A Câmara Municipal de uma cidade espanhola abandonou os carros elétricos após um incêndio

132 Comentários

Após um incêndio num carro elétrico, a Câmara Municipal da cidade de Calpe, em Alicante, Espanha, decidiu não renovar o contrato de aluguer que tinha para a sua frota.

Carro incendiado

Quando ainda não ocupavam uma parte significativa das estradas e o público estava ainda a conhecê-los, os carros elétricos envolveram-se, algumas vezes, em polémicas relacionadas com a probabilidade de se incendiarem. De facto, por ver alguns modelos a serem retirados de circulação por este motivo, o público nutriu desconfiança.

No entanto, em 2023, com as vendas de carros elétricos a aumentar, a par da experiência e do feedback dos condutores, a Noruega já conseguia traçar um histórico. Na altura, vimos que o receio relativamente aos incêndios não era justificado.

A corroborá-lo está o Gabinete de Estatísticas de Transportes e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos, que estimam que, de cada 100.000 carros elétricos vendidos, apenas 25 pegam fogo.

Em comparação, de cada 100.000 térmicos, 1530 pegam fogo – número que sobe para 3475 no caso dos híbridos.

Entretanto, um incêndio num carro elétrico foi o suficiente para a Câmara Municipal de Calpe, em Alicante, Espanha, decidir não renovar o contrato de aluguer que mantinha para a sua frota.

 

Incêndio em carro elétrico “foi um caso pontual”

Conforme relatado pela imprensa espanhola, a Câmara Municipal de Calpe anunciou que não renovará o contrato de aluguer dos carros elétricos da sua frota municipal, após “um caso pontual”, em que um deles pegou fogo enquanto carregava na avenida de Ifach, em frente à fachada da Câmara Municipal.

Fonte: Cadena SER (2025)

Durante a sessão plenária municipal, a presidente Ana Sala informou que a Câmara Municipal deixará de utilizar veículos elétricos a partir do próximo mês de novembro, quando expirar a prorrogação do atual contrato de aluguer.

Segundo a presidente, esta decisão representa uma mudança de critério relativamente aos últimos oito anos – período em que este tipo de veículos foi utilizado de forma contínua.

Ainda de acordo com Ana Sala, os carros elétricos serão substituídos por outros modelos com tecnologias de propulsão diferentes: “Se tiverem de ser a gasolina, gasóleo ou o que tiver de ser, ou hidrogénio verde, aquele que existe agora, que está na moda… não sei, nem conheço, nem compreendo; isso deixo para os especialistas”.

Com este anúncio, a Câmara Municipal de Calpe abandona temporariamente a mobilidade elétrica na sua frota oficial, numa decisão que suscitou questões sobre o compromisso ambiental da Câmara. Afinal, em Espanha, especificamente, há várias administrações públicas a apostar na descarbonização dos transportes institucionais.

Comentários

132

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    tive vários carros a gasolina e a gasóleo ao longo da vida. nenhum pegou fogo. agora tenho um hibrido. o proximo será a gasolina. eletrico nao me convence e não consegue ser a solução global

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Há uns anos atrás ao entrar na autoestrada, passado uns minutos vi um opel corsa a arder. Também já vi camiões na mesma situação, se pensasse em vender a minha carrinha Opel a Gasolina, tinha que andar de bicicleta?
      O que quero dizer com isto, é o seguinte, se em 40.000 automóveis arder um por algum problema, considero perfeitamente normal. Podes aplicar isso a quase tudo, em 5000 operações às cataratas, há um que vai contrair uma infecção e ficar cego. Vamos deixar de fazer operações às cataratas?

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        carros termicos a arder pode ser por má manutenção nos mesmos, nestes casos os eletricos ardem estando aparentemente tudo bem com eles

        1. Avatar de JL
          JL

          Pode ser por falta de manutenção também.

        2. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          A estranheza é precisamente por os VE serem relativamente novos é só por isso, o que não faltam é carros a arder todos os dias nas bermas das estradas por este mundo fora de todas as marcas e modelos e tecnologias.

          1. Avatar de JL
            JL

            Só nos EUA e apenas nas Autoestrada, são uma média de 500 por dia.

          2. Avatar de Márinho
            Márinho

            JL prove lá isso. Mostre lá? Lá vem ele com a novela dos numeros falsos.

          3. Avatar de JL
            JL

            Tem razão, menti, afinal é uma média de 605 por dia e apenas nas autoestradas:

            https://www.nfpa.org/education-and-research/research/nfpa-research/fire-statistical-reports/vehicle-fires

        3. Avatar de Rrrrrr
          Rrrrrr

          palavra chave… “aparentemente”

        4. Avatar de rui
          rui

          Já vi relatos de carros semi novos a arder por defeito de fabrico, alias já tiveste recall de marcas por causa disso mesmo.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Em vez de emprenhares pelos ouvidos e andares a espalhar falsidades, porque não fazes a contas e ¿Por qué no te callas?
            https://youtu.be/d4Vjlkfn0fY?si=o9LJ22iFzXWPhcc3

          2. Avatar de JL
            JL

            E qual o universo ?

