ALERTA: Multas por carta de condução caducada atingem recorde

19 Comentários

De acordo com números recentes, são milhares os condutores que circulam com a carta caducada. Apesar da carta de condução ter no verso a data de validade, esta data nem sempre é válida. Outro dos motivos para tal situação é o simples esquecimento.

Quem tiver mais de dois anos de atraso tem de ir a exame.

ALERTA: Multas por carta de condução caducada atingem recorde


5113 condutores autuados por circular na estrada com a carta de condução expirada

A carta de condução deve ser renovada a partir dos 50 anos. Mas, em algumas situações a renovação acontece aos 40, 45, 60, etc. As regras são complicadas e muitos condutores quando dão conta têm a carta caducada.

O Pplware publicou aqui um artigo sobre o assunto, mas há uma forma mais simples de saber se a sua Carta de Condução precisa de ser renovada. Para ajudar os condutores a saber quando têm de renovar a carta de condução, existe um simulador disponível aqui.

ALERTA: Multas por carta de condução caducada atingem recorde

De acordo com o JN, a maioria das pessoas que continuam a conduzir com o título de condução caducado em Portugal, fazem-no por esquecimento ou confusão nos prazos da validade, dizem os especialistas. Estes milhares casos estão a ter impacto no número de multas registadas pelas autoridades. Este ano, até 2 de novembro, 5113 condutores foram autuados por circular na estrada com a carta expirada.

De acordo com dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), enviados ao JN, 2022 ainda não terminou e já é o ano com mais coimas deste tipo em cinco anos. Os valores das multas oscilam entre os 120 e os 600 euros.

Carta de Condução: Conheça as datas de revalidação

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ifm
    Ifm

    Eu sou novo, ainda não tenho de me preocupar com isso.

    Mas não faz qualquer sentido, alguém ter de repetir o exame só porque deixou passar 2 anos.

    Haa aí tanta gente que nem devia ter carta de condução, ou porque já não tem capacidades físicas para tal é mesmo assim alguém passa o papel que está apto para conduzir, ou casos de pessoas que não tem já o mínimo de noção do código, é só fazem trapalhada. Mas esses aí já está tudo bem.

    A pessoa que olha para a carta de condução, que tem a data a espirar daqui a 5 anos, mas que a lei mudou e já passou 2 anos, tem de ir a exame está certo.

    Quando é para pagar 2€ ao estado sabem mandar cartas etc, quando é para avisar que é preciso renovar é a preocupação com o meio ambiente e não enviam carta, safa te

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    É vergonhoso que a ANSR não envie cartas a avisar que a carta de condução precisa de ser renovada caso a pessoa deseje manter a mesma.
    Mas lá está, se não está na lei que tem de ser feito, não o fazem. As pessoas que acompanhem as mudanças da lei a cada dia que passa e que estejam sempre atentas a tudo, e se lembrem de tudo.

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      Se está na lei não fazem.
      Se não está na lei também não fazem.
      Exacto.

    2. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      O João, sabe que tem de consultar a legislação todos os anos, porque todos os anos, sai legislação nova, se não tem hipóteses de consultar o diário da república, pode sempre ligar para o IMT, que eles fornecem via pdf para o seu mail ou aplicação de telemóvel, agora não venha com a conversa de que não tem telemóvel nem net, lol, ou somos daqueles que tirámos a carta nos 90´s do século passado e nunca mais se informou sobre as alterações ao código da estrada e por conseguinte continuamos a andar na faixa das esquerda a bombar rotundas completas pela direita e a achar que as bicicletas e os veículos movidos a animais, não tem prioridades nem direitos lol?

