O que podemos fazer com um Windows Server 2012? Parte I

22 Comentários

No Pplware temos abordado as características e funcionalidades dos mais diversos sistemas operativos.  Apesar de hoje em dia os sistemas operativos móveis serem o centro das atenções, há sistemas que são fundamentais nas empresas e que fazem parte estrutura da Internet.

Hoje vamos dar início a uma rubrica que terá como objectivo ensinar a instalar e a configurar um conjunto de serviços no Windows Server 2012. Vamos lá!

w2012_0000

Como referido, pretende-se com estes tutoriais ensinar a explorar o Windows Server 2012 e a instalar/configurar serviços como Active Directoy, DNS, DHCP, etc. Para começar vamos ensinar a instalar este sistema operativo (processo muito idêntico ao do Windows 8). A elaboração deste tutoriais recorrem ao Virtualbox para virtualizar o Windows Server 2012.

Para instalar o Windows Server 2012 deverá seguir os seguintes passos.

Passo 0 – Depois de arrancar com o sistema, é apresentado o título logótipo do Windows

w2012_00

Passo 1 – Em seguida escolhemos:

  • O idioma a instalar
  • Formato da hora e monetário
  • Teclado ou método de introdução

w2012_01

Passo 2 – E agora é só mandar instalar.

w2012_02

Passo 3 – De seguida, escolhemos qual o sistema operativo a instalar. No nosso caso vamos optar pela versão Windows Server 2012 Standard

w2012_03

Passo 4 – No próximo passo definimos o tipo de instalação que pretendemos:

  • Actualizar: ou seja este modo é importante quando pretendemos actualizar algum windows server já instalado…mas também para quem pretender instalar de origem o Windows server
  • Personalizar:Neste modo o utilizador pode escolher um definir um conjunto de parâmetros, como por exemplo as partições, etc

w2012_04

Passo 5 – Como vamos proceder a uma instalação de novo, é necessário indicar em que disco vamos instalar o sistema. Para isso carregamos em Opções da Unidade

w2012_05

em seguida carregamos em Novo

w2012_06

… e uma vez que vamos aproveitar todo o espaço de disco (o nosso disco virtual tem 20 GB), o layout de partições ficará do seguinte modo.Depois seleccionamos a partição Primária e carregamos em Seguinte

w2012_07

Passo 6 – O processo de instalação irá iniciar-se. No nosso caso demorou cerca de 40 minutos.

w2012_08

Passo 7 – Após a instalação é necessário escolher uma password para o Administrador

w2012_09

…. e está feito! O sistema está instalado. Basta que primam Ctrl + Alt + Delete

w2012_10

…introduzam a password definida no passo 7 e dêem Enter!

w2012_11

Num próximo tutorial iremos começar por explorar a interface apresentada na imagem seguinte, interface essa que nos permite configurar facilmente o nosso servidor.

w2012_12

Aqui fica uma imagem com o Ambiente de trabalho tradicional

w2012_13

Espero que tenham gostado deste primeiro tutorial. Para irmos de encontro as necessidades dos utilizadores, gostaríamos de saber quais os serviços que gostariam de ver abordados nesta rubrica. Até ao próximo tutorial.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fabio
    Fabio

    Hoje em dia é cada vez mais comum hds maiores que 1 ou 2 TB. Tive dificuldades em criar uma particao unica para instalar o win server. Como fazer nestes casos? Uso a ferramenta de disco do instalador do server ou preciso fazer algo com algum outro software?

    1. Avatar de Bruno

      Tens que converter a unidade de MBR para GPT (poderá existir perca de informação na operação)

      http://www.thewindowsclub.com/convert-mbr-to-gpt-disk

  2. Avatar de Paulo Sabino
    Paulo Sabino

    Obrigado muito bom mesmo para a minha area de curso estava mesmo a precisar…..
    vou seguir de perto.

  3. Avatar de irlm
    irlm

    Primeira face depois de instalar o server 2012, é preciso adicionar o serviço wlan, ativá-lo, desligar a proteção do Internet Explorer pelo Server Manager para ficar pronto a funcionar.

  4. Avatar de Seemog
    Seemog

    Boa iniciativa,
    Espero que façam um artigo sobre wsus.

  5. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Para que serve a partição 1 de 350MB, e o que é que está a ocupar 30MB?

  6. Avatar de João Simões

    Apesar de gostar imenso de Linux, e sempre que configuro um servidor uso CentOS ou Red Hat, admito que o Windows Server tem evoluído imenso e consegue ser um fantástico servidor, principalmente nas apostas que fizeram em cloud e virtualização.
    Não fosse a Microsoft cobrar as licenças que cobra pelo seu uso, tenho a certeza que conseguiria alcançar quotas de mercado bem mais satisfatórias.
    Na minha opinião, era criar uma versão simples e sem custos de licenciamento (continuando a ter uma versão paga) e apostar nas ferramentas de gestão de sistemas e desenvolvimento. Ao ganharem quota de mercado certamente que a utilização de frameworks como ASP.NET aumentaria substancialmente e com isso o licenciamento de Visual Studio.