            As bicicletas e scooters também contam ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ninguém falou em bicicletas. Apenas carros.

          4. Avatar de JL
            JL

            Se forem electricas e scooters não são veículos eléctricos ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vê-se logo que estão a falar de bicicletas LOL :
            “…O sector automóvel não foge a esta regra…”
            Por narrador

            “…bancos, interiores do habitáculo, não deixa de ser um carro igual a qualquer outro.
            O problema é se a zona afectada for a bateria. O pó quimicos dos extintores não tem qq efeito.
            A recomendação é afastar-se imediatamente do veículo…”
            Por subchefe Principal dos Sapadores de Lisboa

            O ACP agora passou a ser a Associação Club de Pedalantes 😛

          6. Avatar de JL
            JL

            Pelo narrador, mas não pelo bombeiro. Não disfarce.

            Porque não disse que tem de ser com agentes extintores adequados ?

            Sim, se o acp continuar a ser “petrolhead” como era, não falta muito para apenas pedalarem.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “petrolhead”
            E vai oferecer um r5 elektro amarelo. Francamente @JL. Não quer participar?

          8. Avatar de JL
            JL

            Vai oferecer porque deve ter sido oferecido, e como são petrolheads fazem o mesmo, nem perto disso. Lol

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Não é, é a solução única que os politicos “da bolha” querem.
      Pode ser vantajoso para alguém e para outros pode não ser.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        exato. basta pensar em quem vive em prédios sem garagem. o que irão fazer? por os nossos impostos a pagar a eletricidade dessas pessoas?

        1. Avatar de klimane
          klimane

          Realmente tens razão. Na minha localidade há um posto de abastecimento de conbustíveis e nenhum posto de eléctricos. Se ao menos houvesse algum ponto de eletricidade onde se pudesse colocar um carro a carregar tipo poste de eletricidade com possibilidade de alimentar carros elétricos durante a noite com algum tipo de contador associado a um contrato. Já continuo… só vou carregar o gerador com gasóleo porque cá na terreola vivemos às escuras. Tirando o posto de abastecimento de combustível que tem eletricidade.
          No entanto estivemos dois meses sem gasóleo e gasolina porque um carro a combustível tinha-se incendiado ao colocar gasolina e o Sr. Antunes que era o proprietário faleceu na explosão. Felizmente o filho, o Tono que andou comigo na escola, conseguiu pôr aquilo a funcionar. Ficou com algumas sequelas porque a explosão deu-lhe cabo da audição do lado direito e das sobrancelhas também mas como tinha algum amealhado a reconstrução foi rápida, os pelos é que ainda estão miudinhos. Um posto de abastecimento numa área de 40 km2 há 30 anos dá para muito rendimento. Não deu foi para os estudos do Tono que ficou agora a cargo da bomba, como se diz cá na terra. Elétricos no olho.

          1. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            LOL, TOP!

      2. Avatar de JL
        JL

        Nem por isso, não há politica nenhuma que escolha uma tecnologia, foram os fabricantes que escolheram por ser a melhor.

      3. Avatar de Maria João Soares
        Maria João Soares

        Nunca foi por uma transição “verde”. Se assim fosse, uma empresa poderia “descontar” os custos de um híbrido na contabilicade, mas só o pode fazer se for plug-in. Ou seja, o cartel de venda, e muito pior, de taxas da distribuição de electricidade.

        Se fosse um problema de “descarbonizar”, os híbridos também seriam parte da solução (neste caso contabilístico).

        1. Avatar de JL
          JL

          E são, tanto que a Maria até o referiu.

          1. Avatar de Maria João Soares
            Maria João Soares

            Um híbrido sem ser plug-in não descontas tudo na empresa como um hibrido plug-in ou 100% electrico. Isto é facto. Podes correr e saltar.

          2. Avatar de JL
            JL

            É um facto agora, mas nem sempre foi assim.

          3. Avatar de Maria João Soares
            Maria João Soares

            Então não podes explicar o que queres dizer? Porque surgiram apoios para plug-ins e para electricos, mas não aos hibridos não plug-in.

            Logo nunca foi pelo ambiente ou descarbonificação. Foi sim para o lobby das electricas e distribuição.

          4. Avatar de JL
            JL

            O que quero dizer é que os híbridos não plugin já tiveram os mesmos incentivos que têm agora os plugin.

          5. Avatar de Maria João Soares
            Maria João Soares

            Tiveral incentivos na compra. O que estou a falar na empresa é bem mais que isso. um plug-in podes por exemplo descontar pneus, manutenções, …

          6. Avatar de JL
            JL

            Tal como podia em outros veículos, o que mudou foi a tecnologia.

