Windows Server 2012: Aprenda a instalar o Active Directory

34 Comentários

O Windows Server 2012 foi desenhado para garantir o melhor desempenho, segurança e para ser simples de utilizar e manter. Neste sentido, esta versão do Windows oferece um conjunto de ferramentas que permitem configurar e gerir facilmente os vários componentes do servidor.

Depois das primeiras configurações, hoje vamos aprender a instalar o Active Directory.

ad

O Active Directory é uma implementação de um serviço de directório no protocolo LDAP, que mantêm as informações sobre os objectos que fazem parte de uma rede de dados. São considerados objectos os utilizadores virtuais, os grupos, os computadores, as unidades organizacionais, etc. (Depois de instalado o Active Directory iremos explorar melhor esse serviço).

Como instalar o Active Directory no Windows Server 2012?

A instalação do Active Directory (AD) no Windows Server 2012 não é muito difícil. No entanto envolve um conjunto elevado de passos.

Passo 1 – No Gestor de Servidor, vamos escolher a opção Adicionar funções e funcionalidades

ws2012_07

O processo de instalação apresenta algumas notas informativas e também a informação sobre os pré-requisitos:

  • Conta de Administrador com palavra-passe segura
  • Definições da rede bem configuradas
  • Actualizações de segurança aplicadas

ws2012_08

Passo 2 – No tipo de instalação vamos escolher a opção “Instalação baseada em funções ou funcionalidades

ws2012_09

Passo 3 – Seleccionamos  qual o servidor onde vamos instalar o AD. Neste caso é no próprio.

ws2012_10

Passo 4 – Agora nas funções de Servidor vamos seleccionar “Serviços de Domínio do Active Directory

ws2012_14

O Windows informa que é necessário instalar alguns serviços adicionais para que os serviços de domínio do AD funcionem correctamente.

ws2012_15

Passo 5 – Como não queremos instalar mais nenhuma funcionalidades carregamos em Seguinte

ws2012_16

Mais uma nota informativa sobre os serviços de Domínio do AD

ws2012_17

Passo 6 – Por fim, para instalar o AD e respectivos serviços basta carregar em Instalar.

ws2012_18

…o processo demorará alguns minutos.

ws2012_19

Passo 7 – Depois de instalado o AD e serviços é necessário “promover” o servidor de domínio a Domain Controller. Para isso  basta ir ao Gestor de Serviços, carregar na notificação amarela e depois no menu expandido escolher “Promover este servidor a controlador de domínio

ws2012_20

Passo 8 – Em seguida é necessário indicar o nome de raiz do domínio. Para tal escolhemos a opção “Adicionar uma nova floresta” e em seguida indicamos o nosso domínio interno, que poderá também corresponder ao nosso domínio público.

ws2012_21

Passo 9 – Definimos agora os níveis funcionais da floresta e domínio (que garantem a compatibilidade com sistemas antigos), seleccionamos a opção para instalação de um servidor de DNS e também é necessário indicar uma password forte para o Administrador (útil para quando for necessário iniciar o sistema em modo de restauro dos serviços do AD).

ws2012_22

Passo 10 – Indicamos agora o nome NETBIOS do domínio (útil para que o Windows Server 2012 possa “falar” com versões mais antigas do Windows)

ws2012_23

Passo 11 – Indicação do caminho onde será armazenada a base de dados do AD, os serviços ed log e os ficheiros do System Volume (Sysvol).

ws2012_24

Antes de proceder à instalação, o assistente de configuração apresenta ainda as configurações a efectuar e faz também uma pré validação dos pré-requisitos.

ws2012_25

Depois de tudo instalado, o nosso AD está operacional. Para verificar se tudo correu bem, basta que aceda a aplicação “Utilizadores e Computadores do Domínio

ws2012_26

E aí temos o nosso domínio e estrutura do AD.

ws2012_27

Num próximo artigo sobre Windows Server 2012 continuaremos a explorar o AD. Estejam atentos! Alguma dúvida ou questão não hesitem em deixar nos comentários.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    Gostei bastante do artigo, so acho que deveriam ter referido este vosso artigo para esclarecer os leitores sobre alguns conceitos importantes:
    https://pplware.sitedev.pt/windows/windows-server-2008-sites-arvores-florestas-e-muito-mais/

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boa, bem visto! Iríamos fazer isso no artigo a seguir 🙂

  2. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    obrigado pplware

  3. Avatar de James
    James

    Explorem o “Centro de administração do Active Directory” é a nova forma para efetuar a gestão do AD.

  4. Avatar de hugo
    hugo

    Pedro, qual seria a alternativa mais parecida para linux?

    1. Avatar de billgates
      billgates

      Tens o openldap, entre outros

    2. Avatar de José Cordeiro
      José Cordeiro

      LDAP
      nos redhat IPA…

    3. Avatar de Luiz Peterli
      Luiz Peterli

      Uma das soluções mais maduras de controlador de Domínio gratuitos é a solução de nome Zentyal: http://www.zentyal.com/

      Muito boa diga-se de passagem.

