Windows 10: Sabia que o sistema tem um estilo de “TeamViewer”?

67 Comentários

Certamente já lhe aconteceu ter de prestar assistência informática remota a alguém ou até mesmo solicitar a um amigo ajuda. Neste campo existem várias soluções a que um utilizador pode facilmente aceder remotamente ao computador de outro, sendo que a ferramenta mais popular e simples nesta área é o Team Viewer.

Mas, com o Windows 10, para quem já tem a actualização de aniversário, a Microsoft disponibilizou uma surpresa. Vamos conhecer a ferramenta “Assistência Rápida”.

win10_01


Tal como o nome indica, “Assistência Rápida” (Quick Assist) é uma funcionalidade que permite aceder remotamente a um PC ou então permitir que acedam à nossa máquina. O estilo de funcionamento é muito idêntico ao TeamViewer! O utilizador executa a app Assistência Rápida e escolhe o que pretende fazer:

  • Pedir Assistência
  • Prestar Assistência

assistencia_00

No caso de escolher “Prestar assistência”, deverá introduzir as credenciais da sua conta Microsoft e em seguida será gerado um código de segurança, que a pessoa que precisa de ajuda deverá usar para permitir o acesso remoto ao seu PC.

Este código pode ser simplesmente copiado e enviado por e-mail para o destinatário.

assistencia_01

Depois de introduzir o código solicitado, o utilizador deverá ter acesso remoto à máquina à qual se está a ligar.

assistencia_02

No caso de pretender receber assistência remota, então basta que use o código que foi gerado pelo outro utilizador como referimos.

assistencia_03

Como viram, esta nova funcionalidade é bastante simples e, até ao momento, é considerada segura. Com a Assistência Rápida os utilizadores do Windows 10 deixam de necessitar de instalar ferramentas de terceiros, o que é sempre bom para o Windows.

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gabe
    Gabe

    O w10 parece uma versao para criancas do w7..continuo a achar o macos de longe superior. Nao troco macbook air por nada

    1. Avatar de M.Manuelito
      M.Manuelito

      Eu percebo porque dizes isso, mas temos que pensar que o Windows, como o sistema operativo mais utilizado no mundo e só pela minha experiência, já o vi ser utilizado por crianças de 3 anos e idosos de 80 anos, tem que ser o mais amigável/Fácil de entender possível. Eu acho o Windows 10 um SO muito bom, mas nem o comparo com o MacOS, porque têm um publico alvo distinto

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Eu não troco o meu barco a remos por nada…

    3. Avatar de Wesley
      Wesley

      Porque? Só porque ele é simples e confortável?

      1. Avatar de Zé Eduardo
        Zé Eduardo

        Pronto cá vem o palas no olhos…..

    4. Avatar de Wesley
      Wesley

      Porquê? Só porque ele é simples e confortável?

    5. Avatar de Serato
      Serato

      Ó Gabe…. não tires as palas dos olhos que não é preciso. O OSX ou Mac OS, como quiserem, é feito para básicos….

      1. Avatar de Rui C.
        Rui C.

        @Serato Não entendo porque é que dizes que é feito para básicos.
        Quer dizer que os profissionais de investigação que usam MAC nos laboratórios e tem uma responsabilidade sem precedentes na humanidade e no bem estar comum, são afinal básicos!
        Obrigado pela gargalhada! 😀

        1. Avatar de Traveller
          Traveller

          Não porque todos os bancos usam Mac OS porque é seguro e não tem vírus
          🙂

          1. Avatar de Rodrigo L Palacio
            Rodrigo L Palacio

            kkkkkk. cara que mundo você esta?
            Ja viu um caixa eletronico sendo inicializado?
            A grande maioria dos bancos mundiais terminaram no final de 2015 a migração de seus sistemas do XP para o W7.

            O servidor principal dos bancos ou é Unix ou WServer.
            A fatia da Apple dentro de grandes segmentos corporativos é baixa, Apple domina apenas um segmento, a de designer.