          7. Avatar de Maria João Soares
            Maria João Soares

            Ou estás a fazer-te de palerma ou és mesmo… enfim…

          8. Avatar de JL
            JL

            Não, estou dizer um facto.

          9. Avatar de Realista
            Realista

            Mas um híbrido plugin paga mais, porque polui mais, não vejo onde está o problema.

            Aliás o enquadramento para um PHEV pagar menos tem que ter autonomia para mais de 50km em modo elétrico, coisa que um Full Hybrid é incapaz de fazer, já que a bateria só dá para 3 a 5 km.

            A regra é: Se polui mais, paga mais.

            Onde é que está o problema?

          10. Avatar de Realista
            Realista

            “Mas um híbrido paga mais, porque polui mais, não vejo onde está o problema.”

            – Correção.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mas o híbrido polui bem menos do que o elektro quando é fabricado.

          12. Avatar de JL
            JL

            E depois polui mais quando sai para a rua.

          13. Avatar de Zé

            Os diesel, que são mais de 80% do parque automóvel (ainda não baixou, pois não??) têm benefício fiscal há décadas, pois pagam menos ISP que a gasolina. Por outro lado pagam a sobretaxa do IUC (que são meras migalhas, mas paga). A política fiscal em termos de automóveis nunca fez muito sentido no nosso país.
            Tive um smart de 2002, importado em 2007 (?). Durante anos, paguei IUC como se fosse carro comprado novo em Portugal. O estado português foi multado várias vezes e condenado a repor. Quando finalmente já não tinha mais por onde fugir, lá devolveram o imposto, mas arranjaram maneira de empatar 2 ou 3 anos após a decisão e depois já tinha prescrito quase tudo. Quando o estado não faz sentido, nem vale a pena perceber o sentido dos impostos. É ir e vendo onde nos safamos melhor…
            Mas já pagamos imposto na compra dos carros (a maioria), na energia (seja carburantes ou eletricidade) e na circulação, para já não falar no IVA. Tanta coisa para taxar aquilo que compramos com o que sobra depois de pagarmos IRS. É dose!

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Que nc chega a atingir o impacto do fabrico das baterias ou da electricidade que as alimenta.

          15. Avatar de Realista
            Realista

            Se a poluição de um carro ficasse só por quando ele é fabricado já não era mau. O problema é a poluição que gera no resto da sua via útil que é bem maior num carro a combustão do que a produção de um carro elétrico…

        2. Avatar de Ricardo Silva
          Ricardo Silva

          @ Maria Sabe o que é que são os “descontos” por acaso? Sabe ao que se destinam? Seguramente que não.

          A única coisa errada hoje em dia é que ainda existem governos que incentivam a compra de carros plug in.

          Com as soluções que existem ao nível de 100% eléctricos é contraproducente estar a apoio outro tipo de veículos.

          A descriminação positiva ao nível fiscal deve servir para incentivar uma tecnologia que ainda está em desenvolvimento, que conta com uma rede de carregamento ainda limitada, em desenvolvimento.
          Deve “compensar” quem está aberto à mudança e não incentivar os chicos espertos que querem uma máquina com um “descontão” absurdo.
          Quem não quer sacrificar nada, está no seu direito, mas não faz sentido estar a ter benefícios para continuar a andar a combustão.

          Depois do ponto de vista da evolução dos VEs incentivos aos plug in só serve para financiar a indústria automóvel, é bem evidente que o boom de plug-in nos últimos anos é uma estratégia para atrasar a electrificação e continuar com o negócio da combustão e das oficinas.
          Se assim não fosse, há 10 atrás quando os VEs faziam 200km é que tinham lançado com força os plug in, não agora que há centenas de VEs com autonomias de 400/500km.

          Autonomia suficiente para uma semana de deslocação para a maioria das pessoas que usam carro no dia-a-dia.

          1. Avatar de Maria João Soares
            Maria João Soares

            @Ricardo, os “descontos” de que falo são em contsabilidade, e são muito relevantes para uma empresa. vão desde dedução total do IVA, tributação autónomas, …

          2. Avatar de JL
            JL

            Exato, coisa que os híbridos também tiveram, e até os diesel.

    3. Avatar de JL
      JL

      Tenha cuidado, os híbridos são os que têm mais probabilidade de arder.

  2. Avatar de Realista
    Realista

    Plot Twist:

    A causa de um incêndio ser um modelo de relé que é usado nos Mercedes com 30 anos.

    1. Avatar de Nuno Almeida
      Nuno Almeida

      E a bateria não ardeu.

  3. Avatar de Mário
    Mário

    Nunca vi um carro eléctrico a arder, por outro lado já vi dezenas a combustão a arder na estrada.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Eu também nunca vi um homem morder um cão e já vi muitos cães a morder o homem. 🙂 🙂 🙂

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Eu já vi o Nuno Markl

        1. Avatar de X
          X

          O Markl andou a ver o filme Man Bites Dog (1992) e ficou “inspirado” para traduzir.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Claro que sim.

