Windows XP ganha Service Pack 4…não oficial

31 Comentários

Foi em Abril que vimos “partir” o Windows XP.  Passados 12 anos, a Microsoft anunciou oficialmente a “morte” do XP, não oferecendo mais suporte a este sistema (apenas à versão Windows Embedded POSReady).

Mas ainda é possível actualizar o sistema! Depois de um hack que permitia updates por mais 5 anos, está agora disponível um Service Pack 4… não oficial.

xp_01

Lançado em Outubro de 2001, este sistema operativo chegou ao mercado quando o nível de propagação da banda larga e o número de equipamentos ligados à Internet eram ainda muito baixos, assim como a sofisticação e ocorrência de ataques cibernéticos.

A Microsoft fez uma campanha global para levar os utilizadores a migrar do Windows XP para o Windows 8, mas este novo sistema operativo, já com quase 2 anos de idade, não consegue ter a mesma popularidade de outros sistemas da Microsoft. Ao contrário do que era esperado, o  Windows XP não morreu, cresceu!

Sendo o actual problema ao nível das actualizações, harkaz, um programador da Grécia, decidiu criar um Service Pack 4…não oficial para o Windows XP.

Many users — including me — who won’t be able to upgrade their old machines to a newer OS would like to easily install all Windows updates in one convenient package. For this reason, I started working on a Service Pack 4 package.”

sp_4

harkaz referiu que este Service Pack 4 corresponde a um conjunto de updates que foram disponibilizados para Windows XP (x86). O pacote de actualizações inclui:

  • Muitos componentes do Windows XP, inluindo para a versão Media Center e Tablet PC
  • HotFixes
  • NET Frameworks 4.0, 3.5, 1.1 e 1.0 (apenas Tablet PC )
  • Ferramentas para pesquisar por novos updates (usando o truque do Windows Embedded POSReady)

A versão agora disponibilizada ainda é beta mas brevemente estará disponível uma versão Release Candidate.

Ainda tem alguma máquina a correr o Windows XP? Tenciona instala este Service Pack 4…não oficial?

Via Windows XP Unofficial SP4 forum post via ZDNet

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fábio
    Fábio

    Ainda tenho 3 máquinas a correr XP e não vou instalar este “SP4”

    1. Avatar de nec
      nec

      Pois, até sabes se não tem nenhum código manhoso pelo meio !!! É só chicos espertos…

      1. Avatar de Só um gajo
        Só um gajo

        Eu comentei o comntário por considerar que era irrelevante. Sinceramente não quero saber se uma pessoa instala o software ou não.

        Ninguém falou em código manhoso, nem em coisas do género.

    2. Avatar de Andre
      Andre

      eu concordo com o fabio , sabe se la o que lá está mais oculto!!

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Esperar umas semanas, a ver se não há “desenvolvimentos” 😉

        Ou ver que estão a pisar muito o risco, e passar é para o Mac 😀

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Tinha de puxar para a Apple…

          1. Avatar de YaBa
            YaBa

            Pois, já era tempo do Pplware começar a usar um sistema tipo DISQUS ou algo do género, para classificar comentários e ordernar por ordem de interesse.

  2. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    O PC que tenho (Portátil Fujitsu Siemens V5515) que deveria estar a correr o XP tem agora o 7 Ultimate 32 Bits e até agora tem funcionado. Só não posso é apertar muito com ele senão desliga-se… :mrgreen:

    1. Avatar de Bahh
      Bahh

      Talvez seja melhor dar uma limpeza no pó no sistema de arrefecimento da CPU. Se não sabe fazê-lo, talvez queira que seja alguém habituado a fazer isso, para não avariar ao mecher nos componentes. Dica: usar uma lata de ar seco e descarregar a energia estática em algumas peças onde normalmente apanhe choques quando tem energia estática (à falta de um cordão apropriado para descarregar estática).

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Bem, realmente há já uns tempos que não o abro…

  3. Avatar de Kendimen

    Todos os dias vejo máquinas ainda com o XP e na sua maioria com o ambiente de trabalho de origem 🙂

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Especialmente em hospitais…

      1. Avatar de Tenro
        Tenro

        E nos multibancos…

        1. Avatar de z
          z

          Nos multibancos até o NT 4 vês…

          1. Avatar de Asdrubal
            Asdrubal

            Bem bom! Tudo o que é NT, rula.

    2. Avatar de euqrop
      euqrop

      Noutro dia fui trocar os pneus e a maquina da calibração tinha o windows 95!
      Mas funcionava

  4. Avatar de Carlos Santos

    Assim é que são boas iniciativas 😀

  5. Avatar de Jaime
    Jaime

    Pois !
    Quando a esmola é grande o pobre desconfia.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Não digas isso que o povo o que quer é tudo “de graça”.

      1. Avatar de Under
        Under

        E mesmo de GRAÇA tem mais que dizer. Acho que a malta não está é satisfeito com nada.

      1. Avatar de helcap06
        helcap06

        Atualizar o Mac para a versão mais recente do OS X, sem pagar nada!!!
        https://www.apple.com/pt/osx/how-to-upgrade/

  6. Avatar de Bahh
    Bahh

    Para quem gosta de tudo oficial, claro que terão ficado desiludidos por não ser um anúncio oficial da Microsoft a dizer que afinal mudaram de ideias, e vão cobrar 25€ por mais 5 anos de suporte ao XP, com um novo Pacote de Atualização… era bom de mais para ser verdade.

  7. Avatar de YaBa
    YaBa

    Pode ser que em 2020 a MS meta o XP open-source 🙂

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Acredita mais lá para 2200.

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    SP4 não oficial já existe a anos e não é novidade.

    O problema é que é para a versão EN, será que esta funciona na PT-PT?

  9. Avatar de Engenheiro Brasileiro de Sistemas
    Engenheiro Brasileiro de Sistemas

    Concordo com algumas opiniões onde pode haver má intenções ocultas.

  10. Avatar de escapes de rendimento

    Estou num pc com windows xp neste momento e, infelizmente sem possibilidade de momento para um upgrade (geral)! E sim, pretende experimentar este SP4, porque não?

    Windows xp ainda está para durar, muita gente não têm possibilidade (e cada vez menos) de investir em computadores mais recentes. Sim, apesar de que existem outras opções que correm em pc’s “menos potentes” para mim, windows xp FTW 🙂

  11. Avatar de delaorden
    delaorden

    Usei o XP por muito tempo, de fato, até o lançamento do Win7.
    Nos torrents, desde então, já haviam atualizações “não oficiais” o que pode ler-se tranquilamente como “atualizações piratas”. Era um artificio para burlar a desativação do Windows update que com suas atualizações poderia sobreescrever a ferramenta que enganava o WAT ou algo parecido.
    Nada muda, nada se cria e tudo se copia ou pirateia.

  12. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    Ainda tenho um maquinão a rodar em XP, um P4 a 2.4 com 2Gb DDR2+512mb GPU AGP PRO, rodam lá os meus jogos velhinhos, mas como trabalha em offline não me preocupo muito com as actualizações. Para tudo o resto uso o Mint no Netbook e para os jogos em steam um W7.

  13. Avatar de Evandro
    Evandro

    Só funciona se o Windows for wm inglês, nem tente instalar em um Windows em português que ele vai dar erro, por que o idioma e diferente. Tente instalar em um Windows em inglês e depois usar um pacote de tradução.