    6. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Aí está um ponto forte do Windows, ao quereres falar mal acabas por estar a dar aubda mais valor ao Windows, já para não falar qu o Windows 10 é muito mais avançado que MacOS, mas para chegares a uma conclusão dessas tens de saber o minimo sobre o que falas, o que claramente não é o caso.
      Entendo que prefiras o MacOS, e cada um tem as suas razões. Eu uso os dois, o Mac para trabalho tem vantagens que acabam por se dissipar com as novas funcionalidades do novo update do Windows 10. Uso-o apenas porque é (ainda) uma politica da empresa, e reconheço que para algumas tarefas acaba por ser melhor, mas num ambito geral, mesmo para trabalho prefiro o Windows, tem muito mais funcionalidades, muito mais suporte para diferentes tecnologias, mais fácil de manter, muito rápido com baixo consumo de recursos, etc.
      Para consumo normal, como utilizador, perfiro Windows 10 por todos os motivos e mais alguns, isso nem tem discussão.

      1. Avatar de Ismael
        Ismael

        Concordo plenamente para mim é win 10 e pronto

    7. Avatar de luiz
      luiz

      essa é a idéia da microsoft desde o início, desde o windows 3.0… fazer com que a interface do S.O. seja a mais amigável possível para o usuário! dããã!

    8. Avatar de hiromi
      hiromi

      Mr. Gabe, fique com o seu macbook e seja feliz ! cada um sabe as suas utilidades. Sou usuario desses dois sistemas e mais chromebook . Todos tem as suas finalidades. abs

      agora, Bosta mesmo são os Fanboys

    9. Avatar de Robert Soares
      Robert Soares

      Usei MacOs durante anos e depois de experimentar W10 digo com toda sinceridade… …tempo desperdiçado para nada! W10 no Surface Pro3 e Ubuntu com W10 no desktop são as melhores coisinhas que podia ter.

  2. Avatar de Dionísio
    Dionísio

    Gabe, é fácil resolver o teu problema. Não compras o Windows, continuas com teu Mac.

  3. Avatar de J.Frazão
    J.Frazão

    Boa dica. Ainda não me tinha apercebido desta ferramenta. Sem duvida que vai dar jeito.

  4. Avatar de irlm
    irlm

    deviam lançar para mobile UWP, para dar assistencia atraves do telemovel para desktop e vice-versa.

    1. Avatar de KURT
      KURT

      Exacto enquanto não for multi-plataforma não chega sequer a ser um concorrente mas sim apenas uma alternativa para alguns casos. De qualquer das maneiras penso que será uma questão de tempo.

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Já existe!
      A app Remote Desktop, que serve para isso. A principal diferença é que não é tão simples de configurar do que esta.

    3. Avatar de Rudua
      Rudua

      @irlm
      já existe a app Microsoft remote desktop e é UWP.
      Funciona com todas as plataformas windows, pc, telemovel, Xbox, Hololens e Surface Hub.
      Com o modo Continuum podes executar programas win32 no telemovel ligando o remotamente a um pc.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        A app Remote Desktop não serve para assistência, serve para acesso remoto. Quando se acede, o utilizador perde o acesso ao ambiente de trabalho. Eu uso essa app em Windows Phone, Android e Windows no meu trabalho

        1. Avatar de Rudua
          Rudua

          Não tinha conhecimento que se perdia o acesso ao ambiente de trabalho.
          Então se me conectar ao telemovel a partir do pc deixo de poder ter acesso a ele?

        2. Avatar de JJ
          JJ

          O utilizador perde o acesso ao ambiente de trabalho!? Não tinha essa ideia.
          Já utilizei, mas não me lembro…

          1. Avatar de PeFerreira98
            PeFerreira98

            É verdade. O computador fica no lockscreen como se a conta pessoal estivesse ligada noutro lado. (de facto acho que até diz mesmo isso, a conta está ligada remotamente)

    4. Avatar de VictorM
      VictorM

      Também existe o Team Viewer Quick Assist, é melhor que o remote desktop. Só experimentei controlar o mobile pelo PC, mas funcionou muito bem! Ambos em builds insider, n sei se está aberto ao público em geral

  5. Avatar de Wesley
    Wesley

    O Windows10 está mais simples e sério, focado apenas em oferecer agilidade e produtividade.

  6. Avatar de Rodrigo L Palacio
    Rodrigo L Palacio

    Nossa. Parece mesmo qu vocês não entendem de Windows.
    Esse recurso já está disponível desde a primeira versão do Windows 2K chamado de Assistência Remota. A MS apenas facilitou seu uso com o passar dos Windows. Não é nenhuma novidade e sim apenas uma interface maia nova e simples para o mesmo recurso.