          2. Avatar de X
            X

            Hugo, fulano, punk de serviço contra a pirataria.
            Vai ouvir o album Retirement – Attention Economy
            https://www.youtube.com/watch?v=wTJpIu8tX8k
            https://ironlungrecords.bandcamp.com/album/attention-economy-lungs-295
            Expande a tua crista e a consciência punk!

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Elah…mentiras assim a seco? E eu não sou contra a pirataria, desafio-te a provares o que afirmas.
            Em relação às recomendações escusas de perder o teu tempo. O que tu sabes já eu me esqueci.

    2. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Pois, na estrada

  4. Avatar de Zé

    Independentemente de tudo o resto, “sh*t happens”. Acontece, é a vida. Nada é 100% fiável e tudo tem pontos a favor e pontos contra. Por outro lado, há marcas que “esticam” o razoável para poupar uns cobres. Tive um Opel Costa B de 3 cilindros que foi um desastre autêntico. Os motores tinham todos problemas, o sistema elétrico idem aspas, os travões eram uma lotaria… Má concessão do carro. Deixaram de fabricar carros ICE ou carros da Opel? Claro que não. E os Toyota que aceleravam sozinhos e mataram não sei quantas pessoas? E tantas, mas tantas coisas.
    Andam tanta gente aflito com os carros elétricos mas anda toda a gente com um telemóvel no bolso, mesmo ao lado do abono de família. E se arder? E as colunas, os phones, as câmaras, os aspiradores? Houveram vários casos de hoverboards a arder? A culpa era da tecnologia? Não. Eram hoverboards baratas com baterias baratas. E ainda assim continua-se a vender.
    O que me parece é que de cada vez que arde um carro elétrico (nem que seja onde Judas perdeu as botas) é notícia mundial. Não acontece mais nada, mais nenhum carro arde, não há acidentes com mais carros nenhuns, não falham travões nos carros ICE, não têm problemas de direção… os carros a gasóleo até deixam de mandar cortinas de fumo e de “pintar” o chão todo. O facto de estarmos aqui no pplware a ler uma notícia de um incêndio de um carro em Calpe (seja lá onde isso for) é mais que prova disso.

    1. Avatar de X
      X

      Deves ser um tipo bem alimentado para escreveres tanto, um dia destes diz-me qual a tua dieta para tal efeito a ver se tenho dinheiro para chegar lá!

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Com certeza que alimenta-se de algo que é abundante como lágrimas de quem não gosta de carros elétricos…

        1. Avatar de X
          X

          Isso seria um tipo de vampiro psíquico verde.

        2. Avatar de Zé

          Massa integral com peito de frango grelhado e saladinha… Nham nham

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Tens razão, pelo que vejo cada vez que um carro elétrico arde é noticia em todo o pasquim porque dá clickes, os anti EV vão todos comentar o habitual “eu avisei!!” (há alguns anos era o GPL) e as pessoas que vivem no mundo real obviamente chamam-lhes estupidos porque na verdade são básicos e não se guiam por factos comprovados por profissionais, mas sim por sensações sem qualquer fundamento (se faz lembrar algo é porque é). Todos sabemos que os carros a gasolina/gasóleo, devido a terem igualmente um sistema eletrico e basicamente líquidos e óleos altamente inflamáveis em tubos a percorrer toda a estrutura do mesmo ardem literalmente todos os dias, algo que acontece todos os dias já não é noticia, nem tão pouco cliques.

      1. Avatar de Zé

        Tive um carro a GPL ( e vários na família, muitos por minha culpa) e sei bem o que isso é, até porque era bastante ativo numa comunidade GPL. “Explodem todos” fartei-me de ouvir. Curioso, mesmo em caso de incêndio total nunca ouvi falar de um depósito GPL num carro explodir. Aguentam a pressão e libertam o gas pelas válvulas de segurança e depois de tudo ardido ainda tem algum gás. O mesmo que uma bilha de gás (que não esteja danificada e cujas válvulas de segurança funcionem). Agora quando se descura o uso e a manutenção, até um termoacumulador de banhos ou uma panela de pressão são bombas autênticas.

  5. Avatar de José Agrião
    José Agrião

    Há um pormenor muito importante no meio destas estatísticas que é colocado de lado propositadamente, qual o veículo que tem maior probabilidade de se incendiar parado/estacionado, elétrico ou combustão? Num centro comercial por exemplo, ou no parque de estacionamento dum condomínio.

    1. Avatar de rui
      rui

      com base em estatisticas é o combustão. superado apenas por hibridos curiosamente. Sendo o eletrico puro o menos provavel.

  6. Avatar de Fusion
    Fusion

    O que devíamos discutir é em percentagens e não em números absolutos de carros ardidos.

