tudo, já passou.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      A bolsa australiana, gastou 28000 milhões de dólares, durante 7 anos, a tentar usar esse sistema “super seguro e 65000000000000% mais rápido”, para as operações, no mercado de capitais. Depois, de perderem, uma fortuna, pagaram 600000 euros e mantiveram o sistema usado. É que, depois de tantos testes, 99,9999999991%, das operações, eram falsificadas e geravam acessos, indevidos.
      BTC foi criada para sites de sharing, para linchar os leechers. As exchanges é que mudaram a ideia, criando milhões de biliões de triliões de biliões, de milhões de dólares, com a ideia de que isso, pode ser uma moeda 500000% segura….

  2. Avatar de Eu
    Eu

    Mas que grande mania ajustar tudo para Blockchain só para ter mais visibilidade. Isso é DLT por ser privado.
    Queria muito que fosse Blockchain

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Em 2025 não tens blockchains descentralizadas, só ideologicamente descentralizadas.
      Mesmo os DAOs estão a morrer, fui CTO de alguns e todos fizeram cease and desist, tudo no mundo é centralizado, seja por poder regulatório seja por poder financeiro, quem não sabe disso não percebe nada da vida e quem ainda tem ideologias de descentralização claramente não está acordado desde 2014

  3. Avatar de Fernando
    Fernando

    Decadência do Banco Mundial à vista.

  4. Avatar de BruceWayne
    BruceWayne

    Só estão atrasados 16 anos.