Afinal, os carros elétricos incendeiam-se facilmente?

93 Comentários

A venda de carros elétricos tem crescido significativamente o que tem levado também a que muito se escreva sobre este novo segmento de mobilidade elétrica. Com toda a “artilharia” de baterias, será que os carros elétricos incendeiam-se facilmente?

Afinal os carros elétricos incendeiam-se facilmente?


Em cada 100.000 automóveis registaram-se 25 ocorrências em carros elétricos

Quando se pensa em comprar um carro elétrico, as preocupações e questões serão certamente várias. Pelo facto de ser um elétrico há a necessidade de o carregar com alguma frequência. É verdade que as manutenções são bem mais simples que as dos carros a combustível, mas há quem também debata as infiltrações de humidade no sistema elétrico que poderão elevar um risco de incêndio. Mas será mesmo assim?

O artigo “Hurdle to Broad Adoption of E.V.s: The Misperception They’re Unsafe” publicado no The New York Times e referenciado pelo ACP, aborda a perceção da falta de segurança dos carros elétricos. De acordo com a publicação, esta avaliação torna-se sobretudo enviesada pela grande atenção mediática direcionada para os incêndios nestes carros.

Já o estudo da AutoInsuranceEZ, refere que o risco de incêndio dos automóveis 100% elétricos não é superior ao dos carros convencionais — bem pelo contrário.

Em cada 100.000 automóveis, registaram-se:

  • Veículos híbridos: 3.475 ocorrências
  • Veículos com motor de combustão: 1.530 ocorrências
  • Veículos 100% elétricos: 25 ocorrências

Afinal os carros elétricos incendeiam-se facilmente?

Segundo o ACP, o risco de incêndio é cada vez mais diminuto, devido aos esforços empreendidos nos últimos anos para o reforço da segurança dos carros elétricos. A construção das baterias prevê a proteção da sua integridade em casos de choque ou embate.

A tecnologia dos modelos mais recentes permite interromper o fluxo de energia entre a bateria de alta tensão e o restante sistema eletrónico, no preciso instante em que se deteta uma anomalia. Quando se abordam os principais perigos deste tipo de carros, há um conjunto de fatores a mencionar como, por exemplo, a proteção contra a humidade, sobreaquecimento, riscos para os peões, entre outros.

      Comentários

      93

      Deixe um comentário

      O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Mais areia para os olhos.

        1. Avatar de João Cartaxo
          João Cartaxo

          Não é areia.. Um carro a combustão com uma fuga de óleo de motor, numa viagem grande facilmemte se pode incendiar. Só quem não percebe de mecânica é que não sabe

          1. Avatar de JL
            JL

            Até porque são a combustão, a combustão já faz parte deles. Lool

        2. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Há 3meses atrás aqui seriam 7 intervenientes a dizer “eu bem dizia, os Electricos são uma porcaria, os fumarentos é que são bons”, agora é só um a dizer “mais areia para os olhos” … a oposição está a definhar eheh

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Compreensível…

            Vistas bem as coisas os VE são melhores em (quase) todos os sentidos.

            Basta apenas corrigir a autonomia, degradabilidade e rapidez de carregamento e o veículo a combustão torna-se obsoleto em todos os níveis.

            1. Avatar de Goncalo
              Goncalo

              Concordo, e enquanto isso não acontece mantenho um diesel e um híbrido self charge no meu espólio e o eléctrico continua de fora.

              1. Avatar de Antonio Vasco
                Antonio Vasco

                Não espere milagres, vai haver mais autonomia, na base de baterias mais leves e também mais baratas, mas a velocidade de carregamento tem limites por causa da amperagem necessária e correspondentes grossura de cabos necessário.
                Penso que. Carregamentos inferiores a 20 minutos serão muito difíceis de obter

              2. Avatar de Realista
                Realista

                Eu tenho um 100% elétrico, mas também um diesel.

                E quando existir no mercado alternativas equivalentes, descarto o diesel na primeira oportunidade.

                Já para mim, híbridos vão ficar sempre de fora pois apesar de possuem vantagens dos dois, também possuem as desvantagens…

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Em cada 100.000 unidades, 25 era Veículos Elétricos e 1.530 eram a combustão.

