Prove que MS-DOS usou código roubado e receba 200 mil dólares

46 Comentários

Muito antes do Windows, em todas as suas versões, quem reinava era o MS-DOS. Foi com este sistema operativo que a Microsoft começou e que conseguiu grande parte da sua fama.

Mas muitos afirmam que a Microsoft usou código roubado de outro sistema, o CP/M, para desenvolver o MS-DOS . Já muitos tentaram provar mas até ao momento sem sucesso. Agora há um prémio de 200 mil dólares para quem o conseguir fazer.

MS-DOS width=

Esta dúvida existe desde que o MS-DOS foi apresentado, em 1981. Muitos afirmam que Bill Gates e Paul Allen se inspiraram no CP/M para criar o seu sistema operativo, indo ao ponto de incluírem código deste sistema, algo que sempre negaram.

Nenhum dos muitos que tentaram provar este suposto roubo de código conseguiu provar que efectivamente existe qualquer tipo de instruções do CP/M dentro do MS-DOS. Mas Bob Zeidman, que desde 2012 tem em mãos esta tarefa, resolveu agora atribuir um prémio a quem conseguir provar que existe mesmo este código dentro do primeiro sistema operativo da Microsoft.

Bob Zeidman dará este prémio a quem conseguir mostrar, usando software forense, que algumas das instruções que ele mesmo encontrou no MS-DOS são “roubadas” do CP/M.

MS-DOS

A Microsoft nada tem a esconder no MS-DOS

A Microsoft sempre quis este problema resolvido e por isso doou até o código fonte do MS-DOS ao Computer History Museum. Este museu tem também uma cópia do código original do CP/M. É com estes dois códigos que os investigadores devem trabalhar.

O prémio será dividido em duas frentes. A primeira metade será atribuído a quem conseguir provar a existência de código do CP/M no MS-DOS. A segunda metade será dada a quem conseguir descobrir um comando secreto que se diz existir no CP/M e que é uma marca de copyright.

Caso este comando secreto seja encontrado quer no CP/M quer no MS-DOS, fica provado que existiu roubo de código. Caso não seja, a dúvida permanecerá por muitos mais anos…


Leia também: O Windows desde… sempre! – Parte #0

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arkan
    Arkan

    Ohhhh saudade dos trs-80 rs diskete de 5 1/4” rs….

    1. Avatar de Henrique Graça
      Henrique Graça

      Tens piada

    2. Avatar de me and me
      me and me

      verdade. o bill roubou a ideia de usar um GUI em vez de linhas de comandos.
      mas aqui nao estamos a falar de windows, mas sim MS-DOS…

    3. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      E Apple copiou a xerox com o rato e GUI.
      E o Android já estavam em desenvolvimento antes de a google comprar ou sequer o primeiro iPhone sair. Alias Android foi inicialmente feito para máquinas fotográficas.

    4. Avatar de 34
      34

      E a Apple roubou da Xerox

  2. Avatar de Mário S.M
    Mário S.M

    Eu acho que não há dúvida nenhuma que o DOS se inspirou muito no CP/M, é praticamente uma cópia, já copiar código, não seria a primeira vez que a MS seria apanhada, já foi apanhada a copiar código da Apple, o QuickTime, e foi por isso que Bill Gates decidiu “apoiar” Steve Jobs na Apple em fins de 90s.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Quem copiou o código não foi a Microsoft… Foi um departamento da Intel, que tinha trabalhado no código do QuickTime para melhoramentos, que depois ao abrigo de uma parceria Intel-Microsoft, utilizaram esse parte do código do QuickTime para o programa da Microsoft.

      A Microsoft acabou por ser acusada de utilizar código do QuickTime, pois aceitou usar o programa fornecido pela Intel, sabendo que tinha código do QuickTime. Agora, directamente a Microsoft não roubou código.

      Pode-se dizer, então a Microsoft não podia ter tentado livrar-se dessa acusação por acusar a Intel? Como é típico neste tipo de industria, lá no fundo estas empresas precisam todas umas das outras, principalmente da Intel. Passar a bola para o lado da Intel, podia causar uma quebra na parceira com muitos anos, parceria essa que é muito importante.

      Por isso, valia mais pagar algo a Apple, porque ajudava a Apple que estava quase na falência e por outro lado dava jeito para passar a poder utilizar alguma tecnologia Apple.

      1. Avatar de Marco B.
        Marco B.

        Nem mais… +1

      2. Avatar de João RS
        João RS

        “Foi um departamento da Intel, que tinha trabalhado no código do QuickTime para melhoramentos”

        Pois claro… “melhoramentos”… num código que até era para PowerPC!

