Apple estará a trabalhar nos seus óculos de realidade virtual

39 Comentários

A realidade virtual tem estado a conseguir criar o seu espaço e a conquistar cada vez mais utilizadores. Cada vez mais marcas estão a adotar esta tecnologia e a oferecer as suas propostas, quer em conteúdos quer em equipamento para utilização.

A Apple estará prestes a entrar neste mercado, segundo informações que foram obtidas, através de documentos relacionados com relatórios de incidentes.

realidade virtual Apple

Periodicamente a Apple reporta internamente os acidentes que os seus funcionários tiveram, para vários efeitos. O último relatório, que erradamente foi enviado para todos os funcionários, acabou nas mão do site Gizmodo, e revela várias novidades, entre as mais importantes destaca-se (quase) confirmação de que a Apple está a trabalhar em equipamentos dedicados ao VR.

Dos vários relatos de problemas com vários funcionários, em situações normais, existem algumas que apontam o caminho do que a Apple tem estado a fazer.

After BT4 user study, user advised study lead, that she experienced discomfort in her eye and said she was able to see the laser flash at several points during the study. Study lead referred her to optometrist and secured prototype unit for analysis

Este novo equipamento deverá conseguir projetar uma imagem 3D diretamente no olho do utilizador, conseguindo assim a representação de objetos na realidade virtual.

realidade virtual Apple

Para além desse incidente, existe pelo menos mais um que aponta o que a Apple tem estado a fazer nesta área. Neste caso são reportados dores nos olhos.

Employee reported eye pain after working with new prototype, thought it may be associated with use.

Apesar deste documento não confirmar diretamente se a Apple está a trabalhar em realidade virtual ou realidade aumentada, consegue mostrar que há protótipos a serem testados já nas suas instalações.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor
    Vitor

    Ei nao me acredito que a apple está a copiar a google

  2. Avatar de Pedro Matos
    Pedro Matos

    Wow, a Apple sempre a inovar, acabaram de descobrir a VR. Boa.

  3. Avatar de God
    God

    A Apple nunca se interessou muito por isto porque simplesmente nunca tiveram tecnologia para isto tanto a nível de PC (grafica) como os iphone (lcd com resoluções baixas), agora ouve.se falar porque vem aí os amoled,A meu ver já tão 2 anos atrasados mas para os entusiastas da Apple pode ser como pisar marte

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      A Apple não parece estar muito interessada em realidade virtual. O interesse parece ser na realidade aumentada, algo que não tem nada a ver com amoled’s, um interesse que já é falado há quase 2 anos, até publicamente pelo próprio CEO.

      1. Avatar de correia
        correia

        claro que tem, tanto numa como na outra a resolução e definição da imagem são de extrema importância.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Óculos de realidade aumentada não usam AMOLED, o campo de visão não é obstruído por um ecrã. Podes ir ver o tipo de tecnologia usada nalguns dos exemplos que já se conhecem, como o MS Hololens ou o Google Glass.
          Quanto a resolução, alta resolução não é exclusivo dos AMOLED

          1. Avatar de correia
            correia

            Não sabes o que é realidade aumentada.

          2. Avatar de correia
            correia

            existem diversos métodos de sobrepor imagens virtuais em ambientes reais, os displays transparente de que falas é um deles, mas não o único.

          3. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ correia, creio que aqui quem não sabe o que são óculos de realidade aumentada não sou eu! És capaz de indicar óculos de realidade aumentada que coloquem um ecrã à frente do campo de visão?

          4. Avatar de correia
            correia

            Caro amigo sei bem do que estou a falar (já fiz trabalhos sobre o tema). O seu conhecimento sobre o assunto é que é limitado.

          5. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ correia, já fizeste trabalhos sobre óculos de realidade aumentada? E não és capaz de dar um exemplo de óculos que usem um ecrã AMOLED a tapar o campo de visão?
            Não confundas com a realidade aumentada em smartphones, que não necessita de resoluções elevadas, nem sequer é usada para ter esse ecrã “encostado” aos olhos, até porque os smartphones não têm hardware para poder simular visão estereoscópica do meio envolvente!

          6. Avatar de Marco B.
            Marco B.

            @Bruno hololens, Google glass, são um bom exemplo de AR com HMDs.
            @Correia tu se não tiveres a usar HMDs podes suar até um 720p, e em alguns lados dependendo da finalidade alguns sensores como gyro.

          7. Avatar de correia
            correia

            Não sejas teimoso, vai ler sobre o assunto. Sei muito bem o que são ambas as tecnologias (AR vs VR). Tal como na Realidade Virtual podes usar smartphones, tablets, tv, projetores… e por aí adiante para a realidade aumentada.

          8. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ correia, continuas sem dar um exemplo de óculos de realidade aumentada que encaixem na tua descrição, é apenas sobre óculos que disse o que disse! A realidade aumentada em smartphones, tablets, tv, projetores, não necessita de grandes resoluções ou AMOLED. Aliás acabas por contradizer as tuas afirmações sobre a necessidade de resolução elevada e AMOLED ao indicar todos esses tipos de aparelhos.