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Anda muito confundido, ou então está a falar por si! Tirei a carta nos anos 80, e sempre respeitei as regras! As alterações, poucas, foram anunciadas de forma a que estejamos instruídos no sentido das as adoptar. Quanto às leis, neste país nem os advogados conseguem acompanhar o ritmo tal é a “produção” de leis em Portugal, sobretudo, as extravagantes ou então tem equipas a investigar tudo o que é produzido! Os organismos deviam ser obrigados a colocar as datas correctas, pois têm essa informação. Neste país, por vezes, somos levados a pensar que o Estado age de má-fé, pois busca a todo custo o dinheiro que obtém por via das multas, algumas realmente estúpidas.

  3. Avatar de JS
    JS

    Isto é tudo uma questão de nos virem ao bolso
    Pois quando tirei pela 1ª vez a minha só a tinha de renovar em 2027.
    Pois já renovei 3 vezes e a data de 2027 que eu a renovaria a 2 vez nessa mesma data será a 4ª
    As renovações ja estão mais caras do que a propria carta quando a tirei
    Isto é como as renovações do Cartão de Cidadão
    Sempre a virem a carteira
    Leis da treta

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      Com isso concordo. Existem renovações desnecessárias.
      Existem melhores e mais rápidas formas de fazer dinheiro. Basta estar na estrada e multar todos os que não fazem pisca para mudar de direção. Simples e os milhões entravam diariamente.

      As pessoas aprendiam a fazer pisca e reduziam-se taxas desnecessárias e burocracias que nada acrescentam.

    2. Avatar de Jose
      Jose

      As leis no nosso país não servem as necessidade da sociedade, mas as do Estado. Já cheguei a pensar que muitas são feitas “à la carte”. Só não concluo isso porque ainda tenho uma certa reserva mental ou de esperança que será para bem de todos nós.

  4. Avatar de Infinity
    Infinity

    E quem está a espera que a carta chegue a casa apos pedir a renovação da carta?

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      A sério que está a fazer uma pergunta dessas , vai portal do imt e tira uma declaração provisória até chegar a carta casa , as pessoas por vezes são preguiçosos a pensar, hoje em dia a informação está na ponta dos dedos e acessível a todos.

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Não sei o que é pior. Se isto ou o conto do vigário.

  6. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Quem tiver mais de dois anos de atraso tem de ir a exame.” 2 anos ?? Esta é boa.Conheço alguns com a carta caducada há mais de 10 ou 15 anos e andam por aí a conduzir.O azar deles é que um dia são apanhados e ainda vão presos.A sorte de andar por aí na maior e ninguém das autoridades dar por eles há-de acabar-se,vocês vão ver.

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    O típico roubo do estado sobre as pessoas. Que ve as pessoas como clientes…
    Porque multas por vencimento? A atualização da carta permite ver se a pessoa esta em condições de conduzir?
    Não apenas uma formalidade para evitar multas e gerar mais burocracia.
    A atualização deveria ser automática sem requerer a caducidade. Uma visita medica chegaria para atualizar e um aviso de apresentação no medico no caso de ser apanhado com esta carta vencida.
    depois digam que estão ao serviço da população civil….

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Alterar contratos sem consentimento é ilegítimo e considerado nulo.
    Multar e ameaçar por isso é crime, isto pelo próprio código penal.

    Faz lembrar um que conheço, o qual fez queixa crime de furto de propriedade privada à Emel…. E não é que a Emel é que está em apuros e ele pôde levar o carro sem pagar nada?

  9. Avatar de Mario Inocêncio
    Mario Inocêncio

    Isto simplesmente vergonhoso, este dec. lei se fosse para beneficiar o cidadão não era transposta, mas como é receita para o estado foi adotada de imediato. Na altura foi no tempo do Sócrates esta alteração!

  10. Avatar de Tiago Rosa
    Tiago Rosa

    Boas, tenho a carta caducada hà menos de 2 anos, possivelmente menos devido ao covid, houve certas mudanças de prazo segundo o que consegui ver. A questão é…se pedir a renovação da carta pago só a renovação ou pago sempre uma multa mesmo que não tenha sido parado pela polícia?

    Obrigado

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Não podem multar!
      Se perguntarem dizes que andaste de autocarro eheh
      Mas não devem perguntar