Windows 7 será o “verdadeiro” concorrente do Windows 10

54 Comentários

Windows 7 cresce e domina 60% do mercado dos Desktops

Todos nós sabemos que o sistema operativo Windows é o mais usado em todo o mundo. No entanto, nos últimos anos, a Apple tem vindo a crescer bastantee o GNU/Linux  passou a ser uma alternativa ainda mais credível para ambientes domésticos (em especial o Ubuntu e derivados).

Dados divulgados recentemente pela Net Applications mostram que, apesar do crescimento do sistema operativo da Apple e do Linux, o Windows continua a dominar por completo no segmento dos desktops. Mas há uma novidade… a adopção do Windows 7 cresceu nos últimos meses.

windows_7_wallpaper-1_thumb

Para quem não conhece, a Net Applications é uma empresa que realiza estudos analíticos com base em informações “passadas” pelos browsers dos utilizadores, num conjunto alargado de sites.

Como sabemos, a Microsoft vai lançar já no próximo dia 29 de Julho o Windows 10 e o curioso é que a adopção do Windows 7 tem vindo a crescer nestes últimos meses tendo já ultrapassado marca de quota de mercado de 60%. Os dados revelam ainda que o Windows 7 foi o sistema operativo que mais cresceu em Junho (cerca de 3,2%) e que o Windows 8.1 passou finalmente o velhinho Windows XP. Mas, na verdade, o Windows 8/8.1 continuam com uma margem de adopção muito reduzida.

 

windows7

O Windows 7 vai manter, certamente, a primeira posição durante mais algum tempo sendo que, em Setembro de 2012, ultrapassou o Windows XP e, desde então, que se mantém na liderança. Em Maio de 2014 ultrapassou a maraca dos 50% e, em 2015, este sistema tem continuado em alta.

Com o crescimento do Windows 7, regista-se uma quebra na adopção do Windows Vista e também do Windows XP. No geral, o Windows perdeu ligeiramente participação no mercado dos PCs tendo o Mac OS X e Linux subido ligeiramente.

A Net Applications obtém informações mensalmente dos utilizadores em mais de 40 mil sites de clientes, num universo de 160 milhões de utilizadores únicos.

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Será que essa súbida não será malta de Windows antigos e/ou piratas que preferem o 7 mais barato do que o 10 caro? Assim poupam dinheiro e tem acesso ao upgrade para Windows 10.

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Exatamente a minha opinião.

    2. Avatar de Olly
      Olly

      Estava a ler o artigo e a pensar nisso mesmo…

    3. Avatar de JJ
      JJ

      Por acaso, estou a pensar falar com uma ou duas pessoas, para fazer o mesmo.

      1. Avatar de paulo
        paulo

        8.1 demora menos tempo a atualizar para reservar w10 lol.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          É exactamente a mesma coisa, não sei onde foste buscar isso.

    4. Avatar de JKL
      JKL

      Boa tarde, eu estava a pensar em voltar ao windows 7 para poder migrar para o windows 10. Alguém sabe se ainda vou a tempo?

      1. Avatar de D!
        D!

        Tens um ano a partir do dia 29 deste mês para o fazer por isso vais a mais que tempo!

    5. Avatar de João Carvalho
      João Carvalho

      Penso que Isso não faz sentido, pois só os “serials” genuínos do windows 7 são contabilizados, os piratas não entram na estatística da Microsoft e mesmo que a actualização os torne genuínos perante os servidores da Microsoft, para a ASAE ou outra entidade fiscalizadora, serão sempre piratas, pois a lei exige que o upgrade tenha uma licença ou prova de compra de um produto anterior válida.
      Utilizadores domésticos que correm às lojas comprar o 7 ou outro qualquer só para ter direito a um upgrade??? para quê comprar genuíno se em casa ninguém nos chateia…
      A esmagadora maioria dos utilizadores windows compra o computador com um SO genuíno já instalado a esmagadora maioria dos upgrades são antigos PC com 5 ou mais anos com Win 7/8 e os computadores vendidos actualmente trazem Windows 10.
      Para as empresas a actualização gratuita não é válida, têm obrigatoriamente de comprar.
      Sou desenvolvedor e temos na empresa uma trintena ou mais computadores (mac, win e Linux), compramos recentemente (há coisa de dois mêses) quartro Workstation HP novas… e instalamos Windows 7 porque consideramos o SO mais produtivo e zero dores de cabeça, daí pensar que esta subida está relacionada com compras do sector empresarial.
      Exemplifico: na empresa para a qual trabalho, existem plotters que utilizam Rips de impresão, CNCs, Maq. de corte Laser, etc… além dos problemas de compatibilidade teríamos ainda custos de actualização, alguns destes softwares que chegam a custar 20.000 eur e mais.
      A todos, Bom Ano Novo

