Alemanha mantém-se fiel: Volkswagen vendeu mais elétricos do que a Tesla em 2023

37 Comentários

A Tesla tem preenchido o top de vendas em vários mercados. Contudo, a Alemanha não vacilou e, em 2023, a Volkswagen vendeu mais carros elétricos do que a fabricante de Elon Musk.



Embora a Tesla esteja a conquistar o mercado europeu, a passos largos, os consumidores alemães continuam fiéis às suas marcas. No ano passado, em 2023, a Volkswagen vendeu 70.600 carros elétricos no país, mais 11,7% do que em 2022. Por sua vez, a Tesla vendeu 63.700 unidades, numa queda de 9%, relativamente ao ano anterior.

Se olharmos ao Grupo Volkswagen, a liderança é ainda mais evidente: 30.600 unidades da Audi, 23.500 unidades da Skoda, 17.500 unidades da CUPRA e 5700 unidades da Porsche. No total, foram vendidos quase 147.900 elétricos (28% de quota de mercado).

Bateria elétricos

Apesar de as vendas do Grupo Volkswagen terem aumentado 22%, em relação ao ano anterior, mostrando a fidelidade dos alemães, o modelo elétrico mais popular no país foi o Tesla Model Y, fabricado em Grünheide, perto de Berlim. O SUV americano vendeu 45.800 unidades.

 

Volkswagen lançou o seu próprio incentivo à compra

As fabricantes de automóveis alemães começaram a apostar nos veículos elétricos relativamente tarde. No entanto, dispõem agora de uma gama bastante vasta e atrativa.

A indústria esperava um crescimento mais forte. Mas, acima de tudo, as perspetivas para 2024 são bastante fracas.

Explicou Constantin Gall, da consultora EY.

A eliminação dos subsídios estatais poderá prejudicar a adoção de carros elétricos, embora a maioria das marcas tenha sido rápida a compensar a ausência de subsídios, estabelecendo descontos atrativos.

De acordo com um estudo da consultora EY, os carros térmicos poderão, assim, recuperar quota de mercado.

Por forma a evitar a queda das vendas, a Volkswagen lançou o seu próprio “bónus ambiental”, que implica um desconto de 7735 euros no ID.4, bem como de 7020 euros no ID.3.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Os Alemães construíram gasodutos para poderem exportar gaz da Russia e boicotaram os gasodutos entre a peninsula ibérica e o norte de África, depois fecharam as centrais nucleares para poderem voltar a produzir eletricidade com centrais de carvão. Acho que estamos conversados quanto aos Alemães.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      A tua noção de geopolítica é brilhante! Dás cursos? Posso estar interessado

    2. Avatar de JL
      JL

      O que uma coisa tem a ver com outra ?

    3. Avatar de toder
      toder

      Estas coisas acontece em qualquer pais onde as coisas mudam quando quem esta no poder muda, exemplo : obamacare, tanta treta para fazer o obamacare, para depois vir um outro presidente e matar o “the big obamacare project”….

    4. Avatar de Odius
      Odius

      Estás totalmente desfasado da realidade até pareces o ex-PM Sócrates. Informa-te primeiro.

    5. Avatar de Warhammer
      Warhammer

      Já não falando da História toda…. 🙂

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Hehe olhando para os números até dói como é que uma marca que apareceu a 2 dias conseguiu vender tanto no país mãe de uma marca que tem décadas.

    Volkswagen 70.600
    Tesla 63.700

    1. Avatar de NunoManuelAlves
      NunoManuelAlves

      Sim mas a Tesla tem o carro mais vendido do mundo e na Europa idem aspas … Na China a Tesla vendeu mais do que todos os fabricantes alemães juntos…. Tesla sozinha vendeu mais de 600 mil carros nos chinos, Mercedes VW BMW Audi andaram nos 190 mil de rir os legacy, quando a Tesla a anunciar o Model 2 Txiiiii nesse dia coloco as pipocas no micro ondas e vou assistir a paródia dos legacy :):):)

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Se o Model 2 sofrer de metade da bandalheira que fizeram com o Cybertuck, quem se vai rir é a Stelantis e a Renault!

        1. Avatar de David
          David

          Problemas tal como todas as marcas tiveram no início!
          O know How das marcas centenárias a tesla ainda não tem… comete erros? Sim
          As centenárias ainda cometem erros e graves…

          O problema das centenárias é que a política até então já não funciona!
          À tesla oferece muito por um preço competitivo comparativamente as marcas centenárias… e tem sido esse o trunfo de vendas… oferta preço vs concorrência!
          Independentemente de… um veículo VW, BMw, Mercedes Audi, etc que tenha o mesmo que a tesla custa muito mais que um tesla… em muitos casos quase o dobro…
          A questão, justifica-se pagar o dobro por uma dessas marcas comparativamente a um tesla?
          Sendo que dentro de 4/5 anos ambos terão preços similares de retoma?

    2. Avatar de toder
      toder

      Tesla apareceu a 2 dias`? hmmm nao sabia

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Sim, comparado com marcas que tem praticamente mais de um século no mercado a Tesla apareceu a 2 dias.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          @Rodrigo, aqueles nrs. são só de elektros. A VW apareceu muito depois da Tesla nesta área.
          Mais impressionante…a Tesla vendeu menos que em 2022. Esta é que ainda vai ser mais difícil de engolir pelos fanboys loool

          1. Avatar de NunoManuelAlves
            NunoManuelAlves

            Explica lá isso a tesla.vendeu menos que em 2022 :):):) explica lá isso hehehe sai agora do treino e já me estou a rir :):):)

          2. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Lol números de vendas Tesla

            2023: 1,845,985
            2022: 1,313,851

            Conta outra mentira, deixa o sofá que isso faz mal as costas enquanto teclas. 🙂

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            @NunoManuelAlves @Rodrigo
            Há quem julgue que reducão no crescimento significa menos vendas 😀

          4. Avatar de Seal
            Seal

            Vendeu menos…na Alemanha.