    1. Avatar de Gr0ove
      Gr0ove

      Assistência remota está disponível que me lembre desde o Windows XP é verdade, mas nunca com esta facilidade e rapidez de acesso…tinha-se que enviar o ficheiro de convite para o outro utilizador etc

    2. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Pelo que parece esta app é completamente nova, simplificada, mais rapida e eficaz. Mas sim, tens razão, já existe essa funcionalidade há muito tempo.

  7. Avatar de pedro
    pedro

    Sempre adorei mac, usei desde o os8.1 até ao snow leopard, mas acabei por me render ao windows. Sempre que queria fazer mais alguma coisa especifica, sempre tive de recorrer ao windows. O XP, o 7 e agora o 10 sao fantásticos. O windows out-of-the-box é bem mais fácil que o mac, começando pela organização de ficheiros

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Aqui está alguém que sabe ver sem palas e sabe o que diz.
      Partilho da mesma opinião.

    2. Avatar de Ricardo Saraiva
      Ricardo Saraiva

      o mac OS out of the box oferece editor de fotos, video, office de qualidade, 0 problemas de drivers e bateria acima de 10h de uso normal. O Windows out of the box nem o office oferece, pagas 200euros mais, problemas de drivers ate em surfaces e 99% dos pcs com windows n aguenta nem 4h de uso normal em bateria.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        O Windows 10 foi grátis durante o ultimo ano… e depois não sei que PCs com Windows utilizas, para dizeres que nem 4h aguenta.

        O meu tablet Win10, sem grandes esforço aguenta umas 6 horas e se tiver a poupança de bateria activa, é capaz de chegar as 8/9 horas.

        1. Avatar de Ricardo Saraiva
          Ricardo Saraiva

          falei em portateis, tablets e para brincar puto. Comprei um asus ux305ua por causa da bateria mas o macbook air dura o dobro logo fiquei com ele. Bateria e windows nao combinam.

          1. Avatar de JJ
            JJ

            Eu falei em tablet Windows, não em tablet Android ou iOS.
            Como esse comentário, percebe-se logo que nem sabes do que falas.

        2. Avatar de Ricardo Saraiva
          Ricardo Saraiva

          portateis, ninguem trabalha em tablets

          1. Avatar de Rodrigo L Palacio
            Rodrigo L Palacio

            O post é sobre o Windows e suas formas de assistência remota. A assistência remota no Windows existe desde 1999, no lançamento do Windows 2000, qdo seu Mac não passava de um monitor de tubo colorido que nem editor de texto tinha e usava o mesmo kernel do linux, nem pra isso prestava, ter um núcleo próprio.
            Então deixe seu famboysmo de lado aqui e respeite o tema do post.

          2. Avatar de Rodrigo L Palacio
            Rodrigo L Palacio

            Meu tablet com w10 aguenta até 6h de trabalho pesado com corel e ps. Então amigo, reveja seus (pré)-conceitos.

          3. Avatar de Zéi
            Zéi

            Basta um teclado e funciona como um portátil

          4. Avatar de JJ
            JJ

            Meu amigo… um tablet Win10, faz o mesmo que um outro qualquer computador Windows, portátil ou fixo. Tendo apenas limitações de hardware.

            Falou em utilização normal, logo uma utilização de trabalho normal, pode muito bem ser feito num tablet Win10.

            Qualquer das formas, se um tablet Win10, aguenta umas 6 horas na boa, um portátil minimamente de qualidade tem de durar mais. É algo lógico.

        3. Avatar de irlm
          irlm

          Pagas €200 pelo office, se quiseres, eu tenho grátis.

  8. Avatar de João Machado
    João Machado

    O código não deveria ser gerado por quem está a pedir assistência?

    1. Avatar de No-Body
      No-Body

      Também pensei nisso. xD
      No TeamViewer é ao contrário e acho que faz mais sentido o método do TeamViewer.

    2. Avatar de João Reis
      João Reis

      Exato é um bug, já reportei

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Acho que não é um bug. Visto que a informação é bem clara e as instruções são mesmo essas. Se fosse um bug, a informação não era nesse sentido.