    1. Avatar de Gabriel Martínez
      Gabriel Martínez

      João, concordo com o que disseste, mas a Microsoft evoluiu imenso no licenciamento do 2012. Se comparares com VMWare fica muito mais em conta atualmente comprar Server 2012. Se comprares uma licença da versão Datacenter fica +- por 5000€ com máquinas virtuais ilimitadas e dois processadores físicos. Se quisesses fazer o mesmo com VMWare tinhas de pagar o VMWare + os 5000€ do Licenciamento do Windows. Eu acho que eles estão no bom caminho.

  7. Avatar de pixar
    pixar

    A minha experiência com Windows Server não é muita e já vão alguns anos que não lhe toco.
    A questão é a seguinte: o tempo de arranque do SO com o Exchange instalado mantem-se alto como dantes? É que dantes (Windows Server 2003), enquanto não instalava o Exchange, o arranque era rápido. Depois de o instalar, o arranque ficava muito demorado. Isso mantém-se?

    1. Avatar de Gabriel Martínez
      Gabriel Martínez

      Isso é válido para qualquer serviço que tu instales em qualquer sistema operativo. Demoras o mesmo tempo a vestir só uma camisola ou a vestir uma camisola mais um casaco? Se tens mais serviços para arrancar o sistema vai demorar mais tempo até estar disponível. De qualquer forma os servidores não foram feitos para arrancar rápido, mas sim para estarem ligados, p ex. se tiveres 128GB de memória num servidor perdes logo 5min só no check inicial da memória.

      1. Avatar de pixar
        pixar

        Eu sei do que falas e concordo com tudo o que disseste, mas quando eu falei em demorar mais, referia-me a um acréscimo de um minuto ou mais de tempo de arranque.
        O sendmail (o equivalente ao Exchange) do Linux arranca em 1 ou 2 segundos. Em Linux mesmo que tenha 30 serviços no arranque (Apache, MySQL, Sendmail, etc ) não se nota muito no arranque. Por isso é que estranhei a diferença de tempo com o Exchange instalado. Na altura falei com outro informático e ele disse-me que o Exchange demorava muito a arrancar. Daí a minha pergunta sobre se esse “problema” se mantinha.

        1. Avatar de nguy
          nguy

          boa pergunta, tenho a mesma dúvida amigo

  8. Avatar de Filipe Paixão

    Onde posso arranjar o windows server 2012 em PT?

    Uma versão original para testar obviamente 🙂
    Tal como está neste POST.

  9. Avatar de Bruno Costa
    Bruno Costa

    Por acaso o Windows Server 2012 é algo que ando recentemente a explorar. Excelente tópico. Relativamente aos serviços que gostaria de ver abordados tem o caso da partilha de ficheiros e suas permissões, o serviço de impressão e porque não também um serviço que proporcione a outras maquinas um arranque por pxe que se não estou em erro se chama wds possibilitando por exemplo a instalação do Windows em outras maquinas sem recurso a medias como dvd ou pen.

  10. Avatar de dajosova
    dajosova

    Viva, eu uso o Server 2012 há quase 1 ano em vários servidores em várias empresas onde trabalho e recomendo vivamente. Está muito mais prático e intuitivo. Só tive um incompatibilidade com uma MFC da Lexmark… problema desta e não do SO.

  11. Avatar de nguy
    nguy

    serviços, para já AD+DNS+DHCP, seria bom um servidor de email com uma boa explicação das ofertas que há no mercado, estou um bocado perdido aí.. tenho visto exchange mas tb não conheço mais nenhum :/

  12. Avatar de lipex

    agora o inverso:
    como correr virtualbox no windows Server 2012?
    só aparece opções de 32bits…

  13. Avatar de Tiago
    Tiago

    E a segunda parte deste artigo?

  14. Avatar de bentoevaristogregorio
    bentoevaristogregorio

    Estou aprendendo agora o servir, e logo que fiz a leitura da primeirinha aula kurti bué.
    E espero receber novas em breve.
    Valeu PROF.
    FORÇA E CONTINUA AJUDANDO A MALTA DO MUNI (sociedade ).

  15. Avatar de Juraci Firmino Francisco
    Juraci Firmino Francisco

    Ola Boa Tarde , Estou Fazendo O Curso Do Windows Server E Não Ja Venho Tentando A Um Bom Tempo E Não Consigo Criar Um Dominio No Servidor PowerEdge Rj310 Com O Sistema Do Windows Server 2012 R2