        Aceito esse risco de bom grado.

        Ainda este ano estava um carro a combustão a arder no meio da VCI…

        1. Avatar de Parecia
          Parecia

          Os veiculos que ardem têm todos a mesma idade?

          1. Avatar de João Cartaxo
            João Cartaxo

            Ainda há uns anos onqie não faltava era Mercedes a arder devido ao sobreaquecimento do filtro de particulas

            1. Avatar de Realista
              Realista

              Também os Mercedes novos andavam a arder devido a um tubo do ar condicionado mal posicionado que sobreaquecia e ardia.

              O que podemos compreender é que a idade do veículo é uma variável não correlacionada com o problema. No entanto devido à boa assistência técnica das marcas os mais novos são chamados para resolver o problema evitando assim danos maiores enquanto que os mais antigos não.

              Mas mesmo que fossemos todos leigos basta o exercício mental de pensar qual o tipo de veículo mais propenso a incêndios: Um veículo com mais de 1000 partes amovíveis que sofrem desgaste, onde basta uma dessas partes ter um defeito ou sofrer um desgaste excessivo ou até mesmo pela validade dos próprios componentes que necessitam de ser substituídos (como tubos e mangueiras), num ambiente de altas temperaturas onde são realizadas explosões controladas ou num veículo sem muitas partes amovíveis onde apenas a fraca proteção contra a humidade ou ação mecânica – como a perfuração – pode levar a que esta se incendeie?

          2. Avatar de JL
            JL

            Quanto mais recentes a combustão, pior, até porque os dados até mostram que os híbridos são os piores, esses são bem recentes.

            1. Avatar de Realista
              Realista

              Os híbridos óbvio que são mais propensos a incêndio porque juntam dois componentes que podem incendiar: A Bateria e o Motor a Combustão…

              Se juntas dois elementos de risco, o teu risco geral aumenta.

              1. Avatar de JL
                JL

                Exacto, o risco aumenta com a complexidade dos sistemas, até porque está tudo muito mais “apertado”.

          3. Avatar de Realista
            Realista

            A BMW solicitou a recolha em 2018 de 1.6 milhões de veículos a gasóleo produzidos entre 2010 e 2017 por terem risco de incêndio.

            Portanto presumo que ardessem carros fabricados entre 1 e 8 anos…

        2. Avatar de Realista
          Realista

          2023 – https ://www.cmjornal.pt/multimedia/videos/detalhe/carro-em-chamas-condiciona-transito-na-vci-no-porto-sentido-freixo-arrabida
          2022 – https ://www.cmjornal.pt/multimedia/videos/detalhe/carro-totalmente-consumido-pelas-chamas-arde-na-vci-no-porto
          2021 – https ://www.jn.pt/local/noticias/porto/porto/carro-ardeu-na-vci-e-condiciona-transito-no-sentido-arrabida-freixo-14222496.html
          2020 – https ://www.jn.pt/local/noticias/porto/porto/carro-incendeia-se-apos-acidente-e-corta-vci-na-zona-da-prelada-11998386.html
          2019 – https ://www.jn.pt/local/noticias/porto/porto/fogo-destroi-bmw-na-vci-junto-ao-estadio-do-dragao-11059758.html

          1. Avatar de deepturtle
            deepturtle

            a culpa é da VCI. deviam investigar

            1. Avatar de Realista
              Realista

              O problema é o transito:

              Longas filas de transito todos os dias no para-arranca, naturalmente os carros sobreaquecem.

              1. Avatar de Yamahia
                Yamahia

                Os carros apenas sobreaquecem se tiverem um problema no sistema de refrigeração! Pouco importa que sigam a 200 ou no pára-arranca. E mesmo assim essa possibilidade não é causa de incêndio conclusiva, o mais certo é que implique uma avaria grave o motor se o condutor for um distraído!

              2. Avatar de JL
                JL

                Um carro a combustão tem tudo para incendiar, dai incendiarem muito mais, desde o motor ter partes a trabalhar a altas temperaturas, filtros de partículas, catalisadores, complexos sistemas eletrónicos com fios por todo o lado, enfim uma grande salganhada de coisas que incendeiam.