        Sinceramente acho que é indiferente. Mas, se calhar aqui até é mais seguro.
        No TeamViewer, normalmente o código é sempre o mesmo, caso não seja desligado o TeamViewer por parte do cliente, e nesse sentido quem dá assistência fica com o código e consegue mais tarde voltar a aceder, com o mesmo código.
        Aqui, obriga sempre a intervenção de quem vai receber assistência, não permitindo assim um acesso remoto sem autorização.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Não é bug, é mesmo ao contrário do Team Viewer 🙂

      2. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        Reportaste um bug que não é bug? Sabes o que e um bug ao menos?
        É por essas e por outras que o feedback hub esta cheio de tralha e sugestões/problemas em condições ficam lá para o fundo…

  9. Avatar de CM
    CM

    Também existe um assistente remoto no W7 e W8 mas perdemos o controlo da máquina remota quando estamos a executar uma tarefa que necessita de permissões de administrador, por exemplo após aceder aos services.msc ou quando aparece o prompt para permitir ou não a execução da aplicação em modo admin.
    Também acontece nesta versão?

    1. Avatar de ZéMano
      ZéMano

      Se fores Domain Admin não perdes o acesso 😉

    2. Avatar de ZéMano
      ZéMano

      Ou então como já foi dito em outro comentário por GPO, tens de pertencer ao Remote Desktop Users com previlégios de admin, mas óbvio que só funciona dentro de um dominio. Normalmente os utilizadores domésticos não têm restrições na máquina, tem apenas e só o UAC que de facto pode bloquear o acesso por exemplo a serviços que possam comprometer o Windows.

  10. Avatar de P
    P

    Conhecem o “Assistência Remota do Windows”? 🙂

      1. Avatar de Zéi
        Zéi

        Podiam fazer um artigo a falar Connect app (Desktop / mobile)

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Essa não conheço, vou investigar.

  11. Avatar de Luis Borges
    Luis Borges

    Mas sera que estas “conversas” do Windows vs IOS vs Linux Kernel nao podem parar? Isto ‘e quase SPAM!
    O meu ‘e melhor que o teu! Isto nao sera um bocado infantil?

  12. Avatar de Ricardo Saraiva
    Ricardo Saraiva

    O unico defeito da apple e os portugueses serem pobres, em paises ricos como na Austria onde vivo e raro ver alguem sem macbook. Desculpem os erros mas o portatil e alemao e n tem acentos portugueses

    1. Avatar de Zéi
      Zéi

      Defeito de portugal e de muitos outros paises porque no UK e a mesma coisa

  13. Avatar de Hélder Neves
    Hélder Neves

    É espectacular e fácil de usar, só peca por termos de fazer login na Microsoft. Num ambiente empresarial certamente que haverá um domínio próprio, logo não haverá contas Microsoft.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Esta app é para o publico em geral. A Microsoft certamente terá uma versão própria para as empresas.

    2. Avatar de Artur Santos Silva
      Artur Santos Silva

      Escreve msra.exe e tens a ferramenta disponível. Por GPO podes definir quem pode dar assistência. Só precisas do nome ou IP do computador.

  14. Avatar de Rodrigo L Palacio
    Rodrigo L Palacio

    Existem duas formas de acesso remoto a partir do Windows 2000. Uma delas é usando o Remote Desktop, que conecta você a sua área de trabalho, bloqueando o acesso a apenas sua área de trabalho no pc hospedeiro. Outros usuários podem ainda utilizar o pc, menos o usuário que está remotamente conectado seja por rede local ou Internet.
    Na assistência remota, você tem colaboração de alguém assim como acontece no TeamView, o pc fica disponível pra ambos os usuários. Não testei ainda o app novo, mas pelo que percebi ele faz o papel da Assistência Remota e não do Desktop Remote.
    Enfim, eu utilizo muito o Desktop Remote pois deixo meu computador conectado em casa usando todas as funções e programas dele no meu trabalho e ele fica disponível pra outros usuários em casa, com meu usuário bloqueado, em ninguém ver oq estou fazendo m

  15. Avatar de AirCrack
    AirCrack

    Finalmente algo simples!
    Mas será (sem confirmar) só entre versões de Windows 10?
    Se for transversal ao Win7, 8 e 8.1, é um grande acrescento. Se não for, é mais uma ferramenta extinta à nascença.

  16. Avatar de Bruno Martins
    Bruno Martins

    Um pequeno aparte que falta no texto. A ferramenta não está disponivel no windows 10 Home, só 10 Pro e superiores…

  17. Avatar de Vitorino Dias
    Vitorino Dias

    No meu Window 10 Pro não aparece estas qualquer destas opcções
    Pedir Assistência
    Prestar Assistência
    Alguem poderá ajudar?

    1. Avatar de Nuno Santos
      Nuno Santos

      Atualiza para o ultima versão