    Todos os carros podem potencialmente arder, seja qual for a tecnologia elétrico, combustão, hidrogénio, GPL, híbrido, carro puxado por cavalos…

    O interessante séria analisar a percentagem.

    Em X milhões de carros elétricos (globalmente), quantos pegaram fogo -> tirar as percentagens.

    Em X milhões de carros a combustão (globalmente, desde que há registo), quantos pegaram fogo -> tirar as percentagens.

    E por aí fora.

    Bem sei que não é fácil fazer isto nem ter acesso a números e percentagens exatos, mas só assim se acabava com as teimas e percebia-se realmente qual das tecnologias tem maior tendência a incêndios.

    O resto é tudo conversa e cada um a puxar a brasa à sua sardinha.

    “Ah, eu já vi elétricos a arder, mas nunca vi carros a combustão” depois vem outro e diz “atenção, eu já vi carros a combustão a arder e nunca vi um elétrico” e depois vêm gajos como eu que dizem “bem, nunca vi nenhum deles a arder…”

    O meu comentário não é uma crítica à segurança de nenhuma das tecnologias, até porque todas elas podem pegar fogo, mas com percentagens relativas ao número total de veículos e incêndios era mais fácil perceber, ficava preto no branco, qual tem maior tendência a arder.

    No entanto, e para finalizar, penso que com os cuidados mínimos e recomendados para cada tecnologia custa-me a crer que um carro simplesmente comece a arder do nada. Quando isso acontece é uma de duas: ou acidente, ou má manutenção, o que é válido tanto para combustão como para elétricos.

    Just my 2 cents.

    1. Avatar de JL
      JL

      O que não faltam são números sobre isso, muitos aqui no pplware.

      1. Avatar de Márinho
        Márinho

        Aonde? Mostre lá? Prove lá? Não sabe nada, assim como não vê. senão tinha metido aqui os numeros.

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            Sejamos criteriosos, sim JL?

            Pegando no excerto do Pplware:

            Em cada 100.000 automóveis, registaram-se:
            Veículos híbridos: 3.475 ocorrências
            Veículos com motor de combustão: 1.530 ocorrências
            Veículos 100% elétricos: 25 ocorrências

            Estes números não me dizem absolutamente nada!

            Desses 100.000 automóveis, quantos são elétricos, quantos são híbridos e quantos são a combustão?

            Pegando nos números dos elétricos: se nesses 100.000 automóveis só houver 50 carros elétricos, então, pelos números (25), quer dizer que 50% deles arderam.

            Percebes o que quero dizer e a matemática da coisa?

            Eu quero percentagens por categoria e o número de veículos produzidos. Quero as percentagens sobre o total de elétricos, o total de veículos a combustão e o total de híbridos.

            Se juntares tudo no mesmo saco, obviamente os carros a combustão ardem mais. Também seria estranho que não fossem, visto que são a esmagadora maioria dos carros em circulação.

            Logo, esses números não me dizem nada.

          2. Avatar de JL
            JL

            Leu mal, por cada 100 mil de cada tecnologia.

          3. Avatar de JL
            JL

            “Hybrid vehicles actually come in number one with the most fires per 100K sales. Gas vehicles are second, and electric vehicles place third, with only 25 fires per 100K electric vehicle sales.”

            https://www.autoinsuranceez.com/gas-vs-electric-car-fires/

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A AutoInsuranceZ divulgou os nrs na era Biden.
            Todos já percebemos como funciona o terrível lobby climático.

            A realidade é esta:
            https://pplware.sitedev.pt/motores/os-eletricos-ainda-nao-o-convenceram-reunimos-5-argumentos/#comment-3447922

            Também posso arranjar de Lisboa onde o comandante dos bombeiros se descaiu com nrs. concretos e que batem certos com os da China e UK.

            Melhor prova que andam sobre bombas foi o gov.chino ter recentemente dado ordens para abater todas as bicicletas com lítio e ter mandado substituir por baterias de chumbo.

          2. Avatar de JL
            JL

            Eles divulgam os números os anos , até já lá estão os números deste ano .

            A realidade é essa, só se for a sua. Loool

            Se todos os dias ardem seiscentos e tal carros só nas autoestradas americanas, agora vem com 7 carros eléctricos na China, no país que tem mais carros eléctricos. Looool

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Só vejo nrs até 2023.
            Aliás os nrs que vc posta são de 2023 (era Biden)

          4. Avatar de JL
            JL

            É porque viu mal, dos seus só vejo até 2022.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Claro. Depois as acções seguintes foi proibir elektros nos estacionamentos subterrâneos e depois destruir bicicletas com baterias de lítio.
            Tudo isto pq não há perigo.

          6. Avatar de JL
            JL

            Claro que não há perigo, isso são decisões espontâneas dos alucinados.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O presidente da China?
            Não diga disparates. Ele é quem, no meio disto tudo, tem mais interesse em criar dependência em torno das baterias de lítio.