              3. Avatar de Yamahia
                Yamahia

                Tudo não tem de certeza. Não tem baterias de lítio sensíveis ao mínimo toque no trânsito ou a uns pingos de água salgada que imediatamente, 1 semana, 1 mês… causam do nada um curto-circuito e o resultado não é agradável de se ver, o desencadear duma reação em cadeia chamada fuga térmica, que pode atingir os 1.000º seguida de uma explosão e/ou incêndio incontrolável que pode mandar a familia inteira para a quinta das tabuletas e o carro para a sucata!

              4. Avatar de JL
                JL

                Ena, agora já sao pingos, ainda há bocado era com tornados.

                Ena que drama , uiii, eu pensava que chamavam combustível a algum que foi feito para arder depressa.

                Enfim, quando não dá para mais inventa.

                Hidrogenio é que é bom. Loool

              5. Avatar de Realista
                Realista

                Se quer lógica argumentativa, aceito discussão, A argumentação está tratada mas falta a parte da lógica…

                Para si as baterias são suscetíveis de arder se sofrerem corrosão provocada por água salgada. Aceito, água salgada é bastante corrosiva. No entanto para si os veículos a combustão são imunes a corrosão perante o mesmo tratamento… esqueceu-se dessa parte?

                Se submergir dois veículos independentemente do tipo de sistema de propulsão, o mais lógico é que os dois sofram corrosões
                graves o que pode originar a falhas catastróficas. Um tubo do combustível por exemplo pode perfeitamente corroer originando um incêndio da mesma forma como pode corroer uma bateria…

                A sua argumentação aplica-se aos dois casos e não só a um caso.

                Quanto ao aquecimento dos veículos:

                É verdade que os sistemas de refrigeração dos veículos são preparados para os arrefecer…. Óbvio. No entanto os veículos a combustão são compostos por várias peças e com a trepidação do veículo, agitação do motor, dilatação e contração devido ao aquecimento/arrefecimento sistemático, essas peças tendem a ganhar folgas. Como é um conjunto vasto de peças – cerca de 1000 – e o mais ligeiro erro – seja na produção do veículo ou na sua manutenção – podem estar na origem de um incêndio.

                Aliás é fácil de calcular: Se existir uma probabilidade de 0,001% de existir uma peça mal encaixada/apertada/defeituosa em cada 1000 peças dá 1.

                Se quer argumentar a favor dos carros a combustão, esteja à vontade, agora não use falácias argumentativas pf…

              6. Avatar de Realista
                Realista

                *0.001% em 1000 peças a cada 100 veículos.

              7. Avatar de Yamahia
                Yamahia

                @JL o tornado não traz água. O tornado em si são ventos fortes e se passar junto à orla marítima, que foi o caso, é capaz de empurrar a água do mar em direção aos paredões da costa e causar inundações em áreas baixas.
                Nós por cá assistimos a esse fenómeno, e não é preciso um tornado. Basta passar na Marginal em dias de maior agitação marítima e o mais certo é levar-mos um duche de água salgada. Muitas vezes acontece na baixa de Lisboa, na Madeira e Açores e os carros normais não sofrem com isso. Claro que convém retirar o salitre na 1ª oportunidade pq bem não faz. Os donos dos eleKtros pensavam que nos seus carros era igual. Mas estavam enganados ou no mínimo mal informados.
                O que se passa com os eleKtros é que estes têm uma deficiência qq no que concerne ao tratamento anti corrosão, pelo menos na zona mais critica e suscetível de poder vir a causar problemas.

                @Realista,
                Talvez lhe tenha escapado, portanto repito:
                Carta às marcas de BEV’s:
                https://1drv.ms/b/s!AvwLJVpLF7bcq9ZYVg-PQh1EE5KRCg?e=bS0A9Y

                Carta ao Secretário dos Transportes:
                https://1drv.ms/b/s!AvwLJVpLF7bcq9ZXnaQhQ-3ZGVnwrg?e=nNTW4L

              8. Avatar de JL
                JL

                Bla bla bla bla

                O que aconteceu foi inundação, está lá escrito.

