Bosch quer cortar até 1200 empregos na área de software até final de 2026

26 Comentários

Por diversas vezes que já aqui escrevemos sobre empresas importantes do setor tecnológico que têm despedido uma quantidade significativa dos seus funcionários. Mais recentemente é a Bosch que tem planos para cortar até 1200 empregos na área do software até ao final do ano de 2026.



Bosch quer despedir 1200 empregos em software

De acordo com as mais recentes notícias avançadas pela agência Reuters, a Bosch pretende cortar até 1200 empregos na sua divisão de desenvolvimento de software até ao final do ano de 2026. A informação foi avançada por um porta-voz da empresa alemã nesta quinta-feira (18), acabando assim por confirmar uma recente reportagem do jornal diário alemão de negócios Handelsblatt.

Segundo esse mesmo porta-voz, as negociações com os representantes dos trabalhadores da empresa ainda não tiveram início e adianta que existem propostas para esses mesmos cortes de emprego, mas que ainda não estão finalizadas, podendo então ainda haver alterações.

Lento desenvolvimento na condução autónoma entre os principais motivos

De acordo com os detalhes divulgados pelo Handelsblatt, o principal motivo pelo qual a Bosch está prestes a tomar esta decisão, a qual prevê que só na Alemanha serão despedidas cerca de 950 pessoas, está relacionado com o facto de se verificar um desenvolvimento significativamente mais lento do que o esperado, nomeadamente no setor da condução totalmente autónoma.

Através de um comunicado, a empresa alemã afirmou que “Uma economia fraca e uma inflação elevada, causada, entre outras coisas, pelo aumento dos custos da energia e das matérias-primas, estão atualmente a abrandar a transição“.

Há ainda a indicação, dada pelo porta-voz da Bosch, de que os funcionários da divisão de software, que vão ser afetados por estes planos de despedimento, já foram informados pela marca nesta quarta-feira (17).

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu avisei que chegaria a todos. O pessoal de IT, maioria com a sua arrogância a dizer que não, as pessoas têm é que se adaptar. A AI está aí e vai substituir muita gente.
    De acordo com a notícia, 1200 que serão despedidos. Na empresa onde trabalho, no ano passado foram quase 100 só num escritório.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Menos isto nada tem a ver com AI, muitos não se acreditavam mas a Alemanha está a passar por maus momentos ainda a meses a Bosch em Portugal anunciou que ia vender uma das empresas em Ovar e só aí afectava outros 1200 empregos.

      Na Alemanha agora vão outros 900, mas vai ser por vários locais pelo Mundo onde a Bosch está presente.

      As coisas não estão boas na Alemanha e o Governo está a cortar todos os apoios porque não tem dinheiro pois pela constituição eles são obrigados a controlar o déficit e vamos ver se não afecta o resto da Europa, pois como sabem a Alemanha é o motor da Europa.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Não? Caso não saibas o Grupo Lufthansa anunciou que pretende contratar milhares de profissionais nos próximos anos. Isto sim, está relacionado com a área IT. O ano ainda começou e a Twitch, Amazon anunciaram despedimentos em massa.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Amigo a Alemanha está em convulsão tiveram que refazer as contas para não entrar em recessão 0.3% PIB, deves andar a dormir está por todos os meios de Comunicação Mundial são várias empresas a rever em baixa as suas contas, ainda a dias o centro da Alemanha parou os Agricultores dizem que não tem dinheiro sem os subsídios que foram cortados.

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Políticas de um governo de esquerda e dos verdes. No entanto não concordo muito com os vossos comentários, visto que o grupo Lufthansa anunciou na última semana a maior contratação dos últimos anos, para diversos cargos.

      2. Avatar de Person
        Person

        +1
        Vamos ver se não nos tentam entalar outra vez para se safarem…já o fizeram na última crise.

        1. Avatar de Rit
          Rit

          Bem observado.

