Windows Server 2012: Primeiras configurações

29 Comentários

No Pplware temos abordado as características e funcionalidades dos mais diversos sistemas operativos.  Apesar de hoje em dia os sistemas operativos móveis serem o centro das atenções, há sistemas que são fundamentais nas empresas e que fazem parte estrutura da Internet.

Depois de ensinarmos a instalar o Windows Server 2012, hoje vamos proceder a algumas configurações básicas.

ws2012_06

O Windows Server 2012 foi desenhado para garantir o melhor desempenho, segurança e para ser simples de utilizar e manter. Neste sentido, esta versão do Windows oferece um conjunto de ferramentas que permitem configurar e gerir facilmente os vários componentes do servidor.

Depois de instalar o Windows Server 2012, o administrador dispõe de um “Gestor de Servidor” onde poderá:

  • Configurar o servidor local
  • Adicionar funções e funcionalidades
  • Adicionar outros servidores para gerir
  • Criar um grupo de servidores.

Hoje vamos explorar o ponto 1 – Configurar o servidor local

ws2012_00

Acedendo a Servidor Local (menu lateral esquerdo), podemos configurar o nome do servidor, grupo de trabalho, parâmetros de rede, agregar placas de rede (Nics), activar a gestão remota, etc.

Nome da Máquina

Para mudar, por exemplo, o nome da máquina basta carregar sobre o nome actual da mesma e depois, na interface Propriedades do sistema, carregar em Alterar e indicar o novo nome. Esta operação para ser aplicada requer que o administrador reinicie o sistema.

ws2012_01

 

Acesso Remoto

No caso de pretender activar o acesso remoto ao ambiente de trabalho basta activar o serviço “Ambiente de trabalho Remoto” e em seguida indicar que utilizadores têm permissão para acesso ao mesmo.

ws2012_02

Configuração de rede

Como estamos perante um servidor, é importantíssimo que este tenha um IP estático (ou forçado via DHCP), para que o administrador saiba sempre qual o endereço atribuido ao servidor.

Para isso basta clicar em endereço IPv4, aceder às propriedades da placa, escolher Protocolo IP Versão 4 (caso tenham IPv6 na rede, podem também proceder à configuração desse protocolo).

ws2012_04

De acordo com a rede onde o servidor irá operar, devem indicar o endereço IP, máscara, gateway e servidores de DNS.

ws2012_03

Depois de realizadas as configurações é importante que reiniciem a máquina para que as mesmas sejam aplicadas.

Do lado direito da interface do “Gestor do Servidor”  podem ver ainda se foram efectuadas algumas actualizações, activar o relatório de erros do Windows, definir o fuso horário e muito mais.

ws2012_05

O Windows Server 2012 tem uma panóplia de configurações e serviços. Num próximo tutorial iremos ensinar como configurar o serviço Active Directory. Estejam  atentos!

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mota
    Mota

    Veio tardito.. 😀

    Pessoalmente, o pouco que trabalhei com, gostei bastante.. aquela interface metro é que.. pronto.. são gostos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, também concordo. A interface metro em servidores…é estranha 🙂

      1. Avatar de Gonçalves
        Gonçalves

        Põe estranho nisso!

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Eu uso diariamente e quase nao dou pela presença do metro, porque simplesmente nem la vou…

    3. Avatar de oi
      oi

      instala o classicshell sócio

  2. Avatar de maneca
    maneca

    Muito bom, já estou à espera do Serviço Active Directory.

  3. Avatar de ze.ccjs
    ze.ccjs

    Continuem. Abraço.

  4. Avatar de JM
    JM

    Estou realmente na duvida de substituir o Windows home server 2011 por esse mas a minha duvida é se para servidor domestico se justifica e se melhora a performance

    Fundamentalmente a ideia é:

    Gestão de utilizadores e acessos
    Backup automático maquinas cliente e server
    FTP
    Acesso remoto
    VPN server

    Estaria a pensar em instalar o essentials, será mais interessante que o server “normal”?

    Saliento que sou apenas um curioso a nível de administração e configuração destes sistemas

    1. Avatar de Claudio Domingos
      Claudio Domingos

      Respondendo ao tei post e se pretendes evoluir, posso aconselhar-te. Windows Server 2012 R2 Essentials. faz isso que precisas e muito mais. Para o teu caso é tudo que precisas… Abraço.

    2. Avatar de Fernando
      Fernando

      Complementando o Cláudio, na instalação do essentials a diferença para o standard é que ele pede logo o nome do domínio e configura tudo o resto, ftp, dns, etc.