              9. Avatar de Yamahia
                Yamahia

                Não parecem estar inundamos a não ser pela água dos bombeiros!
                https://youtu.be/X5NiWJcyrwI

              10. Avatar de JL
                JL

                Pois, sabe que a água do mar vem e volta, para onde veio. Lool

            2. Avatar de Yamahia
              Yamahia

              lool estava a pensar o mesmo. Será o mesmo carro?

              1. Avatar de Realista
                Realista

                Se vires as fotos/imagens são Peugeot, Mercedes, BMW, Renault…

              2. Avatar de Yamahia
                Yamahia

                Sem dúvida que como diz o @deepturtle a VCI deve ser investigada urgentemente!!!

              3. Avatar de Realista
                Realista

                A culpa é da gravidade.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não me lembro agora onde vi, vou procurar, em Portugal ardem em média 7 carros por dia. Já nos Estados Unidos são cerca de 500 todos os dias.

        3. Avatar de Realista
          Realista

          Nota:
          O estudo é por cada 100.000 unidades vendidas de cada tipo de carro…
          É importante salientar isto.

        4. Avatar de Alice
          Alice

          Quando se andava de carroça ouve muitos a dizer enquanto houver carroça não comprarei um automóvel ” coisa do demónio “

      3. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Também era interessante saber qual a percentagem dos veículos a combustão eram a gasolina, por norma o diesel energeticamente é menos eficiente.
        No campeonato do mundo de Moto E, a primeira prova teve de ser adida porque uma das motas ao carregar durante a noite pegou fogo e insidiou as outras motas todas, se repararem os fogos residenciais em Portugal são provocados por curto circuitos.
        Também saber se os incêndios nos VE foram provocados apos acidentes ou em carregamento.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Bom ponto de vista.

          Mas também na China existem relatos que uma das maiores construtoras, a BYD, está a ignorar protocolos de segurança e muitos dos seus veículos elétricos incendeiam-se do nada. No entanto como é na China as informações são abafadas com facilidade mas os rumores apontam que a maior parte dos incêndios em VE na China estão a acontecer com este fabricante, o que leva a crer que está a vender carros sem alguns protocolos de segurança.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Na primeira foto está um Tesla a arder, na parte da frente, mas as baterias não são na traseira?

            1. Avatar de JL
              JL

              São por baixo. Raros são os incêndios que começam na bateria.

              1. Avatar de B@rão Vermelho
                B@rão Vermelho

                Que são por baixo eu calculei, mas é central?
                Eu fiz a pergunta porque tinha a ideia que fosse na traseira e como o fogo é à frente a probabilidade de ser da bateria é quase nula.

              2. Avatar de JL
                JL

                Sim, entre o eixo dianteiro e traseiro, fora do habitáculo e num compartimento próprio.

            2. Avatar de Alice
              Alice

              Imagem fraudulenta.
              As máfias dos carros em 2a mão, fazem de tudo para que haja um medo dos elétricos, assim o negócio deles continua bem.

      4. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        É um pouco vago, em que situações é que os carros pegaram fogo, em acidentes? Simplesmente quando estacionados e sem funcionamento já a algum tempo? A idade dos mesmos também conta entre outras variáveis.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mesmo que se saiba tudo isso, que é importante para se promover mais desenvolvimento em segurança, os números estão lá.

      5. Avatar de Kany west
        Kany west

        alem das baterias e incendiar-se e terem poucos ou nenhum lugares para carregar o carro facilmente tem um mais algum problema mais grave nos carros electricos

        1. Avatar de JL
          JL

          Agora em português ?

      6. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        É evidente que há uma necessidade muito grande de branqueamento por parte desta nova industrias sem escrúpulos, não hesitando em comprar publicações e depoimentos favoráveis, caso necessário . Isso está mais que visto.

        Inegável é que os eléctricos até ardem sozinhos, tipo geração espontânea! E ardem muito!

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Não deves ter lido a mesma notícia que nós aqui para dizeres isso…
          Arder sozinhos e arder muito só me trás a memória os Mercedes que andavam com a mania de ser fogueira fosse onde fosse… Até um coitado teve a casa a arder por ter estacionado o carro na garagem e era um Mercedes semi novo…

        2. Avatar de Realista
          Realista

          E quem arde mais é quem os critica constantemente porque está febril…

        3. Avatar de JL
          JL

          Ardem ? Provas disso ?