    6. Avatar de João Carvalho
      João Carvalho

      Penso que Isso não faz sentido, pois só os “serials” genuínos do windows 7 são contabilizados, os piratas não entram na estatística da Microsoft e mesmo que a actualização os torne genuínos perante os servidores da Microsoft, para a ASAE ou outra entidade fiscalizadora, serão sempre piratas, pois a lei exige que o upgrade tenha uma licença ou prova de compra de um produto anterior válida.
      Utilizadores domésticos que correm às lojas comprar o 7 ou outro qualquer só para ter direito a um upgrade??? para quê comprar genuíno se em casa ninguém nos chateia…
      A esmagadora maioria dos utilizadores windows compra o computador com um SO genuíno já instalado a esmagadora maioria dos upgrades são antigos PC com 5 ou mais anos com Win 7/8 e os computadores vendidos actualmente trazem Windows 10.
      Para as empresas a actualização gratuita não é válida, têm obrigatoriamente de comprar.
      Sou desenvolvedor e temos na empresa uma trintena ou mais computadores (mac, win e Linux), compramos recentemente (há coisa de dois mêses) quartro Workstation HP novas… e instalamos Windows 7 porque consideramos o SO mais produtivo e zero dores de cabeça, daí pensar que esta subida está relacionada com compras do sector empresarial.
      Exemplifico: na empresa para a qual trabalho, onde existem plotters que utilizam Rips de impresão, CNCs, Maq. de corte Laser, etc… além dos problemas de compatibilidade teríamos ainda custos de actualização, alguns destes softwares que chegam a custar 20.000 eur e mais, até mesmo o Rhino um software 3D que é utilizado por alguns colaboradores, é desaconselhada a utilização no windows 10 devido a problemas de compatibilidade da actual e versões anteriores.
      A todos, Bom Ano Novo

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    Mas esta subida de adoção pode ser devido ao facto de se poder fazer a atualização gratuita para o Windows 10.
    Infelizmente vai haver muito boa gente que não vai mudar para o 10 porque está habituada ao 7 e que isso “só trás complicações”

      1. Avatar de Batman
        Batman

        boa Tiago.

  3. Avatar de André Soares
    André Soares

    Não será que muitos instalaram o windows 7 para migrarem para o windows 10, até eu fiz isso…

  4. Avatar de 1berto
    1berto

    É normal o Windows 7 ter crescido… Deve haver muito pessoal a comprar licenças ou instalar com licenças antigas para aproveitar o upgrade gratuito para o Windows 10.

  5. Avatar de int3
    int3

    PCs da primark usam Windows 98 já agora.

    1. Avatar de André Alves
      André Alves

      Essa não é a loja de roupa de fraca qualidade que está sempre cheia de pessoa e os produtos vêem todos da China?

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Nao.. Se la fores veras produtos da Disney a nom preço… E deixa te estar que as roupas que compras nao vem de china taiwan…

      2. Avatar de JJ
        JJ

        Todos da China!? – Talvez uma boa parte seja…

        Fraca qualidade!? – Não propriamente, pode não ser da melhor qualidade, mas também não é assim tão fraca… diria que era qualidade mediana (conforme o produto).

        Cheia de pessoas!? – Tem dias. Se souber-se ir nas dias/horas certas, as vezes não está assim tão cheia…

        1. Avatar de André
          André

          Estamos a comentar o SO dos computadores de uma loja de roupa ou o o tipo de roupa/atendimento ?

        2. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          +1
          As roupas mais baratas sao de menor qualidade.

          As roupas com boa qualidade (e lá tem) já custam quase tanto ou mais que numa loja de marca.

          Ainda assim, para quem nao tem muito para gastar, é uma boa loja.

