Tutorial: Como registar um Windows 10 no domínio

13 Comentários

No Pplware temos abordado as características e funcionalidades do Windows Server 2012.  Depois de efectuarmos as primeiras configurações e de já termos criado o domínio – ver aqui, hoje, em pleno feriado, vamos aprender como podem registar uma máquina com Windows 10 (pode ser outra versão) no domínio criado.

entrepreneurship-networking-advice-1 


Cenário

Para a elaboração deste tutorial,vamos considerar que temos as seguintes configurações:

  • Servidor de domínio: 192.168.22.200
  • Cliente (com Windows 10): 192.168.22.201
Configuração do lado do Cliente

Caso não tenham um servidor de DNS na rede, podem mapear o nome do domínio para o IP através do ficheiro hosts (isto na máquina cliente). Para isso basta abrir o Notepad, em modo de administrador, e acrescentar a linha:

192.168.22.200 pplware.com

Nota: Esta passo é opcional se estiverem a usar outro servidor de DNS que não o configurado no controlador de domino.

win2012_03

 

Do lado do cliente devem também mudar o endereço do servidor de DNS. Para este tutorial, o servidor de DNS é o mesmo que o servidor que serve de controlador de domínio.

win2012_04

Como registar um Windows 10 no domínio?

Para registar um Windows no domínio, nesta caso o Windows 10, basta aceder ao explorador e em cima de “Meu Computador”, carregar no botão do lado direito do rato e escolher a opção Propriedades.

win2012_00

Em seguida carregamos em “Alterar Configurações

win2012_01

Nas Propriedades do Sistema carregamos no botão Alterar

win2012_02

Na interface para alterações de nome/domino basta que indiquem um nome para o vosso PC e também qual o domínio à qual a máquina vai pertencer.

win2012_05

O sistema irá solicitar as credenciais (de domínio) para acesso e registo no domínio.

win2012_06

Caso as credenciais estejam correctas, em breves segundos o vosso sistema passará a fazer parte do domino indicado.

win2012_07

Para que tudo funcione correctamente, é importante que se reinicie o computador para que sejam aplicadas as alterações.

win2012_08

Servidor

Vamos agora criar um utilizador no domínio, para que seja utilizador na máquina cliente. Para criar um utilizador basta indicar o nome próprio, Apelido, Nome completo, o nome de inicio de sessão do utilizador, entre outros. Depois é carregar em Seguinte.

win2012_09

Em seguida escolhemos a password para o utilizador. Podemos ainda “obrigar” a que o utilizador muda a password na primeira vez que faça inicio de sessão, definir se a palavra-passe expira, se a conta está desactivada, etc.

win2012_10

Por fim basta confirmar as configurações e carregar em concluir.

win2012_11

Uma vez criado o utilizador, vamos novamente ao cliente e na interface de autenticação escolhemos Outro Usuário (A versão que temos do Windows 10 está em Pt-Br).

win2012_12

Em seguida indicamos o nome do utilizador do domínio (Nota: Caso não apareça a informação sobre o domínio, podem fazer ppinto@pplware.com) e a respectiva password.

win2012_13

E está feito! Se o utilizador e a password estiverem correctos, temos acesso ao Windows 10, através de um utilizador do domínio.

win2012_14

Esperamos que tenham gostado! Num próximo tutorial iremos ensinar como podem aplicar politicas. Alguma dúvida, questão ou dificuldade de implementar, deixem em comentário que teremos todo o gosto em vos ajudar.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    O windows vem em PT_Br nao vem em PT_PT?

    1. Avatar de panhonhas
      panhonhas

      Nunca houve um technical preview em PT-PT, é esperar pela versão final.

  2. Avatar de Redin

    Ainda julgava que vinham aqui justificar uma forma de se poder usar uma conta “Live” com uma conta de “dominio”, visto que grande parte dos utilizadores quando compra um pc com o windows 8 e muito proximamente o windows 10, a conta que por defeito é convidada a ser usada é a de uma conta “Live”.
    Sim, é giro usar um conceito de “cloud” e usufruir das apps da “Windows Store” assim como também dessa conta em qualquer outro computador que aceda a “Onedrive”
    Mas a nivel empresarial e com uma conta de domínio, não se consegue usufruir desses serviços.
    Ou seja, apenas isso irá dar jeito a uma nova empresa que está a iniciar os seus primeiros passos. As outras, das duas uma, ou tem dinheiros suficiente para aderirem a esta nova oportunidade da “cloud” ou se financeiramente não estiver capaz, terá de alguma maneira de “despachar” a estrutura já montada para partir para uma nova. Qual das economicamente mais favoráveis nesta ultima, “venha o diabo e escolha”.

  3. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    E um tutorial para fazer de um server linux um PDC com o Samba4? Isso é que é um desafio de Homens com bigode 😀

    Ainda ando a ganhar coragem para começar a empreitada

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Se vamos por ai então não vale a pena o pplware publicar tutoriais de nada, visto que se podem encontrar todos na internet…

  4. Avatar de rui
    rui

    Não era preciso ir aos hosts… Se isso aconteceu é porque o servidor esta mal configurado.

    Basta configurar bem o DNS e DHCP que tudo deve de funcionar bem…

    Mesmo com o IP definido manualmente, se o DNS no servidor estiver a funcionar bem, tem de estar se não o domínio não é criado, o posto conecta bem.

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Antes de fazer comentários desnecessários leia o texto todo…

  5. Avatar de Luiz Siqueira
    Luiz Siqueira

    Bom dia,

    Mas o meu notebook o local aonde vou digitar o domínio que quero usar está bloqueado.
    Tem outra maneira de utilizar o domínio ou de como desbloquear esse campo?

  6. Avatar de Maristela
    Maristela

    consigo por em dominio tb qdo é o win 10 SL?

  7. Avatar de Barbosa
    Barbosa

    Viva, eu preciso ligar uma máquina ao meu domínio do meu servidor, só que o problema é que a máquina não está na mesma rede. Como é que configura?? Obrigado

  8. Avatar de JOAO SIQUEIRA
    JOAO SIQUEIRA

    Galera,
    A Opção de membro do domínio do Wind 10 esta desabilitado, como habilitar? uso um server 2012 e não estou conseguindo inserir o windows 10 no domínio…

  9. Avatar de André Viana
    André Viana

    já venho a ter um problema a uns dias, na empresa onde trabalho, tem alguns pc’s que adquirem rede publica e mesmo forçando para rede privada passa sempre a rede publica.

    ainda não testei editar o hosts.