          Ou será que prefere que dissessem o contrário ?

          Tenho por lá 3 e nunca arderem, os meus 2 a combustao que tive antes, um incendiou em andamento, e outro após ter parado em frente a casa, passados uns minutos começou a deitar fumo, ainda foi possível apagar.

          Portanto segundo a minha experiência. Os a combustão ardem todos, e os a combustão nenhum arde.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL, @Realista e @Rui;
            https://pplware.sitedev.pt/motores/empresa-norueguesa-de-transporte-maritimo-proibe-carros-eletricos-a-bordo/
            “empresa marítima do país decidiu proibir o transporte de veículos elétricos e híbridos nos seus navios. Segundo a Havila Voyages, estes estão propensos a pegar fogo.”

            1. Avatar de JL
              JL

              Onde é que dizem que são superiores ? ou não quis ler a razão de terem proibido ?

              1. Avatar de Yamahia
                Yamahia

                Estão proibidos porque são mais perigosos. Os combustão embarcam agora e desde sempre!
                Os BEV nem chegaram a aquecer o lugar exactamente pq são um perigo!

              2. Avatar de Yamahia
                Yamahia

                Veja o caso da Florida e da preocupação do seu Senador Rick Scott em relação a esta matéria:
                Carta ao Secretário dos Transportes:

                Carta às marcas de BEV’s:
                https://1drv.ms/b/s!AvwLJVpLF7bcq9ZYVg-PQh1EE5KRCg?e=bS0A9Y

                Carta ao Secretário dos Transportes:
                https://1drv.ms/b/s!AvwLJVpLF7bcq9ZXnaQhQ-3ZGVnwrg?e=nNTW4L

                E sabe o porquê destas preocupações?
                Eu explico:
                -Houve vários relatos de veículos elétricos que se incendiaram após terem tomado contacto com água salgada. Tendo se verificado que esses incêndios são extremamente perigosos .
                -Essa ameaça emergente forçou os bombeiros a desviar recursos de furacões para controlar e conter esses incêndios perigosos.
                -Muitas casas que resistiram ao furacão, sucumbiram para sempre aos incêndios causados ​​por VEs que entraram em combustão espontaneamente.
                -Vários incêndios de BEV dados como dominados, voltaram a reacender-se até 6 dias após o 1º incêndios-
                Chega ou quer com mais molho?

                Vc ouve falar disto nos média com o destaque que estas situações mereciam? ? Ambos sabemos que não ouve e sabe pq não ouve? Pense!

                Por agora repito os conselhos que já lhe tinha dado:
                1ºSe mora na AML evite circular na Marginal.
                2º Se tem um barco, qd chegar a altura de o meter a água, alugue um carro a combustão!

              3. Avatar de JL
                JL

                Errado, estão proibidos porque não têm sistema de extinção preparado para esses, está lá escrito, leia novamente.

                Não aquecem nesses aquecem noutros, até porque esses navios são eléctricos, que estranho…..

              4. Avatar de JL
                JL

                Eu vejo apenas 2 comunicações a pedir dados sobre os protocolos de segurança destes veículos, que mais ?

                Não, para inventar já temos cá muitos. lol

              5. Avatar de JL
                JL

                Entende agora porque é que a tesla monta as novas baterias protegidas com aquela selante cor de rosa ?

                Tem ai a resposta aos pedidos do Ricky.

              6. Avatar de JL
                JL

                E ainda: agora fiquei curioso, como vamos fazer com os a hidrogénio ?
                LOOOL

              7. Avatar de JL
                JL

                Olhe, acabadinho de chegar à redação:

                Portanto…..

                https://ibb.co/zbXDkpX

              8. Avatar de Yamahia
                Yamahia

                Vc é mesmo vesgo.
                Ele está e vai pedir responsabilidades sobre as desgraças causadas pelos carros elétricos. Tanto ao ministério dos transportes como à Industria ! Aos 1ºs por incuria, aos 2ºs porque enganam e/ou não alertam/esclarecem os Clientes que acham que os carros são seguros depois de entrarem em contacto com água salgada.
                Clarinho como água doce!