        3. Avatar de SG
          SG

          Meninas, neste site comenta-se tecnologia. Não lojas de roupa… xD

    2. Avatar de Gonçalo Silva
      Gonçalo Silva

      Não estás a afirmar isso, por causa daquele som chord que faz quando terminam uma compra, pois não? Isso pode ser perfeitamente do programa que eles usam, ou o Windows 2000 que também tem esse som ou ainda um Windows mais recente com o tema e sons clássicos. Foi um bocado exagerado dizer logo Windows 98…

  6. Avatar de cacun
    cacun

    O Windows 7 naturalmente “cresceu” nos últimos meses…..
    Para fazer a reserva para o Windows 10…..
    Ou ainda não perceberam?????

  7. Avatar de André Alves
    André Alves

    Provavelmente os novos utilizadores que vêem desde da saída do win8 são piratas

  8. Avatar de Joaquim ramos
    Joaquim ramos

    Na minha opiniao o porquê deste crescimento do Windows 7 é por uma simples razao de ser mais barato que o 8/8.1 e o pessoal compra para ter o upgrade gratuito do Windows 10.

    1. Avatar de Paulo Pires
      Paulo Pires

      Mais barato do que o Windows 8/8.1?
      Nos fornecedores já está mais caro o Windows 7 do que o Windows 8.1 e em alguns fornecedores já só se encontra o Win7 Pro.

  9. Avatar de flavio
    flavio

    Parece me é que os utilizadores do xp e vista andaram a instalar licenças do 7 para poderem depois migrar para o 10

  10. Avatar de JJ
    JJ

    Faz todo o sentido, independentemente da origem desses utilizadores (licenças legais ou piratas), a mudança torna-se vantajosa, no sentido de depois poderem migrar para o Win10.

  11. Avatar de Rodrigo Gameiro
    Rodrigo Gameiro

    Sinceramente, eu nem estou a pensar em atualizar para o Windows 10, pois tenho vários dispositivos que não são compatíveis com este. Ainda assim, eu também penso que o Windows 7 vai de certeza ser o mais usada até criarem um à altura.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      O Windows 10 está mais que altura…

    2. Avatar de Whoknows
      Whoknows

      Sinceramente não sou da mesma opinião, também não mudei para o 8/8.1 devido as mudanças que tinha (metro uma $!”#$ do caraças e afins) mas com o 10, deste que estou no insider, não volto para o 7 de certeza, melhor gestão de memoria, DX12 :D, Cortana (usava o VoiceAtack antes, mas cortana é muito melhor) entre muitas melhorias feitas. Mas prontos é a minha opinião pessoal 😀

  12. Avatar de JN
    JN

    Como o XP foi o verdadeiro concorrente do 7.
    Tudo normal, sobretudo nos momentos de transição em que todas as organizações ainda têm as suas plataformas a funcionar sobre um SO anterior.

  13. Avatar de João terra
    João terra

    prefiro o Windows 7

    1. Avatar de SG
      SG

      Experimentaste o 8.1 alguma vez? Ou o 10?

  14. Avatar de Nuno
    Nuno

    Ontem instalei Linux Mint Rebecca num portatil HP que veio com o Windows 8.

    O Portatil funciona melhor com o Linux do que com o Windows 8, em todos os aspectos está melhor, na autonomia, nos perifericos detectados etc. Cada vez mais começo a achar que o Linux é uma opção SÉRIA ao windows. À uns anos atrás o Linux era terrivel na detecção e instalação de periféricos, hoje em dia… Está mesmo fixe 😛

  15. Avatar de Luis
    Luis

    Nao tenho qualquer duvidas. Aqui depois de testar e usar o 8/8.1 voltei pro 7. Apesar de estar a testar o Windows 10, ainda não me convenceu super lento no arranque…nomeadamente num disco convencional.

    1. Avatar de g23423
      g23423

      5.2 secs no meu com ssd 😀 quase 2 secs mais lento que o 8.1 que tinha antes

    2. Avatar de Zaark
      Zaark

      Não sei se testaste desde Outubro, mas sendo uma Beta Version, é normal que seja mais lento – ainda não está tudo afinado.
      Mas comparado com Outubro, o start-up está bastante melhor.