          8. Avatar de JL
            JL

            Para quê? Se a China tem pouco lítio, o que eles têm mais é industria, que até está dispersa pelo mundo.

    2. Avatar de Maria João Soares
      Maria João Soares

      Acho que mais do que percentagem total, é ver a percentagem por anos. Por exemplo. Carros com 1 ano (ver a percentagem de cada um), carros com 2 anos, 3 anos, … e por aí em diante.

      Isso sim é comprar como uma tecnologia antiga ou mais recente se comporta.

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Ainda existe malta a insistir, em circunstancias normais, alem de haver mais probabilidade de um electrico arder que um de combustão, apagar o incendio de um electrico custa enormemente mais, apagar uma bateria a arder é uma porra, nao tem a noção do que isso é!!! Quem nao acredita, pergunte a um bombeiro que ele lhes explica.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Para o proprietário é indiferente. Em ambos os casos os carros vão, muito provavelmente, arder todos.

    2. Avatar de JL
      JL

      O último eléctrico que se conhece que ardeu em Portugal não demorou 10 minutos a apagar .

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Não deve ter chegado a bateria certamente…. pode ter sido um incendio nao relacionado com a bateria, porque uma bateria daquelas a arder nao sao 10 minutos que se demora a apagar, até pode deitar a bateria numa piscina que vai continuar a arder, investigue!!!

        1. Avatar de JL
          JL

          Tal como são a maioria dos incêndios nestes carros, os relatórios apontam que raramente o fogo chega à bateria.

    3. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Todos os estudos minimamente sérios que são conhecidos acerca das “estatísticas” que enumeras dizem precisamente o contrário. O bombeiro explica que para apagar um carro elétrico são necessárias outras abordagens diferentes de um carro a gasolina que por sua vez são diferentes de um incêndio florestal, ou de um incêndio numa casa, ou numa fábrica de farinha, numa fábrica de tintas, etc etc. Cada caso é um caso e um carro a combustão pode criar mais estragos que um elétrico, ainda há pouco tempo um carro a gasóleo carbonizou quase 200 em poucos minutos, se fosse elétrico quem pode garantir que podia ter sido controlado? Não tens como saber pois depende de muitos fatores e a própria envolvência.

    4. Avatar de Zé

      Já o disse antes e volto a dizer. Os bombeiros podem, e devem atualizar-se. Na maior parte dos casos ainda andamos a despejar água, tal como no tempo dos romanos. Na minha terra haviam prédios de 20 andares há décadas e os bombeiros não tinham auto escada. Isso e ter uma zona industrial enorme, com empresas quimicas e ter pouco mais que água para apagar incêndios, os hospitais não terem EPIs de emergência e por aí fora…
      Obviamente a culpa não é só dos bombeiros, até porque o dinheiro não cai do céu. Mas para alguma coisa os bombeiros estão englobados num sistema bem maior.

  8. Avatar de João
    João

    O ultracrepidário virá com toda a certeza explicar o óbvio, que ele tantas vezes desmentiu… as baterias não explodem, diz ele.

    1. Avatar de JL
      JL

      A única pessoa que falou em explosões foi o ultracrepidário João.

  9. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Optimo este é o caminho a seguir. É necessario banir toda a marca que tenha estado envolvida num incendio.

    1. Avatar de Jaquim
      Jaquim

      já não havia carros, andavas de carro de linhas, e cuidado com esses

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        O objectivo é banir veiculos que ardem. ou esta medida é só para alguns?

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      De carros não há nenhuma, até os Ferraris tinham um defeito numa peça perto do motor que aquecia e começava a arder, ficavam carbonizados em 2 ou 3 minutos! Bicicletas, se não forem elétricas nem tiverem luzes ou qualquer sistema elétrico podem ser um bom candidato

      1. Avatar de Zé

        Como daquela vez que me esbardalhei todo porque partiu um pedal da bicicleta ? Sh*t happens… É a vida.
        Até o skate que me custou 200 paus tinha defeito.

  10. Avatar de Mapril
    Mapril

    Revejam esses números, não podem estar certos. Ardem 3,5% dos híbridos? Ardem 1,5% dos a combustão? Não creio que ardam assim tantos híbridos e não vejo motivo para que que os híbridos ardam 2,33 vezes mais que os de combustão, e dos elétricos só ardem 0,0%!!!

    1. Avatar de JL
      JL

      São mais complexos e tudo mais apertado…

    2. Avatar de Olé
      Olé

      Creio que a maioria desses hibridos são plug-in.

  11. Avatar de Andre
    Andre

    Penso que os numeros nada interessam mas , mais importante que isso, o motivo…. e uma coisa, todos concordam : os EVS comecam a arder sem qualquer tipo de causa logica. Tipo, estao quetinhos, na sua garagem , e puff…. ardeu…. isso nao acontece nos ICE. um ICE, deixa-os na garagem, tiras lhe a bateria e nao acontece nada.
    E essa e a grande diferenca de confiabilidade entre um VE e um ICE.