              9. Avatar de Yamahia
                Yamahia

                Acabadinho de chegar? É substituir a ficha que está na altura!
                Olhe casos dia sim, dia dia é tipo o do link abaixo:
                https://www.jn.pt/local/noticias/porto/felgueiras/homem-morre-carbonizado-em-tesla-que-se-incendiou-apos-despiste-em-felgueiras-13157645.html
                Felizmente a namorada seguia numa viatura mais atrás. Assim só se estragou uma casa!

              10. Avatar de JL
                JL

                E incendiou porquê? Porque bateu num post de eletricidade ?

                Acabadinho de chegar porque é um recall que saiu há pouco tempo e estão a ser chamados.

                Curioso, quando até as marcas admitem que se incendeiam espontaneamente, atenção que também nos ev.

              11. Avatar de JL
                JL

                Errado, ele está a relatar o caso é a fazer perguntas, onde leu que estava a pedir responsabilidades ?

            2. Avatar de Yamahia
              Yamahia

              Então mas se a maioria dos que arderam eram TESLA mau….
              Esse selante cor de rosa deve ser inflamável

              1. Avatar de JL
                JL

                E viu algum tesla model 3 e y ?

        4. Avatar de Alice
          Alice

          Sem escrúpulos? Sem escrupolos é a magia da venda de carros a combustão em 2a mão querer travar o avanço rápido da entrada dos VE no mercado. Há já países na Europa que o número dos eletricos está proximo dos de combustão e não andam a morrer todos os dias pessoas assadas, nem ardem carros eletricos todos os dias.

      7. Avatar de Só eu sei, porque não fico em casa!
        Só eu sei, porque não fico em casa!

        De longe, é mais fácil os carros a diesel, entrarem em auto combustão, do que um elétrico arder sozinho. Não conheço a mecânica dos híbridos, mas pelo que está na análise, são os com o “maior” problema.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          A propensão à auto combustão vinha do turbo, que gira a cerca de 200.000 RPM. Isso fazia com que se se não se desse tempo ao turbo para desacelerar, 1 ou 2 minutos, antes de desligar o motor, o turbo continuava a girar sem lubrificação e provocava folgas no eixo por onde depois o óleo fugia e caía em cima de condutas de escape quase em brasa. Provocando os tais incêndios. E como a maioria dos motores turbo eram diesel, e faziam muitos kms, eram os diesel que ardiam mais, e ainda são. Actualmente a maioria dos motores a gasolina também têm turbos, embora mais pequenos e com menor pressão, logo, não estão livres de vir a arder.

          1. Avatar de JP
            JP

            Outras fugas do motor, que derramem em cima de um filtro de partículas em regeneração, que atinge os 600°C, é suficiente para provocar um incêndio de uma viatura.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Depois de uma viagem a alta velocidade, ERA realmente importante permitir que o turbo do carro arrefecesse naturalmente antes de desligar o motor.
            Quando o carro ERA desligado imediatamente, a turbina do turbo ainda IRIA rolar por um tempo e como dizes a lubrificação e refrigeração do óleo do motor ERA interrompidas se desligasse o motor de imediato.
            Este fenómeno, que podia resultar num sobreaquecimento não iria originar nenhum incêndio. Poderia originar isso sim, danos no turbo em consequência de causar desgaste prematuro nas peças do turbo ou até mesmo fazer com que as pás da turbina se expandissem e se agarrassem à caixa do turbo.
            No entanto isto era mais no antigamente. Hoje, a maioria dos carros modernos possui um sistema de refrigeração para o turbo que permite que o óleo continue a circular por um tempo razoável após desligar o motor. Apesar disso convém não facilitar não vá o diabo tece-las. Se tenho que parar numa AE, procuro reduzir a velocidade para 90/100 1 ou 2 kms antes de sair e depois + 1 ou 2 minutos a procurar estacionamento antes de desligar. Para o efeito chega!

            1. Avatar de JL
              JL

              Bolas, ainda bem que não tenho nenhum, até é preciso ficar à espera que arrefeça, não precisa de ficar à espera que aqueça antes de seguir viagem ?

