Windows XP vai demorar 2 anos a desaparecer…

24 Comentários

Como sabemos a Microsoft abandonou o suporte para o Windows XP em Abril deste ano. Passados cinco meses, o Windows XP continua bem vivo e com uma presença em Desktops na ordem dos 24%, sendo apenas ultrapassado pelo Windows 7 (com cerca de 51%).

Tendo em conta que de Julho para Agosto apenas perdeu 1%…a este ritmo o Windows XP vai demorar 2 anos a desaparecer.

ait-windows-xp-fd

Os dados são da Net Applications,e mostram que em Julho o Windows XP tinha uma presença de 24.82% e em Agosto apenas perdeu um ponto percentual, passando para os 23.89%.

Winxp_07

Mas há também dados da Statcounter

No caso da Statcounter, apesar de percentagens diferentes, a diferença entre Julho e Agosto é também de 1%,

winxp_08

Calculando e representando a média dos valores apresentados pelas empresas, o gráfico mostra-nos claramente que o Windows XP está a “morrer lentamente”, mas as outras versões do Windows, especialmente o Windows 8.1 também está com dificuldades em ultrapassar os 10%. O Windows 7 também cresce…lentamente.

winxp_06 Os utilizadores parecem acomodados ao Windows XP que, a este ritmo, demorará cerca de 2 anos a desaparecer do panorama tecnológico. De relembrar que recentemente foi disponibilizado um service pack 4 não oficial que contem um conjunto de actualizações.

Será que com o Windows 9, as estatísticas vão mudar?

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Faria
    Bruno Faria

    Desaparecer a 0%, talvez 10 anos ou mais, quem sabe até 20 anos.

    Mas abaixo de 5% talvez 3 ou 4 anos!

    Windows 95/98/ME ainda se encontra máquinas ligadas à net, não muitas mas continuam a existir!

    Aliás nestes relatórios mensais que várias empresas lançam, andam sempre aqueles 0.01/0.02% ou + % de Windows com 20 anos!

    Ainda à pouco tempo vi um log de um servidor em que mostrava a presença de uma máquina com Windows 3.11 Workgroup. Como? Não sei! Mas que eles andam por ai, ah pois andam!

    Basta olharem para o escritor do Game of Thrones que para escrever a série usa praticamente uma app em DOS para escrever (Não me lembro do OS, ou qual a app)

  2. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    “…de Julho para Agosto apenas perdeu 1%…a este ritmo o Windows XP vai demorar 2 anos a desaparecer.”

    Não sei se será assim tão linear.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      1% por mês…24 mês = 0 🙂

      1. Avatar de Fernando Jorge
        Fernando Jorge

        O que ele quer dizer é que… nada garante que se mantenha a taxa de 1% ao mês…

        Pode aumentar (julgo ser o mais provável)… ou diminuir… 1 mês, é uma amostra muito pequena para se dar algum valor estatístico.

      2. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Eu creio que, ao sair o Windows 9, até irá descer mais depressa que 1%, mas normalmente acontece sempre uma curva de abrandamento.

  3. Avatar de Jorge Saraiva
    Jorge Saraiva

    Embora seja um preciosismo: não perdeu 1%, perdeu um ponto percentual. Perder 1% de 24% significa perder 0,24 pontos percentuais, ou seja, passa de 24% para 23,76%. O que é bastante diferente. Até porque se perdesse 1% por mês, precisaria de 100 meses para chegar, teoricamente, ao zero, e não apenas 24.

  4. Avatar de XP
    XP

    Não largo o XP!!

    Tenho PC com quase 10 anos e não posso me dar ao luxo de trocar/upgrade.

  5. Avatar de Nelson
    Nelson

    LOL!

    Há mais gente com o XP (o SO que já é do tempo dos 3310), que com o Windows 8!

  6. Avatar de Luis Barros
    Luis Barros

    Como Se costuma dizer, em equipa que ganha não se mexe. foi pena que a Microsoft não tenha continuado aposta no XP. Era rápido e eficiente na maioria dos computadores. muitas empresas migraram para o Vista e foi a barracada que se sabe. muitas regressaram ao XP. Esperemos que o 9 seja o tão prometido Paraíso. abraços e continuação de bom trabalho.