    3. Avatar de Vidiks
      Vidiks

      não sei que raio de windows 10 vocês andam a usar, mas o meu demora menos de 10 segundos a arrancar, e com uma serie de programas a iniciar no arranque que seriam sempre opcionais e que no 7 estavam desativados por causa do tempo que demoravam a abrir. Usei muito o Win7, usei tambem o 8.1 enquanto durou, e agora o 10 desde que saiu. Para mim, 10 > 7 > 8.1 .
      o Windows 10 está fantastico. O unico defeito que eu dou algum credito quando oiço é as componentes de suposta espionagem, mas mesmo esses apenas são um problema para quem perceba pouco da coisa, porque todas elas são facilmente desactivaveis, inclusive através das proprias opções de sistema. QUanto ao resto, mais intuitivo, mais funcionalidades, mais rapidez, mais retrocompatibilidade, mais interação com outros aparelhos.

  16. Avatar de JOÃO
    JOÃO

    O linux, que bom de verdade, já domina celulares, televisores e até mesmo geladeiras. Facebook, Google, NASA e outros gigantes depende dele para tudo.

    Não há um só dia em que um usuário Windows deixe de usar Linux. Mesmo que sem saber.

  17. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Enquanto as máquinas vierem com o impo$to M$ é natural que as pessoas usem aquilo que vem instalado, e assim o domínio permanece. Experimentem a instalar um outro SO para verem qual o mais fácil de instalar…

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Esqueces-te é das incompatibilidades que existe com o linux e não existe com o windows.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        O Linux das incompatibilidades reinou o início do século. Mas estamos em 2015 – actualmente não me posso queixar de incompatibilidade.
        E a verdade é que a maioria das incompatibilidades devem-se a pernicoques que as marcas metem (por exemplo, nos teclados) e que exigem drivers super específicas que só são feitas para o OS de origem (Windows).

      2. Avatar de Paulo g.
        Paulo g.

        Se te estiveres a referir que o windows não lê partições linux e não reconhece o GRUB, isso ė pura incompetência do windows. O linux teve um esforço enorme em reconhecer a NTFS e conseguiu…

        1. Avatar de Recruta
          Recruta

          Reconhece o Grub sim… só configurar o gerenciador de boot do Windows com o Easy BCD… ou mesmo pelo CMD

          https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc709667%28WS.10%29.aspx
          https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc731245%28v=ws.10%29.aspx

      3. Avatar de Nuno
        Nuno

        Hoje em dia até webcams consegues instalar sem dramas, Impressoras Wifi, Placas Wifi, etc. Actualmente tenho instalado no meu desktop e no Portatil da minha mulher, e tão cedo não devo voltar para windows “Isto porque actualmente jogo na playstation”. Mesmo quem jogue no PC, se jogarem na plataforma Steam já muitos jogos são compativeis.

  18. Avatar de delaorden
    delaorden

    Usei o Win 7 por anos, ainda o acho bom, mas agora o uso em duplo boot com o win 10 que por sua vez é muito mais rápido que o Win 7. Já estou a usar a build 10159 e está cada vez melhor.

  19. Avatar de g23423
    g23423

    tenho pena daquele 1% com o vista 😀

    1. Avatar de Paulo g.
      Paulo g.

      Se calhar foi por não terem outra opção, foi-lhes imposto, tal como no meu portátil, mesmo que preferisse o XP e não tem ou não querem gastar mais dinheiro. Optei por linux. Cada vez gosto mãos do mint.

  20. Avatar de Miguel
    Miguel

    Falando do Win-7, alguem sabe onde posso adquirir o referido SO?
    No site da Microsoft so falam do Win-8.1 ou do Win-10. E apesar de ja ter uns anos preciso de adquirir uma nova copia para um computador que ja tem uns 4 aninhos.

  21. Avatar de João Carvalho
    João Carvalho

    Penso o contrário… não por causa da actualização… mas por causa da extinção e falta de suporte do Windows XP as variações são entre o XP que desce e o 7 que sobe, o Windows 10 não é alternativa pois ainda não está no mercado e o 8 e 8.1 são uma monumental barracada, na minha empresa optamos por continuar a usar licenças Windows 7 em computadores novos / comprados recentemente.

  22. Avatar de AlexSilva
    AlexSilva

    Windows 8.1 veio resolver a borrada do 8. Mas o 7 é um sistema sólido com visuais e funcionalidades bem queridas por todos. Sim, é bom evoluir e até se pode começar mais outro debate de como o win8.1 é melhor que o win7 mas todos sabemos a credibilidade dele. O xp dominou por anos sendo o OS “legítimo” para se usar, agora é o 7 esse OS de referência. Agora o 10 vai ter de provar que pode ficar com essa posição.

    1. Avatar de João Carvalho
      João Carvalho

      Concordo…