    4. Avatar de Eduardo Amador
      Eduardo Amador

      Samba4. Para as estações linux usa-se o pbis. Funciona muito bem.
      No Windows ingressa normalmente como se fosse um AD Windows.
      Para administração do samba4 usa-se o RSAT
      http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/2593.instalando-o-remote-server-administration-tools-rsat-no-windows-7-sp1-pt-br.aspx

      Dá uma olhada no link abaixo. Esta em inglês mas é tranquilo.
      http://blog.linuxpro.com.br/2015/08/08/Ubuntu-no-Windows-Active-Directory/

      Espero ter ajudado

  5. Avatar de JM
    JM

    Já me pegaram o bichinho

    O windows permite instalar o language pack ou para estar em PT terei de instalar já em PT?

    1. Avatar de Mota
      Mota

      há language packs mas nunca terás o windows 100% traduzido.

      Recomendo arranjares já em PT-PT

  6. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    A iso onde está? Isto é um ultraje, não se admite, vocês não partilham nada. Dizem que têm conta MSDN, mas depois nem o windows está activado.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Máquinas virtuais?

      1. Avatar de panhonhas
        panhonhas

        Estás a trollar, só pode.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      30 dias ainda consegues ter, vai ao sitio da microsoft e procura lá bem…

      1. Avatar de panhonhas
        panhonhas

        Em pt-pt? Duvido muito. Mas se sabes assim tanto também, porque não indicas onde está está?

  7. Avatar de JM
    JM

    Mota

    Consegues indicar-me um sitio onde arranjar em pt-pt?

    Obrigado

  8. Avatar de FranciscoFilip_

    Vão colocar mais alguns posts sobre o Windows Server 2012?
    Este aqui deu bastante jeito!
    Obrigado 🙂

  9. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Para quem precisa das iso em pt-pt:
    Vão á minha conta do abelhas “/choninhas”.
    Ou vão à cloud.danielcardoso.pt/public.php?service=files&t=80908f88711d35f1318465de6a48d322
    Ou vão ao forum my digital life.

  10. Avatar de Carlos Miguel
    Carlos Miguel

    Bom artigo!

  11. Avatar de K
    K

    Como sugestão, eu agradecia uma explicação sobre a nova forma website based de fazer publicação das RemoteApps no WinServer 2012, visto ser o novo default que a Micrsoft está a empurrar.
    Estou farto de instalar, reinstalar e configurar aquela porcaria (IIS, etc), já segui todos os tutorials que encontrei, supostamente aquela coisa deveria ficar a funcionar depois do wizard de instalação e pouco mais mas ao abrir a pagina da-me sempre erros que quando postos no google, todas as soluções apontam para coisas que nem tem nada a ver…

  12. Avatar de JM
    JM

    panhonhas:

    Consegues disponibilizar o windows server 2012 essentials em ptpt?

    Obrigado

    1. Avatar de panhonhas
      panhonhas

      JM, então e o google serve para quê?
      Encontrei este:
      forums.mydigitallife.info/threads/46251-SmartVersion-patch-s-conversions-Windows-Server-2012-Essentials-*MULTiLANG*

      e este com o mais recente update, mas em links magnet:
      forums.mydigitallife.info/threads/54558-Paul-s-Magnetic-MSDN-Jukebox

      Mas penso que terás de sacar a iso inglesa para converter depois em pt-pt. Se conseguir arranjar meto na minha conta do abelhas, mas só a versão 2012 R2, porque a minha net no upload não passa dos 100kbp/s.

  13. Avatar de Filipe Paixão
    Filipe Paixão

    É possível remover a partilha onde a base de dados do AD, os serviços de log e os ficheiros do System Volume (Sysvol)???

  14. Avatar de John
    John

    se não tivesse algo melhor a fazer até ponha o conhecimento à prova…

  15. Avatar de JM
    JM

    panhonhas

    Obrigado de qualquer das formas, mas o link para o pt-pt nunca encontra sementes….

    1. Avatar de panhonhas
      panhonhas

      Passa na minha conta do abelhas, mas tens de criar uma conta. Não prometo nada, mas durante este fds devo conseguir pôr isso.

  16. Avatar de JM
    JM

    panhonhas:

    Importas-te de deixar o teu facebook para falarmos melhor?

    Obrigado

    1. Avatar de panhonhas
      panhonhas

      Desculpa, mas não tenho facebook, cria uma conta no abelhas.pt/, e vai á minha conta abelhas.pt/choninhas, envia uma MP e falamos a partir daí.

  17. Avatar de Msdude
    Msdude

    Lol que resumo de uma instalação de AD , uma implementação tem muito mais que se lhe diga , por isso e que se encontra instalacoes de AD em empresas que são uma nódoa … , continuem só me dao mais trabalho 🙂 $ $ $ $

  18. Avatar de Renato
    Renato

    Obrigado cara. Te devo uma cerveja!!

  19. Avatar de João
    João

    Valeu, grande ajuda!!!

  20. Avatar de Thiago A.
    Thiago A.

    Dúvida: Preciso criar uma Nova Floresta para cada Site que dor hospedar no meu Servidor Web?