    1. Avatar de JL
      JL

      Onde viu esse filme ? Há sempre uma causa.

      Por outro lado os a combustão vão para a estrada com pessoas dentro e toca a arder a torto e a direito.

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Errado, o que dizes é falso e está comprovado que os carros a combustão ardem, mesmo quando parados, e inclusive a probabilidade é maior em relação aos VE. Eu já assisti a um (Ford Fiesta) a começar a arder assim do nada junto a uma das rodas da frente. Só não são noticia porque acontece praticamente todos os dias, quando é um VE, é noticia mesmo que tenha ardido na Austrália.

  12. Avatar de Joca
    Joca

    Hybridos têm um problema comum daquilo que me tem passado pelas mãos , a bateria a trás e geralmente o motor elétrico a frente eu acho que os cabos elétricos, aqueles laranja, têm uma espessura pequena e têm tendência a sobreaquecer. Quer dizer que se houver uma avaria elétrica é provável que os cabos derretam mesmo antes do fusível geral fazer o seu trabalho. Poucar uma gramas de cobre por carro dá muito dinheiro.

  13. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Proposta de revisão: Poderia ter revelado a marca do carro!
    Se fosse um Tesla concerteza teriam repetido o nome da marca umas 10×

  14. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Muito mais câmaras deveriam seguir o exemplo e deixarem-se. De floreados verdes. Os carros elektros são um perigo.

    1. Avatar de JL
      JL

      São um perigo mas é há existência dos a combustão, já que os estão a subsituir, daí a sua preocupação.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Mais uma para a colecção:
        AVISO
        “…Ante os possíveis riscos de incêndio que supõe um carro 100% elétrico, está proibido o acesso de ditos veículos ao parque…”
        https://funchalnoticias.net/2025/06/03/proibicoes-de-estacionamento-de-carros-eletricos-em-espanha-uma-resposta-a-incidentes-recentes/
        São tudo sensações. O problema são os relés dos Mercedes com 30 anos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Sim, decisões precipitadas, tanto que não existe regulamentação para tal.

          Já agora, o Mercedes tinha 21 anos.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A gente sabe q quem tem c* tem medo.
            A própria câmara de Madrid não tem coragem de obrigar os parques subterrâneos a aceitar elektros. Escudando-se no habitual…”estamos a estudar o assunto… Em breve teremos lá um relé de um Mercedes com 30anos para levar com a bucha…”

          2. Avatar de JL
            JL

            Claro que não , não vai em conclusões precipitadas.

            Não me admirava nada, até porque o Porsche taycan tinha batido noutro quando se incendiou, não me admirava que vão descobrir que foi o outro que incendiou o prosche, tal como é bem comum os a combustão incendiarem quando batem.

  15. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Mais um porta aviões ao fundo. Por esta altura já lhes perdi a conta. De lamentar que arrastem sempre milhares de carros a combustão que não têm culpa nenhuma dos delírios dos alucinados:

    “…Incêndio no navio porta-viaturas “Morning Midas” da Zodiac Maritime

    • Um incêndio deflagrou no Morning Midas, um navio transportador de veículos pertencente à Zodiac Maritime, enquanto seguia viagem da China para o México.

    • O fogo teve origem num dos conveses onde se encontravam viaturas elétricas, o que levou à evacuação dos 22 tripulantes por meio de botes salva-vidas.

    • Toda a tripulação foi transferida em segurança para um navio porta-contentores que navegava nas proximidades, não havendo registo de feridos.

    • Apesar dos esforços de combate a bordo, o incêndio não pôde ser controlado, o que evidencia as dificuldades associadas à extinção de fogos envolvendo veículos elétricos no mar.

    • Foi mobilizado um rebocador para as operações de salvamento e combate ao incêndio, numa ocorrência que volta a levantar preocupações sobre a segurança contra incêndios em navios do tipo ro-ro que transportam veículos elétricos. …”
    https://www.lloydslist.com/LL1153746/Crew-evacuated-from-Zodiac-Maritime-vehicle-carrier-in-Pacific-Ocean-after-fire

    1. Avatar de JL
      JL

      No fim vão ver que o fogo começou nalgum a combustão, como já é bem comum.

    2. Avatar de JL
      JL

      “Nevertheless, so far none of the incidents have proven to be caused by electric vehicles”

      Tivessem falado com o yamalhia, ele sabia logo a causa.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Sei…sei. Apesar de nos decks da ignição apenas estarem carros elektros., de certeza que um dia vão lá encontrar nos escombros um relé de um Mercedes com 30anos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde dizem que estavam apenas carros eléctricos ?

