Milhares de Windows infetados pelas ferramentas da NSA

25 Comentários

As ferramentas da NSA que o grupo Shadow Brokers tem vindo a revelar, mostraram que esta agência esteve preparada durante anos para espiar a Internet.

A última leva de ferramentas dada a conhecer focou-se no Windows, mas a Microsoft veio de imediato revelar que as falhas estavam corrigidas. A verdade não é bem essa e há milhares de máquinas infetadas.

Windows NSA

Tal como se esperava, as ferramentas que o grupo Shadow Brokers revelou recentemente, estão a ser exploradas ativamente, procurando infetar os utilizadores do Windows.

Quando estas foram reveladas, a Microsoft tratou de vir a público esclarecer que as falhas que existiam estavam tratadas e que estas ferramentas eram por isso impossíveis de usar.

A verdade é que a falha continua ativa e pronta a ser explorada. A proteção surgiu com uma atualização que a Microsoft lançou, apenas para o Windows Vista SP2 ou superior, mas que muitos ainda não instalaram, quer por terem máquinas com sistemas não suportados ou porque ainda não foram obrigados.

Windows NSA

Assim, e graças a estes problemas, milhares de máquinas estão agora a ser descobertas com malware, sendo possível usar o backdoor DOUBLEPULSAR para conseguir entrar nas máquinas Windows.

Os números iniciais falam de mais de 15 mil máquinas infetadas nos EUA, mas alguns especialistas prevêem que este número seja 3 vezes superior. É ainda esperado que durante os próximos dias estes números aumentem.

Da mesma forma que a fragmentação afeta sistemas como o Android, também o Windows acaba por ser afetado, especialmente em situações como esta, em que a não instalação de um simples patch tem impacto muito grande na segurança dos utilizadores.

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João martins
    João martins

    Tirei o windows da minha maquina, não por causa disto (oque já seria suficiente), mas a própria Microsoft o espiá.
    Mesmo tendo modificado para desativar a telemetria do windows, o mesmo chegou a rodar 10 processos simultaneamente, consumindo 100mb cada, e uma boa porcentagem do processador.
    Pode-se sentir falta dele pelos programas como photoshop, e jogos, mas não da mais para suporta-lo, vou me arriscar com o wine no linux e rodar photoshop e afins ,mesmo que em suas versões antigas (talvez o windows 7 em dual boot sem sp1 apenas para jogos da steam).
    Uma coisa é certa, para produção, e office, Microsoft nunca mais.

    Obs: sempre preferi o xfce pela sua leveza, e pela sua capacidade de costumização, mas me surprendi com o elementary os, tao leve quanto e muito mais bonito que o xfce, a quem interessar, recomendo!

    1. Avatar de Popopo
      Popopo

      Se não queres ser espiado desliga-te da net.

    2. Avatar de jgago
      jgago

      Também mandei o Win10 para 2º plano. Já à uns 2 meses que uso o Ubuntu, ainda usei uns dias o Elementary OS, mas acabei por desistir não me lembro porquê. Neste momento tenho no disco 3 SO (Win10, Ubuntu e ElementaryOS). Noto que no Ubuntu tem uns pequenos problemas para ver videos do youtube em alta resolução, mas dá para ver.

    3. Avatar de jonas
      jonas

      Se não quer que te espione saia da internet e viva nas montanhas.

  2. Avatar de lmx
    lmx

    Que grande Novidade…
    A MS como empresa Americana, obviamente que espia para as Secretas Americanas…ainda por cima com uma cota tao grande de desktops, e maior cota nas empresas…
    É so gamar tecnologia e segredos de estado..

    Dai-lhe falancio

  3. Avatar de Necroman
    Necroman

    “mas a Microsoft veio de imediato revelar que as falhas estavam corrigidas. A verdade não é bem essa e já milhares de máquinas estão infetadas.”
    Não percebo, as falhas foram corrigidas, lá por as máquinas não terem sido depois atualizadas não tira a verdade das mesmas estarem corrigidas!

    1. Avatar de Pedro Simões

      De que adianta teres isso resolvido se depois não existe uma forma de os sistemas as terem instaladas?

      1. Avatar de int3
        int3

        Vamos entrar na filosofia. Está disponível a correção. Quem não atualiza é porque não quer.

      2. Avatar de Bruno Coimbra
        Bruno Coimbra

        Mas depois criticam porque obriga a instalar actualizacoes…isto é ser preso por ter cão e por não ter….
        Windows Vista SP2…enfim ja vamos no 10(e com o que se podia comparer a um SP2, que ja n existem mas C.Update) e ainda choram porque o computador com Windows Vista (que ja n tem suporte ) é vulneravel.

        Mas pronto, para meia duzia ja é motivo para nunca instalarem nada.´

        E Pedro Simoes, é como a vacina do sarampo, existe?..sim e podes tomar gratuitamente mas se nao tomares estas por tua conta e risco

  4. Avatar de Humm
    Humm

    E quantos Macs ? Todos.