          5. Avatar de JL
            JL

            Sabia que 50% de 1000 é menos que 26% de 2000 ?

            LOOL

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “Por sua vez, a Tesla vendeu 63.700 unidades, numa queda de 9%, relativamente ao ano anterior.”
            Está no artigo. Um artigo que fala do mercado alemão. Nrs. globais é outra conversa.

    3. Avatar de Warhammer
      Warhammer

      O Antônio crostas também não ia subir impostos…. Os alemães são como o banco central… Fabricam notícias sem ter o produto…

  3. Avatar de John
    John

    Aguardo dados de uma fonte mais fidedigna: AlvesGPT

    1. Avatar de NunoManuelAlves
      NunoManuelAlves

      Ohhh Rodrigo não esses os números que eu tenho exactamente esses…. E nós chinos a Tesla vendeu mais de 600 mil carros com barra todas as marcas alemãs juntas que rondaram.os 190 mil heheheheh a Tesla sozinha, minha nossa, e claro já tenho a minha contribuição feita para os números da Tesla em 2024 🙂 daqui a 15 dias 🙂

      1. Avatar de Michael
        Michael

        E ganhaste dinheiro ou perdeste com a Tesla?
        É que isso é que interessa.
        Contribuir de borla eh eh eh e ainda rir…
        Há cada um…

  4. Avatar de naodigo
    naodigo

    Porque o Alemão faz uma coisa o que o Português tem dificuldade em perceber, comprar produtos nacionais ou Europeus só ajuda o País e a economia Europeia.
    Deixem de comprar marcas europeias que quando sair a Autoeuropa do País, Portugal perde 1.5% do PIB, sem contar com todos os empregos e empresas que existem graças a fábrica.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Nem mais!

      Por muito que se ‘idolatre’ a Testa, a BYD, Kia, Nissan, etc por estarem à frente nesta nova onda, nós, os europeus, deveriamos ficar preocupados com a perda de capacidade da indústria automóvel aqui na Europa. Porque isso vai abalar não só o PIB e levar ao aumento do desemprego de trabalhadores dessa indústria e parceiros que lhe estão associados.

      1. Avatar de Michael
        Michael

        Os seguidistas não ligam a isso.
        Em vez de serem eles a conceber, seguem, gastam e riem-se… em vez de sermos o Homo Sapiens Sapiens, somos o Homo Seguidus…

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O que tem que acabar são os carros a bateria.
        É um sector que a Europa não domina sobretudo pq nao risca nada no que concerne ao controle sobre os minerais necessários. Ao obrigar à transiccão só está a cavar a própria sepultura. Mas se calhar anda com ideias suicidas. Alguém tem que ajudar esta gente e levá-la ao psicanalista.

  5. Avatar de Sergio+J
    Sergio+J

    Desenvolvimento, não significa na area de SW. Acredito que poderá também haver algum aí, mas serão ajustes. A Bosch está em restruturação interna. Em Portugal quando se fala em restruturação pensamos que é para acabar, na Alemanha quando falamos em restrturação é a pensar em crescer. Outra grande diferença da Alemanha para cá é nos sindicatos. Lá os sindicatos é a sério

  6. Avatar de TM
    TM

    Hmmm, eu não sou de intrigas, mas este artigo está deveras errado. Só o model y na europa em 2023 vendeu 254822 unidades…

    O grupo VW mesmo somando todas as vendas de todas as marcas não chegam nem aos calcanhares do Dacia Sandero lol….

    https://www.carexpert.com.au/car-news/the-tesla-model-y-becomes-europes-best-selling-car-sets-electric-car-record

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas leste o artigo? Os números são da Europa? Ali diz Alemanha e tu vais falar na Europa?

      1. Avatar de TM
        TM

        Então qual é o ponto deste artigo? Alemães vão sempre comprar mais automoveis do proprio país, acho mais interessante saber a nível europeu. É a mesma coisa que dizer que portugal continua no top de consumo de bacalhau…

        1. Avatar de Vítor M.

          Se o mercado está a mudar, até com marcas estrangeiras a fabricar na Alemanha, quem garante essa certeza? Além disso, com marcas chinesas a integrar a oferta, será que a VW vai conseguir manter-se? Vamos ver 😉

  7. Avatar de Afonso
    Afonso

    Sou proprietário de um ID.4 e já tive anteriormente um Tesla. O Tesla começou a apresentar anomalias, como por exemplo problemas nas borrachas (entrava água na mala!), e o pior foi mesmo a suspensão. Tesla nunca mais!

    1. Avatar de Andre
      Andre

      Sim, as suspensões. São uma grande dor de cabeça nos Tesla. Se começam a dar problemas, é melhor preparar a carteira.

    2. Avatar de Michael
      Michael

      Parabéns.
      Ando num todos os dias, embora como pendura e o id.4 é uma maravilha e bonito para caramba.
      O Tesla… pronto… é o que é

  8. Avatar de Miguel Oliveira
    Miguel Oliveira

    Os burros dos alemães tá na cara que preferem qualidade a uma tecnologia xpto… Eu já disse espero que comprem carros chineses, pra ver se os europeus baixam de preço! Querem comparar a qualidade de marcar que já têm quase 100 anos a marcas que têm 10 ou menos?