  5. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    Em pc diario ate que esta ok o metro, mas agora em servidores fica estranho! Nao ta muito a meu gosto

  6. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Onde é que arranjaram isto? A pplware costuma utilizar a versão em inglês para tudo. E pelo que me parece pelas imagens estão a usar ainda o server 2012 e não o server 2012 R2 🙁

    1. Avatar de Rand
      Rand

      Dreamspark e (creio que tambem o) Bizspark tem tanto as versões em Inglês como Português

      1. Avatar de panhonhas
        panhonhas

        Estava a insinuar, que a pplware está a usar uma iso original, que obtiveram ilegalmente num forum ou site qualquer. Que é o que normalmente fazem, porque utilizam quase sempre versões em inglês.

        1. Avatar de Vítor M.

          Ilegal? Estas a delirar. Nunca usamos nada ilegal (o que usamos temos disponível nas nossas contas MSDN). O Pedro, como muitos outros users no pplware, usam o Windows em inglês por questões praticas, dada a sua actividade profissional.

          Essa tua ideia empírica da nossa realidade está desfazada anos luz da verdade. Não lances boatos, sê honesto.

          1. Avatar de panhonhas
            panhonhas

            Se têm acesso ás contas MSDN, porque estão a usar uma versão desactualizada do server 2012?
            Se é verdade porque não contribuem para disponibilizar algumas coisas aqui no site ou noutro forum? Ou só querem os produtos da microsoft só para vocês? Eu que não tenho acesso a nada disso, disponibilizei aquilo que pude no abelhas.

          2. Avatar de Vítor M.

            Publicamos as versões que temos em serviço, como deverias saber, já que frequentas o pplware há algum tempo, nós só falamos quando testamos, quando conhecemos.

            Depois, não podemos ‘disponibilizar’ licenças que são para utilização da equipa e para trabalho, caso contrário, como já aconteceu com determinados softwares, como AV por exemplo, oferecíamos as licenças.

          3. Avatar de panhonhas
            panhonhas

            Eu não estava a falar das licenças, que isso para mim e para a maioria não interessa para nada, porque usam o windows loader ou o MTK. Estava referir-me ás isos, não sei se disponibilizam alguma coisa, pelo menos do que vejo nos artigos, nunca vi nada e no forum não sei porque não tenho lá conta sequer o_O . Pede-me desculpa se não sei onde publicam isso, mas se puderes indicar agradecia.

          4. Avatar de João Sena Ribeiro

            No site da Microsoft estão disponíveis os ISOs dos sistemas operativos para trials de 180 dias…

          5. Avatar de panhonhas
            panhonhas

            Mas não em pt-pt, para além de que essas isos são diferentes do que está na MSDN. Para que quero o trial se vou usar o microsoft toolkit?
            Como já disse, no meu ver, a pplware não quer é partilhar nada com os seus leitores, só querem as isos só para eles, devem ter medo, só pode.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Será possível arranjar um “tutorial” para instalação e configuração do Windows Terminal Service ?

  8. Avatar de Gonçalo Pimenta
    Gonçalo Pimenta

    Boa tarde, desde já desculpem o OFFTOPIC mas está relacionado com Windows Server.. neste caso o SBS 2008.

    Tenho um problema na reinstalação do WSUS.. ao instalar da-me um erro porque os anteriores Srs. desinstalaram mal o mesmo.. agora ando aqui às voltas para tentar reinstalar o serviço e dá-me o erro 2738.. alguém já se deparou com um problema idêntico que tenha resolvido?? Será possível darem-me uma ajuda?

    Desde já obrigado.

      1. Avatar de Gonçalo Pimenta
        Gonçalo Pimenta

        O erro é quando o Wsus tenta instalar a app no IIS.. aí dá erro e faz rollback..

        1. Avatar de tó-zé
          tó-zé

          virtual directory já existente?
          restos da anterior?
          conflito de binding à virtual directory?
          conta que está a ser utilizada para a instalação do wsus tem privilégios suficientes?

          não me lembro de mais nada assim de repente.

          http://support.microsoft.com/kb/920659

          1. Avatar de Gonçalo Pimenta
            Gonçalo Pimenta

            O erro do log file é: “Cannot access vbscript runtime for custom action”

            Alguém que possa ajudar agradeço.. obrigado!

        2. Avatar de tó-zé
          tó-zé

          Num dos links que enviei em primeiro lugar há quem se queixe exatamente disso e apresenta uma possível solução.

          Lê na totalidade e valida se pode fazer sentido.
          http://www.experts-exchange.com/OS/Microsoft_Operating_Systems/Server/SBS_Small_Business_Server/Q_27284514.html

          1. Avatar de Gonçalo Pimenta
            Gonçalo Pimenta

            Obrigado tó-zé.

            Além de ter que registar a dll vbscript.dll também tive que alterar permissões de administrador em chaves de registo e alterar também os caminhos pois estavam a ser direccionados para o antivirus (Kaspersky) e não para o da pasta especifica da dll.
            Após todos estes cuidadosos passos consegui instalar o Wsus SP2 e tudo parece estar bem.. que luta!
            Obrigado pela ajuda e pelos tópicos para que eu conseguisse chegar à resolução, abraços!