    2. Avatar de IT guy
      IT guy

      eheheh AI não existe, são algoritmos, por acaso criado por pessoas do IT….a comunicação social consegue mesmo manipular muita gente

      1. Avatar de darth
        darth

        nem dá para perceber o que estas a tentar dizer. entre algo sem logica e uma generalização e teoria da conspiração

        1. Avatar de IT guy
          IT guy

          exacto, quem não entende como a “IA” funciona não consegue perceber não

    3. Avatar de Zé+Fonseca+A.
      Zé+Fonseca+A.

      Ficam uma semana no desemprego e arranjam outro a ganhar mais

  2. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Há duas coisas que eu abomino de toda a minha alma e não me canso de dizer:

    1º Socialismo / Comunismo
    2º Capitalismo selvagem

    São os dois grandes inimigos da raça humana.

    1. Avatar de Rit
      Rit

      Talvez um dia quando souber o que é exactamente o socialismo ou comunismo mude de ideias, compreendo que nem todos têm de ter o mesmo conhecimento no que diz respeito a ciências sociais mas isso também não é desculpa para a total ignorância…

      1. Avatar de darth
        darth

        basta abrir um livro de historia e ver as mortes e desgraças ao milhões do comunismo.
        mas sim, inteligente es tu

        1. Avatar de Rit
          Rit

          Talvez o problema seja mesmo esse o facto de abrir apenas um livro de história e fazer uma interpretação incompleta e precipitada do que está a ler, se você está apostado em viver feliz com o pouco que sabe sobre a matéria não há problema nenhum agora não imagine os outros à sua imagem.

          1. Avatar de César Oliveira
            César Oliveira

            Rit, vai para a coreia do norte ou para a Rússia. Leva todos os Socialistas / Comunistas contigo. É um favor que farias.
            Ou para a China onde o salário mínimo é característico de sistemas Comunistas / Socialistas. Vai lá, vai.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        O teu comunismo/socialismo é a mesma coisa que defender a existência de Balrogs após ler o livro do senhor dos anéis.

        É giro e tal, mas não passa de fantasias.

        1. Avatar de César Oliveira
          César Oliveira

          Anung, deixa-os andar. Eles gostam de ser enganados. Bom seria é se eles fossem viver definitivamente para a Coreia do Norte ou para a Rússia ou para a China.

      3. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Don’t feed the trolls…
        Há malta de lança uns soundbytes sem noção nenhuma do que está a falar

        1. Avatar de Anung
          Anung

          E este é o cmonunista tecnologio. Novidade? Eu quero.

      4. Avatar de AlexS
        AlexS

        É fácil saber muito bem o que é o comunismo e socialismo, são sistemas totalitários que atraem pessoas que querem controlar tudo.
        Tanto poder obviamente provoca milhões de mortos.
        Por causa desse poder a primeira coisa a perceber é que comunistas e socialistas querem forçar quem não o é a ser.
        O único socialismo legitimo é o dos kibbutz Israelitas, só vai para lé quem quer.

  3. Avatar de Anung
    Anung

    Mas afinal de quem é a culpa? Do Musk ou do Passos?

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      É do Putin

  4. Avatar de Sergio+J
    Sergio+J

    Não são propriamente no SW

  5. Avatar de AlexS
    AlexS

    A Alemanha está destruir a sua economia com as politicas “ambientalistas”

  6. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    A Alemanha sancionou o gás Russo essencial para a sua indústria.
    Agora vai comprar aos EUA por 4 ou 5 vezes o preço que pagava aos Russos.

    Jogada genial.
    Obviamente os EUA disseram aos Alemães para assim fazerem e eles fizeram e nem disseram muita coisa quando o Nord Stream foi sabotado quando toda a gente sabe quem foi…

    Agora estão aflitos porque a energia está muito cara e as empresas estão a ameaçar abandonar a Alemanha.
    Mas claro que a culpa é do Passos, do Trump e do Bolsonaro…e só não é minha tb porque não me conhecem….