  5. Avatar de Alvega
    Alvega

    A Microsoft, marcou pontos, ao dificultar o desligar das actualizações automáticas. Como se ve pelo artigo, muitos deixam para amanha o que deveriam fazer “ontem”, eu próprio me penitencio.
    Quanto ao grupo Shadow Broker…digamos que toda a publicidade é bem vinda. Brevemente, quiçá, vão deixar os obscuros caminhos do CRIME, e passar a fazer assessoria, ou a publicar uns livros…sempre a facturar. Tudo normal…para os lados de Arrimal.

    1. Avatar de Yuri
      Yuri

      Crime? Agora é crime publicar os crimes cometidos pelas secretas?

      1. Avatar de Álvaro Campos
        Álvaro Campos

        Não será propriamente criminoso se olharmos do ponto de vista proverbial (“ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão”) mas não serão uns santinhos.
        Fica aqui a entrada sobre eles na Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Shadow_Brokers

  6. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Qualquer sistema computacional , basta estar ligado a Internet para ser um alvo a espionagem , mas o sistema operativo da Microsoft vai mais longe , entrega de bandeja a informação dos seus utilizadores que utilizam o seu sistema Operativo .
    Mas no topo disso tudo esta o facebook é um verdadeiro wikipedia de informação pessoal , um dia experimentei em ser detective la encontrei aquilo quer queria .
    Como também nada tenho a esconder das autoridades .

  7. Avatar de .com
    .com

    Mas às vezes eu fico a pensar , será que toda gente tem tanta coisa no pc k seja tão importante que estas coisas afete há maior parte das pessoas… porra … que paranoia … MS Apple é tudo igual Estamos num mundo k está tudo ligado praticamente somos controlados em tudo qual é o problema ninguém te levam a comprar nada a nível de dados opa praticamente já estão todos num servidor k basta alguém chegar e usar …. eu penso assim quero lá saber se se espiam ou não ….

    1. Avatar de stealth
      stealth

      a muitos anos atras queimavam-se bruxas… e assim que os evolucao se faz… pk me vou preocupar… para que quero paredes opacas em casa? o que tenho e igual aos outros.. pk pagam aos idiotas que participam em programas tipo casa dos degredos? la pk n faco nada de ilegal ou de que me envergonhe… quero a minha privacidade… os dados existentes num pc pessoal pode ser usado para muitas coisas… incluindo roubo de identidade (com o que ninguem se preocupa ate alguem fazer uma divida de muitos milhares)

      1. Avatar de .com
        .com

        Quem me dera ter muitos milhares , mas entendo o K dizes , mas aqui o k eu comento é k há um quase fanatismo por segurança ela não existe e nunca vai existir , tu sem querer és controlado quase em todo lado , eu entendo tbm gosto de sentir seguro … mas isso é quase impossível , Ok cada um tem o sua opinião mas acho que fazem do pc algo sagrado … sistemas Linux Apple Microsoft todos tem falhas a cuidado k temos que ter eu ainda penso k o pior somos nós nisto tudo … o resto uma falça segurança e uns tipos a alimentar isto

  8. Avatar de Topkek
    Topkek

    Que pena o Linux não suportar jogos nativamente… Já tinha feito a troca há algum tempo.

    1. Avatar de joao Martins
      joao Martins

      Ele até suporta, a varios jogos send portados graças ao Steam OS.
      O problema, é que a base é pequena, comparado a quantia de da base atual da steam. Voce encontrara jogos atuais como deus ex mankind divided e civilization IV no linux, mas os jogos antigos que voce adquiriu, não.
      A a alternativa como o Wine, o qual tu consiguira rodar o exemplos como, league of legends, World of warcraft, diablo 3, mas ( no momento) não espere grandes compatibilidades, talvez quando o wine estiver na versão 5.0 , conseguiremos grandes melhorias ^^ (esta na versao 2.0 estavel e 2,6 dev, e só agora possui suporte para o microsoft 2013)

      1. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        A grande maioria dos jogos que jogo ou funciona nativamente ou pelo wine, o grande problema está em ter uma gráfica da AMD. Deixou de ser suportada pelo fglrx e ainda não é suportada pelo AMDGPU

  9. Avatar de NT
    NT

    Já agora será que o SELinux que é usado em linux (redhat por exemplo) e mais recentemente no android não terá algo “escondido”? Pensando bem saiu da NSA….

  10. Avatar de Nuno Antunes
    Nuno Antunes

    Acho graça todos este linux lovers que por aqui aparecem a dar o ar da sua graça dizendo que “abandonei o windows porque o linux é mais isto e mais aquilo…”, como se o facto de usarem linux garantisse alguma segurança em relação ao windows.
    90% das pessoas que conheço que usam linux, usam-no mal, e está tão ou mais vulnerável quanto os windows que apregoam terem abandonado por essas mesmas razões.
    Por amor da santa…

    1. Avatar de blimb
      blimb

      tens de fazer um post aqui para o pplware a explicar como usar bem o linux