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Morning Midas is carrying over 3,000 cars, including 70 electric vehicles.

            https://www.carscoops.com/2025/06/car-carrier-fire-evs-abandoned-pacific-ship/

            While previous car carrier fires — such as the Felicity Ace and Grande America — have led to scrutiny of EV battery fire risks, maritime experts note that combustion engine vehicles and other factors are also frequently involved in such incidents.

            https://autotalk.co.nz/car-carrier-fire-under-investigation-after-crew-evacuated-in-pacific-ocean/

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Arre que só tem olhos para o que lhe interessa:
            “UK shipowner Zodiac Maritime has confirmed fire started within a deck loaded with electric vehicles”
            Foi o próprio armador que confirmou que o incêndio começou dentro de um convés carregadinho de elektros!

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Realista, a melhor parte dessa versão:
            “Some shipping companies, such as Norway’s Havila Kystruten, now refuse to carry electric vehicles, judging the risk factor too high”

            Mais companhia que já deram com os pés nos elektros:
            Höegh Autoliners -Noruega
            Wallenius Wilhelmsen-Suécia
            Mitsui O.S.K. Lines (MOL) Japão

            Qualquer dia vão buscar os carros a nado à China looolool

            __

            Esse AutoTalk da AU dá a notícia pela metade. Compreende-se.
            Qq coisa além de carros que peguem fogo num navio é facilmente contido com recurso aos meios de supressão. A excepção são mesmo os carros elektros.

          4. Avatar de JL
            JL

            Onde diz ai que eram só carros elétricos ? continuo sem saber.

          5. Avatar de JL
            JL

            Deram ? Andou a inventar outra vez, é que só pesquisei a primeira, e tem um contrato de transporte com uma empresa que fabrica eléctricos. Loooool

            https://gcaptain.com/hoegh-autoliners-signs-electric-vehicle-transport-deal-with-major-asian-manufacturer/

          6. Avatar de JL
            JL

            E a última é só para usados, mas que interessa isso, segundo os alucinados ninguém compra usados.

          7. Avatar de JL
            JL

            Sobre a Havila Kystruten, também os a combustão estão proibidos, e até os a hidrogénio, já que segundo você , híbridos são carros a combustão.

            “Vehicle restrictions
            Prohibited vehicles: Electric, hybrid, and hydrogen vehicles are not permitted on board and cannot be transported”

            https://www.havilavoyages.com/the-ships/travel-with-a-car

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pois tudo o q tenha marreca com lítio. Acho bem. Nunca fiando

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não sabe o que é um compartimento cheio de carros elektros?
            É um é um compartimento cheio de carros elektros!

          10. Avatar de Realista
            Realista

            Tal nunca aconteceu com carros a combustão se ignorarmos:

            (2015) Courage – Arde um veículo a combustão.
            (2017) Honor – Arde um veículo a combustão.
            (2019) Grande Europa – Ardem 2 veículos a combustão.
            (2020) Höegh Xiamen – Arde um veículo a combustão.
            (2023) Grande Costa D’Avorio – Arde um veículo a combustão.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os navios afundaram? NÃO
            Os incêndios foram controlados a bordo com os meios de supressão existentes? SIM

            É só esta a pequena diferença.

          12. Avatar de JL
            JL

            Não é isso que lá diz.

            Já agora, quantos decks tem o navio ? É que duvido que tenha 3000 / 67 = 44 decks.

          13. Avatar de Realista
            Realista

            O da BYD tem 16 decks e leva 9000 veículos.

            Este como “só” leva 3000 com certeza que tem mais de 40 decks.

          14. Avatar de JL
            JL

            Este afundou ? Não, o outro antes, afundou ? Não.

          15. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O Felicity afundou e este vai afundar.

            @Realista, este navio,Morning Midas, seguia a cerca de 65% da capacidade total que era de 4.750 carros e tinha 9 decks. Um dos quais era exclusivo para elektros, quer fossem 1, 47 ou 500.
            Os elektros embarcam num dos conveses superiores. Dessa forma quando ardem ainda há esperança de salvar alguma coisa.

          16. Avatar de JL
            JL

            Errado, levado 3000 carros, dos quais 67 eram eléctricos, e em lado nenhum diz que era exclusivo para electricos.

            Não estava a falar do Felicity, mas sim outro que foi rebocado e tiraram os carros eléctricos intactos dentro dele, portanto mais um que foram os a combustão que provocaram.

          17. Avatar de Realista
            Realista

            Levava 70 veículos 100% elétricos, duvido que tenham atribuído uma ocupação inferior a 14% porque não faz sentido.

            Mas ainda bem que diz que os elétricos vão no piso superior, porque o incêndio aconteceu nos pisos de baixo…

            Mas é mais um caso de esperar pelo relatório.

  16. Avatar de PTO
    PTO

    Que decisão absurda e exagerada. 🙁
    Espero que quando um ICE dessa mesma câmara pegar fogo, porque esses também entram em combustão espontânea, eles apliquem o mesmo critério e abandonem a utilização de ICE’s.
    Que comprem bicicletas normais ou andem a penantes, até poupam dinheiro dos contribuintes.