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Sim, a Apple enviou para um departamento da Intel o código do QuickTime, para poder melhor o desempenho na visualização de vídeos e afins.

      3. Avatar de JJ
        JJ

        Não foi um departamento da Intel, foi a empresa Canyon Company que trabalhava para a Intel. Assim é que é…

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      A principal razão porque a Microsoft apoiou a Apple foi para poder dizer ao Departamento de Justiça lá da terra deles que há sim concorrência e eles não tinham monopólio nenhum, dando como exemplo dum concorrente precisamente a Apple.

      E ignorando o facto pouco importante de que já houve quem tenha comparado o código do CP/M e do MS-DOS e não encontrou nenhum vestígio de código copiado, e ignorando ainda o facto que o código de ambos ser público e qualquer pessoa, tu incluído, os poder comparar, acho que tens a tua cronologia trocada, o CP/M e o MS-DOS são *muito* anteriores ao QuickTime. Tipo quase 30 anos anteriores.

      1. Avatar de João RS
        João RS

        Não, não foi

        http://thisdayintechhistory.com/12/06/apple-sues-over-quicktime/

        “Apple sues the San Francisco Canyon Company alleging they helped Intel and Microsoft steal code developed under contract for QuickTime for Windows.”

        A Microsoft e a Intel roubaram da Apple.

        1. Avatar de JJ
          JJ

          A Canyon Company, trabalhava para a Apple nos melhoramentos do QuickTime. Mais tarde a Intel, também contratou os serviços da Canyon, para construir um programa multimédia para a Microsoft. Foi a Canyon Company que utilizou partes do condigo do QuickTime, para criar esse software. Portanto quem realmente copiou o código foi a Canyon Company.

          O problema foi que tanto a Intel como a Microsoft, tiveram conhecimento dessa copia de código, e mesmo assim aceitaram o trabalho feito pela Canyon Company.

          A Apple estava com problemas financeiros, por isso lançou processos em todas as frentes, Canyon Company e Microsoft (só não fez contra a Intel, porque estrategicamente não era bom). E depois acabaram por chegar a um acordo, porque era útil para ambas as empresas.

    3. Avatar de me and me
      me and me

      a MS comprou o codigo base do DOS a um tipo por 20mil dolares, nao copiaram nada.
      de seguida comprou um GUI muito primitivo a xerox que por sua vez tentaram adaptar à imagem do que a apple tinha estado a desenvolver e que o bill viu de relance na sede da apple.
      a combinaçao CTRL+ALT+DEL vem desse tempo da xerox…

      o bill até confessou que sempre odiou essa combinaçao de teclas…

      1. Avatar de João RS
        João RS

        A Microsoft comprou uma GUI à Xerox?

        LOL!

        Fontes para isso?

    4. Avatar de lmx1
      lmx1

      E já roubou a Sun, no Java, e no Yellowpages, ao Linux, descuberto em 2010 cerca de 10k linhas de código, ao BSD, no Stack network do XP, man…se formos por ai teremos que inverter a pergunta e perguntar antes, o que é que a MS não roubou 😀

      1. Avatar de João RS
        João RS

        No BSD, não roubou, é simplesmente assim, quem quiser, que pegue nele à vontade, não é GPL.

        1. Avatar de Zéi
          Zéi

          O Código é opensource só quando interessa, quando não interessa estão a “roubar” código. Basta ver como funciona a partilha de Código entre o OpenOffice e o LibreOffice, um é opensource mas não se pode utilizar utilizar o código fonte, mas utilizar do outro já no deles já

  3. Avatar de Serato
    Serato

    O prémio até pode ser de 100 milhões….
    Boa sorte !!!

  4. Avatar de pedro
    pedro

    Então, Se eles compraram o qdos e o alteraram, como vao provar que foi a ms ou que foi a loja de seattle a copiar o cp/m?? Para alem disto, também tem de procurar punir a apple por ter copiado o SO da Xerox o Parc, ou o truque era empregar o tessler na equipa do lisa? Hum…

  5. Avatar de Francisco Santos
    Francisco Santos

    🙂 comecei com o IBM-DOS 2.1 , quando mudei para o MS-DOS não notei diferença, nunca brinquei com o CP/M mas ouvi falar.

  6. Avatar de JJ
    JJ

    Mas simplesmente não se pode acreditar que eles fizeram o MS-DOS sem copiar/roubar código?

    É uma mania que se tem de catalogar a Microsoft como uma empresa que só teve sucesso porque roubo algo de alguém. Coisa que não é verdade, mas enfim…

    1. Avatar de me and me
      me and me

      de facto eles compraram a base do DOS a um tipo por 20 mil dolares..