    1. Avatar de RaCcOn

      No tempo em que se mudou do Win98SE para XP (Sim win98SE porque o WinME era um vista…) tambem foram todos muito relutantes a mudanca…

      Entretanto agora estamos todos aqui a discutir a morte do XP e que o XP e que era…daqui a uns anos vamos estar a discutir a morte do Win9 e que esse e que era um grande sistema Operativo…Sempre foi assim e sempre o sera…

  7. Avatar de Bruno Marques
    Bruno Marques

    O XP ainda mora cá em casa…se o portátil aguentar e o hardware não avarie…então tenho XP para muitos anos.

    Várias empresas que conheço é igual…enquanto a máquina aguentar ou os valores de reparação forem dentro de um padrão(barato) então XP para a frente.

    1. Avatar de RaCcOn

      Nao e tao linear, as empresas sentem a necessidade de mudar na altura em que muitas das aplicacoes que utilizam deixem de funcionar ou fiquem presos numa versao qualquer de uma app e necessitem de uma nova funcionalidade.

      Apenas empresas pequenas e sem necessidades especificas ficarao no XP durante mais uns tempos, as outras entretanto acabam por fazer o upgrade.

  8. Avatar de AM
    AM

    Sou do tempo do MS-dos 3.2, E NÃO LARGO O XP!
    Levei tempo a reconhecer que era um sistema 100% bom, e seguro.
    Aceito a mudança. O minimo deve ser XP!

  9. Avatar de Almeida
    Almeida

    Tenho um pc com XP, mas também tenho um pc com windows 3.1, outro com windows 7, um com windows 8 e ainda tenho um spectrum.
    O XP ainda tem ligação à net e ligo-o de vez em quando só para fazer parte desta estatística.

    Verdade seja dita, não era um mau SO, dos Windows era dos melhorzinhos. Duvido que o Windows 9 se consiga manter ao mesmo nível, a Microsoft nos últimos SOs tem prometido muito, mas parece que as prioridades mudaram.

  10. Avatar de Pirata
    Pirata

    Só para avisar que uma das maiores empresas de telecomunicacoes do mundo (alemã) ainda usa XP nos portáteis.

  11. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Há que notar outro promenor:
    Isso são dados de computadores ligados à internet.

    A nível empresarial existem milhões de máquinas ainda a correr o xp que não se ligam à net.
    Enquanto que 100% das máquinas que correm o windows 8 ou 8.1 ligam-se à net.
    Portanto a diferença será muitíssimo maior do que os valores apresentados.

  12. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Só velhos do Restelo: “ah e tal não largo o XP”.

    1. Avatar de drag race

      Não é velhos do restelo, nem todos têm tempo de ir comprar um pc mais potente! Prioridades..

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    Acho mais estranho a percentagem de w8.
    Não migrar para w8.1 é, na minha opinião, de um masoquismo extremo. Ou, muito mais provável, é ignorância gritante dos utilizadores.

  14. Avatar de BMJ
    BMJ

    Já eu que basicamente só uso ubuntu, apaguei todas as VMs que tinha com o Windows XP e criei novas com Win 7 e Win 8.1.
    E neste momento só uso VM com Win 8.1.

    Mas parece me que o Windows 8.0 vai desaparecer primeiro que o XP…
    A malta que usa XP, refere-se a usar em maquinas antigas certo? Pois o XP não usa o Dual Core nem o Quad Core dos processadores, detecta mas não o usa…. E nem gere eficientemente mais do que 2 Gb de Ram….

    1. Avatar de Ângelo Abreia
      Ângelo Abreia

      Ai não usa, notei uma diferença considerável quando troquei no meu desktop o Intel Celerom a 3.06Ghz por um Pentium D a 3.00Ghz quando ainda tinha o Windows XP..

      Também devo fazer parte dos XP’s vivos pois uso em máquina virtual ligado a net 😛

      1. Avatar de Só um gajo
        Só um gajo

        Se não notasses é que era de estranhar.
        Os Celerons são processadores de “entrada de gama”, que por norma têm menos cache que os Pentium.
        Haverá algum suporte ao Dual Core no XP, mas não é nada por aí além. Mesmo que esse Pentium D use apenas um núcleo, vai ser mais rápido que o Celeron porque tem muito mais cache.
        Esse aumento de performance não se deve à existência de mais que um núcleo, mas sim à diferença de cache entre um processador e o outro.

        1. Avatar de Ângelo Abreia
          Ângelo Abreia

          Sim esse também é um dos fatores, é um Celeron com apenas 512KB de cache contra um Pentium D com 4Mb de cache (2MB por core)

  15. Avatar de aaaaaaaaaaaaaaa
    aaaaaaaaaaaaaaa

    os computadores dos centros de saude continuam com windows xp