          9. Avatar de Marco B.
            Marco B.

            @correia para AR não é assim tao simples, usares um smartphone como hmd para visao estereoscopia, esquece, assumindo que vais querer usar a camera do telemóvel, bem que podes esquecer, por agora.

          10. Avatar de correia
            correia

            Nem me vou dar ao trabalho de explicar nada. Quando lerem sobre o assunto terei todo o gosto de discutir opiniões.

          11. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ correia, só te pediam para dares 1 exemplo de óculos, para quem diz ter feito trabalho na área não seria complicado escrever um exemplo. O cómico é que acabas a falar de aparelhos em que resolução e tipo de ecrã não são de extrema importância, contrarias-te.

        2. Avatar de Marco B.
          Marco B.

          Depende, o ecrã é só importante em AR se for usado como HMD. Caso contrário um 1080p serve.

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Marco B., e não é só a questão da resolução, é a necessidade de não tapar o campo de visão com um ecrã opaco num HMD.

          2. Avatar de Marco B.
            Marco B.

            @bruno, exacto!

      2. Avatar de Delta
        Delta

        No que a Apple está intere$$ada sabemos nós 😀

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas não é isso que todas as empresas ambicionam? Não estarás a confundir Empresas com Organizações de Solidariedade sem fins lucrativos? Acho que estás.

          1. Avatar de Delta
            Delta

            Não precisas defender o Bruno, que ele costuma ter boa capacidade argumentativa.

          2. Avatar de Vítor M.

            Ele não sei, tu não tens.

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          E isso clarifica o quê?

          1. Avatar de Delta
            Delta

            Precisas de clarificação?

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Delta, sim! O que é que uma empresa, como qualquer outra, querer ganhar dinheiro, clarifica o questão de estar ou não interessada em Realidade Virtual ou Realidade Aumentada?

          3. Avatar de Delta
            Delta

            Mas quem falou em “querer ganhar dinheiro”? São só palavras tuas!

          4. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Delta, se colocares cifrões em “intere$$ada” não é suposto significar dinheiro, então o teu comentário fica vazio de significado e ainda mais premente fica a questão: “isso clarifica o quê?”, com a curiosidade extra para saber para que lá estão os cifrões!

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    Sabe-se que a Apple está a trabalhar nesta área, mas a Gizmondo diz coisas sobre estes incidentes que são grandes saltos de raciocínio, quando existem explicações mais simples para o ocorrido, já que nem faz muito sentido estar a assumir que nuns óculos de realidade aumentada fossem projectar flash de lasers para os olhos. Por exemplo podem estar a experimentar lasers para novas funcionalidades da câmera, o que pode dar para o torto.

  5. Avatar de Joao
    Joao

    A Apple como sempre não é a primeira a inventar a tecnologia, mas provavelmente será a primeira a conseguir ter uns óculos AR (por favor não confundam com VR) que sejam minimamente bonitos para que as pessoas os usem no dia a dia (foi onde a Google falhou). Uns óculos AR (reforço, não confundir com VR) será a próxima grande coisa. Leram aqui primeiro.

    1. Avatar de João Raposo
      João Raposo

      Palmas. É isto.

  6. Avatar de Luna Pacheco
    Luna Pacheco

    A intenção da Apple raramente é ser a primeira a lançar algum dispositivo completamente novo, mas sim ser a melhor a lançar esse dispositivo depois de passar alguns anos a estudar os desenvolvimentos das outras marcas. Além disso, a Apple tem como alvo agradar primeiramente pessoas que não são muito fluentes com as tecnologias. Ainda hoje este grupo se encaixa na maioria da população, aquelas que seguem constantemente a tecnologia de perto em sites como o pplware não são muitas. Nunca se aperceberam disso, ó pessoas que estão sempre a gozar com a Apple por raramente ser a primeira em alguma coisa?

    1. Avatar de Delta
      Delta

      Também disseste isso quando recentemente saiu o artigo sobre a Apple ser a empresa mais inovadora e as que sempre aplaudem a Apple em tudo entraram em êxtase?

  7. Avatar de just a normal guy
    just a normal guy

    so se forem independentes dos actuais telefones,porque VR a correr a FHD deve ser uma coisa bonita de se ver.llololol.

    1. Avatar de Delta
      Delta

      Desde aí o mercado (ou melhor, o mundo) nunca mais foi o mesmo! 😀
      Esperamos ansiosamente que lancem o 6k! Ouvi dizer que ia ser no ecrã do iPhone 8.

  8. Avatar de Delta
    Delta

    Lol!
    Tal como eu previ, a Google inovou com os seus óculos, mas não conseguiu vingar, a Apple imitou, melhora um bocadinho, muito marketing em cima e conseguirá ter sucesso. É esta a sua magia (o teclado sugeriu alternativamente o termo máfia, fiquei indeciso!)

    1. Avatar de Vítor M.

      Estás a falar no Google Glass? É que não tem nada a ver. Até porque na realidade virtual a Google nem é exemplo.

  9. Avatar de Delta
    Delta

    Sim, Google Glass. Não tem a ver com o quê? Com aquilo que ainda não se conhece? Com algo que ainda não existe? Certo…