              Loool

              1. Avatar de Yamahia
                Yamahia

                Esperar antes de arrancar é má politica e só estraga. É andar sem puxar muito até que atinja a temperatura de funcionamento.

                Para parar não se espera. Isso era antigamente. É só levantar o pé 1 ou 2 kms antes de parar e apenas por precaução, leia lá melhor.
                Engraçado é que este levantar o pé é suficiente para andar à vel que andam os BEV’s nas AE’s lololololol

              2. Avatar de JL
                JL

                A sério ? Eu nunca andei a essa velocidade na ae, agora fiquei a saber que os a combustão são quase que obrigados a andar por força de incendiarem pelo caminho, que raio…

              3. Avatar de JL
                JL

                Acho que não entendeu, esperar que aqueça o motor antes de arrancar, o meu mecânico dizia sempre isso.

                Enfim, tecnologia obsoleta.

                Ah espere, num a hidrogénio têm obrigatoriamente de fazer isso, já que a potência máxima disponível só está disponível ao fim de 1 a alguns minutos. Lol

              4. Avatar de Yamahia
                Yamahia

                Das 2 uma. Ou o seu mecânico era um totó ou então VC está na treta.

                E os carros a H2precisam da potência máxima para o arranque?

              5. Avatar de JL
                JL

                Pergunte a qualquer mecânico a ver se não lhe diz o mesmo.

                Por precisar é que metem uma bateria para auxiliar nesse tempo, quando digo arranque, digo em qualquer arranque, não é só de manhã. Qualquer paragem de produção ou corte de fornecimento de hidrogénio na fuel cell, o arranque é feito lentamente, senão sai hidrogénio pelo escape, o que não é muito bom como deve entender.

              6. Avatar de yamahia
                yamahia

                Se QQ mecânico que VC conhece diz isso deviam ir vender couves.
                Como disse esperar q o carro aqueça com o motor ao ralenti só estraga ao mesmo tempo q desperdiça combustível.

                Qt à variante a H2 qd o momento chegar, a gente aprecia esses pormenores todos. Por agora temos tempo para curtir os verdadeiros carros.

            2. Avatar de Realista
              Realista

              Perdes 20 minutos na condução para arrefecer o turbo, mas perder 20 minutos a carregar o carro já é um problema…

              Aquela lógica.

              1. Avatar de Yamahia
                Yamahia

                Ninguém demora 20minutos para percorrer 1ou 2 kms. Nem uma tartaruga eheh

      8. Avatar de Paulo
        Paulo

        Na toyota híbridos houve algum incêndio? Acho que não…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “The 12-volt battery was identified as the area of origin in a majority of incidents reviewed, the agency said.”
            Porreiro. Sempre as baterias eheh

            1. Avatar de Realista
              Realista

              As baterias de 12v fazem parte do sistema do carro a combustão…

              Boa sorte a conduzir sem elas já que até o próprio carro necessita delas para ligar, caso contrário terias que dar à manivela.

              1. Avatar de Realista
                Realista

                Para além disso as baterias de 12v são de acido… e até os veículos elétricos possuem uma bateria dessas.

                Já a bateria de tração é de lítio.

      9. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Zangam-se as comadres descobrem-se as verdades
        https://youtu.be/yOA7qKMcjcE
        Qq dia está aí um chinês a fazer o mesmo tipo de report em relação aos carros ocidentais.
        Aguarda-se pela vingança do chinês eheh

        1. Avatar de JL
          JL

          LOL, oh ca problema, daqui a pouco para a NTHSA a mandar os fabricantes fazer recalls devido ao fogos.

          Parei de ver o vídeo quando ouvi “a lot of things cathing on fire”…

          Explosões e eléctricos é sempre bom para vender views. LOL

          1. Avatar de yamahia
            yamahia

            Espere pela vingança do chinês.

        2. Avatar de JL
          JL

          Olha, não sabia desta, bastou um despiste e pronto: “o melhor a fazer é ficar o mais longe possível” diz o bombeiro.

          https://www.hydrogenfuelnews.com/hydrogen-fuel-explosion/8557217/?utm_content=cmp-true