    2. Avatar de Xinuo
      Xinuo

      O Jobs disse que tudo que o Bill Gates fez, foi com roubo. Eu acredito no Jobs. O Bill Gates é tão mal caráter que tentou um golpe contra o outro sócio fundador da Microsoft, o Paul Allen.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Tentou dar o golpe!? Tiveram desentendimentos, como qualquer um tem com um amigo…

        Dizes isso só porque ele tentou comprar as acções de Paul, mas Paul não as vendeu porque pediu mais dinheiro. Gates não quis dar mais dinheiro, Paul não as vendeu… simples… Chama-se a isto, negociar… não é dar o golpe.

  7. Avatar de Daniel
    Daniel

    200 mil?
    Se sabem que não vão conseguir provar, porque não mil milhões ou mais?

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Porque ninguém acredita na Microsoft. Assim, pode ser que passem acreditar.

  8. Avatar de João Silva
    João Silva

    Fui só eu que fiquei com os olhos naquela t-shirt?

    1. Avatar de Tiago I.
      Tiago I.

      Não.
      Adoro!

    2. Avatar de João Carvalho
      João Carvalho

      Traz-me boas recordações…

  9. Avatar de diogo
    diogo

    Vai haver uns quantos cromos e hackers a estudarem isso. pois vale a pena.

    1. Avatar de me and me
      me and me

      ahahahaha.
      +1

    2. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      E vice-versa aqueles que andam sempre a dizer que a Apple é que é, tbm são uns valentes cromos.

  10. Avatar de Nonnus
    Nonnus

    Quem quiser saber a verdade sobre a Microsoft, Apple, Facebook esta passar no tvcine 2 um programa que fala sobre estas empresas, de como começaram, até aos dias de hoje. Basta andar sete dias para trás e acham os documentários.

    A verdade é que Biil Gates comprou o q-dos por 50 mil dolares e apresentaram-no a IBM como MS-DOS.

    O resto é verem os documentários.

    1. Avatar de Nuno Lopes
      Nuno Lopes

      É este: STEVE JOBS: COMO ELE MUDOU O MUNDO?

      1. Avatar de Nonnus
        Nonnus

        Esse é sobre o Steve Jobs, existem mais dois documentários, um sobre o Bill Gates e outro sobre o Facebook. Nem de propósito ainda ontem a tarde passou o documentário sobre o Bill Gates.

        O do Steve jobs também é engraçado de ver, especialmente para os fan boys da Apple ficarem a saber que o Steve Jobs a Imagem do Bill Gates também não inventou nada. Ambos foram visionários e souberam aproveitar o trabalho de terceiros e dar a conhecer as massas.

        No caso do Steve Jobs não era nada sem o seu amigo Stephen Gary Wozniak, este sim inventou aquilo que nós todos conhecemos como PC. Steve Jobs olhou para o trabalho do amigo e viu uma oportunidade, assim como Bill Gates olhou para o SO da Apple e viu uma oportunidade. Ambos foram visionários, mas com o trabalho de outra pessoa Stephen Gary Wozniak que não tinha essa visão, que apenas inventava coisas porque gostava de o fazer, sem pensar no lucro.

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boas PPLWARE

    Aonde posso fazer o download do codigo fonte de ambos os sistemas??

    Estou interessado em provar isso

    Ricardo Lopes

  12. Avatar de David
    David

    Facil, um americano judeu pagou a um chinês semi judeu para fazer o DOS, o chinês tinha um orçamento limitado e prazo reduzido para concluir o projecto sendo obrigado a roubar código noutro sitio, agora são ambos bilionários que financiam outros projectos semelhantes, onde a semelhança passa por roubar ideias as outros.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Born in the U.S.A., I was born in the U.S.A.!!!

    2. Avatar de idroidwin
      idroidwin

      just get the job done…o resto é política e tribunais

  13. Avatar de minutogeek
    minutogeek

    Quem copia quem isso é irrelevante na era atual. Todos sabemos que o DirtyDos servia para testar umas placas lá nos confins da terra do tio SAM. Mas o que é certo é que essa comparação é impossível de provar (so far). No ISEP há anos que se analisa a relação entre os os dois. Considera-se agora relevante pois o DOS deu aquele salto quântico quando na versão 2 passou a integrar muitas coisas do UNIX, tornando-se único. Bastou um GUI para o tornar “people proof”. O resto é bla bla

  14. Avatar de Marco
    Marco

    Quem não roubou ou copiou nada disso, sei eu quem foi 😛